Olhares negros

Olhares negros bell hooks

Resenhas - Olhares negros

glwrix 17/04/2024

O que a bell hooks faz em olhares negros é surreal.

apesar de já conhecer algumas obras da autora, me surpreendi - e muito - com essa coletânea de ensaios.

aqui, ela não deixa nenhuma dúvida quanto ao seu posicionamento e valor da sua obra: ela é uma feminista antirracista, com todas as letras e méritos.

sempre crítica e trazendo profundas reflexões, ela nos leva a refletir acerca do papel revolucionário do olhar negro. enquanto espectadores, vamos questionar as representações circuladas na mídia de massa e redescobrir a potência de nosso olhar.

Hyra 14/02/2024

Simplesmente acho que a bell hooks tá sempre certa e esse livro eu vou usar em todas as pesquisas que eu fizer pro resto da minha vida

I7bela 21/11/2023

“Na sociedade contemporânea, pessoas brancas e negras acreditam, de forma semelhante, que o racismo não existe mais (...) A ansiedade com que a sociedade contemporânea descarta o racismo, substituindo o reconhecimento dele por evocações de pluralismo e diversidade que mascaram ainda mais a realidade, é uma reação ao terror. (...) porque é fácil silenciar diante de acusações de racismo reverso (...) insinuações de que as pessoas negras que falam sobre como se sentem aterrorizadas pelos brancos estão simplesmente evocando a vitimização para exigir tratamento especial”

Terminei de ler “Olhares negros - Raça e representação” e foi o livro mais difícil que já li na vida. E foi também o primeiro livro que li na vida que analisa as formas como a negritude é vista na literatura, na música, na televisão e no cinema ao longo da história até os dias atuais. Por diversas vezes tive que parar e pesquisar acontecimentos, filmes, canções citadas que não estive familiarizada.

Bell hooks é mulher dificílima de ler meus amigos. Talvez eu tenha “começado errado” como dizem, mas fico feliz de ter analisado junto com ela uma visão de mundo e história que eu desconhecia a cada virada de página.

Leitura essencial. Leiam mulheres pretas viu.
Leila267 28/12/2023minha estante
bell hooks é incrivél mesmo, acho que você não começou errado não... mas se fosse pra escolher eu começaria bell hooks pelo livro "Irmãs do Inhame".

elis 24/08/2023

Bem bom
Quando comecei a ler esse livro não tinha muita ideia sobre oque realmente falava mas depois que eu comecei a entrar na onda da bell hooks eu não consegui parar de ler, ela escreve muito bem, e gostei muito dos assuntos tratados no livro, teve coisas que ela mencionou do dia a dia dela quando ela frequentava a universidade (faz um tempinho que eu li então não lembro muito bem) que eu nunca perceberia se ela não tivesse escrito sobre

Rebeca 17/08/2023

Olhar
A maior das maiores essa é bell hooks. É incrível a inteligência dessa mulher e o seu olhar, sua escrita é rica do inicio ao fim, mas não vou negar entre todos os livros de bell esse foi o que eu mais demorei de ler eu degustei ele aos poucos e normalmente eu devoro todos eles.

Leila267 05/06/2023

Transcendente
As obras de Hooks são bastante densas, mas que trazem outras perspectivas.
Nesta obra Bell Hooks com sua visão revolucionária analisa supremacia branca, imperialismo e colonialismo que reflete até os dias atuais, nas obras cinematográficas hollywoodianas, na hiper sexualização das mulheres negras.
Uma parte muito interessante, se não, a mais interessante do livro pra mim, foi o capítulo das "mulheres negras revolucionárias: nos transformando em sujeitas.

tainassb_ 02/05/2023

??????????
Livro incrível,todo mundo deveria ( pessoas pretas,para uma compreensão de como são enxergadas pela sociedade e pessoas brancas para reavaliar a leitura que fazem de pessoas pretas e se despirem dos preconceitos,que estão extremamente enraizados e são problemas estruturais da nossa sociedade)

Lorrana.Brenda 04/12/2022

"Eu não só vou olhar. Eu quero que meu olhar mude a realidade." Essa frase pra mim fala muito sobre esse livro de Bell Hooks, onde ela mostra o tempo todo que "a identidade é construída do lado de dentro, assim como de fora". A partir de analises minuciosas do cinema americano, Bell mostra que o cinema "nos convida a ve-lo não como espelho de segunda mão erguido para refletir o que já existe, mas como uma forma de representação que é capaz de nos construir como novos tipos de sujeitos, e desse modo nos possibilita descobrir quem somos". Ou seja, existe todo um debate nesse livro de como aquilo que a gente vê e consome nos influencia como indivíduo em buscas constantes de si. Por serem todas referências Norte Americanas, e algumas antigas (visto que a primeira publicação do livro foi em 1992) as vezes a leitura fica um pouco difícil e cansativa; nem todas as pessoas, programas de tv, filmes e livros, que ela citar nós brasileiras (os) vamos conhecer, (alguns como madona e Spike Lee, sim) mas ainda assim, toda a discussão vai nos levar a associar a coisas do nosso cotidiano e será valido da mesma maneira.
Olhares negros, raça e representação é um livro essencial, para pessoas brancas como eu, entender seu papel e influência no meio de toda essa luta.
Aqui, Bell fala de "atos de resistência que transformam em vez de apenas seduzir" e faz uma viagem no tempo cheia de fatos e histórias duras de coisas que o povo escravizado passou, afinal, " Na lógica do patriarcado racista, machista e supremacista branco, o esquecimento é encorajado. Mas a memória sustenta um espírito de resistência."
A mulher é afiadissima e muito certeira nas opiniões. Continua tudo sendo super atual.

Mila 22/08/2022

Olhares Negros
Obra da escritora negra, feminista Bell Hooks nos traz uma visão e o quanto a supremacia branca nos oprime, o quanto o processo da colonização nos afeta ainda e apaga a nossa história, a forma como o preto ainda é retratado e o que pessam de nos é grotesco. Mulheres pretas não são só come e objetos sexuais, somos seres pensantes e queremos respeito, o machismo nos afeta e é engraçado o quanto mulheres deixam de se apoiar por preconceito. Recomendo esta obra que abre fronteiras para outros mundos????????

tbbrgs 10/08/2022

Leiam bell hooks!
Apesar de ter sido publicado lá nos anos noventa, Olhares negros: raça e representação permanece atual e é um livro essencial para pensarmos o feminismo negro contemporâneo. Didática, bell hooks faz, em doze ensaios, reflexões e apontamentos perspicazes acerca de temas que envolvem a negritude, o machismo, a sexualidade, as questões de classe, a colonização, a escravidão, o apartheid, entre outros. Com certeza, eu recomendaria esse livro para qualquer um que me perguntasse.

Resumidamente, cada um dos ensaios discorre sobre como o amor pela negritude pode ser uma forma de resistência política; sobre as possibilidades de relacionamentos interraciais; sobre as subjetividades da mulher negra; acerca das representações da sexualidade da mulher negra no mercado cultural; sobre como mulheres que denunciam atitudes machistas, mas se aliam a políticas da supremacia patriarcal branca, podem estar inconscientemente contribuindo para a disseminação do machismo na sociedade; sobre a masculinidade negra; sobre como observar criticamente as representações da negritude no cinema hollywoodiano; sobre o cinema negro de Oscar Micheaux; sobre a espetacularização dos bailes de drag representados no filme Paris está em chamas, feita para mascarar o sofrimento dos corpos e das vidas negras ali documentadas; sobre a forma com que Madonna se apropria da cultura negra para vender sua imagem; sobre as representações da branquitude na imaginação negra; e, por fim, sobre a necessidade dos indígenas negros aceitarem sua dupla ancestralidade (a de nativos e a de afrodescendentes).

Gabriela.Pereira 02/06/2022

Esclarecedor
As análises e reflexões que a Bell Hooks levanta me fizeram refletir sobre muita coisa que livros dessa temática ainda não tinham feito, especialmente quando ela faz paralelos com cinema e artistas, vale muito a pena a leitura.

felipemd 29/05/2022

uma leitura sensível e transformadora
Esse é o primeiro que leio da autora, e já me apaixonei perdidamente, infelizmente durante o período da minha leitura a autora veio a falecer, o que me atingiu profundamente e me deu mais empenho para ler com atenção suas palavras e compreender de mente aberta as suas ideias. Dessa forma o livro mudou a forma com que vejo as questões raciais, estou finalmente abrindo os olhos para questões que nem passavam pela minha cabeça, porém eu nunca poderia me considerar anti-racista de verdade antes de ler esse incrível livro, recomendo fortemente a leitura para aqueles que desejam refletir de mente e coração abertos sobre os temas propostos.

Thais 11/05/2022

Necessária
bell hooks é aquela autora que todos devemos ler. Esse livro ensina como olhares podem ser muito diferentes, dependendo das interseccionalidades. Como olhares podem nos levar a uma reflexão profunda social a partir de uma forma de entretenimento.

Adri 06/04/2022

Olhares Negros
Bell Hooks, em Olhares Negros, trás aspectos importantes acerca da vivência do povo preto nos Estados Unidos, passando um pouco por desvelamento histórico, mas também empírico. A professora trás filmes, livros, ensaios de diversos autores e autoras para fundamentar diversas de suas teorias acerca da vivência de mulheres e homens negros em uma sociedade racista e com fortes resquícios escravocratas. Apesar de levantar problemas acerca das relações interraciais entre homens e mulheres negras, senti falta de ressaltar o quanto a colonização também foi difícil para os homens pretos também e do quanto machismo quer hoje também os atravessam faz parte de um processo colonial.