A Contrapartida

A Contrapartida Uranio Bonoldi

Resenhas -

Caroline 20/10/2022

O final do livro foi muito bom, porém até chegar lá.... leitura arrastada demais. Vários capítulos/diálogos poderiam ser removidos sem afetar o conteúdo kkk. Algumas (várias) coisas não fizeram sentido.
O autor deixou algumas coisas no ar.. bom? Ruim? Não sei ?
O parágrafo final... ?

Laila 09/10/2022

????????
Meu livro favorito, é perfeito, maravilhoso zero defeitos. Viajei lendo ele, e no final velho, pqp, eu fiquei 30 mnts olhando pro teto, ele é mto bom. Tudo q acontece nele é perfeito e é indescritível a sensação de jumenta q vc fica no final,qnd descobre q vc foi mto enganada e tudo tava na sua fuça? O mais legal desse livro é a escrita do começo q conecta com o final velho. Meu livro favorito de todos, amo amo de coração ele é o meu livro favorito de todos os tempos

Emanuela Teixeira @meu_intimo 13/08/2022

Que final foi esse?!
Agora preciso ler o segundo livro!!!
Um Thriller bem razoável e que me prendeu muito nos últimos capítulos.
Uma narrativa que nos mostra o quanto as nossas escolhas tem um peso, e uma reação. Seja ela, para o lado bom ou para o lado ruim.
Surpreendentemente, essa leitura nos faz pensar no que somos capazes para conseguir o que queremos. E como isso afeta o futuro.

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Jamile @miledantas_literaria
Olá, faroleiros do meu coração! Vamos de thriller psicológico hoje? O livro que li é A Contrapartida, de Uranio Bonoldi, publicado pela Editora Valentina.

Quando você tem nas mãos a solução do seu maior problema, pensaria na contrapartida dela?

Dr. Octávio Albuquerque é um cirurgião médico, graduado precocemente, por possuir um intelecto fora do normal. Seus amigos tinham profunda admiração e respeito pelo profissional competente que se transformou. Filho de Cristina Costa Albuquerque, viúva, pois Tavinho perdera o pai assassinado num assalto quando ainda era criança. Cristina era uma mulher bem-sucedida, bonita e amorosa.

Iaúna era a governanta da casa de Cristina. Ela cuidou de Tavinho desde que ele nasceu. Uma das últimas sobreviventes da tribo Moxiruna, a índia foi resgatada por Cristina quando ainda era uma jovem estudante. Cristina deu teto, proteção e emprego para Iaúna, que passou a morar com os pais dela, até que estes faleceram. Depois, Iaúna foi morar com a própria Cristina, recém-casada.

O que ninguém sabia é que Tavinho e a índia Iaúna possuíam um segredo sombrio e que este foi o responsável pela inteligência excepcional do rapaz. Iaúna possuía profunda gratidão por ter sido resgatada da mata. Ela sofria perseguição por ter sido a única sobrevivente da chacina de seu povo. Por isso dedicou sua vida a cuidar daquela família, principalmente de Octávio Albuquerque Júnior. Ela não admitia que nenhum mal acontecesse ao rapaz, tampouco deixava que algo atrapalhasse seus planos quanto ao futuro. Então, quando Tavinho relatou para a governanta que não conseguia estudar e aprender a matéria na escola e que começou a sofrer bullying por isso, ela não pensou duas vezes.

Detentora dos segredos da magia Moxiruna, Iaúna apresentou ao jovem uma porção que lhe dará inteligência fora do normal. Mas como toda magia, isso tem um preço, nesse caso era a morte de alguém. Tavinho na época ainda era um jovem adolescente, não conseguiu avaliar a gravidade do preço cobrado. Quando o jovem experimentou aquele poder, não pode mais ser controlado. E assim a contrapartida da sua decisão começa a cobrar o seu preço. Toda magia tem seu lado sombrio. Tavinho demorou tempo demais para descobrir isso. Ele viu seu mundo perfeito ruir, juntamente com todos os seus sonhos. Quando ele descobre toda a verdade por trás da vida perfeita que ele levava, perceberá que pode ser tarde demais para voltar atrás.

A leitura de A Contrapartida foi um mergulho numa história de suspense instigante. A cada página ela nos envolve na trama de forma que, quando os fatos são apresentados, nós ficamos completamente estupefatos. Ela é atual e moderna.

O escritor Uranio Bonoldi soube controlar as pistas da trama, de forma que só no final o leitor vai compreender a dimensão do problema em que o protagonista se envolveu. Ela também nos faz ponderar sobre o peso da sua decisão. Se tivéssemos no lugar de Tavinho faríamos a mesma escolha? Essa é uma decisão que no início podemos tomar facilmente. Contudo, conforme vivenciamos as consequências dela, entendemos que nem tudo que parece ser certo, de fato é.

A narrativa da história é em terceira pessoa, simples e objetiva, o que nos traz uma clareza na compreensão. Por isso, posso dizer que ela é muito aprazível e reflexiva. Os personagens que vivem ao redor do protagonista ajudam a contar a história, sendo bastante verossímeis.

Uma coisa que me incomodou foi que algumas situações não ficaram bem esclarecidas até a derradeira página. Elas poderiam ser melhor exploradas, como a origem do Moxirunas e da magia de Iaúna, o que aconteceria após a propina oferecida ao médico, Martha e o pajé. No final, acho que cada leitor tirará sua própria conclusão.

Recomendo A Contrapartida para quem gosta de thriller sobrenatural e que, ao mesmo tempo, é tão real. A Contrapartida é para todos aqueles amantes de histórias que mexem com o seu racional e te faz duvidar das suas próprias escolhas.

(Nota quando essa resenha foi escrita, ainda não havia sido divulgado a continuação)

site: http://www.clubedofarol.com/2019/04/resenha-contrapartida.html

Fernanda 05/08/2022

A Contrapartida - Uranio Bonoldi
Resenha disponível no blog:

"A contrapartida: Um thriller sobre o poder de uma decisão. Qual seria a sua" do escritor nacional Uranio Bonoldi, publicado pela Editora Valentina, é uma obra que também está disponível em formato de audiobook pelo Tocalivros, narrado por Thiago Ubaldo e Priscila Scholz.

(+)

site: https://www.tocalivros.com/audiolivro/a-contrapartida-uranio-bonoldi-thiago-ubaldo-priscila-scholz-independente

@cemlivros 30/07/2022

Como avaliar esse livro? Perfeito é o que eu posso dizer! Acompanhamos a história de Tavinho, um menino inicialmente com 13 anos, que sofre bullying na escola por não conseguir responder adequadamente às perguntas dos professores na escola, se desespera e conta os episódios à sua governanta, Iaúna, uma Índia proveniente da Amazônia que foi adotada por sua mãe ainda jovem, que diz poder resolver seu problema através de um ritual no qual ele deverá beber um elixir bastante macabro! O livro tem um ritmo frenético, sem enrolação, prende muito o leitor e estou ansiosa pelo 2. Recomendadíssimo!

Juliana.Medeiros 27/06/2022

É um livro bom, mas algumas coisas me incomodaram bastante, algumas prtes na escrita, alguns dialogos e algumas formas de tratamento (principalmente o ?mami?). E pra falar a verdade eu esperava mais.

Maíra 18/06/2022

Uma minissérie da Netflix
É o que este livro poderia se tornar, facilmente. Que história mais cabeluda e que fim mais surpreendente. Aliás, não é um fim porque deixou alguns casos a serem revelados/solucionados e, por isso, o autor do livro escreveu uma continuação.
Não conhecia o autor, que é brasileiro e do qual virei fã.
Para quem gosta de suspense e casos de investigação, assim como eu, precisa fazer esta leitura.

Larissa.@estantedalari22 10/06/2022

Me siga no instagram @estantedalari22 ?
?? ATÉ ONDE VOCÊ É CAPAZ DE IR PARA CONQUISTAR AQUILO QUE ALMEJA?

??Sagacidade para manipular, uso da inteligência para o mal. Onde andaria a essência de Tavinho??

"A Contrapartida" é o thriller de estreia do autor @uranio_bonoldi e está disponível no @tocalivros em forma de áudiolivro com narração de Thiago Ubaldo e Priscila Scholz com uma duração de 11h56min.

Aqui conhecemos Tavinho, um garoto de classe média alta que possui uma vida confortável e uma família muito bem privilegiada, mas infelizmente perde muito cedo seu pai, o Sr. Otávio Albuquerque que fora vítima de um assalto.

Sendo assim o maior sonho e desejo mais profundo de Tavinho é honrar a memória de seu pai e ser o orgulho de sua mãe Cristina, porém o garoto não é bem sucedido nos estudos, sendo sempre alvo de chacotas de sua turma o que o deixa cada vez mais frustrado. É aí que a velha Iaúna, uma indígena que trabalha na casa da família Albuquerque há muitos anos, ao notar o sofrimento do garoto resolve ajudá-lo.

Iaúna oferece a Tavinho um elixir feito através de um ritual místico criado por sua tribo que é capaz de tornar-lo muito inteligente. No entanto ao aceitar tal elixir Tavinho não pensa muito nas consequências do ato, o que pode acarretar uma série de coisas macabras com alto custo moral e ético.

QUE LIVRO MINHA GENTE ?!

Este ano comecei a me aventurar mais em thrillers, e este foi um dos que me conquistou logo de início! Este nacional maravilhoso possui uma trama envolvente que te instiga a permanecer preso a sua história de tal maneira que chega a ser de tirar o fôlego! E somada a toda a narrativa produzida pelo TocaLivros mais os efeitos sonoros a obra fica sensacional, eu não consegui sossegar enquanto não ouvia tudo, muito viciante!

E o final me deixou realmente CHOCADA, eu sinceramente não esperava. Por isso eu digo que este é um nacional que todos precisam conhecer.

Se ficou curiosx corre lá no @tocalivros e escute agora mesmo!

?Eai gostou ? Já conhecia a obra ?

Gabriela 06/06/2022

De tirar o fôlego!
Minha nossa! Perdi tudo como final desse livro!!! Que agonia!

Ele me prendeu do início ao fim (mesmo com alguns capítulos um pouco sem graça, porém esses eram capítulos curtos, felizmente.)

No geral foi um suspense daqueles!! De realmente tirar o fôlego. Os capítulos finais me deixaram bem intrigada, e o final então... Nem se fale! Queria muito uma continuação, sei que tem um segundo livro, mas ainda não me informei se esse é continuação, ou se só foca na história da tribo de iauna.

Gabi.Soja 31/05/2022

Cara, bora de terapia
Eu estou simplesmente em choque..que livro perfeito!!! Me entregou tudo e muito mais. Agora não sei oque fazer da minha vida, só que que preciso de terapia e ler o segundo livro. Se você tiver oportunidade de ler, por favor...você não vai se arrepender, e se já leu me conta sua experiência com ele!

Eliliane.Thais 23/05/2022

Gostoso de ler
Achei um suspense bom de ler, com surpresas, indagações e muita vontade de continuar lendo as próximas páginas e saber do desfecho da narrativa. Gostei e pretendo ler o livro 2.

Cah 09/05/2022

É. Não foi ruim
Li pq ganhei de graça o e-book kkkkk. Não é muito o meu tipo de leitura, não foi ruim, interessante até, mas teria que ser um gosto muito específico para que eu recomende ler esse livro.

Humberto.Cunha 02/05/2022

INCRÍVEL! ?
Gente, eu super recomendo este livro. É muito bom! Desde o começo até o final da história do livro me prendeu de uma forma que eu não conseguia parar a leitura.

Eu tenho certeza que eu irei me inspirar neste livro para escrever o meu próprio livro, mantendo os olhos do leitos assíduos para descobrir o decorrer da história de forma simples e direta.