Dama de paus

Dama de paus Eliana Cardoso

Resenhas -

LeonardoGS89 29/10/2022

Trágico, melancólico e marcante.
É um livro aparentemente simples, mas com uma boa reviravolta. A temática interessante, porém, peca por algumas questões em relação ao tom. A autora constrói uma narrativa envolta de uma família de Minas Gerais, de grande poder, que após certo crime, Damiana (narradora da maioria dos capítulos) narra todo o ocorrido durante um jogo de baralho entre familiares e amigos, ainda que não haja muita profundidade nos personagens, a forma com que estes foram construídos e apresentados são suficientes para instruir toda a narrativa.
A leitura mostra como muitas vezes homens e mulheres se submetem a relacionamentos ruins para agradar a família e a sociedade, teve uma personagem chamada Vivi que a tempos não vejo um personagem tão detestável em um livro.

Adonai 05/04/2020

Após o enterro, vamos jogar cartas?
Três gerações de mulheres marcadas pelas feridas de um machismo estrutural, colocando umas contra as outras, fazendo prevalecer a voz masculina e ainda perdendo espaço para reações por parte delas.

Damiana, do seu quarto, escuta todos os comentários das outras mulheres, maldosos ou não, sobre sua neta que acabou de ser enterrada por cometer suicídio. Não bastasse a situação, ela encontra o diário da neta e decide ler a visão da garota sobre a morte da sua própria mãe.

Em uma narrativa que dura um único dia, Damiana descobre mais detalhes de uma história que a envolve, mas também prende sua filha e sua neta, em uma trama marcada pelas mãos e ações dos homens: marido e genro. Não é um livro complexo, muito menos surpreendente, mas vale a pena ser lido.
Fernanda DCM 08/04/2020minha estante
Interessante!!

Michele 06/06/2021

Nas Minas Gerais dos anos 70
Gostei muito da forma como a narrativa foi estruturada e como as lembranças da protagonista (e desenrolar da história) vinham à tona conforme o jogo e as conversas ao redor da mesa aconteciam.

Linara.Chaves 26/12/2022

Triste e deprimente
O livro basicamente narra a história de uma família problemática. Duas irmãs são criadas desde a infância, com privilégios que só dizem respeito a uma delas. Quando adultas, as duas acabam entrando em relações que só causam desgastes e tristeza. A mãe delas também vive um sentimento melancólico, que eu acredito ser uma espécie de depressão em que ela não consegue ter amor por ninguém, a não ser por sua neta, que acaba tendo um fim trágico.

Beto | @beto_anderson 23/02/2021

Uma estrutura interessante
A história aparentemente simples, mas cheia de nuances que deixam a trama bastante intrigante. Gosto do drama das personagens e como a autora retrata a questão do machismo no Brasil na década de 1970. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Bárbara | @barbaraeoslivros 13/11/2020

arrebatador
Livro vencedor da 3ª edição do Prêmio Kindle de Literatura.

Acompanhamos as memórias de Dona Damiana, que acaba de voltar do enterro de sua neta, Marcelina, que cometeu suicídio em uma clínica psiquiátrica. Só por esse pequeno contexto, já se percebe que a vida dela não foi nada fácil.
Enquanto reflete e relembra alguns fatos da vida que culminaram nesse evento, sua mãe, filha e amigas jogam baralho no andar de baixo e conversam sobre esses dramas.

A autora nos joga em meio a esses acontecimentos dolorosos sem dar maiores explicações e sem perder tempo com apresentações, apenas mergulhamos num intenso fluxo de lembranças, arrependimentos e segredos.
No desenrolar da narrativa, vamos conhecendo aos poucos 3 gerações de mulheres que viveram suportando o peso de viver numa sociedade patriarcal e que, muitas vezes, foram compelidas a tomar determinados caminhos independente de suas vontades.

Mas, o que mais me chamou atenção foi como a dama de paus, no meu entender Dona Damiana, escolheu lidar com os problemas familiares, distanciando-se das filhas e fugindo para não encarar o sofrimento de frente. No meu entender, ela agiu assim sem perceber, atribuindo uma ou outra atitude sua aos demais membros da família.

Aliás, pesquisando no Google, descobri que a rainha de paus no tarô pode significar alguém com uma carga muito negativa, que só enxerga o lado ruim das coisas...
Talvez exista alguma relação com a personalidade da protagonista, mas isso é só especulação minha! Leia o livro (curtinho - 120 páginas - e disponível no kindle unlimited) para tirar suas próprias conclusões!

site: https://www.instagram.com/barbaraeoslivros/

bia 26/09/2021

Bom mas nada diferente disso
Um livro que nós conta a história de três gerações de mulheres. Porém, apesar de ter gostado da história parece que não conhecemos profundamente nenhum personagem, não consegui me identificar com ninguém e achei tudo muito simples, as histórias, os plot twists, enfim, toda a trama.

mdudalivros 26/05/2020

Amei
Uma história misteriosa sobre 4 gerações de mulheres e as suas peculiaridades diante da sociedade e do patriarcalismo no século XX.

Janaina 06/01/2021

Interessante, mas...
... nada que vá me deixar grandes marcas, ou personagens que me acompanharão por mto tempo.

bobbie 15/02/2020

Decepcionante, porém em que ponto?
O livro de Eliana Cardoso narra a história de três gerações de mulheres que têm suas vidas permeadas pela tragédia e maus relacionamentos. Em retrospecto, a mais velha das três desvela os prazeres e horrores que rondaram a vida de sua filha e neta, ambas acometidas por fins trágicos. A narrativa começa bem, com requintes de autores clássicos e contadores de "causos" de tempos de outrora. Todavia, a trama vai se esfacelando, como uma corda cujos fios vão se desenrolando, enfraquecendo o todo, ao ponto de culminar em surpresas aparentemente aleatórias (não direi o que a fim de evitar spoilers) e histórias absolutamente abertas depois do ponto final. Qual a importância real daquelas pessoas? O que as levou a fazer o que fizeram, ou, mais importante do que isso: o que, de fato, elas fizeram? Ótimas intenções e talento na escrita que, a meu ver, se perderam completamente pelo caminho.

Alex Batista 08/06/2020

As cartas na mesa
A dama de paus foi uma das leituras mais fascinantes dessa ano. Conheci a obra na minha busca por autores que publicaram pelo prêmio Kindle e voilà! Um livro fascinante, com um enredo fabuloso e uma trama arrebatadora.
A história começa em uma cidade no interior de Minas Gerais, no século passado. Algumas mulheres jogam cartas na mesa, enquanto discutemm sobre um funeral que ocorrera mais cedo. Do seu quarto no andar de cima, a protagonista, Damiana, escuta a conversa que acompanha o desenrolar das partidas.
E, nesse único dia, damiana embaralhar suas lembranças com as cartas na mesa e relata toda a tragetória até chegar naquele fatídico momento. Além disso, em meio ao luto, ela faz a leitura de um diário que se mostra bastante revelador.
Oscilando entre cartas e memória, A dama de paus cativa pela bela escrita de Eliana Cardoso, um enredo diferenciado, suas reviravoltas e a construção de personagens que espelham as angústias e os conflitos de existir em família, de engajar nesse jogo imprevisível que é a vida.

cy_livros.filmes.etc 17/02/2020

Dama de Paus
DAMA DE PAUS, de Eliana Cardoso, Editora Nova Fronteira, foi o vencedor da 3ª Edição do Prêmio Kindle de Literatura, no ano passado.

Damiana acaba de voltar do enterro da neta, Marcelina que se matou. Está no quarto recordando fatos passados de sua vida, como seu frustrante casamento com Miguel, herdeiro da família mais importante do local, os não menos frustrantes casamentos de suas filhas e a morte da mais velha, Flora, mãe de Marcelina. Também começa a ler o ?testamento? da neta, um diário que pretende esclarecer o que aconteceu na noite da morte da mãe.

Enquanto lê, ouve a conversa de sua mãe, Dona Maia; sua filha Tainá; sua grande amiga Emília e a amiga da filha, Vivi, que na sala, jogando buraco, falam sobre os acontecimentos que Damiana começa a recordar e conhecer.

O romance se constrói com estas vozes femininas, intercaladas em capítulos curtos onde o leitor vai pouco a pouco conhecendo as vidas, as culpas, os arrependimentos destas cinco mulheres. No começo este múltiplo foco narrativo é um pouco confuso, porque a autora não perde tempo com apresentações e descrições, mas logo fica fácil conhecer as histórias de todas elas, inclusive das mortas.

DAMA DE PAUS mostra de forma eficaz as dificuldades da vida de mulheres numa sociedade patriarcal, as máscaras que precisam usar, os segredos que não podem revelar, bem como as atrocidades cometidas por homens que dominam todos a sua volta.

Gostei muito deste livro curto, mas muito profundo, que toca em assuntos bastante importantes, principalmente nos dias de hoje. Vale muito a pena ler!

Maira 28/03/2020

Dama de Paus (Cardoso, E.)
É um tanto superficial e raso. O enredo tem potencial, mas foi escrito de forma pouco profunda, não permitindo o desenvolvimento dos personagens. Parece inverossímil.

Romulo 04/05/2021

Legal a ambientação de MG da década de 70, bem como o retrato machista e patriarcal da época. No entanto, a história em si não me pegou.