Sofia, a menina que gosta de filosofar

Sofia, a menina que gosta de filosofar Prof. André

Resenhas - Sofia, a menina que gosta de filosofar

PARA TODOS OS LEITORES 25/05/2020

Ótima Surpresa
Iniciando o livro temos uma ótima surpresa ao saber que alguns personagens, fazem parte da vida real do autor, o que  nos despertou tamanha curiosidade, finalizando a leitura em dois dias.

A historia gira em torno de Sofia, uma adolescente de 13 anos muito esperta, curiosa e que possui  fixação por saber “coisas da vida”, sem julgamentos ou censuras, tudo é válido para ela, desde que possa seguir com seus devaneios de forma livre e criativa.

O que nos deixou intrigado, em alguns momentos, foi que Sofia apresentava linguajar, questionamentos e uma maturidade muito avançada para sua idade, o que nos fez pensar: Será que estamos pensando nestes temas muito tarde?  Rsrsrs.... Com certeza, ela nos apresentou questões que você já fizemos algum dia... Sabe aquelas perguntas que deixa sua Vó maluquinha? São essas...

Como alguns adolescentes ela lida com problemas de sua idade:  Não gosta da escola, possuí amigos inseparáveis que adoram participar de seus devaneios, lidou com o bullying, e com uma paixão adolescente. Típico da idade rs.
ㅤ
Além dos temas relacionados ao universo adolescente, o autor trás também,  passagens atuais como: Política,  escolha presidencial e meritocracia entre classes.

O livro é de fato para ser lido por qualquer adolescente, estimula o pensamento, trata sobre fatos atuais e demonstra que todos podem passar por essa fase de forma leve e com amor, dedicação e livre.

@relatandomundos 10/05/2019

...? Resumo:
- "Sofia é uma menina de treze anos que deseja saber sobre tudo. Com um incansável interesse pelo conhecimento e inegável prazer de viver, ela adora aprender e faz dessa prática algo natural e muito divertido"

...? É por meio de indagações e reflexões que estabelece com pais, familiarese amigos que Sofia traz à tona discussões bastante interessantes sobre temas que dizem respeito ao cotidiano.

...? Enredo:
No decorrer deste livro, Sofia vai transformando o lugar por onde passa e a todos com quem convive, fazendo com que entremos na história e aprendamos juntinho à ela.

...?Minha opinião:
Esse é um livro que me prendeu do começo ao fim. Eu realmente amei todo o enredo do livro, as vezes até sentia que estava nas minhas antigas aulas de filosofia. Esse é um livro que abre a nossa mente para todos os tipos de temas presente em nosso cotidiano, como por exemplo: origem da vida, vida após a morte, intolerância, preconceito social, gênero, a primeira paixão e até mesmo corrupção. Mas também, é maravilhoso ver uma menina de apenas 13 anos fazendo o que muito de nós não fazemos, que é ir em busca de novos saberes, e mais além, respeitar cada pessoa que tenha uma opinião diferente da minha e da sua.