A Contrapartida

A Contrapartida Uranio Bonoldi

Resenhas -

Carla.Zuqueti 20/05/2020

Reflexão
Cristina, uma jovem sonhadora, em uma viagem à Amazônia conhece a india Iauna. Iauna foge de madeireiros que, para ocupar a área de sua tribo, dízima toda a aldeia e a ameaça de morte.

Ela consegue fugir e pede asilo a Cristina, que a leva para São Paulo e desde então, Iauna torna-se ajudante, baba, cuidadora e amiga da família de Cristina, sendo muito apegada a seu filho, Tavinho.

Tavinho é uma criança mediana, atrapalhada, confusa cujo maior desejo é ser inteligente como seu pai, um falecido e brilhante professor. Iauna então, promete dar a Tavinho toda a inteligência que precisa para honrar seu falecido pai. Porém, para tudo há uma contrapartida.

O que você seria capaz de fazer se tornar uma pessoa extremamente bem sucedida na vida?

O livro tem uma história interessante, mas achei muito lento. Há um excesso de diálogos dispensáveis e uma descrição muito alongada dos fatos. Poderia facilmente reduzir umas 60 páginas.

Como o tema prevê, você precisa algo para ter algo. Isso já diz um pouco sobre os personagens principais: pessoas que fizeram uma escolha de trocar algo que queriam por algo que perderiam.
Então, é difícil se identificar com algum personagem. Eu por exemplo, não gostei de nenhum.

O final é emblemático, cuidado com o que você deseja e o que isso vai te custar.

Achei não tão envolvente.
Leo 22/05/2020minha estante
Você pegou leve.

Carla.Zuqueti 23/05/2020minha estante
Hahaha

Franciele.Sande 31/07/2020minha estante
Também achei lento, a vontade de pular umas páginas foi grande.

Leo 31/07/2020minha estante
Fosse só ser lento, tava de boa. Mas NADA nesse livro faz sentido. NADA.

SPOILER

Tipo, a tribo tem um elixir da mega inteligência...mas não domina o...FOGO? Algo dominado na fucking pré-Historia?

E os planos da índia? COMO CONVIDAR CRIMINOSOS PARA TOMAR CHÁZINHO PODE SER CHAMADO DE PLANO INFALÍVEL??

E COMO ELA CONSTRUIU UM MEGA CALABOUÇO NA CASA?

Nossa eu me estressei demais com esse livro hakdksdks

Franciele.Sande 01/08/2020minha estante
Hahahahah verdade Leo, eu achava "incrível" a força da índia para carregar os caras .

Leo 01/08/2020minha estante
Exato hahahha pior que eu achei o final do livro muito bom, mas o caminho até chegar lá foi muito ruim. Podia ser uma novela ou um conto

Carla.Zuqueti 01/08/2020minha estante
Concordo Léo. A reflexão é boa, mas o como foi complicado. Difícil terminar esse livro.

Rafa 28/08/2020minha estante
Se eu tivesse lido isso antes nem teria iniciado a leitura! Kkkkk que difícil!

Maria 24/10/2020minha estante
Eu comecei a ler e parei um pouco dps da página 100 , achei muito lento como vc disse e as coisas só começam a melhorar dps da pág 100 ele é realmente entediante, mas pretendo terminar de ler por curiosidade não sei quando mas pretendo

graci 06/07/2021minha estante
você foi muito gentil porque o livro é um piores que eu li

Bandeira5 23/08/2021

P-E-R-F-E-I-T-O
Em "A contrapartida", do autor Uranio Bonoldi, iremos conhecer Octávio Albuquerque Júnior, ou para os íntimos, Tavinho, uma criança que perdeu o seu pai depois de um assalto à mão armada. Cristina, sua mãe, fez o papel de mãe e pai para cuidar do pequeno Tavinho. Quando criança, Tavinho tinha o sonho de se tornar médico para salvar vidas e curar pessoas doentes.

Todavia, aos 13 anos, Tavinho começa a ter dificuldades de aprendizado na escola, o qual o menino não entende o porquê isso está acontecendo, sendo que ele estuda muito e é bastante esforçado. Mas a memória do menino não consegue reter nenhuma informação, com isso Tavinho começa a sofrer bullying de seus colegas.
Tavinho não está nenhum pouco feliz pelo que está passando, então em uma tarde depois da escola ele desabafa para governanta de sua casa, o que está acontecendo.

A governanta é Laúna, uma índia que foi resgatada por Cristina, quando ela estava concluindo a sua monografia no Amazonas. Laúna estava correndo perigo de vida, então Cristina, sabendo o que estava ocorrendo, trouxe a para a cidade de São Paulo, para trabalhar na casa de seus pais. Mas alguns anos se passam, Tavinho nasceu e os pais de Cristina faleceram, com isso Laúna passa a trabalhar para a família Albuquerque. Enquanto Tavinho cresce, começa a ter um forte de laço de amizade com Laúna.

Depois que Tavinho desabafa para Laúna tudo o que estava sofrendo com o bullying, e o quanto desejava ser inteligente, para dar orgulho para sua mãe, ela tem uma ideia que vai mudar a vida completamente do nosso personagem principal. Que ideia é essa? Simples, Laúna oferece um elixir indígena muito poderoso e que irá resolver todos os problemas de aprendizados de Octávio, mas, todavia, ele terá consequências desse ato. Será que Tavinho está pronto para essas consequências? O que vocês acham?

O livro "A contrapartida", do autor Uranio Bonoldi, foi um livro totalmente fora da minha zona de conforto que me surpreendeu demais. Preciso dizer para vocês, não estava com altas expectativas, mas esse livro superou todas elas, e estou chocada com essa premissa.
O autor tem uma narrativa e escrita de uma maestria impecável, rápida, envolvente, viciante e intensa. Não tem como não se envolver com essa história e ficar ansioso querendo saber o que irá acontecer na próxima página. A contrapartida virou um dos meus thrillers favoritos do ano de 2021! GENTE DO CÉU, estou escrevendo essa resenha agora em surtos, porque estou chocada ainda com essa história e premissa, que me deixou com o coração acelerado e de queixo caído.

Recomendo demais essa leitura para todos os amantes de thriller psicológicos.

site: https://www.instagram.com/oclubedameianoite/

gabiiguarita 09/08/2021

o poder das escolhas
livro nacional e fiquei muito contente com a leitura. li relativamente rápido (3 dias) e eu adorei.
alguns pontos na escrita me incomodaram um pouco mas no geral eu curti.
a história mistura vida normal com assassinato e afins e eu gosto disso.
o último parágrafo me deixou em choque.

Fernanda 05/08/2022

A Contrapartida - Uranio Bonoldi
Resenha disponível no blog:

"A contrapartida: Um thriller sobre o poder de uma decisão. Qual seria a sua" do escritor nacional Uranio Bonoldi, publicado pela Editora Valentina, é uma obra que também está disponível em formato de audiobook pelo Tocalivros, narrado por Thiago Ubaldo e Priscila Scholz.

(+)

site: https://www.tocalivros.com/audiolivro/a-contrapartida-uranio-bonoldi-thiago-ubaldo-priscila-scholz-independente

Gabi.Soja 31/05/2022

Cara, bora de terapia
Eu estou simplesmente em choque..que livro perfeito!!! Me entregou tudo e muito mais. Agora não sei oque fazer da minha vida, só que que preciso de terapia e ler o segundo livro. Se você tiver oportunidade de ler, por favor...você não vai se arrepender, e se já leu me conta sua experiência com ele!

graci 06/07/2021

é tão ruim que doem os olhos
nossa, que história bosta, meu pai amado. tem potencial? tem, mas nossa, muito ruim. escrita muito "boba". cada vez q eu lia "tavinho" tinha vontade de jogar o livro na parede. você entende o rumo da história logo e ai o grande plot não existe. comprei pq uma menina do yt recomendou, acontece q era uma publi.
Le Foltran 06/07/2021minha estante
só vim comentar que meu sentimento foi o mesmo! só terminei porque sou dessas, mas puta perda de tempo haha

graci 06/07/2021minha estante
só terminei pq achei um grande desaforo ter gasto 30 reais num livro ruim kkkk mas que ódio que eu senti

Le Foltran 06/07/2021minha estante
eu imagino haha. entendo a sua dor. mas tô pelo menos feliz de não ter pago pra ler.

Nayara - @nay.e.os.livros 17/11/2020

A CONTRAPARTIDA
A CONTRAPARTIDA

Tavinho aos 13 anos se viu indo muito mal na escola e ele queria mudar essa situação, mas mesmo tendo aulas de reforço e se esforçando ele não conseguia melhorar e isso o incomodava muito.

Iaúna, uma Índia da Amazônia que entrou para família da Tavinho quando a mãe dele passou um tempo na Amazônia. As duas ficaram amigas e na hora da mãe dele voltar para casa Iaúna a convenceu a leva-la junto, pois estava correndo risco se ficasse ali.

Iaúna e Tavinho eram bastante ligados, quando Tavinho conta a Iaúna todo o seu sofrimento na escola, ela diz que a sua tribo possuía um elixir que daria muita inteligência a quem fizesse uso dele e Tavinho ficou interessado.

Dias depois ele toma o elixir e passa pelo ritual na casa de Iaúna e em pouco tempo Tavinho percebe que o elixir funciona e passa a ser um fenômeno de inteligência na escola.

Quando Iaúna conta a ele do que é feito o elixir ele fica horrorizado diz que nunca mais vai tomar, mas uns meses se passam e Tavinho começa a perder a sua inteligência e Iaúna diz a ele que o efeito do elixir não é para sempre, que ele só dura um tempo e Tavinho que já tinha dito que não tomaria mais, muda de ideia e resolve tomar mais uma vez, e mesmo sabendo dos ingredientes que tem no elixir decide continuar, já que ele está começando a conseguir tudo que sempre quis.

Tavinho fica viciado em toda fama, dinheiro e prestigio que o elixir foi trazendo para a sua vida e não consegue mais parar. Aos 26 anos Tavinho é um cirurgião cardíacoprestigiado e jovem, tem uma vida de muito luxo, mas está cada vez se sentindo mais cansado, não tem mais os amigos, não formou uma família, não tem nem uma namorada, mas ele se diz feliz.

Tudo muda quando ele consegue localizar os supostos assassinos do seu pai ele acaba descobrindo mais do que imaginava, e que a pessoa que ele mais confiava o traia, mentia e roubava algo muito precioso dele. E que no final o elixir custava mais caro do que ele poderia imaginar.

Uma história sobre o que você é capaz de fazer para conseguir o que quer, e sobre o que você está disposto a dar em contrapartida para conseguir isso.

Margô 18/12/2023minha estante
Juliana, que bacana você registrar a tua interpretação e análise da obra lida ( ou abandonou a leitura??)
São recortes críticos e sensatos, que nos alerta o quanto o preconceito estrutural está enraizado onde menos se espera.
Ótima resenha, sou super grata por ter compartilhado.?

JurúMontalvao 18/12/2023minha estante
Valeu mesmo, Margô ?
pois é eu até pensei em abandonar sabe, mas acabei lendo até o fim.
mesmo tendo sido uma leitura ruim pra mim, eu decidi comentar minha experiência aqui pq é um autor brasileiro e sei o quanto o retorno de quem lê é importante pros autores nacionais, mesmo q n seja uma resenha ou nota positiva.
eu tbm tento colocar minhas criticas de forma construtiva e, como quem escreve tá sempre evoluindo seu estilo, eu não me apego a uma leitura negativa, pois sei q posso vir a ter uma experiência diferente com outra obra do mesmo autor, então deixo sempre a mente aberta?

Andreeia 17/03/2021

Escolhas ou manipulação?
O que estamos dispostos a fazer para alcançar nossos desejos e ambições? A justiça é diferente da vingança? Quem define a linha que divide o certo e o errado? São perguntas que durante a leitura é possível refletir.
A história se passa em São Paulo e conta sobre a vida de Tavinho, um garoto ambicioso mas com dificuldades reais e comuns. É oferecida a ele uma alternativa bem incomum para superar suas limitações acadêmicas e ele aceita. A decisão tomada nesse momento decide o rumo de sua vida, uma escolha não representa somente uma escolha, mas traz consigo várias situações implícitas.
É uma boa reflexão sobre como e porque fazemos certas escolhas e como meias verdades ou ausência de informações podem mudam nossa resposta. Fica aquele pensamento: Se eu soubesse disso, teria feito diferente.
A leitura não me envolveu.

Mika Flamino 07/06/2023

Uma história incrível
Eu simplesmente amei o livro do começo ao fim.
É uma história que te prende e te faz querer mais e mais.

Bárbara 17/05/2020

Um thriller reflexivo
Para conseguir uma vida de sucesso, você faria qualquer coisa?

Tavinho foi uma criança que sofreu muito no período escolar. Filho de pais bem-sucedidos em suas profissões, o garoto via-se pressionado pelos professores, que o comparavam sempre à genialidade do pai, com quem compartilhava o nome.

Apesar de estudar incansavelmente, Tavinho não conseguia apreender as matérias e, num dia de desespero pueril, comentou a situação com Iaúna, uma índia acolhida pela mãe quando jovem e governanta da casa. Com raízes amazônicas, e sendo a única sobrevivente de um massacre à tribo Moxiruna por garimpeiros, ela diz que conhece um ritual que ajudaria Tavinho. Mas tudo teria que ser mantido em segredo, nem mesmo a própria mãe do garoto poderia saber.

Imbuído de esperanças, Tavinho aceita, sem sequer conhecer maiores detalhes. O ritual é feito, Tavinho passa por efeitos colaterais difíceis mas tudo é recompensado quando, como num passe de mágica, o garoto passa a ser um destaque em todas as matérias. E esse sucesso continua anos após, quando ele consegue se graduar antecipadamente em Medicina, e vira um cirurgião famoso e muito requisitado.

Após o primeiro ritual, Tavinho descobre os ingredientes necessários ao elixir que ele precisa tomar nas fases de lua cheia mas, ainda que assustado e enojado, continua com os rituais, pois o importante para ele é ter sucesso.

A escrita consegue prender desde as primeiras páginas. Ainda pequeno, Tavinho perdeu o pai para um assalto mal sucedido. Crescer sem o pai é difícil. Adulto, tem a oportunidade de encontrar os culpados, e descobrir o real motivo do assassinato: um choque para ele e para o leitor. Destaque para Iaúna, filha do cacique, que tem veneração pelo garoto, manipulando todos os personagens.

Um thriller que, apesar de detalhar situações que podem deixar sobressaltados os corações mais sensíveis, é muito bem feito e original. Um nacional que arrebata e que nos deixa pensativos sobre moral. O desfecho nos deixa atônitos e completamente sem palavras.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Manu 19/04/2021

Final incrível
Achei o desenvolvimento dos personagens e da história bem completo, em contrapartida (risos), foi uma leitura bem lenta do meio até o fim do livro.
As situações e conflitos apresentados levantam questões de moral bem interessantes.
Me decepcionou um pouco pois esperava muita agitação mas foi uma história mais paciente, mas tirou proveito disso e deu muito certo.
Achei algumas situações meio desnecessárias e que deixou q leitura cansativa mas acho que finalizar o livro foi algo bem reconfortante, a experiência dele é incrível.

Jessie / @livrosmeusmimos 23/04/2021

Muito Bom!!!
Vamos acompanhar todos os medos e aflições deste personagem, seu desenvolvimento, sua insegurança. Ficamos extremamente próximos do protagonista.

O livro é um trilher muito bem desenvolvido sobre as escolhas da vida.
O que você faria para conseguir algo que deseja? Basicamente essa pergunta permanece na mente do leitor o livro inteiro, até que nas últimas páginas nos perguntamos se tudo valeu a pena.

A premissa é simples mas o livro é envolvente e viciante, o leitor se vê ansioso para concluir a história e entender o que realmente esta acontecendo ali.

O final da leitura me deixou com um gosto amargo na boca, mas adorei o fato do autor fugir das escolhas óbvias e optar por um final mais ousado.

Super indico esse livro para os leitores que gostam de um bom suspense.

Evy 21/02/2022

Dizem que o bom thriller é aquele que nos deixa ansiosos pra saber quais são os próximos acontecimentos e como será o desfecho da história. Neste sentido, Bonoldi nos entrega o esperado, mas de forma alguma de forma óbvia. Com uma narrativa envolvente e cheia de elementos da nossa cultura nacional o autor dessa obra de suspense, nos faz desejar saber todas as respostas e não largar o livro até encontrá-las.

A trama envolve inicialmente Cristina, uma jovem estudante que parte para o Amazonas no intuito de fazer pesquisas em um assentamento indígena e acaba conhecendo a índia Iaúna que está amedrontada fugindo de garimpeiros que dizimaram a tribo a qual pertencia, os Morixunas. Iaúna e o irmão foram os únicos sobreviventes, mas ela acaba se separando na fuga e não sabe se ele ainda está vivo. Cristina se empenha em ajudar a Índia e acaba trazendo-a para São Paulo para trabalhar com seus pais e assim refazer a vida e uma nova história.

Cristina não podia imaginar que essa atitude iria mudar sua vida e a da família que ainda nem sonhava em formar, para sempre. Cristina traz Iaúna para morar com ela quando fica grávida de Otávio, e quando o garoto, já no Ensino Médio, apresenta dificuldades no estudo causando uma série de problemas e sofrendo bullying, a índia oferece ajuda com um elixir capaz de torná-lo extremamente inteligente e capaz, mas cuja fórmula é um segredo da tribo Moxiruna e é composta por ingredientes macabros, conseguido à custa de vidas humanas.

A partir daí temos um enredo cuidadosamente elaborado e um ir e vir de cenas que prendem a atenção e aguçam a nossa curiosidade. O autor soube como costurar bem essas cenas, mas muitas situações ficam sem resposta nos levando a um plot twist final extremamente estarrecedor. É impossível não correr para a sequência da obra, no intuito de finalmente desvendar todos os seus mistérios.

Recomendo a leitura!!