Rainha do Ar e da Escuridão

Resenhas -

Joyce Adrielle 15/09/2020

Você está preparado?
Não. Não estou.

Eu não sei nem o que comentar sobre esse livro. Na verdade sobre a trilogia em si. Você percebe o amadurecimento na escrita da autora (desde Cidade dos Ossos a todos os outros livros).

A parte um é meio monótona, com Julian tomando decisões que partem o coração. Com a família meio que perdida na dor do luto, todos tentando não se afogarem no sentimento de perda. E uma raiva enorme pela Tropa (não sei, tive a sensação que aquele ódio deles por tudo o que julgavam não seguir suas crenças está mais na nossa realidade do que desejariamos, por exemplo, a situação em que estamos passando no Brasil, mas isso não vem ao caso).

A parte dois é sensacional. A forma como Clare criou outra dimensão. Nos trouxe personagens que já se perderam de volta. Me fez entender que muitas vezes o fardo da culpa pode alterar toda uma vida. Chorei horrores.

E a terceira e última parte é fantástica. Todas as histórias são verdadeiras, todos os caminhos em algum momento irão se entrelaçarem...ou a forma como Clare já começou a colocar os pontos de vistas de Dru, Ty e Kit, a nova Clave. As pontas soltas e teorias que ela deixou de propósito para a próxima trilogia é volta a escrever FANTÁSTICA.

Sigo na minha maratona do Universo dos Caçadores de Sombras.

mavenmorrigan 10/12/2023

Melhor desfecho? Impossível
Amarrando com chave de ouro grande parte dos dramas protagonistas e primariamente secundários, Rainha do Ar e da Escuridão encerra e deixa um gostinho de quero mais para a próxima e última saga do mundo dos caçadores de sombras. Cassandra sempre sabe como alimentar seu público.

Emanuely58 04/11/2020

Como sempre o nível dos livros da Cassandra nunca diminuem.
Família Blackthorn tudo pra mim (?????)
Tbm gostei muito do final que os personagens de Os Instrumentos Mortais ganharam
Chocada com esse trisal maravilhoso

Paula 04/04/2020

Rainha do Ar e da Escuridão foi um livro cuja leitura eu adiei muito, em parte por não querer terminar a trilogia e em parte por medo de me decepcionar e, no fim das contas, não foi um final completamente satisfatório. Longe de ser um livro ruim, muitas coisas na história me agradaram e quero falar delas primeiro. (essa resenha terá spoilers de Dama da Meia-Noite e Senhor das Sombras)

Para começar eu amei como a Cassandra explorou as diferentes formas como o luto e a perda podem afetar as pessoas. Fica claro que cada Blackthorn (e agregados) lidou de um jeito com a morte da Livvy (ênfase para o Ty, obviamente), mas no fim todos tiveram que dar o seu jeito de seguir em frente. Além disso, o cenário político foi explorado com maestria. Desde o primeiro livro a Paz Fria, a intolerância e o medo vem criando uma situação instável dentro da organização dos Caçadores de Sombras, e nesse terceiro livro as coisas finalmente explodem e, com isso, nós vemos diferentes alianças se formarem e diferentes pontos de vista, não apenas o bem e o mal, e isso abala profundamente a Clave. Fora as crises dentro do próprio Reino das Fadas, que foram muito interessantes também.

Outro ponto que me agradou muito foi o destaque que o Kit, o Ty e a Dru receberam. Eu amo a relação do Kit e do Ty e eu adorei as cenas deles durante o livro, a gente conseguiu conhecer mais do Ty e principalmente, conhecer mais do Kit (e isso deixou um ótimo gancho para a próximo trilogia da Cassandra). A Dru apareceu muito mais que nos dois primeiros livros e eu amei como ela é corajosa e engraçada.

E o que provavelmente mais me surpreendeu positivamente foi a relação Kieran, Mark e Cristina. O desenvolvimento foi lindo e eu não esperava gostar tanto dessa relação deles, mas eu completamente me apaixonei pelos três. O Kieran é um dos meus personagens preferidos de TDA (junto com o Ty) e eu fiquei muito animada com o final dele.

Como todo bom livro da Cassie, ela obviamente trouxe vários personagens e referências das outras séries, alguns que inclusive me fizeram chorar muito (malec cof cof jessa cof cof).

Porém nem tudo são rosas e o meu principal problema com o livro foram justamente os personagens principais: Julian e Emma. Eu nunca desenvolvi nenhum afeto especial pelo relacionamento dos dois e, de todos os protagonistas masculinos da Cassie, o Jules é o que eu menos gosto. Nos dois primeiros livros eu até gostava das cenas dos dois, contudo em Rainha do Ar e da Escuridão elas se tornaram repetitivas e cansativas e não parecia que estavam realmente acrescentando algo à história. Mas minha principal decepção foi a maldição parabatai. Mesmo antes de Dama da Meia-Noite sair a Cassie já falava que o foco da série eram parabatais apaixonados, e eu achei que no fim isso seria o principal causador dos problemas ou das soluções, e não foi nenhum nem outro. No fim essa situação foi resolvida rápido demais, a princípio sem consequências graves. Além disso explicação da maldição ficou vaga e rasa. Bastante frustrante.

Com tudo isso, foi um livro que eu gostei e uma leitura que eu aproveitei, porém não foi uma conclusão tão boa quanto Cidade do Fogo Celestial e Princesa Mecânica. Com certeza eu vou sentir saudades desses personagens e tô muito animada pra série que vai seguir essa (embora ainda vá demorar).

Tai Costa 26/02/2022

Que livro! Que trilogia!
Que livro perfeito!
Que trilogia maravilhosa!
Esse livro é ação do inicio ao fim!
Adorei as cenas no Reino das fadas... Conhecer mais da corte Unseelie... Como o personagem Kieran evoluiu!
Toda a Caçada Selvagem... Termino o livro amando o Gwyn!
E Thule?
Adorei ver como seriam as coisas se o final de Os instrumentos mortais tivesse sido diferente...
Amei o plot do feiticeiro "Shade"!
A cena da reunião que o Julian armou... Nossa... Aquele capitulo foi perfeito. Vimos ai como o Julian é forte! Amei quando ele disse "Eu dirigi esse Instituto por cinco anos... ". Pisouuu
Gente e o que foi aquela cena de batalha?! O Julian e a Emma verdadeiros Nephilin!!!
Fiquei pau da vida com a Zara e com a situação de Alicante.
Mas muito feliz pelo novo Inquisidor!
Que livro! Que trilogia!

Spoiler abaixo
....
....
Gente... Esse plot do Kit ser descendente da primeira herdeira... Vem aí no twp eu acho... Rsrsrs
Essa situação de Alicante com a Tropa tb deve vir ai...
E esse Jace de Thule chegando com Ash... Vai dar ruim!
Aaaa.... Tessa ta gravida!
Aaaa... Casamento Malec!!!

Lu_Augusto 09/02/2024

É assim que a Cassandra Clare vicia seus leitores.
Que jeito melhor de encerar uma trilogia com um calhamaço de mais de 700 páginas com tudo acontecendo.
O livro já começa caótico com a família Blackthorn tendo que lidar com as consequências dos acontecimentos do último livro, que já foram de deixar qualquer um louco, daí pra frente só piora.
Entramos numa sequência de um jogo de xadrez, onde cada lado vai movendo as peças e tendo que já planejar os próximos passos ...
Mas também, há muito coração e sentimento envolvido, isso faz toda a diferença, principalmente no final.
Foi maravilhoso acompanhar toda a família Blackthorn, Emma e os outros caçadores de sombras que já amamos aqui.
O livro é simplesmente maravilhoso!
PS: só não dei cinco estrelas porque discordei do que Cassandra Clare fez com Idris e os que lá estão... Mas, conhecendo ela e sabendo que ainda vem muito pela frente, sei que isso teve um motivo e trará desdobramentos.

Diovana Estevam 25/03/2023

Finalmente terminei Artifícios das Travas e como sempre Cassandra Clare foi maravilhosa.
Demorei um pouco pra ler esse livro pois recebi tanto spoiler que quando cheguei na metade do livro sentia como se já o tivesse lido antes, mas mesmo assim persisti com a leitura e ela me surpreendeu, os acontecimentos do final foi tudo pra mim.

Pelo Anjo que trilogia maravilhosa?

Ana 13/05/2021

Estou destruída, Cassandra Clare TE AMO.
O que foi esse livro?
O que foi essa trilogia?
Sinceramente?! Favoritei todos livros e vou levar pra sempre como o amor da minha vida.

Eu não sei qual é a mágica que a Cassandra fez em mim, mas eu amo o universo e os personagens dela. Amo
fortemente.
Eu sofri tanto nesse livro.
E não só pelos acontecimentos, mas também pelo apego emocional com meus personagens favoritos.
É um livro denso, com várias perspectivas, personagens e tretas simultâneas. Ou seja, não é um livro pra devorar com a velocidade da luz, você vai perder muito detalhe.
Falo isso pois sou a expect em ler tudo de uma vez e nesse eu soube que precisava ir com calma.
Aconteceram tantas coisas inesperadas.
TANTAS coisas.
A Representatividade desse livro é linda.
A construção dos personagens, de suas diferenças, personalidades e formas de agir são lindas.
A forma que a Cassie retratou o discurso de ódio e o preconceito nesse livro foi tão incrível, despertou sentimentos demais em mim. O ódio, a raiva, a ira por pessoas que pregam isso.
Sobre o final:
Eu estou em êxtase.
O final foi o gancho pra próxima série e eu estou morrendo apenas.
Aos meus personagens favoritos desse universo:
Magnus, Jem, Julian e Emma, obrigada por tudo.
Pelos ensinamentos e frases. Por me fazer rir e chorar.

Sou muito cadelinha da Cassandra Clare.
É isso...

Larissa2765 15/12/2021

Por conta do final meio sem desfecho do livro anterior, vim imediatamente começar a ler o terceiro livro de artifícios das trevas.
Me irritei muito com o Julian no começo no livro. Acho que ele foi completamente insensato, varrendo os sentimentos dele para debaixo do tapete daquela forma, e também não achei que a Emma teve uma reação à altura em relação às atitudes dele.
No finzinho, teve uma leve dica sobre o que os próximos Livros podem abordar, e eu não sei como me sentir em relação a isso. Achei que o arco de Clary-Jace já tivesse terminado, mas enfim...

Alejandro 28/10/2021

Fechou com chave de ouro!
Da trilogia esse foi o livro que mais gostei, meio irônico por ser o último. Neste volume a Cassandra não enrolou em nenhum momento e olha que o livro é um calhamaço mas a leitura foi tão fluida que pareceu que foi o menor.  Teve romance na medida certa, inúmeras reviravoltas, várias batalhas, viagens, vários personagens amadurecendo. Tudo que um fã dela pode esperar ela entregou e ainda mais um pouco. E uma coisa que eu amo em seus livros é como ela consegue  facilmente misturar os personagens de suas séries anteriores de uma forma que faz todo sentido.
Embora de fato essa não foi a minha série preferida dela ( e acho que nenhuma irá superar As Peças Infernais), porém foi mais uma trilogia inesquecível, tanto pelos personagens quanto pelo os acontecimentos... E o que foi aquela última página? Não sei o que a Cassandra está tramando para essa "continuação" mas já promete.

_ Crescer é isso, não? Perceber que adultos  são pessoas com seus próprios problemas e segredos. Pág 568

lana!¡ 30/11/2021

mais uma vez cassandra não me deixando ter paz
eu não sei nem do que eu posso falar aqui meu deus, teve tudo nesse livro sei lá teve alegria tristeza, dedo [*****] e gritaria... é o melhor livro de artifícios das trevas, acredito que por ser o desfecho isso influencia um pouco, bem, porém achei interessante vários pontos e trajetos do livro e fiquei contente que todos os personagens aqui tiveram seus momentos de protagonismo e não foram deixados de mão e isso ficou bem legal por que deu mais pra conhecer cada um, as cenas de batalha e ação com certeza é um dos melhores altos aqui, te garanto, cassandra clare não decepciona nisso, cada página era um ataque cardíaco diferente. AMEI o final dos personagens, fiquei bem satisfeita com cada um, mas... não estou dando 5 estrelas pra esse livro por uma simples razão, que acho que quem já eu sabe do que estou falando: não gostei de uma certa personagem ter continuado viva depois de tudo, mas enfim quem sabes o que deu na cabeça da cassandra né.

e o final sensacional pra dar um ganho pro próximo livro que vai ter, já prevejo a merda vindo, que alegria! LEIAM TDA
V.v. 30/11/2021minha estante
Tia cassie é pft dms ??

Lay 05/06/2021

Pelo Anjo! Que fim foi esse, minha gente? Sinceramente, Cassandra pode continuar escrevendo histórias sobre Caçadores de Sombras, fadas, feiticeiros, vampiros e o que mais ela quiser que eu continuarei lendo, me surpreendendo e querendo mais.

Dama da Meia-Noite nos trouxe uma nova trilogia, Os Artifícios das Trevas, fomos para cinco anos depois do fim da Guerra Maligna e focamos em uma nova família, os Blackthorn, que vivem no Instituto de Los Angeles, mas os problemas são sempre os mesmo: demônios, seres malignos que querem dominar tudo, amores impossíveis, batalhas homéricas, perdas irreparáveis. Ainda nesse livro descobrimos que Julian (meu amor ao lado de Magnus, claro) se apaixonou por Emma, sua parabatai, o que é proibido pelas leis dos Shadowhunters, mas então veio Senhor das Sombras e nos mostrou que não era apenas uma lei que os impedia de ficar juntos, uma vez que Emma também está apaixonada por Julian, há uma maldição por trás disso tudo, que implica em tornarem-se monstros, causando dor e sofrimentos para qualquer pessoa, inclusive sua família, o que eles não cogitariam de maneira alguma, afinal sabemos tudo que Julian fez pelos irmãos e para manter a família unida ao longo dos últimos anos.

Enquanto sofrem por um amor que não podem viver, e que cresce e fortalece a cada dia, ao lado de Cristina e Mark, precisaram enfrentar demônios (porque eles não deixam de vir porque você está com algum problema, né?), lidar com a Tropa, que ganhou poder nos últimos tempos com suas ideias preconceituosas de separar os integrantes do Submundo dos Caçadores de Sombras, e ainda enfrentar um ser que voltou dos mortos. Pouco? Cassandra arrebentou meu coração (e acredito que o de todos que leram Senhor das Sombras) com aquele final, o que nos leva ao começo de Rainha do Ar e da Escuridão, momentos após a morte de Livvy.

A Tropa ganhou mais poder; a perda de Livvy é mais uma dor para Julian suportar; o sentimento por Emma só aumenta e ele percebe a maldição se manifestando nele. Desesperado, vai até Magnus para que o feiticeiro, mesmo doente, lance um feitiço para tirar seus sentimentos por ela. Mas como seria Julian sem sentimentos por Emma? Seria possível continuar sendo a mesma pessoa?

Como mencionei, Magnus (meu amor maior) continua doente e na verdade, piorando, assim como todos os feiticeiros e a causa parece muito distante de ser descoberta. Da mesma forma, a praga está se espalhando, depois da Floresta Brocelind, também já é possível vê-la em mais lugares. Jace e Clary, que foram ao Reino das Fadas em uma missão para a Clave, estão desaparecidos; Alicante está nas mãos da Tropa; o futuro parece cada vez mais preocupante e Julian e Emma são enviados em uma missão ao Reino das Fadas para reaver o Volume Negro dos Mortos, que estava com Annabel quando ela foi levada pela Corte Unseelie.

Ver Julian sem demonstrar seus sentimentos foi cruel, ele, sempre tão intenso em suas demonstrações de afeto com os irmãos, não parece a mesma pessoa. Ainda mais em um momento de dor para toda a família, quando precisam apoiar uns aos outros, e quando precisa embarcar em uma missão não desejada ao Reino das Fadas. O único alento é que ele sabe que seus irmãos estão juntos em Los Angeles, longe de Alicante e da ameaça da Tropa e seus seguidores. O problema é que eles descobrirão um segredo tenebroso na Corte Unseelie e passarão por tantos perigos que nos fazem duvidar de que conseguirão retornar para casa. E por falar em fadas, Kieran entende cada vez mais os Caçadores, principalmente com o tempo que tem passado com eles, e isso realmente mexe com ele, o que eu vi como algo muito positivo. Sem falar que a relação dele com Mark e Cristina também fará dele uma pessoa melhor (amo demais).

Ty continua com seu mais novo amigo inseparável, Kit Herondale, que finalmente vamos conhecer um pouco mais de sua história, e este é de fato um momento em que ele precisará de um amigo. Dru, que se sente ainda mais sozinha, começa a descobrir sua força e se mostra muito mais esperta e atenta do que seus irmãos imaginam; Tavvy, continua sendo um fofo e Helen, e Aline, claro, precisarão se adaptar a vida no Instituto, quando tudo que os garotos querem é a presença e o conforto que Julian proporciona.

São quase oitocentas páginas de suspense e ação que, quando poucas cenas felizes ocorrem, nos agarramos a elas com todas as forças e eu só torcia para que no fim, os personagens que aprendi a amar ao longo da série e da trilogia, tivessem um pouco de merecida paz: que Ty conseguisse continuar vivendo sem sua gêmea e não fizesse nenhuma besteira no caminho; que Dru conseguisse perceber que tinha espaço para ela na família, ainda que muitas vezes não parecesse; que Mark, Cristina e Kieran pudessem ficar juntos; que Aline e Helen pudessem ficar de vez em Los Angeles e não voltar a serem exiladas; que Julian e Emma pudessem ficar juntos e não despertar nenhuma maldição; que eles descobrissem a cura para a doença dos feiticeiros e para a praga.

Para quem já conhece os livros da Cassandra, sabe como são as coisas e Rainha do Ar e da Escuridão não foge à regra. A história é intensa, envolvente e termina daquele jeito: com muitas promessas para, quem sabe, uma nova trilogia, série, que eu tranquilamente lerei se ela escrever. Se tiver ainda esses personagens, melhor ainda. Será incrível reencontrar Jem, Tessa, Kit, Julian, Emma, Ty, Dru, Tavvy, Helen, Aline, Mark, Cristina, Kieran, Jace, Clary, Magnus e Alec.

site: http://www.detudoumpouquinho.com/2021/05/resenha-rainha-do-ar-e-da-escuridao.html