O Bom Filho

O Bom Filho You-Jeong Jeong

Resenhas - O bom filho

Simone de Cássia 03/04/2019

Tipo do livro que deveria ser avaliado por partes, já que começa enrolando muito, melhora no meio e tem um final decepcionante...Demora a engrenar a leitura porque "o cachorro fica correndo atrás do rabo", ou seja, o personagem repete a mesma coisa de novo e de novo... Aí dá uma animada nos fatos e a gente consegue se entusiasmar , até porque passa a entender melhor o que tá acontecendo. E então, tem um desfecho simplório e nada justo. Mas, como a avaliação é geral, o livro é mediano, nada demais.
Natália Tomazeli 03/04/2019minha estante
Tuas resenhas são muito boas, real. E eu tô com esse livro aqui, mas a empolgação para ler ele é quase zero...

Simone de Cássia 04/04/2019minha estante
Oi, Natália! Há quem diga que sou chatinha e exigente... rs rs Mas gosto é assim...cada um tem um... rs rs
Seja sempre bem vinda! Bj =^.^=

Natália Tomazeli 05/04/2019minha estante
Tem exigente mesmo, oras! Tá certíssima! Beijos :D

Natália Tomazeli 05/04/2019minha estante
Tem que ser exigente mesmo, oras! Tá certíssima! Beijos :D

RoseOliver 06/04/2019minha estante
Concordo com vc, à favor do livro digo que gostei de ver pela ótica do personagem (queria falar mais, porém não quero da spoiler). Sobre o final eu gostei pois não foi o óbvio (desejado) e sim o que o ocorre várias vezes ( tbm queria falar mais ....).

Riva 15/04/2019minha estante
É impressionante como a opinião alheia não é respeitada.
Gente, gostar ou não gostar é muito subjetivo.
Há uma séries de fatores tais como maturidade, momento no qual se está lendo, bagagem de vida, nível cultural, com qual objetivo o livro foi lido e por aí vai.
Estamos vivendo um momento em que não se pode dizer ?não gosto de cebola?, pois muitos virão com a bandeira de que é ?proibido não gostar de cebola?!
Preguiça! Preguiça! Preguica!

dani 24/08/2021

O "bom" filho
"Sim, eu estava tremendo. Um frio azul envolvia minha nuca. Era o medo. Eu mal conseguia respirar. Queria engolir um punhado de calmantes e ficar deitado de barriga para cima. Merda. O que eu ia fazer agora?"

Essa citação traduz a sensação que fica ao terminar a leitura. "O bom filho" foi uma experiência nova para mim, já que foi meu primeiro thriller. Obra que atribuiu à autora You-jeong Jeong o apelido de "Stephen King coreana". Esta foi a terceira escritora sul-coreana que tive o prazer de ler esse ano!

Yu-jin, narrador da história, acorda sentindo o cheiro pungente e inconfundível de sangue. A partir daí, acompanhamos, ou melhor, somos levados por Yu-jin em uma jornada bastante perturbadora em busca de respostas. Para isso, será preciso não apenas recuperar a memória do que aconteceu no dia anterior, mas vasculhar o passado repleto de segredos da família Kim.

Confesso que em alguns momentos me perdi um pouco na linha do tempo e também nos labirintos da mente humana apresentados na obra. Ainda bem que li com minha amiga Sara, que além de ser muito observadora também é psicóloga. Seus comentários certamente enriqueceram minha experiência de leitura. (Ah, e foi ela que me presenteou este livro. Obrigada, amiga!)

Embora o livro não se encaixe na categoria de romance de formação, não deixa de ser uma jornada de autodescoberta (bem inusitada). Também faz uma série de questionamentos à sociedade coreana e ao conceito de família perfeita, que preza a honra e as aparências a todo custo, mesmo que as consequências possam ser trágicas.
Sara.Marques300 24/08/2021minha estante
Ahh, eu que agradeço, sempre é bom ler com você!
E ótima resenha, assino embaixo : )

dani 24/08/2021minha estante
Mal posso esperar nossa próxima leitura! ?

Sara.Marques300 14/12/2021minha estante
Estou esperando para vê quantas estrelas você vai dar.

Su :) 09/12/2023minha estante
queria muito a análise da sua amiga kkkkkk

dani 09/12/2023minha estante
Oi, Su! Ela também fez resenha desse livro ?

Su :) 21/12/2023minha estante
obrigada, vou procurar ?

Allan 08/02/2021

O bom filho
No geral é um livro bom. Ele começa bem envolvente e misterioso, mas logo entrega os principais fatos, deixando pouca coisa a ser esclarecida no final. Toda a construção do personagem principal é boa, mas os personagens secundários acabam se mostrando muito ingênuos, levando os mesmos a ter atitudes muito burras.
Keimoraes 09/02/2021minha estante
Eu não gostei :/ fiquei naquelas, esperando alguma coisa e só dei cabeçada na parede hahaha e na mesma época li Ponti, da intrinsecos. Foi só ladeira abaixo kkkk

Allan 10/02/2021minha estante
Eu achei legal o desenvolvimento do Yu-Jin, mas o restante foi fraco mesmo. Poderia ter sido bem melhor. Não li Ponti ainda, quando saiu na intrínsecos eu ainda não assinava, mas pelo seu comentário acho que nem vou ler kkkkkk

Keimoraes 10/02/2021minha estante
Eu desconfio que tu possa passar reto por ponti kkkkkk

Keimoraes 10/02/2021minha estante
Tu assinas desde quando? To desapegando dos três últimos intrinsecos que recebi, jan, fev e mar de 2020! Os outros já desapeguei, ficaram esses kkk

Allan 10/02/2021minha estante
Eu assino o intrínsecos desde janeiro de 2020

Nana 15/09/2019

Gostei mais do que eu esperava!
A algum tempo tenho evitado esses livros mais tensos e violentos e optado por leituras mais suaves. Mas como recebi esse título da TAG fui em frente e resolvi ler.
Desde o início a estória já é bem tensa pois é narrada pelo próprio assassino e isso nos leva a entrar na mente dele e imaginar como funciona. Em vários momentos senti pena do personagem achando que ele era vítima da doença e acreditei que a tia que era psiquiatra é que tivesse algo de errado. Só que chegou o momento em que algumas revelações me fizeram enxergar, o que eu como mãe, não queria ver.
Li vários comentários dando apenas uma estrela ao livro e dizendo que era péssimo, então iniciei a leitura com o pé atrás. Mas para minha surpresa eu gostei muito. Já comentei várias vezes que adoro todo tipo de livro que envolve psicologia e psiquiatria, e esse se encaixa muito bem nos dando a real imagem da mente psicopata e até o sofrimento de quem passa por isso.
Gostei bastante e deixo um alerta que serve também para mim: "Não deixe de ler nenhum livro por causa das opiniões que os outros colocam aqui. É ótimo ler as resenhas, saber o que cada pessoa sentiu com a leitura, mas nada se compara a nossa própria opinião.
Então veja a opinião dos outros, mas não desista de nenhum livros, leia e compare com a sua opinião, afinal gostos e interesses, cada um tem o seus."
Livia Barini 16/09/2019minha estante
Está estacionado na minha estante. Acho que vai ganhar uma segunda chance kkk

Nana 16/09/2019minha estante
Oi Livia, tu chegou a iniciar a leitura e parou ou nem tentou?

Livia Barini 17/09/2019minha estante
Li umas cinco páginas e parei

Nana 17/09/2019minha estante
Kkkk, é muito pouco, dá uma nova chance sim...rs

mattozinhos 15/02/2019

Lido: O Bom Filho
Uma história triste e inacreditável. Um filho psicopata, manipulador e violento transforma o destino de toda uma família e mostra como muitas vezes vamos longe demais, a ponto de não conseguirmos mais voltar. O livro é bom e tem uma escrita envolvente e descrições muito realistas das cenas de violência.

A autora proporciona um clima constante de tensão ao longo das páginas, onde nos vemos dentro da cabeça do pior tipo de psicopata que existe: o "caçador". O protagonista, o psicopata em questão é um verdadeiro predador que manipula o contexto de suas ações confundindo nós leitores constantemente.

Nos primeiros capítulos há um suspense a respeito de crimes que acontecem e somos levados o pelo narrador (o psicopata) a investigar e desvendar cada um deles. Mas o que parecia ser apenas um triller policial investigativo, se transforma num grande drama psicológico. Somos levados a conhecer toda escuridão da história de uma família marcada pela negligência e omissão emocional que resulta em barbaridades extremas.

Vale a leitura tanto pelo estilo de escrita como também pelo pano de fundo, a Coreia do Sul com toda sua peculiaridade. Vale ainda pelas referências que, pasmem, chega até mesmo ao filme Cidade de Deus, produzido no Brasil. Uma excelente oportunidade para ter contato sutil com a cultura Sul Coreana e perceber todas as semelhanças com nossa cultura ocidental.
Aline 16/02/2019minha estante
Amei esse livro! Realmente, muito bom!

mattozinhos 16/02/2019minha estante

Aline 16/02/2019minha estante
O bom filho.

mattozinhos 17/02/2019minha estante

RoseOliver 06/04/2019minha estante
Eu vou procurar outros livros dela.

Ótima resenha

Rafaela (@exlibris_sc) 06/04/2019minha estante
Obrigada. Que bom que gostou! Eu adorei ler essa obra coreana. Minha primeira leitura asiática e também me interessei por mais!

Karina.Agra 10/04/2019minha estante
Acabei de ler o livro, e me surpreendeu bastante... adorei! A autora escreve super bem, e tudo se encaixou. Louca para ler ?Vegetariana? outro coreano.

Mateus 23/04/2022minha estante
Por mais que o livro seja entorno de um assassinato a trama mesmo é escrita por cima de tabus, do estereótipo da família perfeita, do filho prefeito, da imagem e da reputação perfeitas, e isso é reforçado o tempo inteiro no livro, até mesmo no final, na cena da LanHouse... O Hae jin não tinha álibis e o Yu-jin acabou por incrimina-lo com a encenação das mãos amarradas e da própria aparência. Eu achei um final muito decente!

Kauane112 24/04/2022minha estante
Concordo com vc sobre a parte de estereótipo, família perfeita e até falei sobre família de sangue pq ficou bem claro que a policia e os vizinhos foram preconceituosos e acabaram colocando a culpa no adotado por "trazer um estranho pra dentro de casa" pra não admitir que o filho "normal" na família normal fez o que fez e de certa forma gostei do final e não mudaria se pudesse, o que não gostei mesmo foi a parte incoerente e sem muita explicação que foi feito, por exemplo, o álibi que vc falou teria como provar pq o Hae jin tava no trabalho com outras pessoas fora da cidade, já a parte da aparência foi muito a favor do Yu jin mesmo, mas ainda acho que com outros detalhes dava pra achar o culpado e entendi que esse não era o foco da narrativa toda e que pra resolver isso capaz de ser história pra outro livro, sem contar que foi interessante ver que foi tudo um plano bem pensado do protagonista só senti demais pelo Hae jin por ter sido um personagem que gostei, não gostei mais da parte fútil pq me senti enganada por ter gostado do Yu jin tbm ? haha

Mateus 24/04/2022minha estante
Entendi seu ponto agora! E realmente, ficou capenga essa explicação da policia!

dani 29/07/2021minha estante
Ótima resenha, amiga! Ainda estou digerindo o livro, mas logo escrevo a minha. Ah, e já quero mais leituras coletivas! ?

Sara.Marques300 30/07/2021minha estante
Pode deixar

Sara.Marques300 30/07/2021minha estante
Opção de livro é o que não falta kkkk

Luís @l.pmiguel 22/02/2019

Boa surpresa!
Minha primeira experiência com a literatura sul-coreana foi muito boa!
Livro com detalhes e enredo muito interessantes. Chega a dar desconforto em alguns momentos (sinal de que foi bem escrito).
Sem dúvidas vou procurar saber mais sobre a autora.
Vale a leitura!
Roseli Camargo 22/02/2019minha estante
Exatamente essa palavra descreve o livro: desconforto. Como mexeu comigo rs. Muito bom.

Erika 25/04/2019minha estante
Um dos melhores da tag para mim até agora.

Luís @l.pmiguel 26/04/2019minha estante
Sim, achei muito bom, também!

Nanað 13/10/2022

Materno
Esse livro pra mim foi o primeiro que li de origem sul-coreana. Estava sem saber o que esperar e me perguntando como eu processaria diferenças culturais, mas devo admitir, a tradução e adaptação foram tão bem feitas quando li que não detectei nada que tenha me feito sair e pesquisar ( só fui pesquisar mais livros assim, claro, haha). O Bom Filho é um livro forte com gatilhos para violência e descrições gráficas das mesmas, mas usa isso à seu favor e demonstra seu brilhantismo relatando o relacionamento de uma vítima e um monstro. Ou talvez duas vítimas. Ou talvez dois monstros.
O personagem principal é atraente, no sentido de que simpatizamos com sua agonia, desespero e curiosidade sobre os motivos de um desastre sangrento.
Os personagens adicionais como a mãe, o irmão adotivo e outros tem suas claras contribuições para o desfecho e o caminhar da história.
E já que cito o desfecho, foi muito... amargo. Mas foi muito convincente e muito infeliz, logo muito real. Esse livro é muito. Do início ao fim. É muito perfeito pra mim, que li.
Larissa 14/10/2022minha estante
Quais louros livros coreanos você indica?

Larissa 14/10/2022minha estante
Outros*

Nanað 14/10/2022minha estante
Estou lendo atualmente Kim Jiyoung, nascida em 1982, e estou gostando muito!!

Andy 28/09/2021

Adorei
Esse livro me pegou de uma forma indescritível. Já nas primeiras páginas sabia que iria devora-lo logo de cara, o único empecilho foi a faculdade kkkkk porém, gostei muito da premissa, a autora soube conduzir bem a todo momento os acontecimentos dos personagens e terminei o livro com a sensação de que precisava ter uma adaptação pro cinema!
Quando eu achava que o personagem estava sem saída, que não tinha como escapar de determinada situação, a autora me deu uma rasteira e me surpreendeu de forma bem positiva.
Caio 28/09/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro

Andy 29/09/2021minha estante
Leia! Não vai se arrepender

Caio 29/09/2021minha estante
Sugestão anotada. Obrigado

Samy 28/10/2021

Sem palavras...
Esse livro já começa de uma forma impactante que faz com que vc não queira largar ele. A construção da história foi incrível. A maneira que a relação dele e da sua mãe foi sendo narrada, a forma que ela lidava com a "epilepsia" dele foi muito bem escrita. E o final meu Deus. Que final. Recomendo esse livro para todas a pessoas lerem
Lucas 28/10/2021minha estante
tenho ele recebido da tag e até na estante paradão

Samy 28/10/2021minha estante
menino lê, é muito bom, sério

Lucas 28/10/2021minha estante
vou lê vou terminar uns dois livros que estou lendo

Joao.Vitor.P 23/04/2020

Não é a resposta Stephen King Coreana
Pode-se até dizer um pouquinho parecido com King, mas se não dissessem isso na contra-capa, ninguém compararia ao King.

Logo de inicio já da pra se saber tudo que aconteceu, mas mesmo assim queremos saber o que acontece, pois é instigante.

O problema é que tem que aguentar uma leitura muito, mas muitooo descritiva, principalmente as primeiras 80 paginas (quase desisti). Em muitos pontos é uma descrição realmente boa e no ponto, mas tem muitas vezes onde é extremamente massante o tanto que a autora descreve o lugar.

Outra coisa que me deixou angustiado é o fato de que muitas vezes a leitura fluía muito, me deixava tenso, louco para chegar no clímax.... Mas então do nada vinha uma lembrança que era escrita em 2 FOLHAS ou mais. Extremamente broxante.

Só mais um detalhe, agora quanto ao livro: essa edição tem muitos erros ortográficos, algumas vez palavras faltando letras, escritas erradas ou até mesmo uma palavra que foi colocada lá sem o sentido da frase, onde era nítido que colocaram uma palavra errada.
Elvis 27/04/2020minha estante
60 páginas e desisti exatamente pelo que você falou, eu não gosto de leituras que exageram na descrição.

Joao.Vitor.P 29/04/2020minha estante
Exatamente, é muito cansativo. Lendo até essa parte sinto lhe dizer, você não terá mais nada de novo haha. O mistério se foi, resta saber mais da história dele.

Bruno.Dellatorre 19/02/2019

FAN-TÁS-TI-CO
Narrativa em 1º pessoa = confere.
Vira páginas = confere.
Protagonista psicopata = confere.
Viciante = confere.
Livro da TAG = confere.
Livro sul coreano = confere.
Surpreendente (não pela história, mas sim por causa da forma da narrativa) = confere

Praticamente tudo para que eu goste do livro.
Claudia Cordeiro 26/07/2019minha estante
Mas soh 3 estrelas?

patriciadesa 21/08/2019minha estante
Fantástico e 3 estrelas ??? Pra mim algo fantástico merece 5 estrelas. Não entendi essa nota.

Livia.Gabriela 02/04/2020

É um bom livro. Nos faz pensar sobre o comportamento humano.
Carolegal_ 25/05/2020minha estante
oi Livia, altera essa resenha, isso é spoiler.

Diego Meneses 20/08/2020minha estante
Como tu solta um spoiler desse. Eu ia ler, mas desisti.