Rainha do Ar e da Escuridão

Rainha do Ar e da Escuridão Cassandra Clare
Cassandra Clare

Resenhas -

leiturandressa 13/05/2023

Dei nota boa, mas nessa resenha só vou falar mal
Acho que nos meus históricos eu deixei bem claro o quanto amo Cassandra Clare. E amo mesmo, é a minha autora favorita. Inclusive, tatuei uma runa no pulso e tô me sentindo a própria Clary, porque além disso também sou chata, carente, desenhista e ruiva.

Mas, gente? que saco que foi ler esse livro. Maior parte dele eu só senti ódio das atitudes de todo mundo, tinha gente tão inteligente se fazendo de burra. Digo isso dos personagens dessa trilogia, porque os personagens de Instrumentos Mortais que apareceram aqui foram incríveis.

Outra coisa que me incomodou demais foi o tanto de pov. É, eu sei, Cassandra é assim, todos os personagens principais narram, é algo que sempre gostei porque sou muito apegada aos personagens dela, mas aqui não deu. O tanto de gente narrando, gente que sinceramente eu nem me importo!! São pessoas legais, mas tipo??? Sai!!!

Em Instrumentos Mortais e Peças Infernais eu AMAVA os casais, torcia muito por eles, chorava por causa deles (principalmente por Tessa, Will e Jem. Sofri demais). Mas aqui eu não tava mais suportando o casal principal, me dava ódio como a Emma tava lambendo os pés do Julian (não no sentido literal, pelo amor de zeus).

Cassandra, não precisava desse tanto de páginas. Você sempre escreveu livro com 400 páginas e era ótimo, que onda foi essa agora???? Valha!!!!

Uma coisa positiva demais foi o tanto de representatividade, algo que sempre teve, mas nessa trilogia foi a comunidade lgbt inteira presente. Amo gays lgbt povo animado. Falando nisso, eu já vi gente falando mal do Ty, hein!!! Se liguem que ele é um personagem autista.

Daí fica a dúvida : por que que dei 4 estrelas se eu só reclamei do livro???

E eu respondo : 1 - É a minha autora favorita. 2 - LUTA FINAL PERFEITA. 3 - Mimos de Jace e Clary. Amo esse casal. 4 - Ty e Kit reizinhos.

Sou puxa saco mesmo e não tenho vergonha na cara. Tô ansiosa pra ler As Últimas Horas, mas antes preciso ler os livros extras que já adiei demais. Ainda pretendo reler todos os livros dela, mas só de pensar em ler esse de novo, sinto calafrios.
marcelopolizelli 26/05/2023minha estante
Nunca me senti tão representado. Tá lendo As Últimas Horas?

leiturandressa 26/05/2023minha estante
ainda vou ler, porque ainda preciso ler os livros de contos, mas depois desse livro tô bem desanimada kkkkk

marcelopolizelli 30/05/2023minha estante
Eu pulei os de contos kkk medo de ter desanimado mais e fui logo pra série

Bianca 01/11/2023minha estante
Olha, estou empacada nesse livro, a leitura não está fluindo, cansada do lenga lega de Emma e Julian. É como vc falamos os pov cansam. Eu amei as peças infernais, mas essa triologia tá bem abaixo.

Mari152 27/02/2024minha estante
To tentando ler esse pela 3 vez mas é tão desanimado socorro, também amo a Cassandra mas essa trilogia tá sendo bem cansativa pela escrita dela ser com muitos povs e capítulos GIGANTES.
(Obs: contos da academia dos caçadores é quase que meu livro fav dela, recomendo bastante principalmente se você ama o Simon como eu kkkkkk porque esse livro é tipo um extra do fim da saga de instrumentos mortais e é quase um protagonismo do Simon pós guerra -recuperando as memórias- além do mais tem vários contos sobre os outros personagens que nos amamos e muitas informações que já foram contadas por muito alto nos outros livros mas nesse livro a gente vê a história sendo contada pela própria testemunha, enfim recomendo bastante! Você vai amar, se divertir, rir e se apegar aos personagens)

Cerry35 18/12/2020

Chocada com as críticas políticas
A evolução da escrita da Cassandra nessa trilogia é inegável. A diversidade de personagens(cor de pele, sexualidade e neurodivergentes) é bem maior q nos livros anteriores, os conflitos internos e externos são bem melhores, não tem nenhum bad boy chato "urdur machuco as pessoas por algo q aconteceu no meu passado"(Julian>>>>>>>). E sobre esse livro, bom, eu vi mta gente falando mal dele e q era arrastado e não sei oq, acho q essas pessoas leram errado kekske acontece coisa pra caralh* e em momento nenhum é arrastado.A única coisa q eu não gostei foi o mimimi de não exilar gente fdp, se tivessem tirado as marcas deles a coisa ruim do final não teria acontecido. Enfim, foi uma conclusão bem feliz e emocionante, mas q deu abertura pra um próximo livro??? Alguém sabe se vai ter mais algum???
Analu. 23/01/2021minha estante
Tem sim, mais uma saga e última sem previsão de lançamento ainda só o nome Wiked Powers

Cerry35 02/02/2021minha estante
Obrigada!!

@AiloveGibsie 02/05/2021minha estante
Aaaaaaaa que tudo!!! Tava cm medo de esse ser o último e a história ficar em aberto

Aelita Lear 07/04/2020

Mil livros depois, a Cassandra ainda me surpreende.
Antes de comentar sobre o livro, preciso comentar sobre a autora. Cassandra Clare é uma diva. Não há outro nome para ela. Mesmo depois de tantos livros do mesmo universo, a história não perde seu encanto.
Essa nova trilogia não fica diferente. Agora com um amor proibido entre parabatais, a curiosidade de chegar ao final não vai deixar você fazer mais nada além de ler. Se fosse só isso, estava bom. Mas três personagens vão roubar a cena e demonstrar um novo tipo de amor. Recomendo demais a leitura.
Valen 18/06/2020minha estante
Oiii, queria saber se a Tessa e o Jem aparecem nesse livro. Obg

Valen 18/06/2020minha estante
Quero dizer nessa trilogia :)

Nanda 29/06/2020minha estante
Quando eu comecei a ler esse livro, estava inundada de ansiedade, cheia de dúvidas e buscando bons defechos... e a Cassandra não me decepcionou! A trama super bem escrita, com vários emaranhados e surpresas ao decorrer do caminho.. A forma que ela narra os pensamentos dos personagens, o quão bem estruturados os personagens secundários são é de se ficar de queixo caído!!! Apesar de ter deixado ainda umas pontas soltas, o que ela prometeu dar nó na próxima trilogia que ela irá lançar, eu amei esse livro (como amo todos dela Que já li) e fico totalmente agradecida por ter acompanhado o seu crescimento dentro da escrita. Ela evoluiu muito.

Debbye 29/12/2020

?? Rainha do Ar e da Escuridão ??
Só posso dizer que, mais uma vez, a Cassandra Clare conseguiu me ganhar com seu enredo rico, sua narrativa dinâmica e com seus personagens profundos. Mesmo fechando o ciclo da trilogia "Os artifícios das trevas", ainda deixou algumas pontas para serem desenvolvidas em outro momento. Queria dizer que já cansei do assunto, mas seria completamente mentira. Para mim pode mandar mais porque ainda está pouco!!!

"[...]As pessoas eram feitas de diversos pedacinhos diferentes, pensou Dru. Partes engraçadas, partes românticas, partes egoístas e partes corajosas. Às vezes você só enxergava algumas. Talvez, quando visse todas, é que percebesse que conhecia alguém muito bem."

Lizia.Yohanna 05/02/2021

Eu amei
Quantas reviravoltas, descobertas, perdas e finais felizes e não tão felizes assim. Esse livro teve tudo que a Cassandra sempre nos proporciona em seus livros e um pouco mais, fiquei tão feliz em alguns momentos e com o coração chorando em outros, enfim foi uma leitura gratificante e estou super ansiosa pela próxima trilogia com meus pequenos Blacktorns.

Jess 16/03/2021

Essa leitura foi uma aventura assustadoramente incrível. Nunca vou me esquecer, nem mesmo se tentasse, de todos os personagens incríveis que conheci por essa trilogia maravilhosa, e claramente a minha história favorita da Cassandra Clare em seu universo dos Caçadores de Sombras.

Me sinto tão orgulhosa de ter acompanhado todos esses personagens e as suas vitórias, as suas derrotas, o sofrimento e a felicidade. Eles foram uma luz no fim do túnel para um momento ruim do qual eu estava passando, me ensinando lições das quais eu precisava urgentemente aprender e me estendendo a mão quando eu estava sozinha e no escuro. Me senti abraçada.

Tive dias de leitura mais lentos do que outros, por isso a demora, mas não foi um problema, pois é o tipo de livro que você quer que acabe para saber se tudo vai dar certo, mas que ao mesmo tempo quer que continue pra sempre apenas porque tem medo de se despedir dos personagens.

Sabe a sensação de ler um livro e saber que ele vai ser um dos seus favoritos? Que ele vai ficar no seu coração pra sempre? Essa sensação é ótima.

Amandita28 05/11/2021minha estante
A Cassie arrasou demais no desenvolvimento desse livro!! É mais que perfeito ?? amoo! Fiquei emocionada com o casamento Malec, e aguardo ansiosa pelo de Clace em TWP ?

softstydia 05/11/2021minha estante
Siim ela arrasou mesmo! Cada dia que passa, eu me apaixono mais pelo universo dela! Ansiosa pelo casamento de Clace e o de Sizzy também ???

Jozy.Cristiani 28/08/2020

Os artifícios das Trevas
Nem acredito que acabei outra série da Cassandra que mais uma vez me surpreendeu, amei cada momento, mas sofri também e o que mais me encantou foi o o trio Mark, Cristina e Kieran, um amor entre eles e como a autora abordou isso, amei o final para de cada um. E claro como Emma e Jules são felizes e tirarem um peso dos ombros deles, finalmente Alec e Magnus terem o que sempre quiseram. Final maravilhoso e com desfechos surpreendentes.
?????
Analu. 28/08/2020minha estante
Nem quero ler pra não pegar spoiler, da Cass tenho medo até da sinopse kkkkk essa é a única trilogia que falta pra mim, de resto já li todos. Falta também o livro fantasma do mercado de sombras mas me falaram que tem que ler essa primeiro. Você gostou mais dessa do que TMI e Peças?

Analu. 28/08/2020minha estante
Acabei lendo e vi sobre Malec...fiquei curiosa kkk aff tô esperando minha amiga que íamos ler juntas mas ela tá me enrolando.

Jozy.Cristiani 29/08/2020minha estante
Imagino tbm estava com medo de terminar, pois era a única que faltava, eu amei, mas não mais do As Peças Infernais esse ainda continua sendo minha favorita da Cassandra, mas leia é essencial, pois tem alguns desfechos dos Instrumentos Mortais.

Jozy.Cristiani 29/08/2020minha estante
Sim, ainda n li o Mercado das Sombras, mas pretendo logo, antes que sair o novo livro da Cassandra.

Analu. 30/08/2020minha estante
Quero muito, vou terminar de ler os que já estou lendo e vou começar. Porque se depender da minha amiga acho que vai ser lá pro final do ano kkkk e eu quero finalizar logo. Tbm quero ler a nova! Que se tu gostou mais de peças deve gostar dessa tbm, tô muito curiosa. Entre TMI e Peças eu gostei bem mais de peças. Tessa, Will e Jem são meus amorzinho

Jozy.Cristiani 31/08/2020minha estante
Sim, meu trio preferido ??

Maria @booksofmary 06/08/2020

Muitos altos e baixos
Como esse é o último livro da série, farei uma resenha COM SPOILERS, até como forma de lembrete para mim mesma das minhas opiniões para quando for ler a próxima série, pois "Artifícios das Trevas" é claramente uma série "ponte" entre "Instrumentos Mortais" e a série nova que Cassandra está escrevendo. No geral achei a série boa, com boas tramas e desenvolvimento de personagens, contudo poderia ter sido muito melhor se tivesse algumas páginas a menos e um final mais fechado em relação a alguns pontos:

1. Essa foi uma série com muitos casais, o que no geral não me incomoda, gosto de livros com romance, mas nesse caso acho que foram taaantos a ponto de deixar as outras relações, como as de amizade, um pouco de lado, gostaria de ter visto mais da amizade da Emma com a Cristina e com o Mark por exemplo, fiquei um pouco com a sensação de que essas interações passaram a acontecer mais quando os personagens precisavam de algum conselho que fizesse seu plot ir pra frente.

2. Julian e Emma tinham um plot muito interessante e com muito potencial, mas que para mim declinou em muitos momentos. Eu torcia muito pelos dois no primeiro livro, me irritei muito com eles no segundo e voltei a torcer por eles no último, mas sinto que poderia ter amado muito mais. Eu sentia empatia pelo Julian e a situação difícil em que ele se encontrava, mas ele muitas vezes tomava decisões que me incomodavam, como ser capaz de tudo, muitas vezes em um sentido que não era bom, pelas pessoas que ele amava. E eu sei que a intenção da autora era humanizá-lo, mas parecia que ele estava seguindo os passos de Malcolm, onde boas intenções se tornavam egoístas por colocar a solução dos problemas da sua família em detrimento da felicidade de outros. Mas eles amadureceram com algumas das situações desse livro, passei a gostar mais deles e fiquei feliz com o final que tiveram. Já esperava um desfecho naquele sentido e aquela justificativa para temerem parabatais apaixonados, talvez o segredo contado no final fosse um pouquinho mais admissível se a autora tivesse soltado pequenas pistas que o justificassem melhor ao longo dos livros, mas gostei dessa solução mesmo assim.

3. Amei o romance da Diana com o Gwyn e do Kieran com o Mark e a Cristina, adorei os finais deles. Eu ameeeei as fadas nesses livros, renderam cenas muito boas. Gostei muito também do final do Alec e do Magnus e do Jace com a Clary, só queria que eles tivessem um final feliz definitivo, entendo que eles precisam aparecer em todos os livros por conta da cronologia das histórias, mas queria que as tramas deles tivessem um fim, acho que já sofreram o suficiente e já contribuíram demais, acho que nesse ponto a autora já poderia seguir em frente.

4. Adorei a amizade do Kit com o Ty, com ou sem romance, eu gostei muito de como eles se entendiam. Fiquei muitas vezes frustrada, embora entendesse, com o que o Ty estava tentando fazer, por ele mesmo saber ser uma coisa errada, mas agora compreendo que a autora estava construindo a trama da próxima trilogia. Gostei da história revelada no final envolvendo o Kit, me deixou curiosa pra saber como vai se desenrolar, e gostei do final dos dois. (Cassandra Clare precisa urgentemente publicar um livro com as árvores genealógicas para ajudar a leitura dessas séries).

6. Eu amei também a trama política nesse livro, acho que foi a parte mais bem construída da história e os Dearborn foram vilões tão bons que me despertaram raiva de verdade. Eu teria ficado muito satisfeita se o destino da Tropa tivesse sido concluído, deixando apenas as consequências políticas para os próximos livros, pois sei que mudanças nesse âmbito são demoradas, o que tornaria a história mais crível, mas aparentemente Cassandra tem mais a contar nesse núcleo e resolveu continuar com esse enredo. Acho também que a mensagem de respeito ao próximo e tolerância às diferenças trazidas aqui são muito importantes e extremamente semelhantes a situação reais que aconteceram/acontecem em nossa história.

7. Thule foi outro ponto que gostei por um lado, pois trouxe uma Livvy e um Cameron muito interessantes, assim como mais dinâmica e uma nova visão muito legais pra história. Mas que por outro lado, também achei um pouquinho cansativo por conta da outra nova trama que começou aqui.

8. Gostei das tramas envolvendo Kit e Ash, acho que renderá uma história bem interessante pros próximos livros. Só não queria um Ash vilão, queria um quebra na linha que essa família vem seguindo. Também não gostei da volta daquele personagem que apareceu com Ash na cena final, acho que é uma trama que a essa altura, não precisava. Mas vou aguardar os próximos livros para descobrir melhor se gosto ou não.

9. Esperava um pouquinho mais da história daquele casal proibido do passado que surgiu no primeiro livro. Eu tinha amado a história deles e estava com a expectativa lá em cima pelas continuações, mas essa trama seguiu um rumo completamente diferente do que eu esperava, o que não foi ruim, mas que também não gostei muito por justamente esperar mais. Principalmente da moça, para o bem ou para o mal, mas senti que no meio de tantos acontecimentos, a importância dela foi se apagando.

10. E por fim, gostei do crescimento de personagens que antes eu não gostava tanto, mas que terminei adorando, como a Dru, o Diego e principalmente o Kieran.

Com tantos pontos positivos, essa história poderia ter sido muito melhor com menos páginas, com situações que não se arrastassem tanto, com reflexões menos repetitivas e algumas tramas que poderiam já terem sido concluídas aqui, deixando apenas as consequências para os futuros livros, mas Cassandra Clare parece ter dificuldade em desapegar dessas tramas e personagens antigos, de deixá-los como um apoio, e seguir em frente com os novos, o que tornou os livros longos demais, chegando a serem maçantes em alguns pontos.
E como disse antes, também esperava um pouquinho mais da trama envolvendo Annabel Blackthorn, por ser uma personagem multifacetada e com uma história tão boa, que iniciou tudo nessa série, mas que foi se perdendo e, na minha opinião, deveria ter tido um papel melhor nesse último livro, inclusive por ser a personagem no título. Dessa trilogia, o primeiro livro segue sendo o meu preferido. Apesar de tudo, estou curiosa com relação à continuação e com certeza lerei os próximos livros.
Nicoly292 06/08/2020minha estante
Concordo plenamente com o que você falou. É a primeira resenha que demonstra direitinho o meu sentimento pós-leitura dessa conclusão. Várias resenhas floreiam muito esse livro. Não deixa de ser bom, mas acho que faltou um "Que" a mais. Não sei explicar... Um ponto que eu queria compartilhar é sobre a resolução da maldição, achei um pouco apressada e meio que esquisita, esperava algo diferente, você também sentiu isso? Enfim, parabéns pelo texto. Também espero que esse lançamento saia logo, pois preciso PRA ONTEM rs.

~Yumi 05/08/2021

Ganhou meu coração! Amo todos esses personagens e foi muito bom ter eles todos juntos.. e também relembrar de muitos..(?º?º?)? (~???)~

Ray 27/06/2021

Encerrando mais uma trilogia da Cassandra Clare, e a mulher sabe fazer finais bons, viu. Apesar desse ter sido o livro mais demorado de ser lido por mim (acredito que a quantidade de páginas tenha influenciado), a leitura foi prazerosa e envolvente, mesmo que um pouco cansativa. Eu gosto do fato da autora nos dar vários pontos de vista, acho dinâmico e interessante. E com esse ritmo frenético e tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, eu só me perguntava como ia dar tempo de tudo se resolver. Quanto aos personagens, eles sempre foram muito cativantes, eu torcia e chorava por eles, e devo confessar que ficarei com saudades dos irmãos e de Emma. E falando em Emma, não sou fã de "deus vs machine", mas com essa protagonista minha opinião mudou, eu torcia muito pra que ela saísse matando todo mundo e sendo a caçadora mais poderosa de todas, talvez eu tenha me apegado bastante a ela...
E um adendo, a Cassandra ficou muito mais saidinha nesse livro, ein. Ela descreveu muitas cenas sensuais, coisa que não costumava a fazer nos outros livros dela. Até me espantei enquanto lia. Ah, e uma coisa que eu percebi que amei bastante, não só nesse livro, mas nas obras dela em geral: representatividade. Ela traz diversidade para os personagens dela, trata as orientações sexuais e identidade de gênero muito bem e com responsabilidade. Isso nos dias de hoje é super importante, e fico feliz que temos autoras que se atentem a isso. Enfim, sentirei falta desse universo, não sei se vou ler as continuações tão cedo, mas não é um adeus.
P.S: A Clave achou mesmo que deixar Idris para a Tropa daria certo? Aposto que dará problema nos próximos livros.
P.S2: Que raio de epílogo foi aquele??? A gente não tem UM MINUTO DE PAZ!!!
Lucie 27/06/2021minha estante
Doutor, Cassandra Clare foi o motivo do meu colapso

Manu 19/04/2021

Emocionante
A saga inteira foi uma experiência maravilhosa, na maior parte do tempo eu queria bater no Julian e na Emma, por estarem machucando um ao outro, mas no fim, graças ao Anjo, deu tudo certo!!!
Kit Herondale e o Ty merecem o mundo e eles têm o meu coração.
Malec, nem sei por onde começar, mas uma palavra basta: P-E-R-F-E-I-Ç-Ã-O
Além de que esse último livro foi o mais emocionante e que teve mais evoluções.
Começando pelo Kieran, que conhecemos por trás da máscara dele, ele sendo gentil e fofo e não o arrogante que ele era.
Cristina e Mark sempre pftos!
O Tavvy, meu Deus, fofo e ainda contribui muito na história, principalmente no primeiro livro.
A Dru mostrando que apesar de nova, ela pode ajudar mto e ela é mto inteligente e badass.
E é tão fofo ver o Ty e o Kit juntos, o kit sem entender o que ele sente pelo ty e tentando ajudar o ty enteder e aceitar o que aconteceu com a Livvy...
Mas no fim, o kit me dececionou um pouco pela escolha dele e acabou se afastando dos Blackthorn's por causa que ele entendeu errado o que o ty disse, ou melhor não disse, eu espero, e mto, que ele volte atrás e converse com o ty.
Além do Cameron e da Livvy badass em Thule.
É isso, não vou falar mais para não dar spoilers, mas agora é só esperar para o próximo livro que vai trazer a Dru e o Kit como protagonistas.???

"- Às vezes, você precisa proteger as pessoas contra as coisas que elas querem, do mesmo modo que as protege das coisas que elas temem." Shade para Kit ?

Mandhz 26/06/2021

Menos resenha, mais teorias
Acho que esta é uma das trilogias mais densas de Cassandra. Tanto é que na metade do livro já estavam acontecendo os desfechos, porque havia MUITA coisa a ser resolvida.

Bom, neste volume, uma quantidade considerável de núcleos se desenvolve. Aqui vemos o desenrolar do trio Mark, Cristina e Kieran; o elo entre Kit e Ty; o crescimento de Drusilla; o laço entre Julian e Emma; os segredos de Diana, e ainda tem a passagem dos personagens de TMI.

Como em TMI, houve também a exploração do multiverso. Isso me traz alguma preocupação de que a autora possa perder a mão e cair na mesmice - o que parece tolo, porque Cassandra tem se mostrado mestra em novos enredos. Com certeza haverá alguma história pós Artifícios das Trevas - não apenas pelo gancho final, mas também por todo desenrolar da história: há um destaque maior em Kit, Ty e Dru, sem esquecer de Jaime. Não conto tanto Diego, porque ele já teve sua estrela nos dois primeiros livros.

Como todos os livros do Mundo das Sombras, vale muito a pena ler.

(Eu estava lendo Fantasmas do Mercado das Sombras e parei no penúltimo capítulo, para ler esta trilogia, ou levaria grande spoiler.)

Lari 28/03/2021

Com certeza subiu na minha lista de melhores livros da Cassandra, só perde pra princesa mecânica e príncipe mecânico ?? Amei o desfecho da história junto com a explicação da maldição parabatai! ps: morrendo com o epílogo, tem que ter uma nova história pois essa semente já está plantadíssima no meu coração!!

Thalita382 20/08/2022

?????
Gente no começo parece que eles arrumam mais problemas do que soluções ? Sim, mas é incrível a escrita e a forma que a gente se sente conectado aos personagens. Chorei várias vezes e queria entrar e ajudar. Cassie obrigada por essa obra prima! Quero The Wicked Power ??