Um Tempo Aceitável

Um Tempo Aceitável Madeleine L'Engle

Resenhas - Um Tempo Aceitável

Dear.Manoel.Neto 09/03/2023

Um tempo tardio
Enrolei bastante para finalizar essa saga, e parte disso, por notar a desconexão entre os livros, e por sentir que a cada sequência, o brilho não era mais o mesmo, por mais que o livro 4 tenha se tornado um querido pelo fator drama e religião. Mas para a a finalização da saga faltou emoção, faltou personagens que realmente fizessem diferença, faltou uma história que quem sabe amarrasse tudo de forma criativa e nostálgica, aqui eu simplesmente me senti completamente desconectado da Polly e não me importava com nenhum acontecimento, apenas as menções honrosas.

Felipe Lapa 04/03/2022

Um tempo aceitável
Me decepciona ver que o último livro da série não é uma resolução de todos os problemas, é apenas mais um livro. A história é nova, com personagens novos e com um clima parecido com o do quarto livro, mas não me senti muito empolgado em ler. É difícil aceitar que esse é o último livro da série. No fim, o livro foi razoável na minha opinião.

Queria Estar Lendo 11/04/2019

Resenha: Um Tempo Aceitável
Um Tempo Aceitável é o quinto e último volume da série iniciada em Uma Dobra no Tempo. Da autora Madeleine L'Engle, foi lançado aqui recentemente pela HarperCollins Brasil - que cedeu este exemplar para resenha - e surge mais como um spin-off da história toda do que como um capítulo final.

Na história, conhecemos Polly O'Keefe. Ela se muda para a casa dos avós e acaba por encontrar um portal temporal perdido por lá, sem querer. Polly é jogada 3 mil anos atrás e se depara com alguns druidas bastante preparados para esse tipo de situação; de volta ao presente, tudo que ela conhecia é posto a prova - e a razão dessa viagem no tempo é o que a guia em suas investigações.

"É de se pensar que seres humanos sejam cheios de partículas estranhas."

Diferente dos outros títulos da série, Um Tempo Aceitável, infelizmente, gastou tempo demais com coisas que poderiam ter sido bastante simplificadas. Pelo menos 200 páginas desse livro discorrem sobre um grande NADA e eu não poderia ter ficado mais entediada com a quantidade de diálogos repetitivos e investigações que levavam a lugar nenhum e monólogos internos sonolentos.

Uma Dobra no Tempo me ganhou justamente por usar e abusar do desconhecido; com seus protagonistas jovens e a pouca experiência com tempo e espaço, era uma aventura sobre descobertas e uma missão sobre entender o espaço e o passado para fazer com que tudo fizesse sentido. Talvez por ter dado o protagonismo para uma personagem jovem-adulta, mais entendida da vida, a autora tenha se perdido completamente no sentido da série.

Polly já começa jogando a verdade nos ares, mas passa 50% do seu tempo remoendo a viagem no tempo - com medo do que ela significa - e os outros 50% ansiosa para voltar lá. E ela volta. E des-volta. E volta e des-volta. E é. muito. chato.

"- Às vezes eu não sei o que é sonho e o que é realidade. A fronteira entre os dois é muito tênue."

A repetitividade do plot acaba por tornar todo o seu andamento e mistério uma coisa enfadonha; chegou um ponto em que eu já não me importava com os druidas e seus segredos porque eles não haviam passado a sensação de "desconhecido" que precisavam - tudo isso porque Polly e seu companheiro de viagens no tempo, o Bispo, falam sobre isso o tempo todo. Tornou massante ao extremo e eu só queria que acabasse.

E nunca acabava.

Era mesa redonda pra falar sobre os riscos da Polly voltar no tempo, mesa redonda pra analisar o quanto isso poderia ser real ou não, discussões sobre os druidas, sobre o espaço, perguntas sobre o que a Polly conhecia sobre os druidas e o espaço. AH!

Os avós, como cientistas, não acresceram em nada para discussões sobre fé no impossível e investigação científica. O melhor amigo de Polly, Zachary, não poderia ter sido mais babaca egoísta do que foi - ao menos o arco com ele teve um final agradável. A Polly foi bem mediana pra eu conseguir criar algum laço empático - e, sendo a protagonista, ela precisava me ganhar pra que eu me importasse com a história. O Bispo foi o que mais me surpreendeu positivamente; um religioso que abraça o que difere da sua realidade e entende que o mundo não gira em torno das suas crenças, mas que é um todo de muitas fés.

Ah, e o final! O fato de eu ter dado uma noita maiorzinha pra esse livro foi justamente pelo final. Suas últimas 50 páginas fizeram valer a leitura arrastada para mim; não, eu não acho que seja uma história boa - é repetitiva e tediosa, mas tem um desfecho bom e, portanto, me salvou do tédio e me ganhou de volta. Teve ação e tensão na medida certa como deveria ter sido no resto da trama toda.

Um Tempo Aceitável não soa como um "fim" de série, mais como um spin-off - justamente por só ter personagens secundários e menções aos protagonistas de antes e por apresentar uma visão diferente de tudo que a série apresentou antes; distante do fantástico e mais pé no chão, quase afundou o que poderia ter sido uma despedida bem mais agradável.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/04/resenha-um-tempo-aceitavel.html

Graziele20 18/07/2023

UM TEMPO ACEITÁVEL
?="A mão que alimenta a galinha é a mesma que acaba torcendo-lhe o pescoço."

????= Esse é o quinto e último livro da coleção "Uma dobra no tempo", a coleção em si é muito boa, ela mostra acontecimentos bíblicos e usa a ciência de uma maneira estupenda.

Esse livro trás uma história de um tempo futuro, ele fala sobre a filha da Mag, Poli. Poli é uma jovem estudante, que vai estudar na casa dos seus avós,  e lá ela não tem nenhum amigo da sua idade, o único amigo que ela tem é o Zach, Zach é um menino que tem uma doença no coração.

Os avós de Poli,  são cientistas aposentados, e tem uma amizade incrível com Louise, e o seu irmão, bispo Columbra.

Acidentalmente,  o bispo Columbra, abre um portal temporário para  três mil anos atrás, ou seja, o tempo dos druidas.

É a partir desse portal, que novos acontecimentos fantástico vão acontecer, esse livro foi uma mistura enorme de emoções, e me cativou cada vez mais.

?="? Uma vez meu tio Sandy me deu um ícone de São Jorge e o dragão.
? E isso não impediu que acontecessem coisas ruins? ? sugeriu o bispo. ? Um ícone não foi feito para ser ídolo. É apenas para lembrar que o amor é maior que o ódio."

?SINOPSE= Polly O?Keefe acabou de se mudar para a casa dos avós, os famosos cientistas Alex e Kate Murry, quando ela acidentalmente se encontra em uma época 3 mil anos no passado. Talvez não seja um mero acidente, ou, ao menos, é o que dizem dois druidas: quando um portal entre círculos do tempo se abre, isso acontece por um motivo. Quando o portal se fecha atrás de Polly e de seu amigo gravemente doente, Zachary, o motivo se torna claro. Em meio ao desespero, conseguirá Polly manter a si mesma e a Zachary vivos até que o portal reabra e eles possam voltar para casa?

leaoliterario 19/10/2022

?Às vezes eu não sei o que é sonho e o que é realidade. A fronteira entre os dois é muito tênue....?

aelxbc 20/07/2020

Infelizmente achei o livro bem fraco para um fim de série, toda a trama demora a se desenvolver e quando acontece não empolga nem anima, creio não ter captado a mensagem final do livro.

Júpiter 08/06/2023

Finalmente terminei essa série, vou sentir falta com certeza. Esse talvez foi o melhor livro entre os cinco, gostei bastante da história e do desenvolvimento dela, também gostei da escrita e principalmente do significado por trás de tudo.

Liachristo 15/03/2020

Aceitável!
Este é o quinto e último volume da série Uma Dobra no Tempo de Madeleine Lengle. Como já falei em minhas resenhas anteriores, todos os livros desta série são em capa dura e são muito bonitos.⠀

Essa série é considerada um clássico da literatura infantojuvenil e teve a adaptação do primeiro livro lançada há pouco tempo no cinema. A série é uma mistura de fantasia, ficção científica e alguns preceitos religiosos para levar aos leitores histórias recheadas de aventuras e magia.⠀

O livro pode ser lido em separado, mas pra quem tem TOC como eu, sempre indico que leia na ordem, pois mesmo sendo uma história diferente, os personagens e até alguns detalhes são os mesmos dos livros anteriores. Os quatro primeiros livros contam as experiências vividas pela família Murry, onde o pai é um cientista que trabalha para o governo, a mãe uma física que tem seu laboratório em casa e seus quatro filhos: Margareth ou Meg, Charles e os gêmeos Sandy e Dennis que diferente dos pais e dos irmãos mais velhos são mais céticos e não costumam participar das aventuras que parece atrair o restante da família.

Já em Um Tempo Aceitável, conhecemos Polly que vem a ser neta do casal Murry, e eu confesso para vocês que fiquei, como assim? Neste livro vamos ser levados a 3 mil anos atrás, em uma aventura de Polly na pré-história dos druidas. Ela fica hipnotizada por um cara que não se parece com ninguém enquanto estuda. Ela, é claro, cruzou o portão do tempo para o passado.

Uma das coisas que eu menos gostei nesse último livro foi que as reações de todos os personagens pareciam desanimadas. Os avós de Polly me incomodaram mais porque pareciam tão incrédulos com tudo o que Polly estava dizendo, mas no primeiro livro o Sr. Murray não apenas viaja no tempo, mas também para outro planeta. Por que ele seria tão descrente do que Polly e o bispo estão dizendo se ele já experimentou algo assim antes?

Leia a resenha completa no blog Doces Letras.

esmp 02/05/2020

Qual foi a dessa família???
Sério?! A família passou por um monte de coisa bizarra e, de repente, não acredita mais que coisas desse tipo possam acontecer??? Gente... começou a dar raiva de novo...
Terminei essa série, mas não recomendo mesmo, entrou na categoria de livros ruins que não indico pra ninguém!

Ana 19/09/2020

Um tempo além do tempo
Não esperava que eu ficaria tão envolvida com esse livro e muito menos com a trilogia toda, que aparentava ser mais uma coisa "adolescente" porém pra mim teve um sentimento muito maior. É quando as entrelinhas falam com você então tudo muda...

sandim_steh 13/08/2023

IG: @PAPEANDOSTEH
?A vida lhe provara mais de uma vez que o mundo não é um lugar sensato.?

{RESENHA: ?Um Tempo Aceitável - Madeleine L? Engle?} E se você voltasse há 3 mil anos atrás... O que faria?

Neste quinto e último volume da série ?Uma Dobra no Tempo? vamos conhecer Polly O?Keefe, filha de Meg (nossa protagonista dos primeiros livros), ela acabou de se mudar para a casa dos seus avós cientistas, Alex e Kate Murry; Polly é uma menina meiga e muito inteligente, ela adora ciências e aprende com bastante facilidade outros idiomas.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

Silvana 20/04/2019

Polly O’Keefe é a mais velha dos sete filhos de Margaret e Calvin O'Keefe, que apesar de serem uma família muito unida, por causa de estarem sempre se mudando de um lugar para o outro, acabou não passando muito tempo com seus avós. Mas agora ela veio para passar uma temporada na casa dos Murry. Ainda mais que seu avó é um cientista reconhecido e sua avevó, forma carinhosa como ela chama sua avó, já ganhou até um Prêmio Nobel. E como na Ilha Benne Seed, residência atual da sua família, ela não iria aprender nem metade do que seus avós podem lhe ensinar, Polly não perde tempo e vai para a casa dos avós na Nova Inglaterra. E eles até parecem que sabia que ela viria porque quando Polly chegou eles tinham reformado o quarto do seu tio Charles Wallace, que ficou perfeito para ela.

Sua estadia está sendo muito agradável e só não está perfeita porque não tem ninguém da idade de Polly nas redondezas, sua única companhia são seus avós e os amigos deles a Dra. Louise Colubra e o irmão dela o bispo Nason. Por isso Polly fica muito feliz quando Zachary Gray, um amigo que ela conheceu no verão anterior em sua passagem por Atenas, aparece para uma visita. E Zachary se dá super bem com seus avós e com os Colubra, ainda mais que Nason encontrou uma pedra Ogam e Zachary já estudou sobre as inscrições ogam um alfabeto celta usado há três mil anos. E não é só Zachary que aparece por lá, nesse mesmo dia Polly vê um jovem com um cachorro perto da rocha de observação estelar e mais tarde uma garota aparece em sua janela, mas desaparece depois de falar um monte de coisas sem sentido, como círculos do tempo.

Mas Polly revê a garota no dia seguinte quando acorda cedo e sai para dar um passeio pela propriedade. Ela sente um pequeno tremor e quando percebe a rocha de observação estelar continua no mesmo lugar, mas todo o resto está diferente. A garota se chama Anaral e o rapaz Karralys e Polly descobre que eles são druidas e que eles já conhecem o bispo Colubra. Mas quando os avós de Polly descobrem que ela viajou no tempo, com medo de que lhe aconteça algum mal, eles pedem que Polly fique longe do portal temporal, pelo menos até passar o Samhain. Mas por algum motivo Polly parece estar destinada a voltar no tempo e nada que eles façam vai impedir que isso aconteça.

"Ele tinha razão. Aquilo tudo soava insano. Limiares temporais. Três mil anos. Círculos do tempo. Mas havia acontecido. Polly não fazia ideia de como ela e o bispo poderiam ter sonhado o mesmo sonho."

Esse livro está sendo publicado aqui no Brasil como o quinto da série Uma Dobra no Tempo, mas ele na verdade é o quarto livro de uma outra série que foi escrita paralelamente com a de Uma Dobra no Tempo. A série Uma Dobra no Tempo é a Série dos Murry e Um Tempo Aceitável pertence a Série dos O'Keefe. E uma curiosidade é que o primeiro livro da Série dos O'Keefe tendo a Polly como protagonista, foi escrito em 1965, três anos após Um Dobra no Tempo e onze anos antes de Um Planeta Em Seu Giro Veloz, que é o livro onde Polly aparece pela primeira vez na barriga de Meg. Por isso pode ser que para quem acompanha a série venha a sentir uma grande diferença entre os quatro primeiros livros e esse quinto.

Eu senti essa diferença e até por isso fui pesquisar mais sobre ele. Diferente dos quatro anteriores, já resenhados aqui no blog, Um Tempo Aceitável tem uma narrativa bem mais lenta e tem pouca ação em suas páginas. A história fica mais na teoria do que na prática. São mais de duzentas páginas com os personagens conversando sobre o assunto e a ação só apareceu nas últimas cem páginas, que ai sim foram muito boas. Eu não sou acostumada com livros de ficção científica, mas não tive problemas com os outros livros da autora. Já nesse foi tanta conversa sobre física que confesso cheguei a dormir com o livro na mão. Mas para quem gosta do assunto é um prato cheio.

Fora a ação, outra coisa que senti falta foi que nesse livro não temos títulos nos capítulos e essa era uma das coisas que eu gostava muito na série. E achei que a autora ficou debatendo muito o tema fé x ciência que era uma das coisas que eu também tinha gostado nos outros livros. Apesar dos livros ter uma analogia com a religião e os protagonistas serem cientistas, nos outros livros ela soube casar as duas coisas e mostrar que as duas podem andar juntas. Nesse já senti uma mudança nos personagens dos Murry, que praticamente deixaram de ter qualquer tipo de fé, o que é engraçado se formos levar em conta tudo o que eles passaram nos livros anteriores.

E infelizmente não consegui me conectar com a protagonista do livro, a Polly. Ela passou longe de ter o mesmo carisma de seus pais e tios. Achei ela bem sem graça e meu problema não foi só com ela, mas não me apaguei a nenhum dos personagens. O Zachary me deu nos nervos com seu egoísmo desenfreado. O único personagens que gostei um pouco foi o bispo, porque achei ele um personagem bem mente aberta. Mesmo sendo uma espécie de líder em sua religião, ele respeita as outras religiões que não pregam o mesmo que a sua. E por causa dele e do final, que a história melhorou um pouco, acabei dando uma nota três de cinco para o livro.

Quanto a edição está tão linda quanto as outras da série. O livro é em capa dura e tanto por fora como por dentro é um capricho só. E como disse nas outras resenhas, é um orgulho ter os livros na estante. Toda vez que olho e vejo eles lá eu fico admirando o quanto eles são bem feitos. E por fim quero agradecer a editora pelo envio do livro e por ter pensado nos antigos parceiros para recebê-los, mesmo não tendo mais a parceria. E termino a resenha indicando para quem leu os outros da série e, a série toda para quem é fã de livros de ficção científica com uma pegada mais juvenil.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2019/04/resenha-um-tempo-aceitavel-madeleine.html

Thiago 19/07/2019

Uma ode ao amor

Thiago 12/09/2019

Uma ode ao amor
Este é o último livro dessa série maravilhosa. A leitura foi deliciosa, fluída e emocionante. Esta série se passa por ficção científica, literatura infanto-juvenil, mas eu diria que é sobretudo uma história de amor: amor além do tempo e do espaço, ágape!

Fabiula.Reif 07/06/2020

Tempo aceitável
No começo a leitura estava amena,( para meu gosto) falta de ação, mas com o desenvolvimento a história ficou melhor.
Não é nescessário ler os outros livros da série antes desse, pois a história passa em outra época.

Vale a pena ler!