Rumo ao Sul

Rumo ao Sul Silas House

Resenhas - Rumo ao Sul

Marjory.Vargas 29/01/2024

A história gira em torno do erro que Asher cometeu no passado, e que acabou o afastando de seu irmão. Após acontecimentos recentes, o ex-pastor sai em busca desse irmão. O livro é bem reflexivo, mas fiquei frustrada com a busca dele. O tal irmão só aparece no final do livro e eles quase não interagem...

SILVANA 29/11/2023

Mentiu no resumo
Pra começar, na contracapa do livro fala que a história é como uma nova versão de O Segredo de Brokeback Mountain. NÃO É.
Fiquei o tempo todo esperando o desenrolar dessa forma, mas não tem nada a ver.

Vamos à parte boa. É um livro que trata de uma forma bem interessante de fanatismo religioso e homofobia. Fala sobre a diferença entre fé e religiosidade e, no meio disso tudo, trata da relação de pai e filho, de aceitação, superação. Essa parte é realmente boa.

Achei o final meio blé, várias coisas inacabadas quando o autor gastou tempo demais descrevendo situações que nem precisavam. Como toooodoo caminho do Justin até a igreja (cada pessoa e casa por onde ele passava ?)

Se vc não for com as expectativas que a sinopse cria, talvez aproveite melhor a história pq o núcleo é bom e trata de assuntos muito importantes.

Janaina.Borges 01/11/2023

Asher Sharp e pastor de uma igreja evangélica numa pequena cidade do Tennesse. Após uma grande inundação na qual muitos dos seus fiéis perderam a casa e também familiares, Asher acolhe na igreja um casal gay que também perdeu a casa e ajudou a seus fiéis. Mas seus fiéis não são gratos e não aceitam aquele casal a quem chamam de abominação. Asher põe em cheque seus valores e sua doutrina, o que determina que somos melhores que os outros??? Seus questionamentos o fazem lembrar do irmão que foi rejeitado e expulso da família por ser diferente. Ele rompe então com essa comunidade hipócrita e parte rumo ao sul a procura do irmão é de descobrir um mundo melhor.

Konshal 22/10/2023

Rumo errático
Os moradores de Cumberland Valley, no Tennessee, estão envoltos com os estragos das fortes enchentes que acabaram atingindo a região. Ou pelo menos, assim deveriam estar. O falso moralismo religioso (latente num estado americano conservador) não vê problema algum em deixar dois moradores desabrigados só por serem um casal gay.

Esses acontecimentos são testemunhados por Asher, um pastor evangélico, dentro de sua própria casa, já que é ele quem discute com sua esposa. Lydia acredita que o pernoite de dois rapazes em sua casa seria uma influência negativa para o seu filho Justin.

Esse é o estopim para uma relação conjugal que já demonstrava certos desgastes. Apesar de ser líder de uma associação pentecostal e, por isso, durante muito tempo, porta-voz dos preconceitos mais absurdos baseados em palavras ditas sagradas, Asher ainda não foi totalmente cego para um dos principais pilares de qualquer religião minimamente séria: a ajuda ao próximo. Esse incômodo com o presente (as atitudes e pensamentos preconceituosos da esposa - uma personagem unidimensional que representa fielmente 99% dos evangélicos) vai impactar o futuro de Asher, exigindo dele ações drásticas movido pelo desespero e pelo amor que tem pelo filho. E, ao mesmo tempo, ele aproveitará a ocasião para tentar se redimir com o seu passado e retomar uma relação fraternal interrompida pelo mesmos motivos pelos quais está saindo de casa agora.

Confesso que me falta paciência pra ver, ler ou simplesmente ter contato com qualquer coisa que um crente faça. Cada linha descrevendo algo relacionado a eles, a virada de olho para cima (?) é certa. Mas, mesmo com esse impulso narrativo necessário, o autor Silas House desperdiça a chance de explorar personagens com grande potencial. Luke, o irmão do protagonista, por exemplo.

A metade final da história acompanha Asher e Justin após a medida drástica optada pelo pai que se vê preso numa espiral de pressão exercida pela igreja que o condena veementemente apesar de todas as suas defesas. A partir desse momento, a narrativa cai num looping de situações que pouco agregam à trama principal. São páginas que poderiam ser bem melhor aproveitadas se houvesse um investimento maior na reconciliação dos irmãos. É algo para o qual se cria uma grande expectativa (são informações que constam na sinopse de capa/contracapa inclusive) e que é atendida de forma pífia. Para se ter uma ideia, não há uma linha de diálogo quando Asher e Luke se encontram pela primeira vez, embora eles estivessem anos sem falar um com o outro. As boas intenções da obra para com a comunidade LGBTQIA+ se fariam ainda mais presentes se esse reencontro fosse bem mais explorado.

Rafa Durães 14/08/2023

Que livro forte!
Atrás do livro diz: Uma história emocionante, em cenários rurais, como uma nova versão de O Segredo de Brokeback Mountain.
Simplesmente ignorem isso pois a comparação é totalmente descabida pois são histórias completamente diferentes e avança muito além das questões LGBT+.
Tive que ir parando a leitura em alguns momentos para respirar e também refletir. O livro me pegou de jeito exatamente por mostrar pontos onde a religião ao invés de fazer o bem deixa as pessoas cegas de ódio. Transforma seus fiéis em juízes de vidas alheias, dão força a pessoas que acham que seu modo de vida deve ser seguido por todos e aqueles que não concordam devem ser eliminados da convivência social o principal, julgados e humilhados.
Essa reflexão está ocorrendo em minha vida a algum tempo, onde sempre vejo a religião dar força ao ódio, e quando comecei a ler esse livro fiquei tão envolvido que chorei por diversos momentos, outros tive vontade de gritar com tamanhas injustiças. Por isso digo: que livro forte!
Asher, Justin, Bell, Evona... Que personagens brilhantes. Obrigado pela história de vocês. Ficarão guardados em meu coração.
Silas House, que escritor brilhante. Não conhecia seu trabalho e me apaixonei pela sua escrita tão detalhada, tanto sobre sentimentos quando sobre paisagens e costumes regionais. Mergulhei e me senti em cada lugar mencionado e tão bem detalhado.

Cas 09/07/2023

Começou interessante e achei a proposta boa, mas ele seguiu um rumo bem diferente do que imaginei e acabei ficando entediado?

Paulo.Rodrigo 15/03/2023

Forte e necessário
?Southernost - Rumo ao Sul? foi um dos meus livros favoritos até o momento, neste ano de 2023, a narrativa nos transporta para uma cidade pacata do sul dos Estados Unidos carregada de preconceitos e pensamentos conservadores, onde colocaram a religião como pano de fundo para ditarem regra e repudiarem o diferente. É com esse cenário que o personagem principal quebra barreiras e parte em uma viagem, com o filho pequeno, em busca de perdão e renovação. Me emocionei diversas vezes com essa leitura sensível e divertida. Super recomendo.

Amanda 30/01/2023

Esse livro me emocionou bastante, pois aborda relações familiares, religiosidade, preconceito e aceitação. Há também um percurso belíssimo traçado pelo autor ao nos mostrar o amor de Asher pelo seu filho Justin e a aproximação gerada entre eles, quando Asher sai em busca de "consertar os erros do passado". É uma leitura que vale muuuito a pena e que me encantou demais pela poesia da escrita e pela relevância das temáticas existentes nela

Sasaa0 04/02/2022

Me decepcionou bastante...
Eu juro que eu esperava uma história cheia de emoção,reviravoltas,perdão e de novas conquistas mas recebi o contrário disso.Achei tão sem graça, e o momento que achei que seria emocionante no reencontro dos irmãos foi simplesmente chato, não teve abraço, não teve conversa e não teve nada!!!!!
Demorei dias para concluir essa história e não recomendo não.

Thais.Carvalho 03/12/2021

Uma história que aborda tolerância, respeito e amor. Uma jornada de um pai que não quer viver sem o filho e ao mesmo tempo está um busca de seu irmão, de quem se afastou por preconceito e convicções religiosas.

ANDER CELES 23/07/2021

Potencial tinha... Mas não soube qual rumo tomar
A sinopse desse livro fala sobre uma situação que ocorre na comunidade onde mora o Asher, que o faz repensar coisas do seu passado. Que o faz se sentir culpado com a forma como ele tratou o irmão no passado, quando esse se assumiu gay. E isso faz o Asher fazer uma reflexão profunda sobre sua vida e mudar drasticamente sua maneira de pensar.

Beleza, vc entende esse plot e que o Asher quer se reconciliar com o irmão, que deixou o lar há 10 anos e ninguém sabe onde tá. O que ele tem são pistas em cartões postais. Então, vc pensa que a história vai girar em torno disso, dele tentando se reconciliar com seu passado e encontrar o irmão.

Mas ainda na primeira parte do livro, um evento acontece que faz o Asher sequestrar o próprio filho. A forma e a motivação que o leva a fazer isso já parece um pouco estranha e irreal, foge totalmente do plot criado inicialmente (a questão do irmão), mas vc pensa que pode virar um thriller interessante, com essa pitada de drama por trás.

Mas não é o que acontece. Não vira nem uma coisa, nem outra. Nem um bom thriller, nem um bom drama. O tempo todo vc sabe que essa ideia absurda de sequestrar o filho vai dar merda, mas pensa que situações podem se desenvolver à partir disso. Mas não.

A primeira parte do livro é muito boa. Muita coisa acontece, muitos ganchos são deixados e um bom desenvolvimento da história parece só consequência. A segunda parte da história, curtinha, é legal, mais pra ambientação. Mas a terceira fica muito morna, muito sem rumo. Nada relevante acontece, o Asher fica parado no msm lugar esperando sei lá o que acontecer.

Enfim. Escrita boa, tranquila de ler, personagens interessantes, principalmente o filho, Justin, mas a grande questão do livro fica de fora e nada mais interessante é trabalhado.

Amanda Nachard 20/05/2020

Não se guiem pela sinopse
Como diz a própria capa, Southernmost foi um dos livros de maior sucesso no clube TAG Inéditos. Também as resenhas positivas e as boas notas atribuídas por diversos leitores recomendam fortemente a obra.

A sinopse indica que o enredo envolverá o protagonista, um respeitado pastor de uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, em uma jornada relacionada com uma mudança profunda de perspectiva sobre o ambiente em que o personagem nasceu e cresceu, que é marcadamente homofóbico, inclusive por conta da disseminada religião. Fala-se, na capa, em “encontrar a verdade” e “corrigir uma injustiça” e, sob essa premissa, o protagonista resolve se afastar da comunidade tóxica que ele mesmo contribuiu para formar.

Entretanto, rapidamente o desenvolvimento da história conduz por um caminho que parece abandonar a ideia principal, fazendo a questão da discriminação e do preconceito nada mais que um pano de fundo no qual a verdadeira história se apresenta: uma trama familiar muito simples, que envolve um divórcio e disputas pela guarda da criança. A partir daí, pouco se aprofunda a discussão sobre a homofobia, que é retomada, ainda de forma muito breve, apenas nas últimas páginas do livro. Mesmo quando a questão familiar é explorada, o autor o faz de forma superficial e, no meu ver, um pouco maniqueísta.

Acaba sendo um romance fraco e clichê, com recorrente utilização do mote religioso/espiritual para embasar a construção dos personagens, inclusive porque é quase exclusivamente através da religião/espiritualidade que os mesmos se expressam e narram os principais acontecimentos. O autor tenta a todo instante utilizar-se disso para dar um tom poético à obra, mas, o que para uns pode ser muito significativo, para outros pode ser apenas cansativo e sem objetivo.

Na minha opinião, seria melhor se não houvesse a pretensão de construir um enredo vinculado a um tema social tão rico como a homofobia. Também por ser um tema muito explorado, aumenta-se a exigência. Acredito que, às vezes, o menos é mais.

Leonardo 15/04/2020

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje a minha resenha é do livro maravilhoso da Faro Editorial intitulado Rumo ao Sul! A história foi escrita pelo autor Silas House e você pode conferir a resenha sem spoilers logo abaixo.

Cumberland é uma cidadezinha pequena do estado de Tennessee, no sul dos Estados Unidos. Conservadora e tradicional, Cumberland é palco de uam série de desastres naturais quando chuvas intensas alagam várias partes da cidade e deixam diversas famílias desabrigadas.

Nesse período conhecemos a família do pastor Asher Sharp, composta por sua esposa Lydia e pelo filho do casal, Justin. Em uma das tempestades, o cachorro da família desaparece, logo Justin vai procurá-lo e acaba desaparecendo, causando o pânico no pastor e em sua mulher.

Após algumas procuras resultarem em fracasso, Justin é encontrado por Jimmy e Stephen, um casal homossexual que perderam seu lar por conta dos alagamentos. Sem terem onde ficar, o pastor Asher oferece abrigo ao casal, entretanto tal ideia não é completamente aceita por Lydia, que teme que o casal gay possa exercer algum tipo de má influência em Justin.

Mediante o preconceito de sua esposa, Asher começa a perceber que tal comportamento não se relaciona com o amor que prega em sua igreja, e retomando relacionamentos do passado (inclusive com o seu irmão que também é gay), Asher começa a compreender que os muros de preconceito que criamos não nos protegem, mas sim nos isolam.

Pessoal, que leitura! Sério, costumo ter um receio em ler histórias que envolvem religião com medo da forma de como o autor (ou autora) irá retratar certos assuntos, entretanto me vi fascinado pela forma como Silas construiu esses personagens anteriormente citados. Acho importante citar aqui que o livro não tem uma abordagem fanática a respeito da religião, mas sim debate a questão do preconceito e fanatismo que ronda o nosso mundo.

Com isso, Silas consegue emocionar bastante em seu romance, seja pela evolução do Pastor Asher e pelo seu desenvolvimento com o casal abrigado e até com o próprio filho, Justin. É interessante perceber os detalhes que rondam essa obra justamente para poder dialogar sobre eles, as reflexões que o autor nos trás são imensas, mas creio que a maior delas esteja na nossa capacidade de amar!

Monique 12/06/2020minha estante
ri demais com a sua resenha, nao ligo pra spoilers hahaha

Carlos 26/02/2021minha estante
Concordo plenamente. Não é ruim. Mas não entregam o que promete ( Sinopse)
Uma nova versão de "O Segredo de Brokeback Mountain". Chega a ser engraçado colocarem isto na quarta capa. Passou anos luz de distancia . rs

Ps: adorei a resenha. hehe

De Olivato - @olivatobooks 03/01/2020

Rumo ao sul
Este livro nos conta a emocionante história do pastor Asher Sharp que teve toda a sua fé e escolhas de vida questionadas durante uma inundação que fez com que várias pessoas perdessem as casas em uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos.

Asher vivia bem com a sua mulher e seu filho, sempre pregando que as pessoas deveriam buscar fazer coisas boas para o mundo, mas tudo isso muda quando sua igreja e sua esposa não querem ajudar e aceitar um casal gay que perdeu sua casa e ajudou a salvar outras pessoas.

Entendemos que a questão para o Asher é muito mais profunda, pois ele tem um irmão mais velho gay e que quando esse irmão precisou do amor e da compreensão de Asher, nosso protagonista apenas lhe virou as costas – ele está vendo a mesma coisa refletida na maioria das pessoas da cidade e não quer continuar vivendo essa vida de “acreditar que devemos amar uns aos outros, mas julgar todo mundo que pensa diferente de si”.

Ao se recusar virar as costas para o casal, Asher começa a sofrer consequências e ver as rachaduras a sua volta. Uma das coisas que ele está perdendo é a convivência com o filho e ele não está disposto a deixar com que isso aconteça, por isso, ele sequestra o filho e parte rumo ao sul para encontrar o irmão.

Esse livro é muito poderoso, ele faz com que você se coloque no lugar de vários personagens que muitas vezes não pensam como você, ele traz temas que são necessários e faz com que os leitores acabem questionando muitas coisas. É um livro bem fluído e fácil de ler, quando você percebe, está quase no final e sentindo que tem muito ainda para ser dito. Gostei do desenvolvimento dos personagens e da forma como o perdão e a formação do caráter são retratados. Não concordo com algumas atitudes do nosso protagonista, mas aprendi muito com ele.

No Skoob, dei 4 estrelas. É um livro essencial.

site: https://www.instagram.com/p/BvHTV_7AVRv/