Rainha do Ar e da Escuridão

Rainha do Ar e da Escuridão Cassandra Clare
Cassandra Clare

Resenhas -

Cicin 12/10/2020

Eu simplesmente amo todos os livros da Cassie e esse universo maravilhoso, claro que com TDA não foi diferente. Ver a interação dos irmãos Blackthorn, entre eles e seus amigos é maravilhoso. Você consegue sentir que é o amor que os uni, é impossível não se apegar e se envolver nessa história. "Rainha do Ar e da Escuridão" fechou essa trilogia com chave de ouro, Cassandra Clare sempre consegue nos surpreender e nos fazer amar ainda mais o universo shadowhunters.

Danny 05/12/2021

como não finalizar uma trilogia
Como eu posso começar a falar mal desse livro? Vou começar pela sinopse.
Após os acontecimentos do segundo livro, após a morte e a destruição Annabel deixou. A clave sucumbe ao medo e trapa ganha poder e dar seu golpe. Emma e Julian vão para o mundo das fadas para recuperar o livro preto dos mortos e se vingar de Annabel. A tempo de retornar para derrotar a tropa, impedir uma guerra e parar a maldição parabatai.
Agora as reclamações.
O livro é enorme e sem necessidade, falta um bom editor pra Cassandra. A história é repetitiva e nada de relevante acontece por boa parte do livro. Por exemplo. Mas uma vez uma aventura no mundo perigoso das fadas atrás de um rei fada. Exatamente o plot do segundo livro. Cadê a criatividade?
O que foi aquele trisal? Clare passou os dois livros anteriores, desenvolvendo a combinação de três casais, três romances e DO NADA ela jogam um casal poli amor de três. Não fez sentindo nenhum.
Aquela explicação do laço/quebra do laço parabatai foi ridícula, muito mal trabalhada. Uma vergonha.
E mais uma vez temos a repetição de enredo, A tropa, é o Valentim, só que com outro nome. Novamente o vilão é preconceito, o racismo a superioridade nephelim e fim de todos os seres do submundo e de quem os apoiam.
Enfim você ler o livro, vê as pessoas da tropa fazendo coisas horríveis, eles matam, mentem em nome da causa. Dão um golpe político e saem impunes. A clave é maior piada já criada na história da fantasia. Não entra na minha cabeça como a clave ainda existe e pior, Clare tá nem ai matando inocentes em seus livros, mas não é capaz de punir criminosos, e quer me vender um final de piedade, misericórdia e perdão, para o que não tem perdão. Quando fica nítido que essa é uma solução bosta, que só vai resultar em mais merda no futuro e vem a ai mais uma vez o fato da impossibilidade probabilística da clave ainda existir, se a Clare fosse uma escritora séria.
Cassandra colocou outra dimensão alternativa, onde emma e julian descobriram muitas respostas para seus problemas e onde Cassandra vai usar como fonte de problemas para sequencias futuras. Enfim nesse mundo ela tentou nos vender a ideia de que A clary é importante, sim aquela clary de instrumentos mortais, sem treinamento, sem educação, egoísta e mesquinha que fazia tudo o que queria sem pensar nas consequências e tinha que ser salva pq não sabia se defender sozinha.
O que salvou o livro foi o plano de Julian, pq eu estava extremamente irritada com tudo nesse livro, ninguém tem um cérebro. Nem o Ty, que era para ser o inteligente. É tanto Adolescente e adulto fazendo merda, que perco a paciência. O magnus não salvou o mundo, fiquei surpresa fiquei, Clare saiu da casinha. Julian elaborou um plano muito bem, ficando a frente da tropa deu gosto de ver.
Finalmente eu acho que essa história da Cassandra já saturou e ela não tem o que escrever mais, é sempre a mesma coisa. O vilão é igual, só muda o nome, o mundo é salvo pelo magnus e necromancia de novo e de novo. Ou você inova esse mundo ou finaliza de vez, ficar lendo a mesma coisa é uma falta de respeito com o leitor. Ela só quer encher os bolsos de dinheiro como esses roteiros repetidos.
O Terceiro livro não finalizou bem essa serie que tanto gostei, amei o primeiro e segundo livro. São meus favoritos. A emma e os blackthorns são protagonistas incríveis, não erram irritantes, dava gosto ler sobre eles. Nessa série é notável a melhora na qualidade da escrita da clare. Mas no último livro ela se perdeu, ela voltou para o seguro, para o ela já fez. Ela precisa se arriscar e inovar em histórias, é um universo bem rico e grande, ela pode fazer tanta coisa. A leitura desse livro foi penosa, parecia que acabava nunca e quando acabou o sentimento era de que era melhor não ter lido. Porque o final não agradou. Aberto, provavelmente para sequencias futuras.
Pérola XP 05/12/2021minha estante
Amei o início da resenha: "Como posso começar a falar mal desse livro?" ???

Rafael 17/02/2020

E se a condenação for o preço do amor verdadeiro?
IG: @crushforbooks

Depois do final chocante de Senhor das Sombras, estava bem animado para o terceiro e último livro de Os Artíficios das Trevas. Mas apesar de ser um bom livro, Rainha do Ar e da Escuridão possui alguns problemas, o que tirou a chance de uma conclusão grandiosa.

O principal problema é em torno da maldição parabatai, a grande motivação dessa trilogia. Depois de uma tensão criada por dois livros, a solução é fraca - por mais que faça sentido o porquê de parabatais não poderem se apaixonar após o motivo apresentado, a resposta é tão jogada que soa até confusa em certo momento, principalmente o resultado envolvendo Julian e Emma após ela. O passado do Rei Unseelie também sofre do mesmo problema: uma tensão criada em torno disso, mas que acaba não levando a lugar nenhum.

Pelo menos os personagens continuam ótimos como nos livros anteriores. Emma e Julian continuam ótimos protagonistas, o que nos faz torcer por eles; e Cassandra ainda dá mais destaque à Ty, Kit e Dru - por mais que os dois primeiros tenham me irritado em poucos momentos, o plot foi interessante. Mas sem dúvidas o grande destaque foi Mark, Cristina e Kieran. Eles foram o melhor do livro, de longe, e o desenvolvimento dos três me convenceu bem mais que o feito em As Peças Infernais.

Outro ponto positivo foi a política inserida na trilogia. Em As Peças Infernais e Os Instrumentos Mortais ela estava lá, mas é aqui que seu destaque é maior e ela funciona bem parecida com a nossa. Apesar de Cassandra ainda pecar em criar cenas extensas e que acabam parecendo desnecessárias, esse ponto acaba ajudando a aliviar essa situação. Muitas cenas podem parecer desnecessárias - principalmente as em Thule -, como em outros livros do universo, mas aqui terão importância ao longo da trama.

Em um geral, Rainha do Ar e da Escuridão foi o mais fraco final de trilogia/série da Cassandra, mas ainda assim teve pontos positivos e deixou ganchos interessantes - sim, estou falando "daquele" personagem - para The Wicked Powers, a próxima e última trilogia desse universo (ao que tudo indica). Se Cassandra souber trabalhá-los, teremos três futuros livros incríveis!

site: https://crushforbooks.blogspot.com/

Lala 15/04/2024

Só não dou 5 estrelas, pois estou descontente com muitos detalhes, mas entendo que sejam ossos do ofício. Ainda assim fico chateada que muitas coisas foram deixadas em aberto. Um final de uma trilogia deveria ser O FINAL. tudo resolvido e isso não aconteceu, ainda assim, sei que minha insatisfação é fruto do meu engajamento na trilogia, conexão com personagens e profundo interesse na história. Estou aguardando a próxima trilogia. No geral muito interessante, 0 paz, apenas caos na maior parte do livro.

Nessa_Abr 28/12/2020

Leitura carregada de emoções
Sou suspeita pra falar já que Cassandra Clare é minha autora preferida e o magnífico Universo criado por ela é TUDO pra mim, porém confesso que tive um certo receio em ler esse livro já que o anterior me destruiu.
Cassandra sendo a rainha icônica que é me surpreendeu praticamente no livro todo, chorei muitooo, algumas partes foram extremamente pesadas, a autora faz diversas críticas sociais relevantes; mas também dei boas risadas e me emocionei em grande parte do livro. Cassandra sabe como escrever cenas intensas e já estou acostumada com isso, a intensidade é gigante e está em cada página, principalmente quando ela reúne personagens de outros livros.
Então, basicamente eu amei esse livro, ótimo pra fechar o ano com chave de ouro.
Cassandra tem um dom lindo, escreve como ninguém e acabou comigo ( principalmente no capítulo 32, foram lágrimas incontroláveis), por fim ela construiu personagens maravilhosos, nada perfeitos, cheios de inseguranças e incertezas mas que com o passar das páginas foram crescendo e sendo ainda mais incríveis, tenho um carinho especial por todos, espero encontrar Julian, Emma, Dru,Ty, Livvy, Kit, Tavvy, Cristina, Mark, Kieran, Diego, Jaime, Diana e Gwyn em breve nos próximos livros, amo todos.

Seavon 26/03/2021

Melhor Trilogia da Cassandra
Esse foi o último livro da trilogia Artifícios das trevas, e agora eu posso falar com tranquilidade que é a minha favorita. Muitas cenas de ação, reviravoltas, estratégias, contratempos, enfim um aglomerado de tudo que eu amo.

A política da Clave foi muito bem trabalhada pela Cassandra, a forma como ela retratou o preconceito ali existente e finalizou um ciclo de ódio e matança me surpreendeu muito.

Os personagens tiveram seu desenvolvimento incrível, os relacionamentos foram explicados e os povs da Dru explicados.

O epílogo deu uma ponta perfeita para a próxima trilogia, estou ansiosaaa
LiteraBia 26/03/2021minha estante
Preciso começar muito essa trilogia

Seavon 27/03/2021minha estante
super recomendo, teve muita ação mas também um baita desenvolvimento fenomenal!!

Pedrinho 28/04/2020

Sobre um universo que ficará em nossa memória para sempre!
Uma experiência fantástica acompanhar o final de "Os Artifícios das Trevas" com aquele bônus de saber que vem muito mais pela frente (em outras séries) e que a possibilidade de revermos os amados personagens é grande. Embora tenha quase 800 páginas, a leitura flui muito bem, principalmente na primeira parte da história. Esse livro não é tão bom quanto os dois primeiros, mas acredito que foi bem feito. Ponto de atenção apenas para o excesso de foco narrativo dado aos personagens de "Os Instrumentos Mortais". Eu amo eles, mas já tiveram a vez deles em seis grandes livros. Deveria ser a vez de novos personagens brilharem sem a sombra deles em cada ação.

Isa 21/04/2021

trilogia concluída
Estou rendida por essa trilogia, sério. Esse último livro foi um mix de emoções para mim, eu surtei de raiva, alegria, tristeza, era como se eu fosse parte da história. A construção dos personagens e das cenas continuam perfeitas, afinal, Cassandra Clare é muito boa no que faz. Emma e Julian se tornaram meu casal preferido, assim como o triângulo Cristina, Kieran e Mark. As cenas de batalhas, caramba, foram perfeitas, eu me impressionei MUITO. Eu com toda certeza irei recomendar para todo mundo, e Artifícios das trevas se tornou minha trilogia favorita, e agora que terminei me sinto vazia, chorei muito quando terminei, e acho que vai ser difícil encontrar uma trilogia de fantasia que possa substituir essa.

kote 06/04/2021

finalmente acabei
ufa achei que não ia terminar essa releitura nunca mais depois de tantos dias!
mas enfim, eu gostei mais do final dessa vez do que na primeira vez que eu li, apesar de ainda achar ele meio fraco comparado ao das outras trilogias da cassandra pORÉM acho que é um bom gancho pra twp e espero que a MALDITA cassandra saiba administrar o que ela fez aqui pra não virar uma bomba

Liih 30/03/2021

Que conclusão épica
Uma trilogia muito intensa, com personagens muito bem escritos. O desfecho da trilogia Os Artifícios das trevas terminou de uma forma maravilhosa. Demorei para gostar de alguns personagens e o primeiro livro é um pouco denso, mas a estória vale a pena a ler. Aqui temos de tudo, fantasia, romance, política, fadas, guerra, amor, e muitos shadowhunters. Recomendo.

Thaynabea 30/08/2023

Surtos e surtos
Cassandra Clare, eu juro que um dia dou um tapa em você, simplesmente sensacional.
Nunca imaginei que Emma e Julian se tornariam
o que se tornaram, Jesus, era óbvio ou eu que sou lerda? Eu não tenho essa resposta, só sei que eu amei e fiquei surtando por horas e horas, soltava o livro e ficava pulando, chorei, fiquei em choque e com esse final, Cassandra meu amor, como assim??? Meu deus do céu, necessito ler todos os livros da Cassandra, é sobre, apaixonada mais ainda por esse universo.

distritodoslivros 20/03/2021

Fiquei sem ar
Eu gostaria de saber o que este livro está fazendo na minha casa e pq ele não está no museu do Louvre??? Que obra de arte.
Sempre fui megafã da Cassandra, amo o jeito como ela consegue escrever um calhamaço e ainda assim não deixar a gente cansar do livro. Foi uma leitura incrível e uma trilogia muito MUITO sofrida meu deus kkkkkkk. Só não acredito nesse final em aberto que ela deixou, e queria um pouquinho mais de Julian e Emma no final
Ju 22/03/2021minha estante
esse final foi em aberto pq a cassandra vai lançar mais uma trilogia que vai se passar depois dessa

distritodoslivros 22/03/2021minha estante
Sim eu imaginei, mas achei que a próxima trilogia depois de últimas horas ia focar mais no kit e no ty (não lembro onde li isso)

Sou a Ray 21/12/2023

Simplesmente maravilhoso
O que foi esse livro? Manooooooo
Não parei de fazer marcações!
Quantas informações sobre o mundo das fadas e dos nefilins! Guerra e magia ?
Amo os blackthorn com todo meu coração ?
E sobre Julian e Emma? SIMPLESMENTE SAO GIGANTES!!! (?)
Amo absolutamente cada página que Alec e Magnus aparecem ??? Muito satisfatório ver uma galera de instrumentos aqui nesse livro!
Toda a trama foi bem escrita e conduz o leitor a surtar kkkk
Amei meu triângulo amoroso TÁ? ?? lindos demais?? inclusive não aceitei uma morte lá, me emocionei muito com quem sentiu demais a perda?
Ódio (como sempre) da clave. E o final? GENTE PELO AMOR DE DEUS! A galera não tem paz!!!!!!!?
E vamos de próxima trilogia pq esse babado será de outro mundooooo kk?