O Bom Filho

O Bom Filho You-Jeong Jeong

Resenhas - O bom filho

Jaque - Achei o Livro 17/07/2020

Muito bom!!
O Bom filho é um thriller psicológico sul-coreano, narrado em primeira pessoa por Yu-jin, jovem de 25 anos que vive sozinho com a sua mãe.
Logo no início da estória , Yu-jin acorda todo sujo de sangue em sua própria cama. Sem saber o que está acontecendo, ele sai a procura de sua mãe e a encontra morta na cozinha. Desesperado, ele acredita que o invasor ainda possa estar na casa e depois de algumas buscas percebe que está sozinho e não há sinais de luta ou invasão.
Ele pensa em chamar a polícia, mas muda de ideia ao se dar conta de que ele pode ser acusado pelo crime, então decide antes desvendar o que aconteceu e achar o culpado.
Ele começa então a tomar as primeiras providências quanto ao corpo e tentar lembrar o que aconteceu nas últimas horas, à partir da última lembrança que ele tem.
Yu-jin sofre de epilepsia desde criança e portanto precisa tomar medicamentos para não ter ataques e não pode de maneira alguma consumir bebidas alcoólicas.
Por esse motivo, sua mãe é super protetora e o vigia 24 horas, o que o deixa muito irritado. Além disso, sua tia que é psicóloga e a responsável pelo seu tratamento não facilita em nada e reforça o time da vigilância.
Yu-jin vai começar a lembrar de episódios que sua mente apagou e então vai perceber que nem tudo que ele vivia era o que parecia.
Como todo narrador não é confiável, aqui não será diferente e para balancear as narrativas teremos acesso ao diário da mãe de Yu-jin, onde ela relata fatos desconhecidos por ele.
Uma estória que começa instigante, termina angustiante.

Não dá pra parar de ler e a escrita dessa autora é simplesmente maravilhosa. Ela te envolve de uma maneira que você vive aquilo que ela escreve.
Não há divisão de capítulos, a trama é divida em 4 partes, mas devido a agilidade da escrita não senti necessidade desses fechamentos que o capítulo faz.
Não dá pra falar sobre a trama por quê tudo é contado pelo ponto de vista do protagonista, então a melhor coisa é descobrindo enquanto lê.
Eu recomendo muito esse livro. Dá pra ler rapidinho.

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2020/07/o-bom-filho-you-jeong-jeong.html

Anna Sallé 06/04/2021

Yu-jin! Você não merece viver!
Nunca tinha lido nenhum autor coreano e minha estreia com a Jeong foi como um presente.

O bom filho é um livro fantástico. A maneira como a história é construída nos dá a sensação de estar vendo capítulos de uma série, se você já assistiu filmes coreanos vai entender. Um livro todo em primeira pessoa mas que ainda assim nos permite vislumbres da mente de outros personagens. A relação de uma família que fica resumida a mãe e filho depois de uma tragédia.

Laços maternos transformados em complicados nós em um thriller surpreendente. Eu gostei muito.

Por último vale destacar o trabalho essencial e brilhante do tradutor desse livro que foi capaz de manter o suspense o tempo inteiro com um texto simples e direto.
carol.pinheiro 06/04/2021minha estante
Aiii vou colocar na minha lista

Margallyne 17/04/2021

O livro inteiro te prende num suspense sobre todos os personagens. A leitura segue o ritmo certo a cada página e descoberta.

Caroline.Hall 04/09/2020

Meu coração ficou acelerado por diversas vezes
Eu poderia dar 4 estrelas porque não concordei com o final que a autora quis dar, mas como na vida real nem tudo é perfeito como a gente quer, dei 5 porque achei justo pelo tipo de história. Um livro com suspense do início ao fim, teve momentos que achei que fosse perder o fôlego com um suspense longo. Penso se isso fosse em um filme conseguiria me dar tanta adrelina como tive lendo este livro.

Ananda102 16/10/2021

Achei um pouco exagerado
Que livro angustiante e um pouco perturbado, a história é boa o final é inesperado, mas achei meio sei lá muito sangue, violência acho que não é o meu estilo de livro.
Li.vrosecafé 16/10/2021minha estante
Amei, já quero ler!?

Marcelo 10/05/2022

Surpreendente
Não sei como comentar algo sobre este livro ser dar algum spoiler. Serei bastante genérico e objetivo. Se você gosta de suspense, leia. Vale muito a pena!

Joao.Vitor.P 23/04/2020

Não é a resposta Stephen King Coreana
Pode-se até dizer um pouquinho parecido com King, mas se não dissessem isso na contra-capa, ninguém compararia ao King.

Logo de inicio já da pra se saber tudo que aconteceu, mas mesmo assim queremos saber o que acontece, pois é instigante.

O problema é que tem que aguentar uma leitura muito, mas muitooo descritiva, principalmente as primeiras 80 paginas (quase desisti). Em muitos pontos é uma descrição realmente boa e no ponto, mas tem muitas vezes onde é extremamente massante o tanto que a autora descreve o lugar.

Outra coisa que me deixou angustiado é o fato de que muitas vezes a leitura fluía muito, me deixava tenso, louco para chegar no clímax.... Mas então do nada vinha uma lembrança que era escrita em 2 FOLHAS ou mais. Extremamente broxante.

Só mais um detalhe, agora quanto ao livro: essa edição tem muitos erros ortográficos, algumas vez palavras faltando letras, escritas erradas ou até mesmo uma palavra que foi colocada lá sem o sentido da frase, onde era nítido que colocaram uma palavra errada.
Elvis 27/04/2020minha estante
60 páginas e desisti exatamente pelo que você falou, eu não gosto de leituras que exageram na descrição.

Joao.Vitor.P 29/04/2020minha estante
Exatamente, é muito cansativo. Lendo até essa parte sinto lhe dizer, você não terá mais nada de novo haha. O mistério se foi, resta saber mais da história dele.

Bia 05/01/2024

Já considero o pior livro do ano!
Eu só li enrolação, o texto perde muita qualidade do meio pra o final, no início a autora já revelou quem era o protagonista. Sem contar que nunca vi personagens tão burros, sério!

O pior de tudo é o final!! Meu Deus, que merdaaaaaaa gigante!

Até agora tentando entender a fama dessa bosta ?
Jussara 23/03/2024minha estante
Realmente a burrice dos personagens dói na alma!

Mariana.Guimaraes 01/05/2022

Um dos melhores livros de suspense que já li
Terminei o livro e fiquei sem reação. Foi uma leitura que me prendeu do início ao fim, e a história ficou na minha cabeça durante o dia inteiro, até eu terminar de ler. Várias reviravoltas, e a narração ser feita pelo filho torna tudo mais difícil e indigesto. Surreal, eu amei.

Rudiely 18/05/2022

Que bons filhos são esses? Pelamor de Deus...
Yu-jin é um jovem de 25 anos que toma remédios há mais de 10 anos. Ele, supervisionado por sua mãe e sua tia é praticamente obrigado a fazer uso de remédios e acredita sobrer de epilepsia.
Acredita que sem os remédios, as convulsões seriam constantes.
Porém ele sente que os remédios fazem mal à ele, com efeitos colaterais severos, e sendo assim as vezes fica sem tomá-los em segredo.
Certo dia ao sentir cheiro de sangue ao acordar, acha que é o aviso de uma convulsão iminente. Mas não, estava enganado. Ao verificar sua casa se depara com sua mãe e carrasca morta no chão. E ele não se lembra do que aconteceu na noite anterior.
O livro é excelente, um triller de arrepiar. Aqui muitas coisas não são o que pareciam. E é angustiante e ao kesmo tempo incrível descobrir a realidade do que aconteceu com essa família.
O final é ótimo, e o livro não guarda surpresas só para o fim.
Existe também um personagem que com os acontecimentos você não sabe se fica do lado dele ou contra.

"O esquecimento é a mentira suprema. É a mentira perfeita com a qual posso enganar a mim mesmo. Era a última cartada do meu cérebro."

Duana Rocha 27/05/2021

Muito bom!
Recomendo demais se gosta do gênero e se não é familiarizado pode se aventurar com esse livro curtinho e instigante.
Não conhecia a autora mas ja me conquistou e vou procurar outras obras dela.

mattozinhos 15/02/2019

Lido: O Bom Filho
Uma história triste e inacreditável. Um filho psicopata, manipulador e violento transforma o destino de toda uma família e mostra como muitas vezes vamos longe demais, a ponto de não conseguirmos mais voltar. O livro é bom e tem uma escrita envolvente e descrições muito realistas das cenas de violência.

A autora proporciona um clima constante de tensão ao longo das páginas, onde nos vemos dentro da cabeça do pior tipo de psicopata que existe: o "caçador". O protagonista, o psicopata em questão é um verdadeiro predador que manipula o contexto de suas ações confundindo nós leitores constantemente.

Nos primeiros capítulos há um suspense a respeito de crimes que acontecem e somos levados o pelo narrador (o psicopata) a investigar e desvendar cada um deles. Mas o que parecia ser apenas um triller policial investigativo, se transforma num grande drama psicológico. Somos levados a conhecer toda escuridão da história de uma família marcada pela negligência e omissão emocional que resulta em barbaridades extremas.

Vale a leitura tanto pelo estilo de escrita como também pelo pano de fundo, a Coreia do Sul com toda sua peculiaridade. Vale ainda pelas referências que, pasmem, chega até mesmo ao filme Cidade de Deus, produzido no Brasil. Uma excelente oportunidade para ter contato sutil com a cultura Sul Coreana e perceber todas as semelhanças com nossa cultura ocidental.
Aline 16/02/2019minha estante
Amei esse livro! Realmente, muito bom!

mattozinhos 16/02/2019minha estante

Aline 16/02/2019minha estante
O bom filho.

mattozinhos 17/02/2019minha estante

Juh Taks 22/04/2020

A primeira dica é : não desista !!!
O livro de uma escritora coreana , que traz na sinopse a frase : a resposta coreana a Stephen King , cria uma expectativa que nos primeiros dias de leitura são logo derrubadas . Leitura cansativa , paradona ( pro meu gosto ) , mas , ao longo do livro a história vai se construindo , o personagem vai se mostrando e fica realmente difícil parar de ler sem antes saber o final , que inclusive foge ao óbvio .
É um suspense , fala sobre psicopatas e sua mente . Interessante ! Vale a pena !
#Leiam #MaisUm #4DoAno #Indicação #OBomFilho

Isabela 16/04/2022

"Tenho certo talento para a desonestidade"
Eu adoro histórias que envolvam crimes e psicopatas e isso já não é mistério nenhum, mas esse livro me pegou. Eu adorei demais!
O livro tem uma narrativa super inteligente e envolvente, os personagens são complexos e a história do Yu-Jin... Nossa!
A literatura coreana tem sido, no geral, uma grata surpresa para mim.
É um livro que vale super a pena a sua atenção!