Renúncia

Renúncia Norris G....

Resenhas -

Kelly.Jesus 10/04/2024

Que pena que o final da saga tenha sido escrita com tanta pressa e em tão poucas páginas, muitas coisas ficaram sem explicação, quem sabe um dia o autor tenha novamente forças pra escrever um livro extra, mesmo após o falecimento do seu co-autor! É uma série muito boa!

Tiago Kleparde 22/12/2023

Todo fim é um novo começo!
Esse livro finaliza com maestria essa bela saga, sim, é um livro corrido (como o proprio autor fala no final) mas consegue trazer um bom final

Senti muitas coisas durante esses 4 livros, todos trazem uma lição com as historias

É difícil falar sem spoilers, mas é importante saber que todos temos o poder verdadeiro, passamos pelo efeito manticore, temos nossas marés vermelhas e enfrentamos a renuncia :D

Eu recomendo a você ler os 4 livros com mente aberta, ignore os conceitos de "narrativa refinada" e só curta, sinto que é isso que os autores estavam fazendo ao escrever a saga, curtindo e se divertindo, colocando um pouco deles e do que gostavam.

Um abraço a todos os castelares espalhados pelo multiverso

Rafa 21/09/2023

Tinha que ser épico...
Mesmo me sentindo decepcionada com esse final, agradeço aos autores por criarem esse universo tão incrível que é Senhores de Castelo. Foi uma mistura de emoções e sentimentos lendo essa série. Mas não posso deixar de relatar meus pensamentos sobre esse livro.

SPOILER a partir daqui...

O que dizer desse final?

É uma decepção esse final para uma série tão fantástica. Queria algo mais épico e mesmo os autores tendo o problema da publicação penso que eles poderiam ter finalizado de uma forma mais honrosa para os personagens que foram incríveis, Thagir, Azio, Larissa, ( principalmente a Laryssa, o que foi aquilo? e o Kullat nem se abalou, ficaram os três livros anteriores falando que amavam um ao outro e ter esse final, sem o Kullat nem se abalar ) por falar em Kullat um personagem forte como ele ser controlado de uma forma tão fácil sem nenhuma resistência.

O que mais me incomodou foi que os autores simplesmente resolveram matar todos os personagens e dar um possível reset na história. Isso não foi uma forma digna ( na minha opinião) de encerrar uma série. Me desculpe quem gostou desse final. Mesmo assim ainda dei três estrelas só por causa da obra em si.

William 02/09/2023

Bom, mas faltou algo, talvez esperança.
Depois de eu ler o terceiro livro, levei um tempo para ler esse último da série. Antes comentar sobre a história é importante lembrar que os autores tiveram dificuldades em publicar esse livro como a imposição da editora em reduzir o número de páginas. No início achei a história monótona e muita descrição lembrando em muito as obras de Júlio Verne. Gostei muito da ação da metade do livro para a frente e a revelação do passado do Volgo e as suas razões em ter tanta raiva dos senhores de castelo. Mas devido o livro ser curto ficou muitas pontas soltas e vários personagens ficaram muito rasos. O que me incomodou foi o alto número de mortes entre os personagens principais. Nas páginas dos dois primeiros livros os atores levaram esperança através de seus personagens para os leitores e leitoras. Mas nesse livro após a leitura senti uma certa melancolia, talvez por esse motivo em dar 3 estrelas. Compreendi a ideia do G. Brasman do final do livro e tem de considerar algo bem criativo. Só que ainda senti um vazio ainda com o desfecho e talvez pelos autores não poderem desenvolverem a história em mais páginas possa ter atrapalhado o enredo. Quem sabe surge um quinto livro que possa aparar as pontas soltas e dar uma continuidade aos senhores de Castelo. Infelizmente um dos autores, G. Norris (Gustavo Tezelli) feio falecer em 24 de janeiro de 2019 e deixo a minha gratidão a ele juntamente com G. Brasman pela iniciativa em escrever a série Senhores de Castelo e espero sinceramente que G. Brasman possa dar continuidade a obra.
Gizelle.Perin 10/09/2023minha estante
Aconteceu o mesmo comigo!

Erik 25/03/2023

Haja luz!
Simplesmente fantástico. Com essa obra, finalizei a saga dos Senhores de Castelo, com aquele peso no coração por ter terminado algo tão bom!

Mesmo com a dificuldade dos autores, incapazes de darem o máximo para concluir a saga, esse volume foi fenomenal. Cheio de reviravoltas e confrontos épicos, no nível de você pensar que tudo ta acabado e do nada outra mudança inesperada!

Eu adoro e recomendo essa saga para qualquer um que se diga fã de fantasia.

Gizelle.Perin 06/10/2022

Decepcionante
A série tinha tudo para ser esplêndida... Mas o último livro parece um resumo.... decepção total!
Revoltante a personagem de Naahra, ficar com o inimigo e ir contra os seus.
Virou uma matança só... todo mundo morre!

C.F. 15/10/2021

E cabou-se
Adorava a série e estava realmente decepcionado com os autores com o que fizeram com este livro... até ler a carta deles no final.. que não leu.. LEIA A CARTA DO FINAL.
Parabéns pela batalha vencida e por nos dar um fim.

Otávio Dario 14/09/2021

A jornada de muitas e muitas eras chega ao fim. No quarto e último volume desta saga épica, o futuro de toda a existência está em jogo. Após vencer a guerra em Kynnis, Volgo finalmente põe em prática séculos de planejamento e será capaz de cometer as piores barbáries para conquistar seu objetivo. Com o caos se espalhando pelos quatro quadrantes do Multiverso, os membros da Ordem dos Senhores de Castelo são convocados para enfrentar uma guerra de proporções nunca imaginadas. Enquanto isso, a responsabilidade recai sobre os ombros cansados de Kullat e Thagir, que confrontarão seus piores temores e revelarão seus maiores segredos na tentativa de deter Volgo e salvar o Multiverso. Os autores se prepararam por dez anos para criar uma conclusão para a série à altura do que os fãs esperavam. Em suas próprias palavras, Renúncia é “o final chocante, visceral e inesquecível desta jornada de muitas e muitas eras”. Um dos autores, G. Norris, faleceu poucos dias antes do lançamento, mas ainda conseguiu ver a obra completa e ilustrada e afirmou estar muito satisfeito com o resultado. G. Brasman sente a perda do amigo e companheiro de escrita, mas garante que o Multiverso dos Senhores de Castelo é maior que os próprios autores e nunca vai parar de crescer.

Aleatorio 01/03/2021

Crônicas dos Senhores de Castelo: Renúncia - 4
Não curti tanto o livro, os acontecimentos ocorreram de forma muito acelerada. Lendo as notas dos autores, podemos perceber que não puderam colocar tudo que queriam no livro, tendo que encurta-lo e remover as ilustrações.

Rodrigo Digão 16/01/2021

Bom livro, justo, porem o mais fraco de toda a série, temos a impressão que faltou alguma coisa, final pareceu jogado.

Anne 29/11/2020

Lindo
Achei os acontecimentos um pouco corridos,o livro é bem triste por causa da quantidade de mortes presentes nele,fiquei profundamente decepcionado com Nahra. Thagir e Kullat são heróis e eu os amo.

JonLiberato 03/01/2020

Infelizmente não é pra mim
Infelizmente está série não é pra mim. Sou um grande fã de fantasia e já li diversos, inclusive de brasileiros (As Crônicas de Olam, A Batalha do Apocalipse). Sem dúvidas, está serie é para leitores de 12 a 14 anos. Me incomodou a falta de detalhes, a maneira de como as coisas aparecem e acontecem (Volgo), a falta de explicação e principalmente a falta de sentido que leva o personagem a se tornar e tomar certas decisões (Volgo aqui de novo). Os personagens chegam a ser artificiais. E pra mim, o pior momento foi o amor de Nahra e Willroch! Sem fundamente, cabimento e sentimento! Fora que eu esperava que ele fosse fazer algo para ir contra Volgo, já que ele deixou isso no ar. Outro detalhe, o que motivou esse sujeito a seguir Volgo!? Qual era o propósito e sentido de ser tão fiel a alguém que não se importa com ele? Infelizmente esta obra tem muitas falhas narrativas que a coerência e coesão não se casão aqui. Espero que o autor continue contribuindo com sua obra e que através dela, possa melhorar em muitos aspectos para entregar um bom livro de fantasia.