Dama de paus

Dama de paus Eliana Cardoso

Resenhas -

Luana.Torres 26/04/2019

É uma história interessante, que me deixou curiosa, porém os personagens podiam ser mais aprofundados
Suelen.Philomeno 01/05/2019minha estante
Concordo perfeitamente com vc!

Adonai 05/04/2020

Após o enterro, vamos jogar cartas?
Três gerações de mulheres marcadas pelas feridas de um machismo estrutural, colocando umas contra as outras, fazendo prevalecer a voz masculina e ainda perdendo espaço para reações por parte delas.

Damiana, do seu quarto, escuta todos os comentários das outras mulheres, maldosos ou não, sobre sua neta que acabou de ser enterrada por cometer suicídio. Não bastasse a situação, ela encontra o diário da neta e decide ler a visão da garota sobre a morte da sua própria mãe.

Em uma narrativa que dura um único dia, Damiana descobre mais detalhes de uma história que a envolve, mas também prende sua filha e sua neta, em uma trama marcada pelas mãos e ações dos homens: marido e genro. Não é um livro complexo, muito menos surpreendente, mas vale a pena ser lido.
Fernanda DCM 08/04/2020minha estante
Interessante!!

Heloisa 16/09/2019

Como dito pela colega aqui em cima, o livro tem uma história interessante, personagens fortes e é bem escrito. Senti falta de alguns esclarecimentos que com certeza poderiam ter enriquecido o enredo. De toda forma, vale muito a leitura!

Michelle.Danielle 08/10/2019

legal
Autora brasileira, vencedora do premio kindle de literatura.
Um adolescente se suicida, a avó Damiana está em seu quarto decidindo de deve ler o diário de sua neta. Na sala jogam carteado amigos e o que restou de sua família.
Vale muito a pena descobrir toda a trama por traz do jogo de carteado e segredos familiares

Lusia.Nicolino 09/01/2020

Quase um blefe
Eu não gostei. Mas, se você é como eu que precisa ler para crer nas avaliações, vá em frente.
O desembolso é baixo, de valor e de tempo.
O título é bom e o mote promissor, mas o desenvolvimento da história é insuficiente.
A narrativa é pobre, construída com os diálogos dos personagens de forma muito direta, que entrega o mistério que se pretendia conduzir para um final surpreendente.
Melancólico.
Problemas que se resolvem pautado em outros problemas e de forma muito rasa.
Não se pode negar o uso do moderno recurso em que o autor faz um contraponto de seu discurso com a fala de seus personagens, nesse caso, em foco quatro mulheres, de gerações diferentes, com histórias e perspectivas diferentes, reunidas em volta de um jogo de cartas, falando sobre a morte.
Assassinato ou suicídio, Roma, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro?
Incomoda-me ainda a descoberta de alguns maneirismos ou vícios de linguagem, sem qualquer juízo de valor, que encontro principalmente na fala dos mineiros e, do qual, Eliana não escapa, algo como preciso de chorar...

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

João 04/02/2020

null
Achei a história interessante, gostei da forma q foi contada - a dinâmica entre presente e passado - porém não achei o final fraco e com questões em aberto.

Ãnimo Total 05/02/2020

null
" Segredos, silenciosos como pedras, se abrigam nos palácios escuros dos nossos corações: segredos exaustos de sua tirania: tiranos desejosos de serem destronados. "
James Joyce

bobbie 15/02/2020

Decepcionante, porém em que ponto?
O livro de Eliana Cardoso narra a história de três gerações de mulheres que têm suas vidas permeadas pela tragédia e maus relacionamentos. Em retrospecto, a mais velha das três desvela os prazeres e horrores que rondaram a vida de sua filha e neta, ambas acometidas por fins trágicos. A narrativa começa bem, com requintes de autores clássicos e contadores de "causos" de tempos de outrora. Todavia, a trama vai se esfacelando, como uma corda cujos fios vão se desenrolando, enfraquecendo o todo, ao ponto de culminar em surpresas aparentemente aleatórias (não direi o que a fim de evitar spoilers) e histórias absolutamente abertas depois do ponto final. Qual a importância real daquelas pessoas? O que as levou a fazer o que fizeram, ou, mais importante do que isso: o que, de fato, elas fizeram? Ótimas intenções e talento na escrita que, a meu ver, se perderam completamente pelo caminho.

cy_livros.filmes.etc 17/02/2020

Dama de Paus
DAMA DE PAUS, de Eliana Cardoso, Editora Nova Fronteira, foi o vencedor da 3ª Edição do Prêmio Kindle de Literatura, no ano passado.

Damiana acaba de voltar do enterro da neta, Marcelina que se matou. Está no quarto recordando fatos passados de sua vida, como seu frustrante casamento com Miguel, herdeiro da família mais importante do local, os não menos frustrantes casamentos de suas filhas e a morte da mais velha, Flora, mãe de Marcelina. Também começa a ler o ?testamento? da neta, um diário que pretende esclarecer o que aconteceu na noite da morte da mãe.

Enquanto lê, ouve a conversa de sua mãe, Dona Maia; sua filha Tainá; sua grande amiga Emília e a amiga da filha, Vivi, que na sala, jogando buraco, falam sobre os acontecimentos que Damiana começa a recordar e conhecer.

O romance se constrói com estas vozes femininas, intercaladas em capítulos curtos onde o leitor vai pouco a pouco conhecendo as vidas, as culpas, os arrependimentos destas cinco mulheres. No começo este múltiplo foco narrativo é um pouco confuso, porque a autora não perde tempo com apresentações e descrições, mas logo fica fácil conhecer as histórias de todas elas, inclusive das mortas.

DAMA DE PAUS mostra de forma eficaz as dificuldades da vida de mulheres numa sociedade patriarcal, as máscaras que precisam usar, os segredos que não podem revelar, bem como as atrocidades cometidas por homens que dominam todos a sua volta.

Gostei muito deste livro curto, mas muito profundo, que toca em assuntos bastante importantes, principalmente nos dias de hoje. Vale muito a pena ler!

Maira 28/03/2020

Dama de Paus (Cardoso, E.)
É um tanto superficial e raso. O enredo tem potencial, mas foi escrito de forma pouco profunda, não permitindo o desenvolvimento dos personagens. Parece inverossímil.

mdudalivros 26/05/2020

Amei
Uma história misteriosa sobre 4 gerações de mulheres e as suas peculiaridades diante da sociedade e do patriarcalismo no século XX.

Paula 28/05/2020

nhéé
Olha, tirando a ambientação, no Brasil, não vejo nada de muito fantástico. Uma história comum, com diálogos simples. Bom para passar o tempo

Alex Batista 08/06/2020

As cartas na mesa
A dama de paus foi uma das leituras mais fascinantes dessa ano. Conheci a obra na minha busca por autores que publicaram pelo prêmio Kindle e voilà! Um livro fascinante, com um enredo fabuloso e uma trama arrebatadora.
A história começa em uma cidade no interior de Minas Gerais, no século passado. Algumas mulheres jogam cartas na mesa, enquanto discutemm sobre um funeral que ocorrera mais cedo. Do seu quarto no andar de cima, a protagonista, Damiana, escuta a conversa que acompanha o desenrolar das partidas.
E, nesse único dia, damiana embaralhar suas lembranças com as cartas na mesa e relata toda a tragetória até chegar naquele fatídico momento. Além disso, em meio ao luto, ela faz a leitura de um diário que se mostra bastante revelador.
Oscilando entre cartas e memória, A dama de paus cativa pela bela escrita de Eliana Cardoso, um enredo diferenciado, suas reviravoltas e a construção de personagens que espelham as angústias e os conflitos de existir em família, de engajar nesse jogo imprevisível que é a vida.

Dudu 05/10/2020

Livro Interessante
Gostei bastante do livro. Simples, mas a história acaba por envolver o leitor. Leitura bem rápida.