Presença de Anita

Presença de Anita Mário Donato

Resenhas - Presença de Anita

Deyvid.Candido 30/01/2024

Envelheceu como leite fora da geladeira?
Mesmo pensando na escrita como produto do seu tempo, é muito difícil hoje em dia pensar que um homem conseguiu pensar e expressar desejo em coisas tão absurdas envolvendo menores de idade. É um livro escrito por homem, para homens e repleto de descrições absurdas e vulgares sobre como uma mulher se comporta através da perspectiva de um homem.

Íris 25/02/2023

Anita em três palavras: misteriosa, enigmática e sedutora.
"Tem coisa mais parecida com o amor do que a morte?"

Conheci o livro pela série, que não terminei de ver, mas posso dizer que definitivamente foi o que deu a magia para a história. A série tem todo aquele toque místico, sabe? Tem muitas coisas diferentes do livro e Mel Lisboa definitivamente ficou marcada na minha mente como Anita.

O ritmo do começo é bom, mas depois de algumas páginas ele começa a decair. Muitas vezes me perguntei que p*rr4 eu estava lendo...

Lochan0 01/12/2022

Esperava mais!
Olha, são raras as vezes em que digo que a série, filme é melhor que a obra do livro. Por mais que o livro tenha sido muito diferente da minissérie e com muito mais detalhes, eu prefiro a minissérie. Achei uma leitura cansativa demais, muito dramática, mas acho que essa é a pegada do livro, o drama, como tanto é exaltado nele, o amor dramático, o amor desastroso, o amor infinito...
Gostei, é uma boa obra sem dúvidas, apesar das problemáticas da época, uma boa obra nacional, mas cansativa kkkk
Lucia rainha apenas, Diana uma ****, Eduardo então, um merda, e Anita uma pobre coitada kkkkk
Emanuel246 02/03/2024minha estante
Faço das suas palavras as minhas

Amanda.Patricia 21/06/2022

Anita
Depois que vi a série que adorei, eu quis ler o livro. A série é bem fiel ao livro mas, obviamente, no livro sempre tem mais detalhes.

Pedro.Morais 25/01/2021

Trágico e Denso.
"Nada é coincidência, tudo está escrito! Não acredita no destino?
Acha que foi mesmo por acaso que você entrou aqui? Que a gente se conheceu?
Estava escrito, assim como tá escrito que você vai voltar."

Eduardo vê sua carreira se esvaindo e o sonho de escrever um romance cada vez mais distante, após a morte de sua esposa ele ficou dedicado em cuidar de sua filha, porém quando ele conheceu Lúcia ele embarcou em outro casamento e juntos tiveram outro filho, porém o vazio e a sensação de não estar completo tirou a vontade de viver.
Lúcia percebe a frustração do marido e propõe uma viagem pro interior, uma cidade simples e que pode despertar a inspiração pro romance que ele pretende escrever.
Porém o destino é tão ardiloso que ao chegar naquela cidade Eduardo se encantou por uma moça repleta de segredos e enigmas que levam ele ao desejo não só dá cobiça, mas de ter Anita em sua cama.
Anita não teve o devido apoio no passado por sua família e quando ela tinha dez anos pra garantir um teto e alimento ela se envolveu com um pintor de 60 anos e desde então usa da arte da sedução e da fragilidade suas principais armas pra conseguir o que quer, porém com Eduardo as coisas serão intensas e fatais
Mário Donato trouxe um romance denso com uma narrativa questionadora e até mesmo perturbadora, escrito em 1948 o autor carrega uma verdade nua e crua nos diálogos desses dois amantes obstinados e destinados ao fracasso.

Rodrigo 27/09/2020

Intensidade extrema
Uma narrativa poética em um texto em prosa, assim descrevo essa grande obra. A adaptação televisiva foge da história e isso influencia na leitura, mas, com certeza, merece estar entre as grandes obras da nossa literatura.

stormsetwinds 31/08/2020

Ótima releitura
Quando eu li esse livro em 2020 pela primeira vez, eu detestei. Mesmo havendo alguns pontos que eu tenha gostado, a experiência geral não foi boa e eu achei (de verdade) que eu nunca iria reler a história novamente. Paguei pela lingua. Decidi reler esse clássico de Donato e percebo que, numa maturidade diferente, pude apreciar bem mais a obra.

Eduardo é um homem que em meio a sua vida burguesa com uma mulher distante, "fria", desenvolve silenciosamente o ideal de uma mulher chamada Cíntia, que passa a ser sua grande paixão. Dessa forma, dado a época de lançamento do livro, vemos uma forma muito mais sofisticada de retratar um ideal numa sociedade brasileira moralista, mas legalmente dúbia, de personagens que mandam tudo para de baixo dos panos em ordem de defender o nome familiar.

A dificuldade de Eduardo não seria então as aparências, as convenções que ele tenta fazer parte: mas a idealização viciante que o tira dos eixos. Eduardo quase a encontra, quase a vê através de Anita, Eduardo enlouquece com sua ausência em Lúcia, Eduardo finalmente desafia seu status quo quando a vê explícita em Diana. Nem preciso dizer que na realidade, ele fizera apenas "estragar" a vida dessas mulheres, que não amou de fato nenhuma, e somente possuía fidelidade ao ideal impossível de mulher que criou na mente. Uma coisa meio Madame Bovary, talvez.

A "presença de Anita" seria muito mais uma ameaça definitiva a normalidade da vida de Eduardo, acredito que depois dela, seria impossível que o homem vivesse a mesma vida de antes, e só passando por essa ruptura que chegou mais próximo de um ideal.

E, quanto mais próximo da idealização, mais a realidade tornou-se turva, como se é narrado no final, com Eduardo ouvindo coisas, tendo visões, surgindo "fantasmas" de Anita o cobrando de sua promessa.

- No fim, é um livro que em alguns momentos se arrasta, carece de dinamismo, mas é uma história interessante com certos erros de execução.

Fernando.Silva 01/08/2020minha estante
Aquela adaptação é muito mediocre.
A personalidade da Anita parece mais fetiche pornô do diretor.
Sou mais a personalidade doce e romântica da Anita que lembra bastante a da atriz soviética Nadira Mirzayeva quando se tornou amante do diretor de cinema Georgi Yungvald-Khilkevich enquanto filmavam uma adaptação soviética do livro o Conde de Monte Cristo (????? ????? ??/Uznik zamka If). Parece que Manoel Carlos tinha algum fetiche com personagens esquizofrênica e ai criou uma caricatura da Anita. Se era supostamente para melhorar pq então não fez o fernando e a Anita ficarem juntos como a Nadira e o diretor se casando. Se o suicidio pode ser sem sentido, aquele final da minissérie foi forçado demais.

Lilian.Wunsch 01/04/2020

Linguagem rebuscada. Prende em alguns momentos. Erótico. Quando a "presença de Anita" chega, acaba com tudo!

dricolina 02/05/2022minha estante
Presença de Eduardo EUHEAUHEAUHAEU