Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos

Resenhas -

Duda <3 13/02/2023

Crítica social, personagens chatos, baleia
Não se engane: eu não achei vidas secas um livro ruim. A crítica social realmente me pegou, mas os personagens são chatos e é bem difícil se apegar á maioria deles.
Entendo porque eles são assim? Entendo
Gosto? Aí já é outra história.

O livro é bom, mas não é tudo isso, de novo, a crítica social e o fato deles não conseguirem "se firmar" em um lugar e terem que se mudar por causa da seca é interessante. Mas a narrativa consegue ser bem confusa as vezes e os personagens, ainda que sejam profundos, não fizeram eu me apegar.

A baleia é realmente a melhor personagem desse livro #tudoporela

Hellen Umbelina 16/06/2021

Tudo parece tão supérfluo perto do sonho de quem só quer uma cama melhor, que não uma de varas, da cachorra Baleia que só quer um mundo cheio de preás - chorei - , do menino mais velho que não quer acreditar que uma palavra bonita possa significar um lugar ruim. Difícil resenhar. =\

Soraia 21/03/2024

Não consigo parar de pensar na Baleia...
O livro é maravilhoso, um retrato triste e cheio de descrições que te fazem sentir e viver o cenário e a história contada.Para os amantes de cachorro como eu, o capítulo da Baleia é para deixar o coração em pedaços... confesso que depois de lê-lo não consegui mais seguir a leitura da mesma forma.

Camila1856 17/12/2023

Baleia??
Um clássico em clássico ksks. Vidas Secas com certeza é atemporal, uma leitura única e necessária. Eu gostei muito da narrativa, e principalmente da Baleia. Muito bom mesmo.

Ester71 15/11/2020

Tristeza ou simplesmente a realidade da vida de milhões de brasileiros?

19eighy-fine 13/09/2023

A escola mandou ler.
Tão ruim que eu acabei até gostando. Vocabulário impossível.
Antropozomorfismo ao contrário.
Baleia melhor personagem!!

Luciana Luz 19/08/2021

Vidas Secas
O que dizer sobre está obra que ainda não tenha sido dito? Imagino que nada. Apenas renovar a emoção de acompanhar a saga de Baleia e sua família. Apenas renovar a reverência a este brasileiro majestoso que foi/é Graciliano Ramos.

Fefê 16/12/2021

A cachorra baleia e o meu ranço com a Record
Bom o livro é aquilo né um clássico da nossa literatura, publicado em 1938, mas a leitura se torna mais difícil se vc não for familiarizado com gírias e ditados nordestinos.

O bom desse livro é que ele me fez entender mais sobre de onde vieram meus avós e pelo oq passaram pois a história do Fabiano é a história de milhares de pessoas.

P.S.: a Record precisa urgentemente de um novo editor pq PELO AMOR DE DEUS qnt erro de português.

LeuCanabarra 09/01/2024

Não sei porque não li esse livro antes. É doloroso, tocante, sensivel. Acho que vou carregar para sempre essa história comigo.
Perfeita!

Livia.Rosembach 30/04/2023

Assim nn sei
Eu gostei muito da leitura, mas eu nn entendi o role do livro, mesmo com o posfácio explicando, eu entendi algumas coisas, o resto pra mim ficou superficial
Culpa da minha interpretação de texto, sim
Mas sla, mas a leitura é gostosinha
Pietra.Scorzato 01/05/2023minha estante
Traduzo pra vc amanhã

Se.mi.na.re | IG Literário 09/11/2020

Resenha "Vidas Secas" - Se.mi.na.re | IG Literário
Vidas Secas (1938) do escritor alagoano Graciliano Ramos, nos apresenta uma família formada por cinco personagens. Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cachorrinha Baleia, são descritos em seus cotidianos, com suas características, anseios e decepções. Os personagens-migrantes, fugindo da seca em meio ao árido, encontram em uma fazenda abandonada um abrigo no período de entre-secas.

A seca, que aparece no título da obra reflete durante toda a narrativa. O clima árido está na trajetória dos personagens, em suas palavras e seus limitados vocabulários, na ausência dos nomes dos filhos e em seus sentimentos. O autor consegue com maestria nos apresentar as características e os males da "hidrofobia" - não só a da moléstia da cachorrinha.

Baleia é uma das maiores representações das ironias presentes na obra. Afinal, uma baleia que nasce e cresce fora do seu habitat, sempre ao lado da família, em meio à miséria. A cachorrinha tem todas as qualidades e defeitos de um companheiro canino. No entanto, ela também pode ser vista como a representação da base da desigualdade social. Pois, em meio à grande miséria, Baleia se lambuzava com os ossos das sobras e vivia sob pontapés desaforados e o desejo de vingança em morder algumas canelas.

Quem pensa que esses "personagens secos" se contentam com suas desgraças, também é pego de surpresa. Em algumas passagens da obra, em meio às discussões de identidade, as autoridades também são questionadas, e assim associadas com o papel do governo. Mesmo sem saber como descrever ou se expressar, Fabiano se mostra infeliz com as injustiças e principalmente com a sua passividade ao encarar as durezas daquela vida.

Vidas Secas é a representação da vida de muitos brasileiros, que em meio às injustiças, humilhações, incertezas e sonhos dilacerados, precisam encontrar, quando a seca chega, um novo caminho para trilhar em busca da sobrevivência.

Edição da obra na foto: 2020
Editora: @editorarecord

Resenha por: @longouvea

site: https://www.instagram.com/p/CGvq1QADFpx/

Camis55 02/04/2022

O que o título quer dizer?
Antes eu não entendi, agora tudo faz sentido...
São sonhos de liberdade... cada um a sua maneira de coisas simples mas significativa.
A crítica que o livro traz faz a gente refletir porque é bem isso mesmo... Não vou falar o que ele traz mas indico que leiam!

Bia A. 23/04/2023

Excelente
Vidas secas é um livro curto e simples de ler, mas nos apresenta problemáticas atuais, apesar de não ser um livro tão novo.
Graciliano Ramos decidiu contar nesse livro, a história de uma família retirante, em busca de uma vida melhor.
O livro trás, em cada capítulo, a visão de um dos personagens nessa jornada.
Se você, assim como eu, procura ler mais livros clássicos nacionais, eu com certeza indico vidas secas, principalmente por sua linguagem fácil!

Gabi.Dreher 08/09/2022

Vidas secas
Eu não gostei muito do livro, só li porque a escola pediu, a maioria dos capítulos são bem chatos pelo fato que são muito enrolados, o resto não tenho o que reclamar.