Yes No Maybe So

Aisha Saeed

Resenhas - Door To Door

julia.marzullo 15/02/2024

Fofo
Ao meu ponto de vista o tema principal deste livro é a política, que é aplicada de um jeito super simples e fácil de entender.
Mas mesmo com a política o romance e os personagens são super bem desenvolvidos, o casal é perfeito e muitos temas importantes são abordados, como o racismo e a intolerância religiosa.
Além do inglês ser facinho, recomendo muito!

Clara 22/06/2023

Me fez refletir muito.
Demorei bastante para ler esse livro mas valeu cada instante, as autoras fizeram um trabalho incrível na construção dos personagens, na abordagem das religiões e sobretudo da política!
"Maya, Jamie, e Yes No Maybe So nasceram da fé que o ativismo e o amor podem nos curar, mesmo nos tempos mais difíceis."
Foi um livro extremamente fofo e me fez querer ser uma pessoa mais engajada politicamente com certeza! Todos deveriam ler.

Amanda 22/04/2023

Os personagens são um pouco irritantes às vezes, mas o comportamento deles é coerente com a idade. A escrita é super fluída e foi uma leitura bem rápida. O conflito que acontece perto do final me pareceu desnecessário, teria sido uma leitura ótima mesmo sem nenhum conflito.

jojo 17/01/2023

SIM, NÃO, QUEM SABE?
me surpreendi. não fui com muita expectativa porém me prendeu muito
é bem legal como conseguiram mesclar um romance com política
jamie é sem dúvidas um dos meus maiores crushes literários, me identifiquei DEMAIS com ele e sinto como se fôssemos quase iguais
maya também me cativou MUITO e uma das melhores personagens de todas
e o melhor personagem vulgo boomer
recomendo muito

lila 26/06/2022

Muito fofo e romântico. É uma otima forma de treinar inglês, lendo livros de romance que não exigem uma extrema atenção, como é o caso de ficção científica ou fantasia. É uma leitura fácil que flui bastante e aquece o coração.

Costa 01/03/2022

Yes, no, maybe so foi o primeiro livro que li em inglês o que demorou a leitura do mesmo, mas não me arrependo nada de o ter lido. É um friends to lovers muito bom com representatividade e com personagem com uma personalidade muito específica. É bastante focado em política o que eu aprecio e aborda muitos dos problemas da atualidade.

Franciele.Nicoli 12/12/2021

Divertido, fofo e reflexivo
Um livro que aborda política, preconceito, diferentes culturas e religiões, redes sociais, amadurecimento, amizade, família e amor, ou seja, maravilhoso!
Romance fofo para aquecer o coração, ao mesmo tempo em que te faz pensar e te ensina muito. Um dos melhores do ano

rafa 12/11/2021

Minha primeira leitura em inglês, achei o nível inglês bem tranquilo. A história é bem fofinha, confortante e ainda trouxe pautas bem importantes.

cresstaris 13/08/2021

Yes No Maybe So
apesar do que possa aparecer, o livro foca mais em política do que no romance, o que não é necessariamente ruim. apesar de eu ter achado algumas partes um pouco confusas, mas sabemos como é a eleição estadunidense então nem vou reclamar disso.

além disso, gostei de todas as questões envolvendo os personagens, como o antissemitismo, islamofobia, racismo, questão dos pais da maya, etc., apesar de achar que alguns pontos poderiam ter sido trabalhados de uma forma mais aprofundada.

gostei bastante dos protagonistas, principalmente do jamie, e embora eu ache que poderia ter tido um pouco mais de diálogo entre eles, gostei do casal

manuamp 07/07/2021

romance fofíssimo
o romance é um amorzinho, me senti vivendo nos eua com os personagens. e a política estadunidense também é bastante trabalhada, principalmente com analogias críticas ao governo trump

Joyce 29/05/2021

Coração quentinho
Acho que foi o romance mais fofo que já li. Realmente amei como os protagonistas se parecem e agem como adolescentes de verdade ao mesmo tempo que super se interessam pelo sistema político e eleições, e não de uma maneira cliche ou forçada, mas bem fluído e coerente com cada personagem. Acho que é uma ótima maneira de envolver a galera jovem sobre como as coisas funcionam nesse meio além de expor bastante a perspectiva de minorias de uma maneira realista, como vivem e como alinham sua existência ao mundo atual. O romance é tão fofo, tão perfeito. Cresce lentamente e o Jaime?? é o menino mais lindo e meigo do mundo, terminei o livro com vontade de abraçá-lo. Ajuda o fato do narrador do audiobook ter uma voz super gostosa e ele ser um garoto normal, com inseguranças reais mas completamente autêntico em si.

Duda 06/04/2021

"We might give it our all and crash and burn. But we might win. We might actually change things. And that maybe makes it still worth going for, don't you think?"

José Vitor - @zetalendo 02/03/2021

É um livro muito divertido. Me apaixonei pelos personagens, eles são muito bem escritos.

O que mais me chamou atenção foi o tema principal do livro, que é eleição. Eu não acompanho muito as eleições norte-americanas, mas sei o básico? azul é bom e vermelho é ruim. Mas esse livro me deu uma aula em alguns assuntos que achei mega importante abordar.

Jamie é judeu e Maya é muçulmana. Acho que as autoras também são, mas não tenho certeza. Mas eu amei o fato delas abordarem muito a discriminação que essas religiões sofrem no meio político. Becky e Aisha escreveram isso de um jeito muito claro.

O romance dos personagens foi bem construído, tem algumas partes que achei algumas coisas bem forçadas, mas no geral foi ótimo.

Recomendo demais esse livro!

adrianlendo 14/01/2021

gatilhos: racismo, islamofobia, antissemitismo.

Jamie quer ajudar na campanha política do candidato a senador do partido democrata, mas quer ficar nas sombras, sem receber muita atenção. Maya só quer passar o verão com sua melhor amiga e que seus pais resolvam sua crise no casamento. Nenhum dos dois imaginava que iam acabar passando o verão batendo em portas para informar pessoas sobre a importância do voto, mas acaba que essa experiência pode acabar saindo melhor que o esperado.

Esse foi meu primeiro contato com Aisha Saeed, mas como alguém que já leu muito Becky Albertalli posso dizer que esse é mais um livro com uma narrativa leve e divertida, além de um romance muito fofo que faz o leitor torcer cada vez mais para os protagonistas. Gostei muito de como a relação de ambos foi construída e da personalidade dada para os dois. Jamie é um dos personagens mais fofos que já li, Maya uma das mais fortes.

Não adianta eu ler algo escrito por estadunidenses e reclamar por ser estadunidense então nem vou entrar no mérito de como as eleições lá são uma bagunça desnecessária, mesmo que tenha me incomodado, definitivamente não foi o que fez a nota desse livro diminuir para mim, não faria sentido criticar algo que eu já sei que é ruim e busquei mesmo assim. O que fez com que esse livro não fosse 5 estrelas foi basicamente o modo como, mesmo os protagonistas sendo bem desenvolvidos, vemos muito pouco do background da Maya enquanto Jamie recebe toda uma atenção especial na questão familiar. É como se alguns personagens da trama dela fossem esquecidos em alguns momentos.

Os assuntos abordados são feitos de uma maneira correta e responsável, todo o debate sobre racismo, islamofobia e antissemitismo fazem extremo sentido na proposta e ele fala muito bem sobre a importância do voto e é basicamente uma aula para quem tem dúvidas sobre o assunto, mas tudo acaba sendo parcialmente jogado fora em um final com uma conclusão rasa e que desmotiva o leitor.

Yes No Maybe So funciona muito bem como um romance para passar o tempo, mas não como a obra política para jovens que deveria ser. Ainda não vejo muito sentido em uma campanha baseada em explicar a importância do voto mas não falar sobre virar votos. Definitivamente um livro com um casal fofo, representatividade bacana, assuntos tratados de maneira bastante responsável, mas que desliza muito no final para algo que construiu aos longo da história.