O Rei

O Rei C.S. Pacat

Resenhas - O Rei

Jess 01/06/2021

Eu chorei. Chorei muito. Precisei sair, respirar, tomar uma água...

Essa trilogia foi a maior e melhor surpresa literária que tive esse ano até então. Eu não sabia muito bem o que esperar dela e o que imaginava era algo completamente diferente. Eu não sabia que ia me apaixonar tanto por essa história e esses personagens. Eu não sabia que ia me envolver tanto.

O carinho que sinto por esses livros é enorme. Terminei há menos de cinco minutos e consigo sentir a saudade batendo com força no meu coração.

Foi tudo incrível, de tirar o fôlego até a última página. E eu preciso dizer que não aguento mais ser enganada pelos personagens principais dos livros! Eu, literalmente, leio a mente deles e ainda consigo ser feita de otária? Eu amo isso.

Eu ainda estou dividida entre sorrir ou chorar com esse final, mas, na dúvida, eu faço os dois.
Beatriz 13/06/2021minha estante
Sinto a mesma coisa ??

Clara 01/07/2021minha estante
sim???

ted_luar 06/09/2021minha estante
vazou eu

Lilies_. 03/04/2024

Finalmente livres
Basicamente essa resenha será voltada para a valorização do Laurent, por que ele é um personagem tão perfeito, como o cabelo do Laurent estava em quase todos os pensamentos do Damen, como o Damen e Laurent são lindos juntos, como a C. S. Pacat foi grandiosa, mente de titânio ao escrever essa magnífica história, e finalmente, a narrativa de modo geral.

Primeiramente, temos o momento revelação de muitas coisas que já poderiam ser pressupostas pelos leitores no segundo livro. ? por isso não coloquei alerta de spoiler, mas caso você ainda esteja meio perdido sobre o que está por vir, saiba que está entrando em uma zona de muitos spoilers?. Comecei lendo o livro e as coisas estavam dando tudo errado, foi assim em uma boa parte do livro, e com a tensão política em cima dos momentos revelações fez com que a relação quase estabilizada dos protagonistas acabassem se rompendo para aquele estranhamento inicial da trilogia. Com uma pequena diferença que agora esse é um dos momentos de fragilidade do Laurent.

Desde o primeiro livro, eu sempre vi a relação do Laurent com o Damen de uma forma totalmente política, não pela relação entre reinos, mas especialmente entre os personagens e só agora posso dizer o porquê: o Laurent sabia de tudo. E isso reflete muito na dinâmica de seu relacionamento com Damen, mesmo ainda não sabendo que Laurent conhece sua verdadeira identidade. No início da trilogia onde Damen é enviado como um ?escravo sexual" para o príncipe de Vere, o Laurent já sabia quem era Damianos e de muitas outras coisas que irão fazer parte do início prontamente dito para nós. Então, toda vez que o Damen diz "eu sou seu escravo", é uma forma de lembrar ao Laurent que o feriu brutalmente, o Laurent fica magoado ao ver Damen se comparado a um escravo. Ainda mais porque ele sabe quem o fez se sentir assim; o sarcasmo constante, as chicotadas, as performances em público. Ele ficou impressionado porque Damen não apenas internalizou tudo isso, como o tornou parte de sua identidade. É uma droga porque Pacat fez sua obra muito visual para a perspectiva de um único personagem, o que dificulta muito pegar essas nuances.

Para realmente entender a trilogia Captive Prince, preciso lembrar contatemente que estamos observando através dos olhos de Damen e sentindo tudo o que ele sente, ou quase tudo. Vemos lentamente Laurent falando abertamente sobre seus sentimentos, se permitindo sair da sua zona de conforto e só ao longo do livro, se apaixonar. Porém, o mais importante é que esse ponto de vista elimina todas as falhas do próprio Damen, como o fato de ele ser pró-escravidão, e mesmo que não seja cruel por si só, ele é um príncipe mimado, com hábitos que ele considera certos. Damen não é perfeito, e eu acho isso incrível, porque não percebemos isso no primeiro momento em que pegamos o livro para ler. Ele apenas supõe que Laurent é um príncipe moralmente corrupto, mimado e ignorante, mas é exatamente isso que o próprio Damen é, e, é por isso que ele odeia tão intensamente o Laurent, demora um pouco até que ele entenda isso.

A morte de Auguste foi um ato de violência sancionada pelo Estado e Damen não era apenas um ator, um participante inconsciente da guerra, ele era o Estado. Laurent sabe disso melhor do que ninguém, e é assim que ele passa a odiá-lo. Essa tensão só diminui quando Damen reconhece que tirou algo importante para o Laurent, reconhece que poderia fazer as coisas diferentes se ele não fosse tão orgulhoso de suas convicções do que é certo ou errado. É fácil chamar o Laurent de abusador violento na série, afinal suas motivações são mesquinhas e muitas vezes cruel, mas também, ele prefere a diplomacia ao invés de travar guerras e ele nunca mata, exceto para salvar sua própria vida. Damen, por outro lado, certamente tem muitas ideias nobres sobre honra e lealdade, mas onde elas o levaram? Quando o conhecemos, ele estava seguindo cegamente o mesmo caminho que seu pai traçou para ele - participando do imperialismo violento do seu reino, não por malevolência, mas porque é o que ele pensava que deveria fazer; até em seu próprio cativeiro ele nunca sequer pensou em questionar isso. Apenas fixado na ideia de liberdade.

A liberdade para Damen passa a se tornar muito mais difícil à medida que a história avança. Primeiro era escapar do palácio, depois significa garantir que pessoas ainda mais vulneráveis do que ele também possam escapar, depois significa aliar-se ao seu inimigo e trabalhar juntos para proteger duas nações de pessoa inocentes, até que finalmente, a liberdade para Damen signifique liberdade para todos - a abolição da escravidão em Akielos e um compromisso de acabar com o ciclo de imperialismo violento perpetuado por todos os reis antes dele, incluindo seu próprio pai. E isso só se dá devido a sua interação com o Laurent.

Finalmente irei poder falar com segurança sobre o Laurent, mas para isso é preciso entender uma coisa básica: Há um arquétipo na ficção ocidental, e ele é assim; sempre é um cara misterioso, sensual, na maioria das vezes ele é loiro ? Isso é importante?, ele também é frequentemente um manipulador, um traidor, um abusador na sua própria série, ele pode ser frio ou carismático, às vezes ambos, quase sempre é algum tipo de valentão moralmente duvidoso ou uma pessoa considerada totalmente má. Ah, eu odeio esse arquétipo por um motivo muito simples:

A internet nos prepara para sermos solidários com homens violentos às custas de suas vítimas, a causa dessa violência não importa porque isso serve para valorizar suas supostas intenções em vez de seu impacto real. E quando esses homens violentos decidem que serão boas pessoas, devemos pensar que a mudança é instantânea, e também devemos acreditar na palavra deles, mesmo que eles não tenham provado exatamente se considerados confiáveis. Isso é esperado de nós, como espectadores ou leitores, porque a história, a mídia e o mundo valorizam as vidas desses caras em detrimento das vidas das pessoas que eles feriram. Isso explica porque muitas pessoas recriam histórias de abuso para justificar seu interesse nesse tipo de personagem e muitas vezes para desculpar suas ações preconceituosas e abusivas no cânone, porque assim ameniza o fato delas sentirem algum interesse nele. É o famoso ?ele tem um passado triste, por que não amá-lo??

Então, por que mesmo o Laurent fazendo parte desse arquétipo eu consigo gostar dele? De uma maneira mais objetiva, ele se sobrepõe aos padrões que deveria seguir, ele vai além e subverte muitas de suas convenções e arquétipos E são exatamente essas subversões que fazem dele um personagem tão atraente.

O regente, no estilo clássico de um abusador, faz de tudo que pode para encorajar a narrativa de que Laurent, quando era um menino de 13 anos, estava de alguma forma ?pedindo por isso? e podemos ver o Laurent lutar contra isso ao longo da série, desde o primeiro livro quando o Laurent ajuda a agredir Damen de uma forma que remete à forma como ele foi agredido, é o Laurent deliberadamente escolhendo continuar o ciclo de abuso imposto pelo seu tio, que é uma ideia que ele experimenta de diferentes maneiras, mas especialmente no primeiro livro porque é o momento em que ele mais se encontra sozinho e quando, nós leitores, não tivemos nenhuma dimensão de seu personagem, porque o foco é odiá-lo. Podemos ver nos outros livros, que esta cena não o faz se sentir bem ou poderoso, porque é ele fazendo a mesma coisa que seu agressor faria.

De certa forma, atribuir a culpa de seu abuso a si mesmo permite que ele mantenha um senso de controle, e cultivar o controle é o principal mecanismo de defesa do Laurent. Essa narrativa de que a culpa é dele a qual ele acredita fielmente e assim passando a ter a ideia de que existe algo de errado com ele que o torna digno de abuso permite o comportamento abusivo do próprio Laurent, permitindo machucar outras pessoas com tanta facilidade, especialmente pessoas que são parecidas com ele de alguma forma: Nicaise, Aimeric e Jokaste. Cada um foi jogado ali para ser uma das versões que o Laurent poderia ter sido, caso ele não tivesse seguido o caminho que seguiu.

Nicaise: o Laurent vê o Nicaise como a criança que ele foi quando estava sendo abusado, por isso que o Laurent quer ajudá-lo, porque ele está tentando ajudar a si mesmo naquele momento.

Aimeric: Ele vê sua vulnerabilidade e esperanças destruídas nele. Em Aimeric, Laurent vê todas as partes mais odiadas de si mesmo sendo expostas, então olhar para Aimeric, é como olhar para si mesmo, e se ele olhar muito terá que enfrentar o que vê: um jovem solitário sem controle sobre o fato de ter sido manipulado e abusado por alguém que deveria ter cuidado dele.

Jokaste: acho que esse é bem claro com a escolha de irmãos. É o Laurent colocando o Damen em primeiro lugar, abrindo mão de algo em prol de receber alguma outra coisa em ?troca?(o que explica o título do livro).

Acho que de uma forma não intencional o Damen conseguiu fazer o Laurent perceber isso através de seus diálogos, em um deles onde ele fala sobre jogo de tabuleiro. O jogo é o ciclo, e o que Damen está dizendo é que Laurent tem que quebrar permanente o ciclo para ficar verdadeiramente livre de seu tio. Afinal, Laurent também está em cativo, preso nos abusos de seu tio e em algum momento antes da história começar sabemos que o abuso sexual parou, mas o abuso psicológico não, e isso também é violência. Liberdade para Laurent vai significar: libertar-se dos ciclos prejudiciais do passado.

Damen pede a Laurent que finalmente abandone o fardo de sua própria culpa. Se ele consegue perdoar a si mesmo, ele consegue perdoar os outros, ele pode perdoar Damen e finalmente abandonar a compulsão de buscar vingança, que o tem impedido de amar plenamente e é isso que finalmente libertará Laurent do ciclo.

Laurent acredita que não nasceu para governar, Auguste nasceu. O fato de ele se sentir como a segunda escolha de todos. E eu não acho que seja apenas uma coisa após a morte de Auguste, podemos ver na maneira como ele fala sobre Auguste, é bem mais antigo que isso. Auguste era o melhor lutador, o melhor homem, o melhor governante. E então ele morreu e o irmãozinho inapto teve que ocupar seu lugar. Damen muda isso de uma vez por todas, uma vez que Laurent finalmente decide deixá-lo conhecer todas suas camadas e basicamente ele diz: ?se você tivesse tido a oportunidade de conhecer o Auguste teria gostado dele e ele teria gostado de você?, dando a ideia que o Damen gostaria mais do Auguste do que do próprio Laurent, sempre pensando em ser uma segunda opção, e Damen não aceita nada disso, porque realmente não existe nenhuma versão de Damen que não teria escolhido Laurent, então seu pensamento muda conforme Damen o faz acreditar que ele não é o segundo melhor, ele também pode ter nascido para superar ou fazer as mesmas coisas que o Auguste fazia, mas com um diferença clara: mais perfeição para o Laurent.

Assim, eles são capazes de lidar com a violência e os danos que causaram um ao outro sem criar mais violência e danos e com base nessa decisão mutuamente construída de forma lógica, eles são capazes de criar um novo reino que é mais livre para todos. E, óbvio, as coisas não vão ser resolvidas do dia para a noite, estamos em um mundo de fantasia medieval governado pela monarquia absoluta.

Sobre o final do livro, particularmente sobre a forma como o Regente terminou. Eu odiei. Eu estava esperando uma morte dolorosa, do tipo sangrento que te faz ficar horrorizada por dias, e isso não aconteceu. Pacat disse em uma entrevista que quando estava escrevendo muitas pessoas também esperavam um final semelhante ao que citei, mas no ponto de vista dela, quanto mais doloroso você tenta parecer a morte de um personagem, menos significativa ela se torna. Isso meio que fez minha mente explodir por inúmeros segundos, agora eu concordo com seu ponto de vista narrativo. A caminhada até chegar nesse final, tudo que foi construído para o desenvolvimento do Laurent, a humilhação na frente do conselho, todas as pistas que levaram ao plot twist, isso é muito mais importante do que o Regente. O que também não me impede de pensar que o Damen o mataria da forma como ele merece.

Conclusão: não quero dar adeus para esse universo, então direi que isso é um até logo. Pretendo reler a obra para ter uma outra visão, agora que sei de todos os acontecimentos. Acho que o fato da Pacat escrever no anonimato deu a ela uma liberdade maior para sua escrita, a própria reconhece isso, por isso, acho muito difícil ela conseguir escrever outro livro no mesmo calibre que Captive Prince. Todo escritor quer ser publicado por uma editora, e elas naturalmente só querem publicar o que irão vender no mercado. Acredito que isso influencia no tipo de livro que um escritor escreve porque sua preocupação deixa de ser: escrever porque gosta e passar a ser: o mercado financeiro. Isso explica os inúmeros livros que parecem ser todos iguais. É normal. Precisamos ganhar dinheiro de alguma forma. Estou feliz por ter conhecido e gostado muito dessa obra prima, não sei como eu descobri essa trilogia, mas fico feliz por não ter me deixado levar pelas opiniões dos outros sobre como esse seria um livro doentio.
EU FALEI Q IRIA PAGAR COM A LÍNGUA MUAHAHAHAHAHA

Iluvitoria 10/04/2024minha estante
Pacat escreveu uma obra de arte

Iluvitoria 10/04/2024minha estante
E logo dps se propôs a escrever outra(Pacat deixa o James e o Will serem felizes um pouquinho pfv

Iluvitoria 10/04/2024minha estante
Te amo vc é uma das 3 pessoas desse fandom que pegou os detalhes dessa obra de tirar o fôlego

Lilies_. 10/04/2024minha estante
Amg, acredita que eu ainda não consigo parar de pensar nessa obra? Eu amei cada experiência lida. Prometo que assim que eu reler, o que não vai demorar muito, serei a defensora número um de Príncipe Cativo, se alguém vier com críticas supérfluas, estarei com argumentos prontos para contrapor seus pontos. Embora nosso fandom seja minúsculo, é tão magnífico fazer parte dele! Fazia tempo que não me sentia assim por causa de um livro

Iluvitoria 11/04/2024minha estante
Menina nn passa nn, já faz uns 2 anos q li diariamente (nao ironicamente, penso nesses dois ?

Yally 01/10/2023

Não acredito que acabou...
Os protagonistas me conquistaram, não teve jeito. O Damen com toda aquela sua honra, força, orgulho, um líder nato... Mas baixava toda sua guarda, virava um poço de gentileza e sensibilidade pelo Laurent. E o Laurent todo "uma cadela frígida" kkkkkk, agr é sério, ele todo frio, estrategista... Na vrdd era super amoroso, prestativo, sorridente e super altruísta quando se sentiu seguro com Damen. Enfim, mto lindinhos ?. Uma coisa que gosto dessa trilogia é q a autora não faz questão de explicar cada frase, a frase tá lá, se vc entendeu todo o significado por trás ótimo, se n o problema é seu kkkkkk. Senti falta de uma cena de batalha final, mas fiquei feliz por n ter pois o Laurent e o Damen odiariam levar seu povo pra luta. Amei o final, agr irei ler os contos ?

Karen399 04/08/2021

A gente foi feito para sofrer
Mesmo tudo o que as pessoas falam é muito difícil dizer adeus a essa trilogia
O foco nunca foi o romance mas é o que mais me prende nos livros e o deles é tudo de mais precioso nesse mundo
O MELHOR enemies de todos, a gente gosta daquele que os dois se odeiam, que querem realmente matar, e esse daqui entrega TUDO
A evolução deles para o lover foi a o meu fim, chorei muito e amei junto com eles
Sei que vou reler esses livros um bilhão de vezes mesmo pelos gatilhos
NÃO ME ARREPENDO NUNCA, de ter começado essa trilogia
Se você estiver em um bom momento e estiver ok com os gatilhos, leia, sério, vale o sofrimento
É +18, mas sei que alguns não ligam p isso (não estou defendendo)
Já sinto saudade dos meus bbys, Laurent e Damon vocês são tudo p mim

Sabrina758 28/11/2023

Nunca pensei que um "Olá, amante" e "Eu sei quem você é, Damianos" tivesse tanto poder de destruição. Mas o importante é que, no final das contas: "Nós dois detemos o centro. Antigamente, era um único reino" ?
Amanda1215 28/11/2023minha estante
O berro que eu dei , o desespero que fiquei não tá escrito

Sabrina758 28/11/2023minha estante
Adoro pensar no contraste do final do segundo livro e no início do terceiro...O Laurent não cansa de surpreender com suas "pequenas" mudanças de personalidade

lisa 09/02/2020

Um final satisfatório.
A conclusão de o príncipe cativo é satisfatória. Houveram momentos que eu achei desnecessários ou muito convenientes na segunda parte do livro, mas de modo geral não me desapontou. A primeira parte foi muito boa, surpreendente e cativante, eu não conseguia parar de ler. Se eu for reclamar de alguma coisa, vai ser do fato do epílogo não estar no final do livro, o epílogo é uma short story separada chamada The Summer Palace, eu não sei se foi traduzida. Mas se você não ler a short story provavelmente vai achar o final insuficiente.

Gabi Peschke 06/08/2021

Morri
Essa trilogia NÃO PARA NEM UM MINUTO. Foram 3 livros de acontecimentos e acontecimentos, não fiquei entediada em nenhum momento. Os personagens fazem coisas em que pensamos "O que esse louco está fazendo?", mas dai vemos que o já foi tudo estudado e calculado, se não por um personagem, por outro. Estratégias, política, guerra, socorro. 5 estrelas favoritado. Senti muita falta de um epílogo, nem acredito que acabou... Saudade.

Elliy 26/10/2022

Simplesmente emocionante
Excedeu totalmente as minhas expectativas, amei o desenvolvimento dos personagens. Fazia tempo que eu não chorava tanto lendo como fiz nesse livro. A trajetória do Laurent e Damen foi magnífica, como aos poucos foi evoluindo do ódio ao amor, e mesmo lendo o que eles pensavam, estando na mente deles eu me surpreendi em vários momentos. Em poucas páginas eu ia do choro ao sorriso ao ódio, era um misto de emoções e eu amava isso. A maneira como a autora encerrou a história foi cativante e emocionante. Uma das melhores leituras desse ano!!!
nix 26/10/2022minha estante
saudades dos amores da minha vida ??

Maria Clara 19/12/2023

Minha vida nunca mais será a mesma depois dessa trilogia
CARALH0, CARALH0, CARALH0!!!!!!!

🤬 #$%!& que p4riu! Cara, terminei esse livro agora e estou sem palavras, COMPLETAMENTE DEVASTADA! Trilogia do CARALH0, autora do CARALH0! São tantas emoções que sinto que vou explodir, sério! Caraca, minha vida nunca mais será a mesma depois dessa trilogia! Nunca, absolutamente nunca. Estou totalmente impactada. Sem palavras para descrever, só consigo dizer: caralh0! QUE FINAL DO CARALH0! CARALH00000000000! Grandão demais!

Aconteceu tanta coisa, mais tanta coisa, que vou passar bons meses (com certeza, anos!!!!) tentando processar tudo, provavelmente, não conseguirei. Esses livros conseguiram superar tudo aquilo que considerava como definição de "perfeição", ultrapassaram todos os níveis!

Terminei nesse exato momento e já estou morta de saudades de Damianos e Laurent, pô, amo eles demais! Ao decorrer dos livros, nutri um carinho enorme pelos dois, não quero me despedir! Sinceramente, sempre vão estar no meu coração, me cativaram por completo!!!!!! Tanto, tanto, tantooooo, que estou com pensamentos pensantes de que nunca mais lerei alguma história que tenha o mesmo impacto sobre mim. Não sei o que vou fazer para seguir em frente, depois de concluir essa trilogia, meu deeeeeeus. ?

anos se passarão e eu ainda estarei chocada falando: "essa é simplesmente a história mais bem escrita e desenvolvida que já li em toda a minha vida". apenas leiam essa belezura e se impactam tanto quanto eu, façam esse favor para si mesmos.

+1739199272628292082?????
Portilho 19/12/2023minha estante
Nossa...

Meng_meng 19/12/2023minha estante
Achei uma pessoa tão fissurada em príncipe cativo como eu, TRILOGIA FAVORITO DA VIDA!!

Erica 09/05/2023

Príncipe Cativo - O Rei
Foi incrível acompanhar essa história. Ela ficava melhor a cada livro. Esse último foi o ápice. A autora aprofundou o relacionamento dos protagonistas e deu a oportunidade de entender melhor o lado do Laurent.

O final foi bem adequado e deu aquele gostinho de quero mais.

Enfim, essa história teve um dos melhores enemies to lovers que eu já li.

lau 29/04/2021

meu coração dói. Principe cativo me pegou de surpresa com seu segundo e terceiro livro, eu estou complementarmente apaixonada por essa história. Como explicar os personagens desse livro? Nicaise, Aimeric, Nikandros, Jord... todos eles roubaram meu coração e o fizeram sofrer um pouco. Laurent e Damen... eu nao tenho palavras para descrever eles e o amor e empatia que eu cultivei por eles durante a leitura dessa trilogia, laurent é um dos personagens mais fortes que eu já conheci e o damen ele teve que lidar com tanta dor de uma vez e ambos suportaram tanta dor juntos. Eles nasceram com a excelência de um rei.

Carol 06/06/2021

Apenas virou uma das minhas trilogia preferidas
Desfecho maravilhoso, não tenho nada do que reclamar, foi digno da grandiosidade que foi essa saga. Uma pena não ser tão conhecida aqui no Brasil

Denise 19/06/2020

O Rei
Me indicaram essa trilogia para fans de GOT, realmente tem tramas e disputas pelo poder que se assemelham um pouco, mas as semelhanças acabam por aí.

Essa história é sobre um romance ?impossível? ao estilo Romeu e Julieta. As famílias são inimigas a gerações, tudo é ódio e vingança, mas um convívio forçado vira admiração e amor.

Mas por favor não imaginem um monte de coraçõezinhos porque temos cenas de embrulhar os estômagos mais fortes.

Eu indico muito essa leitura, foi uma leitura que me surpreendeu muito.
Eu me apaixonei pelos personagens e torci muito para que o amor deles desse certo e agora eu conto algo que foi a maior surpresa pra mim: os protagonistas são dois príncipes.

Como eu disse me surpreendeu porque o que eu li foi sobre amor e sentimentos.

ladyprifujoshi 11/09/2021

Trilogia Príncipe Cativo ⭐⭐⭐⭐⭐❤
Provavelmente se eu fosse tentar descrever tudo que senti durante a leitura, ficaria horas divagando mas vou tentar resumir um pouco
Após a morte do seu pai, o príncipe Damianos, herdeiro legítimo do trono, é enganado pelo irmão e vendido como escravo para o príncipe do reino inimigo. Se descobrirem quem ele é, uma morte rápida é o máximo de misericórdia que ele pode esperar.
Ele deve servir Laurent, o príncipe de Vere e aceitar essa submissão que vai contra todos os seus instintos
O Laurent é um dos melhores personagens que já tive o prazer de ler sobre, ele é extremamente inteligente, sempre se antecipando aos eventos, sempre com planos dentro de planos, manipulador, lutador, além de lindo. Ele tem a personalidade firme até o final da trilogia; claro que serão abertas brechas dentro da sua armadura, um pouco de calor no seu coração gelado, mas é uma coisa que sempre esteve com ele, mas poucos tiveram coragem ou capacidade de se aproximar o suficiente para perceber
Damen não fica atrás, ele é nobre, leal, amigo, ele é um guerreiro, tudo que ele precisa é de uma espada e que você aponte o inimigo que ele precisa atravessa-la. Ele é simples e acho que toda a complexidade do Laurent, casa de forma perfeita com ele
Ambos desprezam um ao outro, o Laurent principalmente, ele odeia a nobreza do reino do Damen, um motivo mais forte, um acontecimento do passado, quando ambos ainda eram muito jovens e que acabou definindo muito a vida do Laurent, é o que motiva esse ódio
Como escravo, Damen vai se ver preso no meio de um complicado jogo político na corte de Vere, entre Laurent e seu tio que, atualmente governa o reino, até que seu sobrinho atinja a maioridade e seja coroado; um jogo onde ele terá que escolher um lado enquanto tenta encontrar um jeito de fugir e no processo ele vai descobrir não só mais sobre as tramas que levaram ele até ali, como também mais sobre o príncipe, ver que nem tudo é preto e branco como ele sempre considerou
No primeiro livro, as intrigas, os jogos, as lutas, tentativas de assassinato, planos, tudo se restringe aos murros do palácio, mas a partir do segundo livro vamos viajar pelo reino com os dois protagonistas e a disputa vai para outros níveis, as apostas e tudo que está em jogo, cada vez maiores
Eu quero ressaltar que as coisas que acontecem na corte, são extremamente pesadas, não acho que a autora colocou isso para chocar ou nada do tipo, já vi muito isso em outros livros de fantasia medieval, a única diferença é que as únicas pessoas que sofriam esse maltrato, eram mulheres e aqui não, aqui não é questão de ser homem ou mulher, é questão de quem você é, da sua posição
Outro detalhe que pode incomodar é a questão dos escravos, a cultura do Damen é escravista e isso sempre me deixa desconfortável, mas depois de estar no lugar de um escravo, ele já não vai conseguir ver as coisas com os mesmos olhos e podemos ter promessas de coisas boas em relação a questão para o futuro
O romance, se ainda não fico claro, é lgbt e que romance senhoras e senhores
Desenvolvido de forma lenta, vai de total desprezo a respeito, admiração, amizade e bem depois de tudo isso, ao romance. O Laurent não muda completamente da água para o vinho por conta dos seus sentimentos e o Damem simplesmente o aceita como ele é
Só o que ainda posso dizer é que os livros são incríveis, principalmente o segundo, que foi meu favorito da trilogia, eu mal tinha tempo para superar um acontecimento, uma reviravolta e já vinha outra, o desenvolvimento do romance foi perfeito e o final eu dei um grito que vocês não estão entendendo meu surto, que cena!
Fazia tempo que eu não me sentia totalmente arrebatada por uma leitura assim, claro que li coisas boas, mas, sabe aquele livro que vem para virar favorito? Livro que quando você termina, queria poder esquecer, só para sentir tudo novamente? Que você vai em busca de tudo sobre a autora, até a lista de compras do mercado? Livro em que tanto a história quanto o romance são maravilhosos demais, tudo muito bem construído e você sente a ressaca vindo? Essa trilogia fez tudo isso pra mim
A única coisa que faltou foi um epílogo, descobri depois que existe um conto que serve como isso, chamado palácio de versão mas só em inglês, pena que a editora não acrescentou esse conto no final do volume três, como fez com os primeiros da trilogia