Dragonero: O Caçador De Dragões

Dragonero: O Caçador De Dragões Luca Enoch...

Resenhas -

Joseapferres 13/06/2021

Essa leitura estava para na minha estante há dois anos.

Quê quadro espetacular.

Conta a história de Ian um caçador de dragões numa aventura fora de série.

Paulo 05/06/2021

Essa é a combinação perfeita de uma narrativa de RPG, com espada e feitiçaria e um pouquinho de tecnologia. Isso no pacote de um fumetti, um quadrinho italiano da Sergio Bonelli Editore, o que já garante por si só uma alta qualidade de arte e roteiro. Poderia ser melhor? Claro! Adicione mais de 250 páginas de ação e você tem horas e horas de diversão. Fazia tempo que eu não me perdia por tantas horas lendo um quadrinho. Você simplesmente não consegue parar antes de terminar a história. E ela é comprida. Esse ainda é um volume de aclimatação para o leitor, para nos acostumarmos com o mundo, mas temos uma história fechadinha aqui, com início, meio e fim. E o autor entrega uma narrativa de proporções épicas em que a vida de todo um reino se encontra nas mãos daquele grupo de heróis. Ao mesmo tempo em que precisam encarar um vilão poderoso, algumas pequenas ideias são soltas aqui e ali que vão dar origem a outras histórias. Só tenho a aplaudir e fazer uma resenha super elogiosa sobre este volume zero.

O mago Alben foi convocado pela tecnocrata Myrna a pedido dos governantes da República para investigar movimentos estranhos dos algentes, elfos cinzentos deturpados pelos abominosos que vivem na Terra dos Dragões além dos muros do Valo. A queda dos monólitos de pedra, construções feitas com o sacrifício de dragões para selar os abominosos em seu mundo sombrio, começaram a cair. Isso pode significar o retorno de uma guerra entre os seres da luz e os seres das trevas. Para impedir essa tragédia, Alben vai procurar selar novamente o abismo que serve de passagem entre este mundo e o dos abominosos. Mas, entrar na Terra dos Dragões é uma missão perigosa e ele vai precisar de aliados. Além de contar com Myrna, Alben vai atrás de Ian Arandill, um ex-oficial do Império, a sua guardiã Ecuba, o orc Gmor e a elfa Sera. Eles precisarão de toda a sua coragem porque as forças das trevas parecem já estar em Erondar e eles já sabem das intenções de nossos heróis.

Que belo roteiro criado por Enoch e Vietti. Isso é só a ponta do iceberg da história. Isso porque os dois autores usam este volume 0 para apresentar vários conceitos como a existência de um Império e uma República, a rixa entre magos e tecnocratas, as relações entre os vários seres como os elfos e os orcs. Apesar de ser uma HQ com quase trezentas páginas, parece ter muito mais, ao mesmo tempo em que é uma leitura rápida e divertida. Conhecemos um pouco da dinâmica do mundo, das cidades e até um pouco da história sombria que trata da guerra entre luz e trevas. O que foi criado aqui certamente será desenvolvido em histórias mais específicas em futuras edições. Algumas coisas não ficaram claras, o que foi feito de propósito para despertar a curiosidade do leitor. O roteiro é muito bom e consegue passar um clima de iminência e temor que vai cercar a história. Os personagens precisam realmente resolver essa missão, caso contrário vidas estarão em risco. E a todo o momento esse medo paira no reino como uma cena quando várias pessoas fogem de uma cidade que é atacada por demônios. Um buraco infernal surge subitamente no meio da cidade de onde saem estas criaturas.

A parceria entre Ian e Gmor é sensacional ao longo da história. Um humano e um orc que são companheiros de batalha. Essa é até uma das histórias que acaba ficando para futuras edições, mas começamos a ver a origem dessa amizade. Eles formam parceiros que se complementam. O orc falastrão e briguento e o humano valente e experiente. A dinâmica entre os dois funciona muito bem. Ao mesmo tempo, temos Ian e Myrva que são irmãos que não se falavam há algum tempo. Ian ainda permanece com os instintos de irmão, protegendo-a dos perigos durante as batalhas. Mas, Myrva não é mais uma criança; ela é uma tecnocrata que possui habilidades importantes de combate e se incomoda com esse comportamento do irmão. Existe também algo mais profundo entre eles que os colocam em lados diferentes de uma cerca que não somos capazes de enxergar. Percebam que essas dinâmicas entre os personagens fazem parte de um pano de fundo que não fica tão claro em um primeiro momento. Mas, que se pararmos para prestar atenção, está ali.

Ian esconde também um passado complicado. Ele foi comandante de um batalhão imperial e atuava em incursões dentro da Terra dos Dragões para deter os algenses. Mas, em uma destas incursões aconteceu algo trágico e todo o batalhão de Ian pereceu tendo sobrevivido apenas ele e outro soldado. Depois dessa situação, Ian teria pedido para sair das forças armadas e atuar apenas como um batedor. Mas, parece que existem motivos mais profundos do que isso. Algo que fica um pouco no ar. E até mesmo as relações entre as cidades e como elas funcionam (sejam elas imperiais ou livres) é colocada no ar. Tem um momento em que ficamos sabendo de onde vem as pedras da luz, itens importantes para a economia dos centros urbanos. Ian se insere em todos esses esquemas sem ocupar espaço demasiado na narrativa. Enoch e Vietti são cuidadosos para não errarem a mão e distribuir protagonismo entre os demais personagens.

Alben é o típico sábio já idoso que funciona como uma espécie de enciclopédia de conhecimentos do reino. O curioso é que os autores dão essa função a ele também sem exagerar. Então suas explicações são bem diretas e nos fornecem apenas as informações que precisamos saber para esta história em particular. Mas, dão deixas para outras coisas colocadas em segundo plano. Uma coisa divertida é que Alben tem medo de altura, e para adentrar em algumas construções é preciso pegar um tipo de elevador. Esse medo de altura produz algumas situações bem divertidas e é uma peculiaridade atraente. Ou seja, o velho mago não é um ser perfeito e super poderoso. Fiquei extremamente curioso com as políticas dos reinos porque ao que ficou parecendo as coisas não são tão bem corretinhas como parecem. A informação sobre a queda dos monólitos demorou a chegar a Alben e Myrva por uma vontade dos governantes de deixar que a situação se resolvesse por si só. Ou seja, existe mais nessas primeiras páginas a ser visto depois.

O volume zero de Dragonero é uma formidável porta de entrada para a série. Faltava uma aventura de capa e espada que eu queria ver via Bonelli e aqui temos ela. Com toda aquela qualidade que esperamos de um quadrinho italiano. Enoch e Vietti introduzem sementes para dezenas de histórias aqui, mas não ficam só nisso. Conseguem entregar uma história redondinha, de proporções épicas, momentos emocionantes e um clímax incrível. Isso aliado a uma arte linda de Matteoni que mescla belas ambientações, momentos de lutas empolgantes e cenários detalhados.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Amanda 30/07/2020

Fantasia muito boa
Já me ganhou na primeira página quando me deparei com um mapa e na página seguinte com lista de termos. Adorei a história. Tem direito a tudo que uma história de fantasia pode oferecer magia, dragões, espada, uma grande missão para salvar o mundo. Ah, e sem romances sem pé nem cabeça. Recomendo demais.

Paulo 13/07/2020

Dragonero é tudo o que se espera de uma aventura de fantasia medieval mais tradicional. Se você curte RPG, ler este material é como ler o resumo de uma boa campanha de D&D, com um ótimo diferencial: todos os detalhes dessa “campanha” são ricamente e belissimamente ilustrados. Temos um mundo de fantasia, repleto de criaturas fantásticas como orcs, elfos, goblins, magos e dragões, temos a eterna luta do bem contra o mal, e temos o grupo de protagonistas “chichês” de raças/ classes diferentes e personalidades conflitantes que partem em uma jornada, do ponto A até o ponto B, em busca de itens mágicos que os permitirão enfrentar e selar um grande mal do passado (o “final boss”), no ponto final da missão. E pelo caminho, conhecerão novos personagens que passarão a integrar a trupe de viajantes, e cidades e ruínas repletas de magia e histórias do passado.

E é isso. Dragonero não foge muito do feijão com arroz das fantasias medievais mais tradicionais, mas executa essa fórmula de maneira ímpar, muito por conta dos personagens que são muito carismáticos, mas também por conta do rico universo criado pelos autores, que traz inclusive elementos de Steampunk para o gênero, através da classe dos tecnocratas. Particularmente, eu acho que acompanhar este tipo de aventura em quadrinhos é uma experiência até melhor do que ler a mesma história em um livro, pois os desenhos facilitam na imersão e ambientação destes mundos mágicos. Aliás, o desenhista de Dragonero coloca bastante detalhe nos seus desenhos, principalmente nos cenários. E o design dos personagens é muito interessante. Impossível não amar toda a criatividade por trás dos conceitos visuais desses mundos de fantasia.

Eu li este material de uma tacada só, tamanho o envolvimento com a ambientação e personagens. O quadrinho consegue envolver tamanha a quantidade de detalhes desse mundo fantástico, mas é tudo muito bem explicadinho, e simples até, principalmente se você já está familiarizado com esses mundos de fantasia dos RPGs. Mas não há excesso de diálogos e a narrativa é muito fluída e nem um pouco cansativa, mesmo com alguns diálogos não sendo tão naturais, devido à necessidade dos autores de usar de falas mais expositivas dos protagonistas para ajudar o leitor a compreender mais deste mundo.

Enfim, se você gosta do gênero de capa e espada ou se curte um bom RPG de mesa, este material é recomendadíssimo, principalmente por ser um tipo de publicação raro no Brasil. Que a Mythos traga mais publicações de Dragonero!

Julião 09/06/2020

Vale e vale muito!
A arte é incrível e dispensa comentários.
A história transborda referências nerds. Me senti lendo o resumo de uma campanha de D&D, com uma pirada de Witcher com Senhor dos Anéis.

Fantástico do começo ao fim e falar da arte é chover no molhado.

Recomendadíssimo!

Leitor da Montanha 07/05/2019

Fantasia sem frescura
Estória direta, com todos os ingredientes de uma tradicional fantasia. Espero que a Mythos publique mais edições.