Perelandra

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luiz Souza 04/01/2024

Terra Laranja
O livro conta a história de Ransom que foi para Perelandra a terra laranja que no caso é Vênus , ele conta tudo ao seu amigo Lewis como foi essa grande aventura.

Lá ele fez amizade com Dragão, com a Dama Verde e se deparou com criaturas bem diferentes do planeta Terra.

A história é bem interessante e bem filosófica por sinal com descrições fantásticas.

Ótima leitura.

Anezio 10/04/2024

Uma visita ao planeta do amor
Segundo volume da trilogia cósmica de C.S. Lewis não deixa a desejar em relação ao primeiro. Na verdade ele consegue ser até mais afiado para tratar de um mundo não caído nesse segundo volume.

Os paralelos que ele consegue fazer trazendo a tradição bíblica à baila são muito bons. Por certo para quem é um cristão o livro é mesmo uma leitura muito agradável: uma história de ficção científica, com base nos preceitos cristãos, sem ser proselitista.

Tal como no primeiro volume, o autor não tem a menor intenção de ter alguma precisão científica. A ideia é falar de relações humanas, de nossa natureza caída comparada à seres não caídos e etc e não falar de lançamento espacial, das implicações de ficar em gravidade zero por um tempo considerável.

Quanto a solução que ele dá para resolver a trama do livro, eu confesso que esperava mais e, certamente ele poderia fazer melhor, mas ainda assim foi um final bem interessante, mostrando inclusive que às vezes, mesmo no último momento, ainda podemos vacilar e ser enganados por nosso coração.

Gabriel Hudson 19/08/2020

Fantástico
As alegorias e referências são muito ricas e belas.
A história em alguns momentos se perde, mas eu acho que é próprio da explicação de coisas que superam o que nos é conhecido.

É uma exaltação ao belo, a luta entre o bem e o mal.

juliafinamore 04/09/2020

grande reflexão
eu tirei meia estrela do livro por causa do miolo, diferente do primeiro, esse livro eu demorei muito pra concluir. lewis se propôs a trazer uma ficção científica mas o debate filosófico teve muito mais espaço. porém, eu não posso deixar de dizer que esse livro é maravilhoso (principalmente o final). claro, precisamos levar em conta que é uma FICÇÃO e isso é óbvio, muitas pessoas tentam encontrar alegorias e mais alegorias em lewis, tirando sua licença criativa. lewis deixa muito mais claro a relação com o cristianismo do que no primeiro livro. a única coisa que faltou pra mim foi um pouquinho mais de ação, mas fora isso é um baita livro.

vanessaxclementino 18/04/2024

Perelandra
"Fale sempre de nós com Maleldil, assim como nós sempre falaremos de você. O esplendor, amor e a força estejam com você."
(p. 314)

iria dar cinco estrelas facilmente, pois além de uma escrita linda foi até mais empolgante que o primeiro livro, de certa forma, porém ainda não consegui ignorar como fiquei incomodada com as referências pagãs e concepções difusas que Lewis apresentou.

J. Anderson 02/10/2021

Perelandra é o Éden?!
Publicado pela primeira vez em 1943, no segundo livro da trilogia cósmica,
Jack nos leva à Perelandra, mundo que conhecemos por Vênus.
O inicio dessa história pode ser vista como o fim do livro, pois narra tanto a partida como a chegada de Ransom na terra.
No inicio do enredo, Lewis começa a sua narrativa
em primeira pessoa, sendo um personagem, amigo de Ransom, o qual
escrevia as aventuras do amigo, e que testemunhara a aparição do ser ''espiritual'' Oyarsa.
Após a narração dos primeiros capítulos, a narrativa fica em terceira pessoa, pois conta a
aventura e as lutas que Ransom passara naquele planeta.

Nesse enredo, Ransom é levado por Meleldil a Vênus, para cumprir uma missão.
Evitar algo terrível naquele mundo! E dessa vez, o nosso herói não foi sequestrado.
Ele foi levado para o espaço em um caixão!
Uma história envolvente, em um mundo puro e inocente, onde não existe a maldade.
Diferente do livro anterior, Lewis deixa claro sobre a fé de Ransom em Deus.

Perelandra, é um mundo onde não há muitos habitantes, a apenas dois seres com semelhança de um ser humano, nus e inocentes. Uma história que tem uma forte semelhança com a do nosso mundo, precisamente a do Éden. Em meio ao enredo,
há a menção da historia do criador do mundo, o Meleldil, o ser que se tornou um
homem em nosso mundo. (o ser que nos faz lembrar de Jesus)

Há um riqueza muito grande no enredo, não apenas em sua história, personagens ou cenários.
Através dos debates que ocorre ao longo da narração, sobre religião, espiritualidade e Força-Vida e até mesmo sobre o fim do mundo, horas complexa, horas fluida que nos fazendo mergulhar nessas questões.
Ransom foi tentado a desacreditar em sua fé, pelo maligno, o ser que tomou o corpo de Weston, o ser a quem deveria vencer, fazendo-nos lembrar, que nós também passamos por determinadas situações que nos desanima e colocamos em duvida a nossa crença.

A história é incrível, por mais que tenha demorado para desenrolar, porém a obra não foi afetada e segura o leitor do seu inicio ao fim, nos fazendo imaginar como o nosso mundo seria sem a queda do homem, e nos fazendo ver que existia uma razão para a permissão
da queda.

Nota: 8,7
Por: J. Anderson

site: https://Instagram.com/literaturaecitacoes

Danielle.Bevilaqua 24/03/2023

Em vista do primeiro livro onde a leitura foi bem fluida, neste segundo volume senti a leitura muito mais densa e exageradamente descritiva.
Porém, aqui o autor conseguiu focar mais nos conflitos humanos. Abordando a religião, moral e espiritualidade, o que me confrontava a cada página lida.

?Andar fora da vontade de Maleldil é ir para lugar nenhum.?- Pg 162

Guilherme Dehon 15/09/2022

Perelandra...
Como no primeiro volume da trilogia, a "ficção científica" é mera coadjuvante... Perelandra vai ainda mais além...

O ponto principal da estória, é a missão dada ao personagem principal da obra, Ransom...

A narrativa é ainda mais cadenciada que a do primeiro volume, o que deixa a estória por vezes cansativa, principalmente a quantidade de divagações sobre a natureza/características do planeta...

Ainda assim, e mesmo não provocando em quem está lendo, o afã de virar a próxima página, Lewis consegue segurar o leitor...

Para quem não tiver nenhum conhecimento que seja da Bíblia, sentirá um quê de estranhamento pela obra, mas que tiver ao menos um conhecimento superficial, conseguirá vivenciar melhora a obra e as comparações, os paralelos e o caráter cristão que a estória tem...

Mais uma vez Lewis aborda questões como a amizade, respeito, fé, dúvidas, medos, e principalmente as tentações que estamos sujeitos em nosso dia a dia...

Bom, agora irei dormir, pois foram duas viagens extremamente impactantes, e precisarei de todas as forças renovadas para mais uma aventura, para...

...Aquela Fortaleza Medonha

Vamos?

Nivaldo.Alves 18/04/2021

Neste Segundo livro da trilogia, o protagonista viaja para um segundo planeta onde tem um encontro bastante interessante e faz descobertas que dao uma visão do desenvolvimento vida no universo, segundo o autor.

Roberth 25/04/2023

Imaginação que alcança nuances incríveis sobre o bem e o mal
Não li ainda o último livro da trilogia, mas entendi o motivo de Tolkien e tantos outros elevarem Perelandra a um nível diferenciado de estima e admiração.

Fui impactado por tanta beleza, de me emocionar mesmo. E também me corroeu a forma crua e visceral com que o mal apareceu. Isso tudo num livro só! Que capacidade surpreendente em retratar esses opostos com tanta maestria.

Os diálogos foram um deleite. A visão ampliada de todo o arcabouço mitológico da humanidade me pegou de jeito.

Entrou na minha lista de favoritos também!

Davi Dias 13/03/2020

Abra sua mente.
Um livros extremamente teológico e filosófico. Alegorias com o Cristianismo em todo o texto, e com um final de tão sensível, uma carta de exaltação a Deus, digo, Maledil... Aborda assunto como tentação, bem vs mal e entre outro...

Recomendo

"Todas as coisas foram feitas por Ele. Ele está no centro.[...] Se cada homem fosse o único homem criado, Ele não teria feito menos."

Sandra452 29/05/2022

Fantástico!
Finalizada a leitura do volume 2 da trilogia cósmica de C. S. Lewis: "Perelandra". E só posso dizer que é tão bom quanto o primeiro!
No primeiro volume conhecemos o Dr. Ransom e suas aventuras em Malacandra (Marte). Agora, o Dr. Ranson é enviado a Perelandra (Vênus) para uma grande tarefa: combater o mal e evitar que esse planeta se corrompa.
Fico impressionada com a criatividade e a inteligência de Lewis que, mesmo em uma ficção científica, consegue fazer Deus presente em toda a história.
Surpreenda-se com esta leitura!
E... partiu para o volume 3! ?????

DryBooks 08/05/2021

Muito melhor que o Primeiro livro
Esse livro vai bem mais profundo na filosofia cristã e nos permite analizar com outros olhos o real terror da queda do homem nos primeiros 3 caps de Gênesis.
Embora os fatores scifi tenham sido bem melhores no primeiro livro eu senti como se esse tivesse mais historia, drama e profundidade.
Recomendo a todos que gostam de scifi e de religião.

1 | 2 | 3 | 4 | 5