Rainha do Ar e da Escuridão

Cassandra Clare

Resenhas -

Sara 21/04/2024

Uma loucura
Finalizou bem a trilogia com um bom gancho pra próxima e ultima trilogia desse universo. É interessante o plot que acontece quase no finalzinho com dois personagens, mas achei que a forma como a situação se resolveu foi bem qualquer coisa, mais uma vez aquilo do poder do amor, da família, amigos etc resolvendo problemas que parecem sem solução. No geral foi uma leitura gostosa e me deixou ansiosa para o lançamento de Os poderes perversos.

FlAvia1461 18/04/2024

Que série!
Terminando mais uma saga da tia Clare com o coração quentinho demais. Ter todos os personagens juntos e ver seus laços se fortalecendo? argh! Emma abriu um espaço especial em mim. Um dos meus personagens fav sem dúvidas! A sua forma de lidar com todos e com ela mesma, me lembra eu mesma.
No começo foi uma confusão pra conseguir lembrar de todos os irmãos, mas depois que você engata você não desaprende mais quem é quem. Cassandra tem um dom de por sempre personagens importantes na história, cada um deles vai ter sempre um ponto forte na história e isso é o que mais me deixa feliz. Ela sabe trabalhar tudo de maneira leve, que faz você ficar doida querendo saber mais e mais?.
Enfim, mais uma saga favoritada. Indico de olhos fechados!???

Lala 15/04/2024

Só não dou 5 estrelas, pois estou descontente com muitos detalhes, mas entendo que sejam ossos do ofício. Ainda assim fico chateada que muitas coisas foram deixadas em aberto. Um final de uma trilogia deveria ser O FINAL. tudo resolvido e isso não aconteceu, ainda assim, sei que minha insatisfação é fruto do meu engajamento na trilogia, conexão com personagens e profundo interesse na história. Estou aguardando a próxima trilogia. No geral muito interessante, 0 paz, apenas caos na maior parte do livro.

min 14/04/2024

Final incrível de trilogia
o livro foi enorme e toda hora acontecia uma coisa diferente pq todos os personagens tavam enfrentando diversos problemas
o julian e a emma me deram muita triste mas no fim so felicidade
gostei muito de como a cassandra resolveu todas as tramas e como tudo encaixou, o final me deixou muito supresa e to maluca pra ver oq vai acontecer
eu amei que tiveram muitas aparições dos personagens de tmi e mais felicidades pra eles, principalmente magnus e alec com uma familia feliz
to muito triste pelo final que ela deu ao ty e o kit ?

Zilet 14/04/2024

"A dor pode ser tão ruim que o impede de respirar, mas é isso que significa ser humano. Nós perdemos, nós sofremos, mas temos que continuar respirando."

Luísa 13/04/2024

Que trilogia impecável (Emma e Julian me adotem
Eu amei muito a trilogia e acho q ela terminou como deveria terminar, todos felizes, dentro do possível com tudo q tem acontecido obv. Só nn dei 5 estrelas nesse livro como nos outs pq achei a parte de Thule meio chatinha e mal desenvolvida.
Eu seria facilmente uma filha da Emma e do Julian ent já até chamo eles de meus papais; Mark, Tina e Kieran foram uma situação bem confusa p mim ent nn sei se gosto ou desgosto, Kit e Ty viraram meu império romano, Dru é uma princesa e dps da morte da Livvy ela sem dyvda virou uma das minhas favs, Tavvy e Helen nn tem nem oq falar né? uns queridinhos.
Enfim esses últimos capitulos deixaram o coração quentinho, todos eles merecem muito ser felizes

isa 09/04/2024

Bom mas não é o melhor
Esse livro pra mim despertou diferentes sentimentos em cada momento. Tem muita tristeza (como sempre né, é um livro da Cassandra Clare) mas também muitas coisas que me deixaram de coração quentinho. A maior crítica que eu tenho pra esse livro é q eu achei o desenrolar todo da Tropa muito fraco. A história em si da tropa já n era muito surpreendente, os integrantes eram sonsos e tudo se resolveu MUITO fácil no final, isso foi decepcionante, principalmente depois de ler toda a construção do Sebastian em TMI. Não acho que seja uma trilogia ruim, só não é, nem de longe, a melhor da Cassandra. Acredito que nesses livros os relacionamentos dos personagens é o que é mais desenvolvido ao longo da história. Por fim, o último capítulo tem meu coração todo, com a Emma e o Julian finalmente felizes juntos e o maior casal de todos (vulgo Malec) casados, não tem como não amar!

isaque.silva.75 09/04/2024

Um alívio, devo admitir...
Confesso que perdi o costume de fazer resenhas aki no skoob, mas esse livro precisava e MUITO!

Faz um ano e meio que adquiri o box de "Os Artifícios das Trevas" e devo admitir, estava empolgado em embarcar nas aventuras da Cassandra Clare, mesmo com a minha jornada de altos e baixos por "Os Instrumentos Mortais" e o resultado foi o seguinte:

Gostei bastante do primeiro livro. Teve um final corrido, mas no geral, eu gostei. Demorei um pouco pra ler o segundo, mas quando peguei pra ler nn demorei muito. Ele conseguiu me entreter, pelo menos. Mas quando chegou nesse terceiro livro... O jogo virou.

Depois de um ano empacado, e após várias resenhas negativas, eu voltei à leitura desse livro com uma certa esperança. Mas admito que não adiantou de muita coisa.

A impressão que eu tive com esse livro foi que a Cassandra Clare enrolou demais em focar no que realmente importava. Além disso, a quantidade de pov deixou a leitura bastante cansativa, fora que a autora transformou esse livro em um verdadeiro congresso político.

Não que livros de fantasia não possam discutir política, mas em alguns momentos isso me tirou da história. Me senti assistindo assistindo vídeos de campanhas e não lendo.

Enfim, não gostei desse livro. Os momentos que eram pra ser legais, foram ou super rápidos ou superficiais, o pior da trilogia.

Isa | @isatosta.pdf 03/04/2024

Ótimo livro 3!
Apesar de eu não gostar do Jullian, achei o terceiro livro o melhod dos três. É bem denso, grande, tem muitos acontecimentos, mas acho que Cassandra consegue amarrá-los de uma forma bem interessante, e deixando o famoso cliffhanger pra próxima história na cronologia do Cassandraverso. Amo o trisal e sempre irei defendê-lo!

Vou sentir falta do Kit e da relação de Mark, Kieran e Cristina, agora que a próxima trilogia disponível se passa antes do tempo deles.

Evelyn554 02/04/2024

"Enquanto você existir e eu existir, eu vou te amar."

Termino Artifícios das Trevas com um misto de emoções. Na minha opinião, os Blackthorn e a Emma entregaram tudo desde o primeiro livro. Foi incrível e doloroso acompanhá-los ao longo da trilogia, e sinto que a Cassandra desenvolveu bem todos os personagens, de forma que consegui me envolver com todas as tramas da história.
Além disso, a questão política é de extrema importância nesse livro, uma vez que o governo dos Caçadores de Sombras começa a ruir de dentro para fora, e a forma como tudo acabou me deixou ansiosa para a próxima trilogia (que só Deus e Raziel sabem quando vai sair).
No final de tudo, a Cassandra conseguiu reunir todos os personagens e eu me sinto absurdamente feliz por vê-los novamente e extremamente orgulhosa de cada um deles (me sinto como aquela tia que fala "meu deus, eu vi você crescer").
Enfim, eu amo a Emma e o Julian, o Mark, a Cristina e o Kieran, o Ty e o Kit, e todos os demais personagens apresentados para nós nessa trilogia (da mesma forma que sinto que amo ainda mais os personagens das trilogias anteriores que apareceram aqui). Obrigada por tudo, Cassandra Clare.

Obs: na minha opinião, o Kieran e a Cristina não possuem tanta química quanto o Mark e o Kieran, ou o Mark e a Cristina. Parece que foi uma coisa muita rápida entre os dois e com pouquíssimo desenvolvimento. Mas não vou negar que acho bonitinho os três juntos.

"- E quando um dia as pessoas olharem para trás e pensarem no que significou a minha vida, não quero que digam "Alec Lightwood lutou na Guerra Maligna", nem mesmo "Alec Lightwood foi Cônsul". Quero que pensem "Alec Lightwood amou tanto um homem que mudou o mundo por ele"."

Bubsvil 02/04/2024

O que dizer além de que os Blackthorn's são os melhores e só a tia Cass sabe escrever um bom trisal

jana.mont_ 31/03/2024

Rainha do Ar e da Escuridão
Nesse terceiro e último volume da trilogia Os Artifícios das Trevas, vamos acompanhar o desenrolar das complicadas relações amorosas e também podemos conhecer mais a fundo os costumes das terras das fadas. Além de uma grande e drástica mudança no universo dos Caçadores de Sombras.