Dama de paus

Dama de paus Eliana Cardoso

Resenhas -

LorenaFontes 31/03/2024

Ótima surpresa
Essa história vai por caminhos desconhecidos, em algum momento você entende o plot mas não deixa de ser surpreendente.
Não existe personagem inocente, conforme a história vai se desenrolando cada um vai apresentando alguma atitude reprovável. Eles são pessoas normais, uma família cheia de segredos.
No meio a história fica meio chata com histórias paralelas que não acrescentam. Conforme entra na reta final fica meio viciante, o final é o esperado mas tudo que se desenrola é bem interessante.

Bruna 01/03/2024

Uma leitura rápida mas densa. Uma história melancólica mas aos mesmo tempo instigante.
Tudo de passa durante uma conversa entre quatro mulheres que estão jogando cartas após um enterro. E essa conversa, entreouvida pela protagonista que está no quarto descansando, é entrelaçada com memórias da ouvinte que tenta investigar como as coisas chegaram onde estão.
É então que vamos descobrindo quem são as mulheres conversando, quem é nossa protagonista, quem morreu, como, e tudo o que antecedeu esse acontecimento. Essa investigação da memória é uma tentativa da protagonista de saber o que de fato aconteceu com a vida das filhas, se ela teve culpa, se poderia ter feito diferente, só mesmo tempo que descobre novas informações estando de posso do diário da neta.
É um livro curto que vai abordar uma imensidão de reflexões sobre família, sobre amor, sobre silêncio e segredos e como esses afetam a gente e todos ao nosso redor.
Um livro muito bom que vale a pena ser lido sem saber tantos detalhes sobre.

arqueofarias 05/02/2024

Uma historia com um bom argumento, mas pouco desenvolvido.
Me interessei pelo misterio mas, sobretudo, os dramas familiares e os temas transversais comk suicidio, vingança, dor, remorso, traição e homosexualidade.
Texto fluido, mas os personagens rasos e com resoluções rapidas. Acredito que se tivesse mais tempo pra desenvolver a narrativa, seria um otimo drama familiar.

Caroline Z. 23/01/2024

Desagradável
Que livro chatinho. Eu esperava algo completamente diferente. Achei que fosse um livro de investigação. Mas é um misto de remorso; inveja e culpa.
Detestei a maioria das personagens.E a Damiana que narra o livro é a pior delas. Uma mulher passiva e invejosa.
Também não gostei da escrita. Este livro poderia ser muito melhor se a forma fosse outra. Mas com essa estrutura de fofoca do interior, que é repetida várias vezes, ficou difícil.
"No fundo estamos todos limitados ao nosso próprio mundinho". Foi a única coisa que consegui apreender desse livro. Não acho que seja uma leitura que valha a pena.

Vanessa 04/01/2024

O enredo é legal, tem um mistério ali que te faz ficar curiosa mas a leitura, como um todo, não te deixa tão curiosa assim.

acho que o livro poderia ter me causado muito mais emoção mas não foi bem ok e acabou que, com o tempo, a história ficou um pouco esquecível.

Heloisa Motoki 04/11/2023

Tragédia dentro da tragédia
A história de passa em um único dia contando sobre fatos presente e passado tragédias que se conectam.

Há alguns erros de escrita mas que não compromete a história.

Daiana.Klauck 17/08/2023

Omissão e culpa também matam
A história, narrada em primeira pessoa, conta a história das mulheres da família Oquira, e mostra um pouco sobre o papel das mulheres na sociedade dos anos 60/70.
A tragédia que envolve todas as mulheres dessa história se mostra omitida pelos homens fortes (e as vezes nem tanto) que as cercam.
O livro trata sobre assuntos delicados como doenças mentais, suicídio e homossexualidade.
Bem escrito, leitura fácil de acompanhar.

Jak 10/04/2023

O luto nunca é fácil
Esse livro confirmar a ideia de que a gente não conhece ninguém totalmente e achar que conhece pode condenar você e os que estão envolta
O livro conta sobre um luto difícil que sequer se sabe se vai ter um dia em que se seja remoido.
É uma narrativa envolvente, os diálogos são reais e sofridos e entendemos as questões da protagonista.

Cyntia44 26/12/2022

Bom pra matar o tempo
O livro conta a história de uma família que viveu perdas em circunstâncias trágicas. A pessoa que mais sente esse peso é Damiana, que é também a narradora.

Enquanto quatro damas jogam uma partida de baralho e conversam sobre tais perdas, Damiana lê o testamento de sua neta, intercalando memórias dolorosas de sua vida, buscando encontrar um sentido em tudo o que aconteceu no passado.

Um livro curtinho e interessante para matar o tempo.

Linara.Chaves 26/12/2022

Triste e deprimente
O livro basicamente narra a história de uma família problemática. Duas irmãs são criadas desde a infância, com privilégios que só dizem respeito a uma delas. Quando adultas, as duas acabam entrando em relações que só causam desgastes e tristeza. A mãe delas também vive um sentimento melancólico, que eu acredito ser uma espécie de depressão em que ela não consegue ter amor por ninguém, a não ser por sua neta, que acaba tendo um fim trágico.

Silvinha 19/11/2022

Relax
Livro interessante de leitura fácil. Apreende o leitor por envolver tramas familiares, romances e assassinatos. Vale a pena para relaxar a mente.

LeonardoGS89 29/10/2022

Trágico, melancólico e marcante.
É um livro aparentemente simples, mas com uma boa reviravolta. A temática interessante, porém, peca por algumas questões em relação ao tom. A autora constrói uma narrativa envolta de uma família de Minas Gerais, de grande poder, que após certo crime, Damiana (narradora da maioria dos capítulos) narra todo o ocorrido durante um jogo de baralho entre familiares e amigos, ainda que não haja muita profundidade nos personagens, a forma com que estes foram construídos e apresentados são suficientes para instruir toda a narrativa.
A leitura mostra como muitas vezes homens e mulheres se submetem a relacionamentos ruins para agradar a família e a sociedade, teve uma personagem chamada Vivi que a tempos não vejo um personagem tão detestável em um livro.

Julia Romão 25/09/2022

Colocando o skoob em ordem: Leitura de janeiro! Gostei da leitura, rápida, fluída e de como foi organizado/desenvolvido os capítulos. Conta um pouco/rapidamente a história de 4 gerações e seus arrependimentos, medos, tristezas e sobrevivências.

JAssica.L.S.P 29/08/2022

Um livro instigante! Tragédias familiares, traições, culpa, crítica sobre os silêncios que muitas vezes sobre pressionados a fazer... Mais que merecido o prêmio Kindle de Literatura 2019!

Nina2 23/08/2022

Intrigante
Uma ótima leitura, flui muito bem, a história te prende na medida que vai desenrolando a narrativa a respeito da tragédia familiar, é um ótimo livro para se ter na estante.