A tradição da fábula

A tradição da fábula Maria Celeste Consolin Dezotti

Resenhas - A tradição da fábula

sayxown 04/09/2023

A tradição da fábula
Gostei bastante desse livro! é uma antologia muito boa. é interessante pensar em como esse gênero se reenventa e ao mesmo tempo se mantém relevante.

-Louie 04/01/2024

Finalmente terminei ?
Não me levem a mal, é um ótimo livro, mas parece que demorei um século para ler!

O que acontece é que esse livro é um ponto de partida incrível para quem quer começar a estudar a fábula a nível de graduação. O livro conta com explicações sobre os fabulistas, apêndice com detalhes de coisas citadas nas fábulas (parte que me interessou muito e tornou a leitura delas mais fluída), uma extensa bibliografia comentada, além de um quadro com as relações intertextuais entre diversos autores. Tudo isso é maravilhoso para quem é estudioso da área, quem realmente vai se aprofundar nesse gênero textual. Porém, no meu caso, eu queria apenas entender um pouquinho mais sobre esse tipo de texto, como ele surgiu e mais fábulas. Um livro para me entreter mesmo. E o livro conseguiu sim fazer isso, mas trouxe também muito mais informações do que eu desejava e acabou virando quase um estudo (de forma alguma isso é uma crítica, pois é muito bom e detalhado, mas mais denso do que eu esperava).

Algo a se ter em mente ao ler esse livro é que as fábulas constituem um gênero textual milenar e passando por diversos fabulistas vamos ler as mesmas histórias com apenas algumas diferenças, o que faz com que o livro se torne repetitivo às vezes.

Enfim, um livro complexo e muito completo, mas não a melhor opção para se entreter (na minha opinião).

P.S.: senti falta de fábulas brasileiras. Monteiro Lobato e Millôr Fernandes são citados no quadro de relações intertextuais, mas não tem nenhum texto sobre eles ? ("De Esopo a La Fontaine" é levado bem ao pé da letra).