Darwin Sem Frescura

Pirula

Resenhas - Darwin Sem Frescura com Autógrafo

Silas-sama 11/07/2022

Perfeito ?
Como amo o tema sou suspeito para falar então vou pegar mais no geral, a escrita é boa, simples como o autor desejou, mt bom. Ele trouxe temas que ainda hoje, infelizmente, o geral desconhece ou deturpa.

Tem TODAS as referências, por capítulo ainda. Fala sobre genes, fósseis, física, cavalos e até sobre a glr do vale kkk. Aprendi MUITO!

thay | @thaysavaldevino 06/04/2020

"A premissa [...] é a de que, aconteça o que acontecer, possíveis transformações da natureza biológica humana continuarão ocorrendo neste planetinha mesmo. Essa premissa, óbvio, pode estar errada. Pelo atual andar da carruagem, viagens tripuladas para outros planetas ainda não devem se tornar usuais e baratas pelas próximas muitas décadas."

Vania.Cristina 11/09/2023

Limpando ruídos que poluem o pensamento
Pirula é biólogo, Reinaldo, jornalista. Os dois têm trabalho acadêmico sólido, Pirula tem mestrado e doutorado em zoologia, Reinaldo em literatura inglesa. Os dois atuam de forma significativa com ciência, Pirula é professor e Reinaldo cobre jornalismo científico. Ambos são referência na cultura pop, o primeiro pela atuação nas redes sociais, o segundo entre os fãs da obra de Tolkien. Juntos eles representam uma geração preocupada em valorizar o pensamento e a prática científica, totalmente antenada com as discussões e práticas de seu tempo. Não é à toa que escreveram esse livro e que o prefácio é de outro símbolo dessa geração, que completa as três pontas desse triângulo: Atila Iamarino. O papel dos três hoje é fundamental diante do crescimento do pensamento anticiência e anticivilização. Diante também do caos que vivemos nesse mundo cheio de "informações" desconexas, fake news e opiniões. É fácil sucumbir, afundar com o barco e perder a saúde mental. Questionar é preciso, mas se perder não é. E o bote salva vidas, a meu ver, é o fato sólido, experimentado, testado, pelos métodos científicos. E por que Darwin é tema do livro? Porque ele ainda é de forma leviana contestado, simplesmente porque sim. É como se a teoria de Darwin colocasse em risco a fé das pessoas. Reinaldo é a prova de que esse é um medo infundado, afinal conhecer ciência não enfraqueceu a fé católica que ele pratica. E nada impediu a parceria com Pirula, um ateu convicto. Usando de uma linguagem acessível e informal, os autores buscam mostrar, com dados transparentes, como a teoria de Darwin se confirma a cada nova descoberta. Limpando os ruídos que poluem o pensamento, explicam do que se trata exatamente essa tal seleção natural, o que são elos perdidos, quais foram as descobertas recentes, e o que a ciência tem a dizer sobre temas como homossexualidade e moral. Nós ainda estamos mudando geneticamente? Como a seleção adiciona informação ao genoma? Qual é o futuro da evolução? Como estamos afetando a vida no planeta? Questões que nos atualizam e despertam a vontade de aprofundamento.
jungesartur 12/09/2023minha estante
???

Julierme2 21/12/2023minha estante
Ótima resenha! Também gostei muito do trabalho do Pirulla e do Reinaldo. Espero ver mais livros deles.

Daniele 10/03/2021

Recomendo muito!
Logo no começo do livro, há o questionamento do porquê escrever mais um, com uma gama de excelentes livros sobre evolução à disposição (Dawkins que o diga), em seguida a resposta. Por que não um livro com uma linguagem mais descomplicada, divertida e mantendo o rigor científico? Bom, foi o que eu encontrei.

Pra quem já conhece e gosta do pirula, é um prato cheio. Um misto de informação, ??????????? e mais informação.
Recomendo fortemente aqueles que irão ler o livro, que assistam previamente o vídeo "cladística" no canal do pirula. É um vídeo grande, teórico, que requer um papel e uma caneta pra ir anotando tudo, mas vai te deixar menos perdido, principalmente nos primeiros capítulos.

Um ótimo trabalho, uma leitura fluída, mas que requer, sim, atenção e paciência (afinal, é um livro de biologia, você não vai ler em ?? ???) e pausas para uma ou outra pesquisa rápida.

Uma ressalva para a organização da referência bibliográfica, disposta no final de cada capítulo e indicada com o assunto, que me fizeram pesquisar mais.
Não foi a toa que Darwin Sem Frescura foi indicado ao prêmio jabuti, mais do que merecido!

bernardohmws 31/08/2023

Mídia
Adorei a escrita do livro, sobretudo da leveza de como eles abordam cada assunto. fiquei presa em cada capítulo (com exceção do último, pois não chamou tanto a minha atenção). agora eu estou com uma folha de papel repleta de assuntos e temas para pesquisar mais tarde

@pedro.h1709 14/09/2020

Darwin Sem Frescura
Desde bem jovem fui muito influenciado por meu tio, mestre e doutorando em física - cujo nome foi dado a uma sala do CEFET de Nova Iguaçu no RJ, em sua homenagem, por questão de seu falecimento - a me interessar pelo funcionamento do mundo e pelas diversas áreas de conhecimento científico.

O gosto pela área da biologia veio naturalmente, entre tantas outras; sou fascinado também por astronomia, física teórica, filosofia etc. Busco conhecer um pouco de cada área, mas não sou nenhum especialista, é claro; há muito caminho pela frente, muito para ser explorado.

Não é de se surpreender que eu admire séries e livros de divulgação científica, não necessariamente acadêmicos, como foi o caso com o título em questão, "Darwin Sem Frescura".

O livro aborda a fascinante teoria evolutiva, que apresenta grande confiabilidade até hoje e os autores vão mostrar que não é por qualquer motivo. Além disso, trata de temas muito relevantes e menciona várias áreas de estudo  extremamente atrativas e interessantes, que, até então, eu nem sabia existir. São exemplos:
Estratigrafia (estudo das camadas de rochas sedimentares); Geocronologia (estudo de datação); Embriologia (estudo do desenvolvimento dos organismos quando ainda estão no ovo ou no útero); Epigenética (estudo sobre o funcionamento de genes em conjunto); Etologia (estudo do comportamento animal); e Paleoantropologia (estudo sobre a evolução humana).

Uma amostra de um dos tantos assuntos e exemplos desenvolvidos está nos fragmentos de texto a seguir:

"O interessante é que as técnicas de extração de DNA de esqueletos humanos antigos permitem concluir que, na Europa, a frequência das mutações favoráveis à digestão de lactose durante a vida adulta era muito baixa antes da domesticação de animais. E nos milênios depois da domesticação? A frequência dispara caso a cultura da região inclua grande consumo de laticínios, especialmente leite fresco."
Pág 24

É interessante observar que, nesse caso, a cultura e os meios de produção voltados para a alimentação influenciam na composição genética dos indivíduos.

"A variabilidade genética quase sempre interage com o contexto ambiental..."
Pág 25

Texto dinâmico, linguagem fácil...é válido pensar se este título deve entrar para a minha seleta lista de favoritos. Meu parecer final e que este livro é muito bom, recomendo essa leitura a todos.

Daniel 04/04/2019

Compreendendo a Evolução com uma linguagem informal, descomplicada e divertida
Neste livro, toda a arte de dois dos grandes divulgadores da ciência no Brasil é demonstrada, por meio de uma apresentação simples, objetiva e eloquente.

Dentre os vários pontos altos desse livro, quero destacar o capitulo sobre a homossexualidade, sendo ele, bem escrito e carregado de um conjunto de estudos recentes que pretendem "iluminar" a visão de qualquer pessoa desinformada no assunto.

Além do mais, a obra se propôs a desmistificar algumas questões a respeito da moralidade, deixando claro que nascemos com um componente "ético", mesmo que sendo de forma pouco sofisticada.

Por fim, o livro nos deixa com algumas questões profundas e inquietantes sobre o nosso futuro no planeta.

Tama 19/08/2020

Abordagem acessível e coloquial para um tema altamente acadêmico. No entanto, fundamental. Afinal, biologia e evolução não é matéria de escola, tema para tese de doutorado nem nada disso. É algo que está em todos nós, nos influencia diretamente, ao mesmo tempo em que é moldada e direcionada por cada ser vivo.

Ana 19/07/2020

Leitura clara e divertida. O livro narra de forma didática diversas curiosidades sobre o mundo animal e o desenvolvimento humano, faz um apanhado da história passada da nossa evolução e tenta trazer uma previsão do futuro da evolução. No geral, uma leitura descontraída e interessante.

Yasmim 06/04/2024

Simples e divertido
O livro explica um pouco da teoria da evolução de forma bem simples e acessível a quem não conhece nada de biologia ou genética. Gostei muito pois ele traz em a teoria pra coisas que podemos observar no dia-a-dia.

Josi 06/02/2021

Ciência evolutiva e o mundo moderno
De forma simples, casual (mas nunca rasa) neste livro os autores trazem à luz a Evolução através das mais recentes e variadas descobertas científicas da atualidade. Um livro bem cuidado, de linguagem informal, o que nos deixa mais próximos dos temas abordados. Sua clareza nas explicações facilitam a compreensão de processos que muitos podem achar espinhosos (apesar de extremamente interessantes). Leitura rápida, porta de entrada para diversos tópicos em evolução que podem (e devem!) ser explorados mais a fundo, a depender do gosto de cada leitor. Me chamou a atenção o cuidado com as referências bibliográficas, apresentadas capítulo a capítulo (em geral, isso vem sempre ao final dos livros - e muita gente não lê!), o que eu acho que "obriga" o leitor a ter contato com esse material e pode despertar a curiosidade em se aprofundar nos mais variados assuntos. Achei uma grande sacada e um grande cuidado por parte dos autores. Vale demais a leitura!

Jéssica 06/07/2020

Não tão pra leigos como imaginei
Achei que seria uma leitura mais simples, mas tem vários trechos com muita informação. Não que isso seja ruim, porém tem dados bem específicos que tive dificuldade em entender.
Um livro muito bom, mas exige um pouco de conhecimento prévio para um aproveitamento 100%.

Hibrael.Araujo 25/02/2021

Incrível
Um trabalho de divulgação científica excepcional, e o melhor.... 100% brasileiro.
Os temas tratados em cada capítulo são extremamente interessantes e expostos de forma bem fácil de se entender e um tanto quanto brincalhona, parece um podcast bem descontraído, vale a leitura tanto para quem já ama ciência quando pra quem tem curiosidade de tentar conhecer mais sobre, principalmente biologia e evolução.

Emanuel 03/07/2020

Leitura demorada, mas, muito proveitosa
Antes de lê o livro sabia que não era um expert em Evolução, depois da leitura ainda não me considero um, porém, já sabia alguma coisa sobre. Lendo eu percebi que não sabia bastante coisa, foi uma verdadeira aula sobre Evolução.

O livro é curto, entretanto, enquanto li eu era apresentado a muitas informações e quando olhava tinha lido poucas páginas, acho que isso é muito devido a letra ser pequena e, assim, o livro só tem 200 e poucas páginas quando na verdade tem conteúdo para muitas mais páginas.

Gostei do tom humorístico do livro, só achei meio exagerado no início.

É impressionante a quantidade de evidências para seleção natural. O termo seleção natural me incomoda um pouco, dá uma ideia de que a natureza selecionando os melhores, quando na verdade é apenas quais indivíduos tinha características que lhe permitiam reproduzir, porém, não estudei o suficiente para saber se faz sentido a incoerência do termo.