Pálido ponto azul

Resenhas - Pálido ponto azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Victor225 12/03/2024

Pálido Ponto Azul
Outra vez, Sagan nos mostra o quão ignorante ainda somos acerca de nossa própria posição no universo. Como em "Cosmos" e "O Mundo Assombrado pelos Demônios", Sagan traça paralelos de nossa ignorância sobre o mundo, e nossa "sabedoria" quanto a ele.
Com maior foco no futuro da espécie humana no espaço, Sagan delineia as possibilidades reais ou especulativas da exploração espacial. Colônias humanas autossustentáveis em outros planetas ou asteróides; as chances de encontrarmos civilizações técnicas ainda desconhecidas por nós, e todos os possíveis cenários diante de tal descoberta. Nossa aniquilação por inferioridade tecnológica; a conquista de outros povos tal qual os europeus fizeram com nativos?
Mas, ainda que o futuro da humanidade possa ser brilhante, para que ele se torne realidade, precisaremos mudar a nós mesmos primeiro. Todos os nossos problemas não resolvidos — muitos por ignorâncias científica ou crença política/religiosa — como a negação do aquecimento global e da mudança climática por ação humana, requerem de nós não só vontade de mudar o mundo, mas a capacidade de mudar a nós mesmos. Enquanto continuarmos crendo que a Terra é o paraíso da vida e que nada pode a destruir; enquanto continuarmos crendo que um determinado grupo étnico ou religioso tem um direito "divino" sobre algum pedaço de terra ou sobre o globo, não poderemos sobreviver enquanto humanidade, e as constantes ameaças nucleares, as guerras e a fome nos levarão à autodestruição.
É preciso manter em mente nossa falibilidade, a nossa força para o mal. É preciso antes querer entender o mundo, que desejar que o mundo atenda às nossas ambições.
Não somos parte de um plano celestial. O Universo não foi feito para nós. E, antes que nos dar uma perspectiva niilista ou anular a grandeza da vida, tal verdade pode nos propiciar grande força para fazer o que é certo. Para buscar o conhecimento e querer ter parte nele. Para ansiar por um mundo melhor, onde não há demônios, anjos ou deuses; há apenas nós. Somos responsáveis pela nossa espécie, e, também, pelo planeta que a permite existir.

James36 09/03/2024

Um pequeno ponto azul nesse cosmo
Sagan habilmente utiliza sua escrita acessível e envolvente para explorar questões profundas e universais, como a existência de vida em outros planetas, a fragilidade e singularidade da Terra como lar da humanidade e as implicações filosóficas de nossa insignificância cósmica.

Uma das reflexões mais marcantes que o livro proporciona é a da angústia existencial que surge ao contemplarmos nossa existência como meros habitantes de um pequeno ponto azul em meio ao vasto e misterioso cosmos. Sagan nos lembra de nossa responsabilidade para com o planeta Terra e suas formas de vida, ao mesmo tempo em que nos convida a olhar para as estrelas e imaginar as possibilidades infinitas que o universo oferece.

Apesar de abordar temas complexos e profundos, "Pálido Ponto Azul" é uma leitura
acessível e agradável. Sagan consegue traduzir conceitos científicos complexos em uma linguagem clara e cativante, tornando o livro acessível tanto para leitores leigos quanto para aqueles com mais conhecimento em ciência.

Em suma, "Pálido Ponto Azul" é uma obra essencial para todos aqueles interessados em explorar as maravilhas do cosmos e refletir sobre o lugar da humanidade no universo. Com sua narrativa envolvente e reflexões profundas, Carl Sagan nos convida a contemplar nossa existência de uma perspectiva cósmica, despertando um profundo senso de admiração e responsabilidade para com o universo que habitamos.

Isabella2101 20/02/2024

Entre meus livros preferidos.
Sou muito fã de astronomia e os "segredos do universo", o Carl Sagan é um autor que não me canso de ler e conhecer. A leitura veio em um momento de muita reflexão pessoal, sempre releio meus trechos preferidos.

Mugano 20/02/2024

Acho que a narração de uma passagem desse livro pelo grandessíssimo Guilherme Briggs é um dos patrimônios brasileiros que temos no Youtube. É reconfortante, íntimo, belo e sublime e tá ali, de modo certeiro e incisivo, a sensação de humildade e dever que temos que ter como humanos para com a Terra. Quem se interessar, segue o link:

Meu erro foi ter adiado a leitura desse livro. Os primeiros capítulos são muito bons, mas já me sinto saturado pelos temas de exploração espacial, características dos astros, curiosidades estelares etc etc etc. O texto também é um tanto técnico, então lá pela metade eu já não estava tão interessado assim.

Então chegou a parte das imagens e fui renovado. A empolgação voltou porque ainda que sejam figuras do século passado, elas carregam um poder que só a astronomia detém. Porém, logo depois, lá pro final do livro, eu já estava um pouco cansado novamente.

Então assim, é um bom livro, sabe. Está desatualizado, obviamente, e hoje em dia temos imagens absurdamente mais encantadoras graças ao telescópio paizão James Webb. Temos muito mais informações a respeito do cosmos, os Clorofluorcarbono já foram banidos e o programa espacial está voando.

Então não vou recomendar esse livro. A menos, é claro, que você seja divulgador(a) científico(a), estudante de ciências, admirador do Carl Sagan ou simplesmente queira entender as dificuldades e pensamentos vinculados à astronomia da década dos anos 90, aí o livro é um prato cheíssimo.

"[...] Foi dito que a astronomia é uma experiência que traz humildade e constrói o caráter.
Talvez, não haja melhor demonstração das tolices e vaidades humanas que essa imagem
distante do nosso pequeno mundo. Ela enfatiza nossa responsabilidade de tratarmos
melhor uns aos outros, e de preservar e estimar o único lar que nós conhecemos… o
pálido ponto azul."

caiohlp 08/02/2024

Nasço amanhã Ando onde há espaço: ? Nosso tempo é quando.
Numa magistral revisão sobre o universo, a humanidade e os desafios ao olharmos para o espaço, Carl Sagan consegue trazer a ciência para o imaginário de entusiastas ou céticos de todas as idades. Contendo uma linguagem acessível e admirável a obra entrega uma pequena parte do cosmo em nossas mãos, ao mesmo tempo, nos faz reconhecer a pequenez de nossa existência na grande escala de tempo e espaço, sem desprezar os méritos e avanços que conseguimos nessa empreitada. Como sempre, o autor é capaz de lançar luz sobre a força que a ciência e a curiosidade trazem para o dia a dia e como os olhares voltados para o céu aproximaram o homem do inimaginável, mas 30 anos após o lançamento desse livro continuamos destruindo nosso único lar, preferindo o conflito à união e distanciando-se do que nos propulsiona. Se somos tão inteligentes e especiais, por que não percebemos que a finitude extremamente familiar é a nossa melhor ferramenta para mudarmos o paradigma? A resposta não é simples, como nada nesse universo parece ser, mas o acaso nos escolheu e nesse longíquo pálido ponto azul, nesse fortuito momento, a existência da espécie humana culmina em nós e o futuro da humanidade, para tristeza de quem pensa que não, depende do esforço do agora.

Manu 20/01/2024

Pálido ponto azul
Ótimo livro, aborda diversos assuntos que adoro e faz várias reflexões sobre o futuro da humanidade, especialmente quanto à colonização de outros planetas.
Os últimos capítulos são perfeitos, queria que esse tivesse sido o tom do livro todo, mas o meio dele é meio arrastado, só por isso não aumento a nota.
Mas se você se interessa pelos planetas do sistema solar, missões, projetos e especulação sobre o futuro da exploração espacial, recomendo muito, leitura essencial.
Flávio Henrique Mendonça 21/01/2024minha estante
O Sagan costuma pesa a mão em alguns assuntos técnicos de astronomia, embora tudo seja embelezado com uma escrita poética muito diferenciada no meio da divulgação científica.

Enfim, o pálido ponto azul é um livraço mesmo.

Fabi 09/01/2024

A boa ciência e a ótima narrativa
Carl Sagan faz falta. Talvez, se ainda o tivéssemos por perto, muitas questões estariam resolvidas ou adiantadas.
Com uma linguagem simples, explicativa e cativante, ele consegue envolver o leitor nas preocupações, reflexões e estudos mais importantes da área de astronomia e ciência em geral. E sim, o leitor se sente parte deste movimento e não excluído dele.
Nem mesmo as partes mais "teóricas" são bichos de sete cabeças, pois toda exemplificação está ali.
Ele instiga a curiosidade e eu tive que acessar o site da NASA para saber onde estavam as sondas Voyagers. Maravilhoso!
Permita-se este mergulho e aprenda muito com este livro.

Bruno.Defaveri 31/12/2023

Clássico
Livro clássico sobre a história do universo, do nosso sentido de vida, exploração espacial. Só por ser um livro mais antigo, tem muitos acontecimentos atuais não relatados no mesmo.

Bob 25/12/2023

Mais uma das obras de Sagan que nos faz pensar no futuro e refletir sobre o passado.
É de uma grandiosidade ímpar a forma como escreve para qualquer tipo de leitor, do especialista em astronomia até o completamente leigo em ciências.

Fabricia82 12/11/2023

O livro apresenta os avanços científicos relacionados à exploração do universo e reflexões sobre nossa importância no cosmo e para onde esses avanços podem levar o ser humano. Alguns trechos são mais técnicos, porém não prejudicam o entendimento geral. Devido ter sido publicado há algum tempo, está desatualizado. É uma obra interessante para todos que se sentem atraídos pelo céu.

Luciana.Fauler 02/11/2023

Poético
O pálido ponto azul, nosso planetinha tão querido, e praticamente inofensivo.
Carl Sagan é uma das poucas mentes da ciência que conseguiu traduzir ciência para leigos com paixão e clareza o suficiente para fazer qualquer pessoa se apaixonar pelas ciências.
Nosso pequeno lar está em decadência, mas já foi palco de muitos eventos incríveis, nossa formação, o surgimento da vida, a evolução das espécies, todas as civilizações e conquistas da humanidade, tudo isso é história e ciência.
Nesse livro ele traz informações técnicas, mas também muitas reflexões importantes para hoje e para o amanhã.
Cuide bem da sua casa!

joyce 23/10/2023

Você está aqui...?
[ o estranho pessimismo esperançoso-amistoso de carl sagan me acompanhou em alguns diversos momentos intercalados por longas pausas até que eu finalmente saí da inércia e encarei a leitura com seriedade.]
constantemente somos confrontados com a afirmação ou a escape ideia (sobretudo quando as coisas dão errado) de que o universo conspira ou não a favor de nós. quase nunca, no cotidiano, fazemos ou agimos conforme a dolorosa verdade de que apesar de detentores da vida em um grande lugar-espaço-tempo no cosmos, somos menores que um grão de areia quando vistos de perspectivas que podem ser medidas pelo infinito. do contrário, cada breve dia, cada breve vida seriam mais preciosos e cada ínfima manifestação biológica harmoniosa tanto entre homens e entre eles e a natureza desse lar - terra - seria aplaudida como o mais fantástico dos eventos. a afirmação permeia a obra ?você está aqui?. mas, de fato, estamos?

Alberto Pilati 13/10/2023

Somos um grão de poeira sobre um raio de sol
Um livro fantástico cuja leitura é muito recomendada para todos que amam ciência ? e necessária para todos aqueles que duvidam dela.

Apesar de desatualizado em alguns pontos por causa do tempo transcorrido, é um belo registro da história da nossa exploração espacial, e uma emocionante mensagem de esperança e humildade para nosso futuro como espécie.

Isabelle.Della 14/09/2023

Obrigada Carl Sagan
Toda razão e existência de nós, ele tem reflexões profundas técnicas e filosóficas sobre toda perspectiva da existência humana- nossa angústia, tratada por Sarte, só que de forma diferente- trata de toda questão técnica espacial de modo entendível e simplesmente, perfeito. Como amante do espaço e de tudo que está além daqui, é incrível. Que todos que tenham a mínima curiosidade de saber de onde viemos e pra onde iremos, leiam isso. Vale a pena

soujulianax 14/08/2023

Obra de arte!
Em Pálido Ponto Azul, Carl Sagan nos leva a refletir sobre nossa pequenez nesse vasto cosmos. Por vezes me vi emocionada durante a leitura dessa obra de arte da literatura mundial.
No livro, fica super exposta a preocupação do Sagan com os rumos que a humanidade está tomando, sendo perceptível seu amor pela astronomia, pela vida e pela Terra.
Ao escrever sobre o universo e a humanidade, o autor possui uma sensibilidade ímpar, explicando assuntos complexos de forma simples. Não aproveitei muito a leitura pois a fragmentei demais (pouco tempo disponível para ler), no entanto amei o livro e pretendo o ler novamente.
Recomendo para todos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5