Cereja... Lembra?

Cereja... Lembra? Fabrício Carvalho

Resenhas - Cereja... Lembra?

Marcia livros.e.musicas 30/01/2019

Uma história que emociona!!!!!
Maria Clara é uma menina insegura que não gosta de sua aparência e, para piorar tudo, ainda sofre bullyng na escola desde que entrou para o segundo grau. Ela não tem amigos e se sente muito sozinha. Ao passar para o último ano pede que a mãe matricule-a em outra escola, mas ela não concorda dizendo que os problemas tem que ser enfrentados, pois a vida é assim.

Então passa as férias se preparando para volta às aulas. Quer mudar seu visual, a fim de não chamar tanta atenção. Logo no início do ano letivo, ela conhece Edu que vai ajudá-la  a vingar-se das irmãs Ribeiro. Mas a vingança não dá a ela o alivio esperado.

Edu torna-se seu melhor amigo e quer que ela conheça novas pessoas para ter novos sentimentos. Mas Clara perde-se no caminho.

Apesar de Clara sofrer com o bullyng, também não é capaz de enxergar além das aparências. Julga sem tentar entender o que há por trás de cada atitude. Todos temos feridas que muitas vezes não cicatrizam.
Bullyng, homossexualidade, estupro, drogas, suicídio, aids e esclerose múltipla são temas abordados  na história, mas apesar de serem temas fortes a leitura não é pesada. Temos que olhar  com mais cuidado para  o outro.  É preciso ter empatia .
Sabe aquele livro que te chama? Pois esse foi um deles. Não era minha intenção fazer a leitura dele esse mês, mas já estava há três dias sem conseguir começar outra leitura. Então me rendi e passei ele na frente de muitos livros e li em apenas um dia. Não vale a pena lutar contra o que seu coração está pedindo para ler. E sempre que isso acontece nunca me arrependo.

Uma história apaixonante que não deixa você parar de ler até chegar na última página .

Venha conhecer Maria Clara. Garanto que não irá se arrepender.

Cereja ... lembra?

@livrosepinceis 07/02/2019

Opinião Cereja...Lembra?
Simplesmente amei! A história é incrível! Com reviravoltas surpreendentes que deixam a história ainda melhor! Um ótimo exemplo de leitura nacional! Um ótimo livro, que te prende do ininício ao fim.

Ally @praiadelivros 22/02/2019

Cereja...Lembra?
Ler esse livro mudou minha visão sobre tudo, pois é um livro que engloba muita coisa séria, como o bullying, a homossexualidade , doenças sexualmente transmissíveis, drogas, doenças sérias como esclerose, relacionamentos, traições, reconciliação, sobre o poder da amizade e do perdão.
Um livro com uma leitura leve e com um linda história de amor. Muito bem construído que concerteza vai te emocionar. Clara não foi uma garota perfeita, mas concerteza vai emocionar você, assim como me emocionei. Não posso falar mais pois posso falar Spoiler, mas leiam vale a pena cada página!

leiturainterativa 23/02/2019

ótima leitura
Olá interativos! Vocês já sabem que sexta é dia de #resenhainterativa, então vem comigo conhecer CEREJA... LEMBRA? Do nosso #autorparceiro @fabriscar.
A primeira coisa que chamou minha atenção quando recebi o ebook foi o nome, um tanto diferente e claro a capa... aqueles olhos verdes 😍. 🗯Antes de falar sobre o livro preciso retratar o ódio que senti diversas vezes da personagem principal. Senhoooor! Como pode uma pessoa fazer tanta coisa daquele jeito! Estava com uma vontade de dar uns tabefes nela kkk, mas graças a Fabris, tudo se apaziguou antes do final do livro. ▶Agora vamos a resenha!
---
No livro, Maria Clara ou melhor Clara, narra os fatos da sua vida. Ela é apenas uma adolescente que sofre bullying na escola e acaba se isolando de todos. Já em modo desespero de solidão ela se junta ao grupo dos nerds, mas desperta algo mais em um dos integrantes, Jorge (ah, Jorge! 🌚). Por não corresponder ao sentimento dele, ela acaba voltando a solidão, no entanto logo se junta a um grupinho da pesada da escola, mas isso não dura muito tempo. (Graças a Deus!). Ed pertence a esse grupo. (Só lendo para descobrir quem realmente ele é).
----
Depois das férias, Clara está mudada e para sua sorte começa uma verdadeira amizade com Edu (nosso conterrâneo do Piauí). A partir daí Clara realmente começa a viver (e como!), mas o destino reserva algo que ela nem ao menos poderia um dia imaginar.
---
💬CEREJA... LEMBRA? Traz fatos do cotidiano, já abordados em diversas obras, mas de uma importância singular como drogas, sexualidade, bullying, família, amizades, influências. Possui uma boa escrita que prende o leitor do começo ao fim. As coisas acontecem rápido, não de forma atropelada, e nada fica sem resposta. É gostoso de ler e acompanhar o desenrolar e as descobertas de Clara ou seria mcruiva. O autor soube conduzir direitinho os acontecimentos.

P.S.: eu sabia que era ele na primeira vez que voltou, Cereja... lembra? (Entendedores, entenderão rs). ---
Se te interessou e eu espero que SIM, o ebook está disponível na #amazon. Corre lá! 😉

site: https://www.instagram.com/p/BuMvLyvnUiL/?utm_source=ig_web_copy_link

Alessandra @leituraromancecafe 25/02/2019

Cereja... Lembra? - Fabris Carvalho
Resenhando | CEREJA ... LEMBRA?| PÁG. 211 |FABRIS CARVALHO

A vida pode ser bem mais interessante quando nos deparamos com os desafios. Baseada nisso, aceitei o desafio de entrar em uma leitura coletiva (a minha primeira). Como já leram acima, o título é bastante interessante: Cereja... Lembra?

Apesar de este ser um livro para jovens, os temas abordados são mais que interessantes. Ao longo da vida escolar de Clara, muita coisa vai acontecer, eu te garanto. Em alguns pontos, você pode até achar os temas comuns comparando a outros livros, mas com certeza o inesperado às vezes pode bater na nossa porta e nos surpreender.
Vou dar uma rápida pincelada no enredo, lembrem-se: no blog vocês podem ler toda a resenha com mais detalhes, ok?

“Cerejas... Lembra?” conta a história de Maria Clara, uma jovem de 16 anos que está passando por aqueles probleminhas na escola. Infelizmente, pelo que pude perceber, para piorar sua vida, ela não tem a menor noção de moda. Somando isso aos seus cabelos ruivos, rosto sarnento, aparelho no dente e o inseparável óculos... Pobre garota kkkk.
As poucas forças que ela tem para enfrentar essa barreira do Bullying vêm de sua família, que até a página 100, com pinceladas rasas, te dá a entender que não é tão má assim.
Já cansada de ouvir o humilhante apelido “água de salsicha”, ela termina o ano letivo e praticamente implora aos pais para mudar de escola. A mãe dela, apesar de compreender suas inseguranças, não vê nisso uma saída, mas sim uma fuga; então, como muitos pais que às vezes erram tentando acertar, com o intuito de ajudar Maria Clara a se tornar uma mulher mais forte, a mãe decide que a filha deve permanecer no mesmo lugar, afinal falta pouco para ela terminar o Ensino Médio, e como a vida não é para ninguém um conto de fadas, cabe a cada um de nós aprendermos, sim, a vencer os desafios.

Sem muitas opções, a jovem adolescente (digo adolescente, por ela parecer ainda bem adolescente mesmo) decide fazer do seu recesso escolar uma marcha em busca da beleza. Na verdade, a única coisa que ela busca é não ser notada, isso já seria o ideal.

No primeiro capítulo é derramado um balde de informações, os acontecimentos são muito acelerados (em sua maioria os bullyings que tanto a constrange). Então você tem informações rápidas, porém ao mesmo tempo te permitem entrar no contexto do dia a dia de Maria Clara.

O ano letivo começa e ela quase acerta, seu plano só não teve tanto sucesso devido as impiedosas irmãs Ribeiro, que não deixam nada passar batido e a vêem como uma inimiga.
"Eu quero explodir as irmãs Ribeiro assim como a mão de Soraia explodiu em minha cara."
Para sorte de Maria Clara, chega à escola Eduardo, que acaba se tornando seu grande amigo. Ele entende Clara e passa a bolar meios para se vingar das irmãs Soraia e Brenda (suas arqui-inimigas). É ai que entra a questão: Se tornar como aqueles que te ferem é a melhor escolha a se fazer? Como se defender ou ao menos guardar o seu coração assim como a mãe lhe pede, lembrando a filha que ela pode até mudar a aparência, mas o coração, esse deve permanecer intacto.

Um acontecimento, infelizmente, acaba culminando na suspensão de Clara. Como já diz o ditado: “mente vazia, oficina do diabo”, sem ter o que fazer em casa depois de uma cessão de fotos com seu amigo Edu, ela se arrisca a entrar num site de relacionamentos. Lá ela conhece o Cereja17.

Apesar de o contato ser apenas on-line, as conversas são tão agradáveis que até mesmo você terá a impressão de que eles se conhecem há muito tempo. É aqui que as muitas perguntas surgiram e me impulsionaram a continuar a leitura.

Não tem como você não fazer muitas perguntas, afinal, ela está mergulhando num terreno bastante arriscado, onde, na maioria das vezes, a pessoa acaba se vendo engolida e aprisionada pelas águas lamacentas de um pântano, escondido e oculto dos olhos dos pais, que nesse ponto erraram dando a ela total confiança.

É incrível o quanto podemos ser uma presa fácil. Nos passos que damos, às vezes podemos pisar num terreno inóspito e sermos surpreendidos; e quando os olhos se abrem, podemos nos ver sendo engolidos por uma torrente lamacenta e grudenta de fatos inesperados.

No fluir da leitura, você pode notar que no curto período de um ano, muita coisa muda na vida de Clara: amizades, sentimentos e o que sua mãe mais temia: o coração e a forma de lidar com os problemas. Rendida, ela simplesmente se deixa ser levada, pisando sem medo em lugares desconhecidos.

Sabe onde eu vi que mora o perigo?

“Liberdade é uma palavra que tem insistentemente feito parte do meu vocabulário e vida. Tê-la colocado em prática tem acometido um grande diferencial, desencadeou uma porção de possibilidades.”
O livro é repleto de personagens: Jorge, Ed, Cléo, Eleonor, Rute...
Como eu não li a sinopse, fiquei cheia de idéias, sem saber se ela poderia morrer ou... Tá, acontece que o livro segue por um caminho bem inesperado, e se você não ler a sinopse ficará muito curiosa. Eu consegui compreender bem a intenção do autor.
A capa é simplesmente encantadora, e como estou lendo em PDF, não posso afirmar quanto à diagramação em ebook. Em PDF, ficou simples e ao mesmo tempo confortável. Minhas palmas vão para o título do livro; não tem como não sorrir na hora que você descobre o porquê de o livro se chamar: Cereja... Lembra? Minha opinião é que isso deu o “glamour” na história carregada de drama.
Este é um livro com uma linguagem bastante comum, voltada realmente para o público jovem adulto. No começo, senti certa dificuldade de entrar na vida de Maria Clara, principalmente porque em alguns momentos você tem a impressão de que está lendo um diário deixado por ela. Isso te gera dúvidas: será que ela está viva e bem? Ou é apenas a escrita do autor que em muitos pontos simplifica os fatos com frases curtas, dando ao mesmo tempo uma boa idéia do que está acontecendo no contexto geral?...
Só li a sinopse depois de concluir a leitura, e alguns pontos mencionados na sinopse só consegui identificar depois da página 122. Coisas simples Ex.: a mãe ser autoritária, ou desatenta. Antes eu não conseguia vê-la assim, talvez seja por presenciar mais a vida dela junto aos amigos, então não sei como era a relação dela em casa com os pais assim que tomou os caminhos inesperados.

No geral, a leitura é gostosa, corrida e simples, com um conteúdo bastante reflexivo. Fiz a leitura em um dia e meio com pausas grandes.

site: https://www.leituraromancecafe.com/

Vem pra Nárnia 16/04/2019

Surpreendente
É um livro muito bom, que trata de assuntos atuais da adolescência, suas angústias e desafios, além de tratar tb de uma doença muito séria, que nos faz refletir o real valor de nossas vidas e das pessoas que nos amam verdadeiramente.
Recomendo!

Be 07/02/2021

Demais!
Me apeguei tanto a história que já quero ler de novo. O livro conta sobre a vida de Clara, uma adolescente que está no ensino médio e desde sempre sofria bullying na escola por duas irmãs (as Ribeiro). A jovem já estava desanimada quando conheceu um novo colega de classe, o Edu. Ambos se tornaram inseparáveis e foi nítida a mudança positiva que este fez em Clara. O casal de amigos passou por diversas situações -boas e ruins- juntos e a amizade deles sempre esteve em pé. O livro aborda temas delicados (como abuso, bullying, doenças, etc)de forma tranquila e didática. O final é SURPREENDENTE!

Luh - Wishing a Book 24/09/2021

??Cereja...lembra? ??? . . .

Autor: Fabris Carvalho
[ Disponível no Kindle ] . . . ? . ?Maria Clara, uma linda garota dos cabelos de fogo, e do rosto pintadinho de sardinhas se sente sem saída pois sofre bullying na escola, das irmãs Ribeiro.
?A garota é uma ótima aluna, calada, tímida, porém sofre ofensas e passa por situações intimidadoras constantemente, e infelizmente, o diretor da escola acaba fazendo vista grossa para tudo que estas irmãs malvadas aprontam por ali.
?Em casa, sente falta da presença e atenção dos pais, que são muito autoritários e fechados para dialogar, mas um garoto novo acaba entrando na escola e se torna seu melhor amigo, Edu.
?Para passar tempo e por dicas de seu novo amigo, ela entra num site de relacionamentos, e no bate papo conhece alguém que faz seu coração bater mais forte, porém após uma grande desilusão ela desiste de tudo.
?No caminho da decepção começa a se relacionar com Ed, que é usuário de drogas, tendo a influência disso sobre sua vida. Se afasta dos amigos, começa a tirar notas baixas e a ligar menos para a escola, até que um dia passa muito mal, pois sofre de dores crônicas de cabeça, e descobre que possui uma doença crônica e degenerativa. Percebe então, que aquela não é uma das melhores maneiras de se levar a vida.
?Agora cada dia é uma dádiva de Deus, cada amanhecer é uma nova chance, e ela quer fazer de tudo para aproveitar o tempo que lhe resta.
?Um livro de encontros, desencontros, términos e reviravoltas na vida, momentos de tristeza, alegria, emoção, tudo o que ela renunciou um dia, por estar magoada por um amor...
Mas quando é pra ser, os ventos sopram a favor...
O amor cura tudo!
História linda que Fabris nos presenteou, repleta de coisas rotineiras que acontecem na adolescência, pelas quis passamos, como primeiro amor, dúvidas, amizades conquistadas, assuntos polêmicos como uso de drogas, sexo, bullying, e assuntos delicados, como uma doença degenerativa que acomete muitos, mas que só é descoberta quando os sinais estão avançados.