Uma Certa Dama

Uma Certa Dama Chiara Ciodarot

Resenhas - Uma certa dama

Bia 08/05/2020

Um certo mistério
A trama é misteriosa e com um quê de leve terror e suspense. Fugiu um pouco da abordagem dos demais livros da série que enfatizavam mais as desconfianças voltadas ao clube dos devasos e a fama de libertinos de seus integrantes. Causou-me certa estranhesa quanto a aceitação de certos relacionamentos retratados e que de acordo com a autora eram vistos como comuns a época e local. O casal é cativante e teve um final justo com direito a momentos assustadores. É uma obra diferente e interessante.

Aisha Andris @AishandoBooks 04/02/2019

Instigante e misterioso
Antes de qualquer coisa, eu preciso dizer que este é o melhor livro que eu li da Chiara Ciodarot (sem querer desmerecer A Baronesa Descalça e As Inconveniências do Casamento). A escrita rica, cheia de termos regionais foi deliciosa de ler, combinando em muito com a trama rural. Esta história também carrega personagens muito ricos, misteriosos e cheios de crendices, detalhe esse que é bastante explorado ao longo do livro; alguns são muito fáceis de amar e outros, odiamos com a mesma intensidade, para voltar a amá-los depois.
A história me prendeu desde o prólogo, com a linda e trágica história de amor de Maria de Lourdes e Nuno. E continuou a me envolver desde a primeira aparição de Eugênia, que carrega um mistério forte que me instigou a devorar o livro em busca de respostas. No começo, também foi difícil descobrir quem seria o par da nossa mocinha, já que aquele com quem ela eventualmente começaria a se envolver se mostrou um verdadeiro pé no saco. No entanto, conforme as páginas avançavam, fui conhecendo-o melhor e me apaixonando por ele gradativamente, como aconteceu com a própria Eugênia.
Ao longo da história, mais mistérios foram surgindo e eu fiquei mais e mais curiosa. É preciso dizer que fui surpreendida várias vezes, nem tudo é como parece e devemos questionar o que é real e o que não é. Só posso dizer que literalmente devorei este livro, não conseguia largar. A autora está de parabéns por uma obra tão incrível, instigante e definitivamente maravilhosa. Mal posso esperar por O Lobo do Império...

site: https://aishando.home.blog/
Deacon 09/02/2019minha estante
Suas resenhas são legais, gata.

Aisha Andris @AishandoBooks 14/02/2019minha estante
Obrigada.

Ju 12/08/2019minha estante
Amei a resenha! Concordo com você em tudo! Que LIVRO !!

Aisha Andris @AishandoBooks 12/08/2019minha estante
? muito bom mesmo. O melhor dela.

Carol - carollivros 02/02/2019

Gente, o que é isso?!?...
Estou relendo pela 3a vez! Apaixonada pela história.
A "certa dama" tem seu 'quinhão' de experiências... O fato de sentir, e por vezds ver, aumenta a expectativa. E o Luiz, passou por tanto!!.. Inicialmente não se entende as atitudes dele, seu temperamento. Mas envolve e, na medida que avançamos... Não posso contar!

Bom, depois que escrever edito melhor. SUPERINDICO.

Amanda 23/06/2019

Melhor, mas...
Esse livro com certeza foi o melhor da coleção que eu li (não posso afirmar quanto a autora, porque não li mais nenhum outro dela). O plot é muito bom e além de mistérios, tramas mexicanas e um amor que supera tudo, temos um toque sobrenatural que acompanha a mocinha por todo o livro.
Eugênia e Georgina foram criadas desde novas num colégio para moças. Quando fica mais velha, Eugênia é chamada de volta a fazenda do seu tio. Chegando lá, ela se depara com uma situação bem difícil, visto que seu tio a trata mal, os outros moradores da casa são estranhos e ela vive vendo espíritos por onde vai naquele ambiente.
O que ninguém esperava era o clima que rola entre ela e o "tio"e que os segredos tão grande podem ser impeditivos para que o mesmo cresça. Ela ainda é assombrada pelos fantasmas da casa e muita desgraça já aconteceu por lá.
Luiz Fernando Duarte é descente de uma família amaldiçoada e vive sendo comandado pelo pai mesmo depois da morte. Ele chama a sobrinha de volta no intuito de se casar com ela e se apossar da herança, que ele usará para patrocinar a fuga dos escravos (ele é abolicionista e membro fundados do clube dos Devassos). Mas quando ela chega, ele tem uma surpresa e aos poucos começa a se apaixonar por essa mocinha tão diferente.
Muitas tramas e intrigas tomam conta do livro, mas confesso que a autora deixou a desejar no quesito coerência e coesão do texto. Tinham momentos em que eu entendia bem pouco, ideias mal amarradas e sem contexto apareciam a todo momento tirando a minha concentração e deixando difícil a compreensão do texto. Contudo, dentre todos os da série, esse definitivamente foi o melhor de todos e apesar de eu ter dito a mim mesma que a tortura tinha acabado e esse seria o último livro da autora que eu leria, já estou curiosa para ao próximo volume sobre o excêntrico Estevão, que me causa muita curiosidade. Enfim, vamos aguardar pra ver as cenas dos próximos capítulos haahahaha

elenbsoares 02/09/2019

Partes confusas
Achei umas partes meio sem nexo, como se o texto tivesse sido escrito inteiro e depois retirada uma parte o deixa a coisa meio vaga.

Bruna3731 03/05/2020

Muito bom!
Apesar de uma parte ter me deixado muito confusa se era sonho ou realidade, acho que este foi um ponto para a autora que criou uma atmosfera perfeita para o significado de passado e presente no livro. Luiz Fernando é um cavalheiro diferente e maravilhoso, mas me irritei muito com uma cena entre ele e a ex. A estória da mocinha foi muito bem feita cheia de elementos e nos traz bastante aflição acompanhar suas desventuras.

Andressa 16/10/2022

O Luiz Fernando Duarte foi o mocinho mais difícil até aqui, mas não sei por qual motivo foi o pelo qual mais me apaixonei. Estevão estava certo, Luiz Fernando foi o que mais sofreu com a escravidão, e além disso teve um noivado desfeito que o fez desconfiar de tudo e de todos.
E nossa mocinha, bem ela não é bem quem diz ser. Não se deixem enganar pela sinopse. Ela não entrega nada. "Eugênia" não é a o tipo de mocinha inocente e bate de frente com as grosserias de Luiz Fernando. E aos poucos vai conquistando seu respeito.
Apesar dos muitos empecilhos em seus caminhos, eles conseguem dar a volta por cima e encontrar a felicidade e quebrar a maldição dos Duarte.
Aliás esse livro é bem místico, trazendo um lado espiritual bem cheio de "assombrações". Desde os antepassados Nuno Duarte e Maria de Lourdes a ama de leite Doroteia. Adorei como isso foi trabalhado.
Adorei também, que apesar de estar cercado de inimigos, a mocinha encontrou aliados. Estevão mais uma vez se mostrou um ótimo amigo. E mal posso esperar pelo próximo livro para conhecer e me apaixonar ainda mais pelo Lobo do Império.