A abadia de Northanger

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Niv 12/01/2021

Inteligente e engraçado
Esse é o romance mais divertido e curtinho da Jane que li até agora. Mostra uma mente jovem muito bem construída, imaginativa e que adora ler romances góticos.
Retrata bem a sociedade do começo do século XIX e como uma pessoa aprende a julgar o caráter de seus conhecidos.
Os mistérios são interessantes e a dinâmica de viagens também.
Até o momento Jane Austen nunca me decepcionou e espero que continue assim depois de ler Mansfield Park.

Thiaguinho 1995 25/09/2020

Jane Austen não decepciona nunca!
Comecei a ler esse livro depois de uma youtuber afirmar que se tratava de um livro divertido. Como estava em uma fase meio deprê, resolvi ler.
Não achei tão engraçado, e faz sentido que não seja, Jane Austen não era humorista, era uma romancista, e uma das melhores de todas.
Indico muito o livro, porém recomendo que sejam mais criteriosos que eu na escolha da edição, eu peguei uma baratinha da ?ciranda cultural? e se arrependimento matasse eu estaria no paraíso com a heroína dessa nossa obra, Catherine; ou no inferno com o John Thorpe (personagem dos mais repugnantes que já vi). As páginas são feitas de ?papel jornal? o que torna o livro um pouco frágil. Até aí ok, isso não é um problemão. Mas ao longo da leitura m me deparei com diversos erros de escrita nessa edição, varias repetições de palavras, letras faltando e até mesmo o nome da protagonista escrito errado pelo menos uma vez. Logo, reafirmo: indico a obra, mas essa edição eu recomendo que não seja adquirida por ninguém. O preço não compensa a dor de cabeça que da se deparar com tantos erros. Mas enfim, tirando esses erros que prejudicaram a minha experiência, o livro é bom.
laloarauxo 09/12/2020minha estante
Eu gostei. Li apenas a metade, mas abandonei a leitura por causa da letra miúda dessa edição da Ciranda Cultural. Vou ver se consigo comprar a edição da Martin Claret.

Kelly 28/12/2020minha estante
Pra mim o livro só começa do meio para o fim. Demorei muito pra conclui-lo, a leitura se arrastou e não me prendeu, mas não queria abandonar.
Minha edição não estava tão boa, muitos erros...
Gostei do final. A estória é maravilhosa, entretanto não me agradou a maneira como foi explorada/contada.
É uma leitura leve.
Ainda estou procurando a comicidade no texto...

Danny 05/01/2021

Catherine é uma jovem ingênua do interior que adora ler romances góticos. Então ela decide viajar para Bath. Ao chegar à cidade, faz amizades e recebe um convite para visitar Northanger e se hospedar na Abadia, um lugar misterioso, sombrio e fantástico, onde viverá experiências com seus novos amigos, porém a inocente menina não aprendeu ainda a julgar o caráter das pessoas e vai aprender que nem sempre as pessoas são o que parecem.

Um romance da Talentosa Jane Austen, tem romance, um pouco de mistério, mas é um livro que basicamente fala que pessoas são complexas e difíceis e é preciso cuidar para não confiar demais nas pessoas e que nem sempre elas são o que parecem.

Indria 17/07/2020

Não é um dos melhores da Jane Austen, mas é um bom romance.

carol 16/01/2021

história meio sem propósito mas legal
foi meu primeiro contato com a Jane Austen e eu gostei bastante, apesar de achar a história meio sem pé nem cabeça kkkkk
a família Thorpe é insuportável demais misericórdia, teve vários momentos que tive que parar de ler pq estava revoltada com a chatice deles
Ranya.Fernandes 16/01/2021minha estante
Estou lendo um livro que fala um pouco como era que a Austen escrevia, ela tinha que escrever em uma sala comum da casa e sempre que aparecia alguém, q não da casa, escondia, e ela fala mais dela do que dos personagens nos livro, em relação a sentimentos, segundo palavras de Virginia Woolf.

carol 16/01/2021minha estante
nossa que legal!! não sabia disso

Isadora 28/07/2020

Jane Austen rainha
O resto nadinha... Aquele romance p sair da ressaca e se apaixonar

Amanda 29/10/2020

Bom, mas longe de ser o melhor
O talento de Jane Austen para a escrita é tanto que torna até a história mais sem graça interessante de ser lida. A leitura, assim como nos outros romances da autora que tive oportunidade de ler até então, é muito fluida, passam-se capítulos inteiros sem que você se dê conta disso e quando percebe já está na metade do livro. Contudo, tendo em comparação ?Orgulho e Preconceito? e ?Razão e Sensibilidade?, acho que falta emoção na história. Não o suficiente para tornar o livro chato ou ruim, mas o bastante para não estar entre os meus favoritos. É um bom livro, vale a leitura (em outra edição, pois essa possui vários erros), mas está longe de ser o melhor da autora.

Geyza.Pereira 27/07/2020

Distraída Catharine
No começo achei o estória muito lenta e demorou para algo de fato acontecer. A Catherine é muito distraída mesmo e extremamente fantasiosa, vive no mundo dos livros! Não gostei da autora ficar dialogando com o leitor, achei desnecessário, mas é um romance muito interessante sim, já tinha assistido o filme e por isso decide ler o livro para ter mais detalhes. Como gosto muito de Jane Austen indico esse livro, mas esse não é nem de longe o meu preferido! Mas vale a pena ler!

Giovana 26/05/2023

Catherine, você sempre será preciosa
A Abadia Northanger é uma ótima dica para quem quer começar a ler Jane Austen, mas não sabe por onde começar.
Catherine é uma ingênua garota do campo, que, apaixonada por romances góticos, vê no convite para visitar Bath a oportunidade de viver uma aventura digna dos livros que costuma ler.
Infelizmente (ou felizmente para o leitor), Catherine não tem os traços de personalidade necessários a uma heroína, fato esse que me divertiu bastante ao longo da leitura.
Divertido e cativante, este é um livro que faz justiça a sua fama.

Márcia.Grossl 09/05/2022

Obra escrita ainda na juventude de Jane Austen e publicada pela primeira vez, postumamente, em 1818. “A Abadia de Northanger” se refere a um clássico romance da literatura inglesa. A edição lida que inspirou essa resenha, contém 208 páginas e foi publicado em 2018, pela editora Ciranda Cultural.

O enredo gira em torno de Catherine Morland, uma jovem ingênua, espontânea, apaixonada por romances góticos. Carinhosamente chamada de heroína pela autora, a jovem de apenas dezessete anos, viaja na companhia de um casal de amigos para passar uma temporada em Bath.

Durante essa viagem, Catherine é surpreendida com um convite para passar um tempo como hóspede na propriedade da família de sua nova amiga, em Abadia de Northanger, onde ela vivencia diversas aventuras e emoções.

Se deseja ver a resenha completa, acesse:

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

mary_raiodeletras 01/05/2020

Uma autora sensacional não poderia escrever um livro que não nos prendesse do começo ao fim.
O livro nos mostra que não podemos saber as reais intenções das pessoas.

Aninha_ac 06/12/2020

Essa foi minha primeira leitura de Jane Austen, achei o livro levinho, gostoso de ler. É aquela leitura pra relaxar, boa pra fazer quando está com a cabeça cheia, ou entre leituras mais pesadas. Acredito que a história em si não seja das mais "fortes" da autora, dos outros livros dela, conheço apenas algumas adaptações pro cinema.
Pretendo conhecer mais dos clássicos de Jane Austen.
Essa edição é bem acessível, e entrega uma boa qualidade pelo preço.

Nessa.diversidades 06/05/2021

A Abadia de Northanger
É um livro encantador e alegre. Sem dúvidas, foi o livro clássico que mais me envolvi, que teve mais compreensão durante a leitura.
Gostei como a história foi construída, porém, achei que o final deixou um pouco a desejar.
Mas no geral, é um livro bom demias?

Drica Liller 21/10/2021

Simples Catherine
Confesso que essa obra de Jane Austen me decepcionou um pouco, esperava talvez por um final mais emocionante, não algo tão simples e tão repentino.

Aninha 14/12/2020

Leve e gostoso
"A pessoa, seja cavalheiro ou dama, que não sente prazer em um bom romance, deve ser intoleravelmente estúpida." (página 81)

Já faz 10 anos desde que li uma obra de Jane Austen ("Persuasão"), mas sou fã de carteirinha dessa escritora inglesa, que arrebatou milhares de corações com "Orgulho e Preconceito", "Razão e Sensibilidade" e "Emma", só pra falar os mais conhecidos.

Essa obra foi publicada postumamente e é interessante como ela é conduzida: até a metade nem se fala da abadia do título, mas quase que apenas do balneário de Bath, onde a jovem Catherine Morland é levada por um casal de vizinhos, para usufruir momentos agradáveis e fazer companhia para eles. Como não tinham filhos e gostavam muito dela, fizeram o convite e os pais de Catherine deixaram ela ir, afinal seriam poucas de semanas e ela já era uma mocinha aos 17 anos.

Sendo assim, Catherine saiu da sua cidadezinha tranquila e se encantou com Bath e as oportunidades de entretenimento de lá: teatros, bailes, passeios de carruagem, compras na lojas, entre outras coisas.

No começo, a sra Allen, sua anfitriã, estava entediada porque não encontrou nenhum conhecido por lá, mas quando reconheceu sua amiga de escola (sra Thorpe), recobrou os ânimos e se puseram a conversar e a apresentar suas respectivas companhias.

O casal Allen estava só com Catherine, mas a viúva Thorpe, estava com os filhos. Logo de cara, sua filha mais velha (Isabella) quis a amizade de Catherine e não se desgrudaram mais. Como descobriram que Catherine era irmã de James, amigo de faculdade de John Thorpe, tiveram mais motivos para investir na amizade.

James Morland, aliás, também se juntou ao grupo e os 4 eram vistos sempre juntos, criando uma espécie de pares, pois James se apaixonou por Isabella e John por Catherine.

A questão é que antes que essa amizade surgisse, ela dançou num baile com um rapaz mais velho que ela (depois saberemos que a diferença é de apenas 8 anos), supersimpático e bem-humorado, o sr Tilney, e se encantou por ele. Aliás, a partir daí ela só pensava nele! E, além de tudo, ela também fez amizade com a irmã dele, que se mostrou dócil com ela desde o início.

Houve vários contratempos, claro, que não vou relatar aqui mas um dia surge um convite para ela conhecer a Abadia de Northanger, moradia dos Tilney, e aí a trama ganha uma outra dimensão que não vou adiantar para não estragar a leitura.

"A amizade é certamente o melhor bálsamos para as dores do amor frustrado." (pág 22)

É um romance delícia de se ler, especialmente porque mostra os costumes do século XIX, quando não havia essa parafernália tecnológica de hoje, que tirou o encanto de muitas coisas do namoros e da corte.

O final é uma graça mas parece que foi escrito às pressas, pra acabar logo. Como Austen ficou doente e tinha sérios problemas de visão no fim da vida, de fato ela pode ter escrito rapidamente para acabar logo, mas essa é uma impressão que tive.

De qualquer forma, vale a pena a leitura!

site: https://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com/2020/12/a-abadia-de-northanger.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6