O Sítio no Descobrimento

O Sítio no Descobrimento Luciana Sandroni

Resenhas - O Sítio no Descobrimento

Elis 14/05/2021

Divertido
Fuçando os livros da minha filha, senti vontade de ler... Uma delícia e muito informativo - aprender história com humor

Polly 06/10/2018

O Sítio no Descobrimento: incrível, mas... (#056)
O Sítio no Descobrimento é um livro infantil incrível e que, além de muito divertido, é também informativo. No entanto, apresenta uma problemática séria, o que me impede de indicá-lo, não sem uma ressalva pelo menos.

Li O Sítio no Descobrimento quando tinha entre 7 e 8 anos e não lembro de ter feito nenhuma outra releitura. Sempre tive um carinho muito especial por esse livro, já que ele foi o primeiro “livro grande” que li na vida (ele tem poucas imagens), além de ser bastante divertido, como já falado. Na época que li não tinha me dado conta do problemão que esse livro carrega: o racismo.

Só agora com essa releitura é que me dei conta disso. Eu até poderia deixar para lá e não fazer nenhuma resenha. Mas, por que se calar, não é?

O fato é o seguinte: tia Nastácia durante todo o livro só se refere à Dona Benta como “sinhá”, que sabemos era forma como os escravos chamavam às senhoras. É provável que tal termo seja herança do próprio Monteiro Lobato, que tantas vezes já teve seu nome associado ao racismo. Mas é inegável que a escolha de perpetuar tal termo, nas vésperas de entrar no século XXI, já que o livro é do ano 2000, foi infeliz. Tia Nastácia tem um papel muito importante na trama, já que é ela que convence o rei a deixar a turma toda embarcar na caravela de Cabral, e em nenhum momento é colocada em posição de inferioridade pela autora. Mas, palavras têm poder. E esse termo carrega um grande peso negativo da nossa história. Ele jamais deve ser usado, assim, com tamanha naturalidade.

Sei que o livro teve mais uma edição, em 2013, e espero que esse tratamento de tia Nastácia à Dona Benta tenha sido abolido de vez, não precisamos perpetuar o racismo, sobretudo na sua pior forma, a velada.

Tirando essa séria problemática, o livro é incrível e divertido, além de ser muito instrutivo. Conta a história da turma do sítio do Pica-Pau Amarelo no Descobrimento do Brasil. A Sandroni optou por contar a história menos comum nos livros didáticos, e a mais provável de ter acontecido: Cabral sabia exatamente para onde estava indo quando saiu de Lisboa. Com muito humor e com uma linguagem super fácil, O Sítio no Descobrimento ensina história do Brasil de forma divertida. A Emília é uma figura, sério!

Apesar dos pesares, é um livro que foi muito importante na minha trajetória como leitora. Vale pena ver se a nova edição traz a solução do seu problema e, então, indicar para os pequenos.

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2018/10/o-sitio-no-descobrimento-incrivel-mas.html#more

Mara 23/06/2023

Incrível
Ganhei esse livro, quando ele foi lançado em comemoração aos 500 anos do descobrimento, como eu amei e hoje em dia meu filho ama também