A Amizade em O Senhor dos Anéis

A Amizade em O Senhor dos Anéis Cristina Casagrande

Resenhas - A Amizade em O Senhor dos Anéis

Camilli.Meirelles 29/06/2021

Perfeito!!
O livro é incrível e um material de estudo valioso, capaz de emocionar logo no início, com passagens lindíssimas já nas primeiras páginas.

Perceber o trabalho de Tolkien sob a ótica aristotélica é quase divino e, sem dúvidas, um exercício que DEVE ser feito por todos os admiradores de sua obra e trajetoria como subcriador de mundos.

Fabio.Nunes 03/05/2022

Acadêmico, embora leve
Cristina Casagrande faz um belo trabalho neste ensaio sobre a amizade. É o tipo de livro que deve ser lido sem preconceitos, caso vc não seja fã de Tolkien nem seja cristão.
Por ser um ensaio, não é um texto fluido como um romance. Mas é leve, muito mais fluido do que esperei de um ensaio acadêmico que aborda Aristóteles, Tolkien e Tomás de Aquino.

Danilo546 17/07/2020

Um estudo interessantíssimo sobre o tema da amizade em O Senhor dos Anéis, utilizando a filosofia de Aristóteles e a teologia de Santo Tomás de Aquino.

Um livro que merece ser lido e relido, para que a amizade dos personagens continue nos inspirando e possamos, enfim, nos educarmos para a amizade!

Sra. Kay 29/01/2021

Surpreendente
Nunca imaginei que eu iria aprender tanto sobre amizade em Senhor do Anéis. Minha percepção deu um giro de 360 graus, e minha admiração por Tolkien só aumenta a cada dia, sua escrita genuína me cativou e não vejo a hora de mergulhar na leitura da trilogia.

Sparr 27/12/2022

Legolas e Gimli, acima deles, ninguém! Vim falar da amizade
Fruto da pesquisa para o mestrado de Cristina, a proposta é analisar como a amizade se desenvolve nos textos de Tolkien, bem como a importância dessa convenção e relação social ao tema e seu objetivo: tudo termina com o Um Anel.
Para tecer sua base, Cristina trabalha a visão de duas abas da filosofia, segundo seus ensaios ou textos, a visão de Aristóteles e a visão de Tomás de Aquino.
Meu contato principal com Aristóteles é perpassar, breviamente, sobre seus estudos da poética e execução de texto. Meu contato com Tomás de Aquino é: nenhum. Hehehe, isso me causou curiosidade, mas também se apresentou como um problema em algumas comparações. Eu não tinha base para saber como o estudo a levou àquele ponto, então, só curti o trajeto.
Aristóteles tinha a visão de que a amizade é completamente desprovida de interesses, para além do bem. Tomás de Aquino trabalha a visão da amizade que leva ao crescimento. E juntando isso ao sistema de crenças e valores de Tolkien, temos um pouco de sua visão de fé e mundo, mas ao olhar filosófico, pode ser visto na obra.
As relações passam pela corrupção, e destruição quando o interesse é objetificado ou a busca te leva a um caminho ode servidão. Como vemos a corrupção e almejo de Gollum.
Cristina ainda destaca modelos de amizades que se desenvolvem e crescem quando os estigmas sociais e preconceitos ou preceitos arraigados são esquecidos, postos de lado, e as pessoas se valoram, não pelo que fazem ou têm, mas pelo que são. Como no caso de Legolas e Gimli.
Para cotejo e pesquisa, recomendo a aula da professora Lúcia Helena Galvão, disponível no canal Nova Acrópole, sobre a jornada do herói e como essa jornada também se reflete nas nossas relações.
O que gosto da pesquisa, é que Cristina desbrava um novo jeito de entender as relações estabelecidas nas obras, ela não trabalha a amizade sem explorações de teores Eros. As amizades não estão condicionadas ao Eros do homem, mas as suas relações ideais, soltas de interesses, ligadas ao bem mútuo dos envolvidos e livre de convenções para existir.
No geral, um excelente livro, um livro rico com um estudo redondinho que permite a reflexão de um jeito muito interessante, com base em visões de dois filósofos de escolas e tempos distintos, mas com extensões de visões que se moldam belamente à observação de um relação mais profunda que amores e romances: a verdadeira amizade.

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 26/01/2023

Tolkien na Academia
"A Amizade em O Senhor dos Anéis" de Cristina Casagrande, aka Tolkienista , é um estudo sobre a temática da amizade em SDA. Para essa demanda, ela recorre aos mestres Aristóteles e Tomás de Aquino a fim de analisar os personagens da saga e suas relações uns com os outros, identificando na amizade entre eles um fator-chave para o sucesso da destruição do Um anel.

Essa obra mostra que a academia tem SIM lugar para se estudar Tolkien (e, porque não, outros autores de fantasia). Não somente um autor de contos de fadas, suas obras abrem espaço para diálogos e estudos comparativos com outras áreas do conhecimento. Digo isso como acadêmico de Direito, mas expresso meu gosto por Letras.

GuidoBR 03/02/2021

Aristóteles, Tomás de Aquino, C.S. Lewis e a Amizade
"Assim, a virtude adquirida por um conjunto de heróis -- apesar de suas debilidades --, especialmente a coragem e a misericórdia, somadas à providência divina, à própria força autodestrutiva do mal e ao papel prepoderante da amizade na saga do Anel, propiciou o tão desejado final feliz nessa história de fadas."

Assim termina esse belíssimo livro. Aprendi muito sobre Amizade e sobre o maravilhoso universo criado por Tolkien. Em "A Amizade em Senhor dos Anéis" a autora Cristina Casagrande analisa de forma muito bonita e singela a obra "O Senhor dos Anéis" (os livros e os filmes) buscando trazer à tona os elementos da amizade. Ela usa conceitos de Aristóteles e mescla com mensagens do cristianismo (através de Tomás de Aquino, C. S. Lewis e da Bíblia) para nos mostrar a visão de mundo do professor Tolkien.

Ler esse livro reacendeu em mim o amor pela obra do Tolkien, ao ver o quão profundo são os ensinamentos contidos em seus textos. Além disso, fui apresentado à autores importantes da história da humanidade (Aristóteles e Tomás de Aquinio) que de outra forma provavelmente não teria lido. O texto do livro é interessante de ler, nunca se perdendo em vícios de linguagem de textos academicos. Consegue tratar de forma profunda temas fundamentais, sem ser pedante e maçante.

Recomendo à todos os fãs de Tolkien.

site: https://www.guidopercu.dev/blog/a-amizade-em-senhor-dos-aneis/

Lucas.Ferrari 22/09/2021

Lá e de volta outra vez
Um inesperado e muito bem vindo retorno ao universo criado por Tolkien. As primeiras 50 páginas dão sono, tem que persistir um pouquinho, mas quando a autora começa mesmo a analisar os eventos que seguem os livros e os filmes, é como se aos poucos fossemos reencontrando velhos amigos. Maravilhoso isso!!!
Muito interessante a análise da autora sobre a amizade e a pessoa virtuosa, algo que levarei pra vida! Muito marcante.

Aly 19/08/2022

É mais um material de estudo, que é muito bom por sinal! Conta o ponto de vista em visão das obras de Tolkien, que foi mesmo surpreendente. Também abordou, Tomás de Aquino e Aristóteles.

Wilson 23/10/2022

Recomendo
Livro muito bom, esclarece muitos aspectos da obra de Tolkien. A autora escreve com paixão e o livro é muito bonito (até parece um livro do Tolkien, com essa capa linda). O tema da amizade na obra do Tolkien é analisada em detalhes pela autora!

Marcus Martins 25/06/2020

Por dentro de uma aventura
Analisando Tolkien como um todo, suas amizades, livros e personagens, a autora escreve essa obra excelente. E como se não fosse suficiente, ainda analisa os filmes de Senhor dos Anéis como uma obra paralela e cheia de mérito.
Esse livro incrível faz grandes poderações não só sobre Tolkien, filosofia ou literatura, mas também é o significado da aventura de Senhor do Anéis, a vida nossa vida no "Mundo Primário" e como esta é melhor ao lado de amigos te amam.

Thiago 11/07/2020

Interessante, porém repetitivo
A ideia da autora é bacana e tem um quê de original, visto que, apesar do tema ser patente na obra, não há, ainda, livros sobre ele. Contudo, ela acaba repetindo os mesmos conceitos por toda a extensão do livro e, às vezes, busca introduzi-lo em situações e cenas em que não está tão aparente.

Thiago 11/07/2020

Interessante, porém repetitivo

Marcio 26/10/2020

Um livro amigo, um amigo livro.
O livro é muito bom e muito bem escrito. No entanto, por ser adaptação de um trabalho acadêmico, em alguns momentos a leitura fica um pouco truncada por conta das inúmeras citações e análises exaustivas de diversos aspectos do livro e dos filmes. Com certeza é um livro de peso pela análise minuciosa e por conversar com diversos autores sobre o tema da amizade ( são mais de 50 autores presentes na obra). A autora consegue "amarrar" com maestria todos os pontos de vista devolvendo ao leitor um panorama completo do tema. Sobre a apresentação física o livro é excelente com ótima diagramação e uma bela arte em todo o livro. É com certeza uma excelente aquisição que recomendo a todos. Arrisco a dizer que será utilizado como livro acadêmico para muitos que vierem a estudar o mesmo tema.