Uma Certa Dama

Uma Certa Dama Chiara Ciodarot

Resenhas - Uma certa dama

Andressa 16/10/2022

O Luiz Fernando Duarte foi o mocinho mais difícil até aqui, mas não sei por qual motivo foi o pelo qual mais me apaixonei. Estevão estava certo, Luiz Fernando foi o que mais sofreu com a escravidão, e além disso teve um noivado desfeito que o fez desconfiar de tudo e de todos.
E nossa mocinha, bem ela não é bem quem diz ser. Não se deixem enganar pela sinopse. Ela não entrega nada. "Eugênia" não é a o tipo de mocinha inocente e bate de frente com as grosserias de Luiz Fernando. E aos poucos vai conquistando seu respeito.
Apesar dos muitos empecilhos em seus caminhos, eles conseguem dar a volta por cima e encontrar a felicidade e quebrar a maldição dos Duarte.
Aliás esse livro é bem místico, trazendo um lado espiritual bem cheio de "assombrações". Desde os antepassados Nuno Duarte e Maria de Lourdes a ama de leite Doroteia. Adorei como isso foi trabalhado.
Adorei também, que apesar de estar cercado de inimigos, a mocinha encontrou aliados. Estevão mais uma vez se mostrou um ótimo amigo. E mal posso esperar pelo próximo livro para conhecer e me apaixonar ainda mais pelo Lobo do Império.

Bia 08/05/2020

Um certo mistério
A trama é misteriosa e com um quê de leve terror e suspense. Fugiu um pouco da abordagem dos demais livros da série que enfatizavam mais as desconfianças voltadas ao clube dos devasos e a fama de libertinos de seus integrantes. Causou-me certa estranhesa quanto a aceitação de certos relacionamentos retratados e que de acordo com a autora eram vistos como comuns a época e local. O casal é cativante e teve um final justo com direito a momentos assustadores. É uma obra diferente e interessante.

Bruna3731 03/05/2020

Muito bom!
Apesar de uma parte ter me deixado muito confusa se era sonho ou realidade, acho que este foi um ponto para a autora que criou uma atmosfera perfeita para o significado de passado e presente no livro. Luiz Fernando é um cavalheiro diferente e maravilhoso, mas me irritei muito com uma cena entre ele e a ex. A estória da mocinha foi muito bem feita cheia de elementos e nos traz bastante aflição acompanhar suas desventuras.

elenbsoares 02/09/2019

Partes confusas
Achei umas partes meio sem nexo, como se o texto tivesse sido escrito inteiro e depois retirada uma parte o deixa a coisa meio vaga.

Amanda 23/06/2019

Melhor, mas...
Esse livro com certeza foi o melhor da coleção que eu li (não posso afirmar quanto a autora, porque não li mais nenhum outro dela). O plot é muito bom e além de mistérios, tramas mexicanas e um amor que supera tudo, temos um toque sobrenatural que acompanha a mocinha por todo o livro.
Eugênia e Georgina foram criadas desde novas num colégio para moças. Quando fica mais velha, Eugênia é chamada de volta a fazenda do seu tio. Chegando lá, ela se depara com uma situação bem difícil, visto que seu tio a trata mal, os outros moradores da casa são estranhos e ela vive vendo espíritos por onde vai naquele ambiente.
O que ninguém esperava era o clima que rola entre ela e o "tio"e que os segredos tão grande podem ser impeditivos para que o mesmo cresça. Ela ainda é assombrada pelos fantasmas da casa e muita desgraça já aconteceu por lá.
Luiz Fernando Duarte é descente de uma família amaldiçoada e vive sendo comandado pelo pai mesmo depois da morte. Ele chama a sobrinha de volta no intuito de se casar com ela e se apossar da herança, que ele usará para patrocinar a fuga dos escravos (ele é abolicionista e membro fundados do clube dos Devassos). Mas quando ela chega, ele tem uma surpresa e aos poucos começa a se apaixonar por essa mocinha tão diferente.
Muitas tramas e intrigas tomam conta do livro, mas confesso que a autora deixou a desejar no quesito coerência e coesão do texto. Tinham momentos em que eu entendia bem pouco, ideias mal amarradas e sem contexto apareciam a todo momento tirando a minha concentração e deixando difícil a compreensão do texto. Contudo, dentre todos os da série, esse definitivamente foi o melhor de todos e apesar de eu ter dito a mim mesma que a tortura tinha acabado e esse seria o último livro da autora que eu leria, já estou curiosa para ao próximo volume sobre o excêntrico Estevão, que me causa muita curiosidade. Enfim, vamos aguardar pra ver as cenas dos próximos capítulos haahahaha

Aisha Andris @AishandoBooks 04/02/2019

Instigante e misterioso
Antes de qualquer coisa, eu preciso dizer que este é o melhor livro que eu li da Chiara Ciodarot (sem querer desmerecer A Baronesa Descalça e As Inconveniências do Casamento). A escrita rica, cheia de termos regionais foi deliciosa de ler, combinando em muito com a trama rural. Esta história também carrega personagens muito ricos, misteriosos e cheios de crendices, detalhe esse que é bastante explorado ao longo do livro; alguns são muito fáceis de amar e outros, odiamos com a mesma intensidade, para voltar a amá-los depois.
A história me prendeu desde o prólogo, com a linda e trágica história de amor de Maria de Lourdes e Nuno. E continuou a me envolver desde a primeira aparição de Eugênia, que carrega um mistério forte que me instigou a devorar o livro em busca de respostas. No começo, também foi difícil descobrir quem seria o par da nossa mocinha, já que aquele com quem ela eventualmente começaria a se envolver se mostrou um verdadeiro pé no saco. No entanto, conforme as páginas avançavam, fui conhecendo-o melhor e me apaixonando por ele gradativamente, como aconteceu com a própria Eugênia.
Ao longo da história, mais mistérios foram surgindo e eu fiquei mais e mais curiosa. É preciso dizer que fui surpreendida várias vezes, nem tudo é como parece e devemos questionar o que é real e o que não é. Só posso dizer que literalmente devorei este livro, não conseguia largar. A autora está de parabéns por uma obra tão incrível, instigante e definitivamente maravilhosa. Mal posso esperar por O Lobo do Império...

site: https://aishando.home.blog/
Deacon 09/02/2019minha estante
Suas resenhas são legais, gata.

Aisha Andris @AishandoBooks 14/02/2019minha estante
Obrigada.

Ju 12/08/2019minha estante
Amei a resenha! Concordo com você em tudo! Que LIVRO !!

Aisha Andris @AishandoBooks 12/08/2019minha estante
? muito bom mesmo. O melhor dela.

Carol - carollivros 02/02/2019

Gente, o que é isso?!?...
Estou relendo pela 3a vez! Apaixonada pela história.
A "certa dama" tem seu 'quinhão' de experiências... O fato de sentir, e por vezds ver, aumenta a expectativa. E o Luiz, passou por tanto!!.. Inicialmente não se entende as atitudes dele, seu temperamento. Mas envolve e, na medida que avançamos... Não posso contar!

Bom, depois que escrever edito melhor. SUPERINDICO.