Escrever ficção

Resenhas - Escrever ficção

1 | 2 | 3 | 4

Bruno 04/12/2023

Oficina de Escrita Criativa em forma de livro
O livro consegue sintetizar de forma incrível as questões mais importantes para a criação literária. No que o livro se propõe, é um dos melhores, senão o melhor que já li no tema. Uma verdadeira oficina de Escrita Criativa em forma de livro.
Para escritores iniciantes que querem começar a escrever suas próprias histórias, não tenho dúvida que esse é um livro que pode ajudar demais. Ele faz o básico muito bem feito. Não faz grandes promessas de como ser um escritor f0d@, como outros livros por aí, mas traz reflexões, conselhos/dicas do que fazer dentro de uma história e não se cansa de falar que não existem regras e o ficcionista é livre para fazer do seu próprio jeito se assim preferir. As reflexões e conselhos/dicas são mostradas com muitos exemplos do que funcionou e funciona na literatura.

Existem outros livros com a proposta de destrinchar melhor cada um dos tópicos desse livro (cada tópico rende um livro ou uma série de livros), mas para quem está iniciando na criação literária, acredito que esse livro seja um dos mais indicados. E essa nem era a proposta do livro.

Se você já pensou em fazer uma oficina de Escrita Criativa, considere ler esse livro como uma opção. Achei até melhor que algumas oficinas que existem. Assis Brasil é referência nessa questão e preenche as mais de 490 páginas (li o e-book que tem mais páginas do que é apresentado aqui com 400 páginas) com um texto maravilhoso que serve não só para ficcionistas iniciantes, mas também para quem já escreve.
Vanessa.Castilhos 05/12/2023minha estante
Ótima resenha, Bruno! ???

Bruno 05/12/2023minha estante
Obrigado, Vanessa! ?

Luan 27/11/2023

Liberdade e Escrita
Faz alguns anos que ouço falar de Assis Brasil e seu pioneirismo no ensino de escrita criativa no Brasil. Seu curso foi um dos primeiros do país a ter reconhecimento acadêmico. E pelo o que eu sei, inúmeros talentos passaram por ele. Bate, claro, a curiosidade de conhecer seu método. Para minha sorte, ele escreveu um livro para falar justamente sobre isso.

Escrever Ficção é cristalino já em seu início: não existe fórmulas para escrever bons livros, apenas ferramentas. E concordo com isso. Literatura é uma arte em que o peso da liberdade é tão grande quanto qualquer outra. Da mesma forma, nenhuma arte nasce do nada. Mesmo o tipo de escritor mais anárquico precisa saber o que funciona ou que não funciona. Não devemos ignorar os casos de sucesso, já que fazendo isso corremos o risco de reinventar a roda. Pior: reinventar uma roda quadrada.

Outra coisa que gostei muito no livro foi a reflexão sobre o que é um escritor. Assis diz que as características essenciais do artista é a empatia e a curiosidade. Se você não tem um pingo de vontade de conhecer, explorar e entender o universo, dificilmente terá força para transmitir isso ao leitor. Querendo ou não, é a curiosidade que nos faz virar páginas. O mesmo vale para a empatia. O que é uma história sem o fator humano? Nada.

Claro, há muito mais. Assis faz questão de explorar tudo. Fala sobre personagens, narrador, trama, conflito, descrição, estilo e linearidade. Trata cada assunto com uma profundidade razoável, sempre fazendo questão de trazer exemplos de obras renomadas. E o melhor: com uma linguagem fluída e clara. Você lê sem perceber que está lendo um manual.

Para resumir, Escrever Ficção é uma obra com um público alvo específico. Isso é, autores novados, que não sabem por onde começar. Para quem já tem experiência, ele possui conselhos importantes, que vão ajudar a refinar o planejamento de qualquer manuscrito. Para mim, se tornou um livro de referência, que indicarei toda vez que algum colega estiver interessado no ofício da literatura.

Assis Brasil não é só um professor, mas um amante da arte escrita. Virei um admirador.

Linara.Chaves 12/10/2023

Esclarecedor
O livro apresenta uma leitura leve e por consequência favorece o entendimento de todos os pontos que são abordados pelo autor a respeito da escrita.
Esse foi o primeiro livro que li sobre escrita depois que entrei nesse universo, e acredito que ele muito me ensinou através das discussões e exemplos trazidos.

Bruno Oliveira 12/09/2023

O LIVRO VALE AS (DURAS) PENAS
Escrever ficção: um manual de criação literária, do professor Luiz Antonio de Assis Brasil é, como bem diz o subtítulo, um ótimo guia aos fortes (ou doidos demais) que têm a escrita como material de trabalho criativo. Brasil é responsável pela oficina de Escrita Criativa mais longeva do país em atividade, desde 1985 (!). Então, o mestre dá e discute exemplarmente (e exaustivamente, em alguns pontos, afinal és professor, né) as partes que cabem a uma obra literária, seja ela romance, seja ela novela. Sem dúvidas, quem ler o livro, aprenderá muito, questionará a si próprio na próxima produção de textos e, talvez, não concordará cem por cento com o mestre, pois, seu viés, seu gosto literário (artístico) é muito explicitado no livro — mas isso não é ruim, não, viu! Ao contrário, só entrega um excelente professor (profissional) preocupado com seus alunos em produzir textos literários de qualidade. O livro vale as (duras) penas.

Bruno Oliveira 17/11/2023minha estante
Opa! Eaê, Jordão! Blz? Cara, me desculpe, só vi o teu comentário agora... Então, respondendo a tua pergunta, SIM! Há um capítulo só sobre isso, afinal, o conflito é o que move a personagem do romance, certo? O professor esmiúça tudo e muito bem. :)

Beatriz 31/05/2023

Não é um manual
A leitura do livro é leve, explica de uma maneira fácil, sem muitos nomes complicados para tipos de frases, momentos do texto ou partes de livros. O autor usa exemplos de livros que eu jamais pensei que fosse capaz de ler, como A montanha mágica, A insustentável leveza de ser, Morte em Veneza. (Eu, leitora de livros clichês e jovem adulto). Simplifica a literatura em uma coisa simples, ou você faz um livro gostável, ou não faz um livro gostável.
O livro todo nos traz elementos para fazer um livro que crie a possibilidade do seu livro ser adorado pelos leitores. Em algumas partes, o autor se dá muito bem, em outras ele parece se enrolar e só discursar sobre passagem de livros e por mim tá tudo bem.
A leitura foi bem fluida, o autor é bem humorado em vários momentos (mesmo que em alguns locais eu pense que ele se esforce demais pra n parecer pedante e mesmo assim aparece).

Zaya Vause 10/05/2023

Me ajudou bastante, porém
Muito bom livro, bem específico sobre certos temas e mostra muitos exemplos.

Minha única ressalva é que muito do livro você acha na internet, foram coisas muito pontuais que ele falou que eu não achei sozinha. Me fez feliz eu não ter comprado e sim pego emprestrado

Filippe 14/03/2023

Completo
O guia definitivo de escrita de ficção em língua portuguesa. O autor passa por um tema atrás do outro de forma minuciosa e com riqueza de exemplos práticos. Fala de personagem, narrador, descrição, diálogo, trama, etc. Todos os ensaios são altamente aproveitáveis.

RaquelTerezani 27/12/2022

Ótimo livro para estudo
É um livro bem introdutório, não me apresentou nenhuma grande novidade, mas é bem interessante e acredito que para quem nunca leu nada sobre escrita de ficção esse é um bom começo.

Pontos positivos: linguagem simples e bastante didática. Para todos os exemplos de obras que o autor cita (e que eu não conhecia uns 90%, rs) ele transcreve trechos e/ou faz um resumo da história, pra entendermos do que ele está falando.

Pontos negativos: As vezes eu ficava entediada com tantos exemplos e tantos trechos de histórias sendo listadas. Acho que o livro poderia ser um pouquinho mais curto. Também senti falta de mais exemplos com obras brasileiras e obras contemporâneas.

Wlange 13/12/2022

Gostei bastante. É um livro sobre escrita bem detalhado e recheado de exemplos.

Interessante tanto para escritores iniciantes quanto para escritores com mais experiência e conhecimento teórico.

Assis Brasil é uma grande referência.

caue.oliveira 25/09/2022

Mestre dos roteiros
Um dos melhores livros pra narrativa e storytelling só é um pouco complicado demais pois não tem uma linguagem tão atual

Renata Vaz 24/09/2022

Assis Brasil foi no ponto
Para quem pretende se aventurar no mundo da escrita de ficção, a obra do Assis Brasil é um manual. Embora o autor não utilize essa denominação em seu livro, por considerar que a literatura não pode ser engessada, apesar de existirem alguns conceitos e estilos, o ?Escrever ficção? é bastante completo e com uma linguagem simples até mesmo para iniciantes como eu. Super indico!

Martony.Demes 22/09/2022

Uma das grandes referência em escrita de ficção, Luiz Antonio Assis Brasil, apresentar muitas valiosas dicas de como construir histórias interessantes.

Legal que ele usa exemplos de livros clássicos cotejando com trabalhos de ex-alunos dele.

É um guia de consulta. Não tem como memorizar tudo! Com certeza será uma obra de referência constante para que deseja singrar por esse universo da ficção e da escrita!

Daniel 19/09/2022

Para ser um melhor leitor
Li este livro para aprender a ler. Para notar além da história. Aprender a perceber estrutura, tipo de narração, desenvolvimento dos personagens, tempo, enredo, etc. Vale MUITO a pena se você quer melhorar como leitor. Também se tiver ambição de escrever, é claro!

Pedro 19/09/2022

Nunca serei um ficcionista por inteiro.
Levei algo próximo de 6 meses parar ler esse livro, enquanto escrevia meu segundo romance. A demora não foi por pouco caso ou por um texto problemático. Na verdade, esse tempo foi necessário. Cada capítulo é um estudo profundo, e me parecia grosseiro passar rapidamente por uma página sem abraçar o máximo de recursos oferecidos.
O livro traz de mão cheia ferramentas excelentes para a escrita de ficção. Digo sem medo: aprendi muito.
E provavelmente, não esquecerei.

Ale Gilos 31/03/2022

Muito conteúdo bom
É um livro bem completo. Do tipo pra grifar e depois anotar pra lembrar no fututo. Mesmo que nem tudo você ache aplicável, vai te fazer pensar.
Só concordo com o que muito disseram sobre ter exemplos DEMAIS. Entendo a ideia de exemplos e acho válido, mas depois de 1 tempo cansa e não acrescenta muita coisa, já que o que mais vale é a analise do autor sobre os trechos do q os trechos em si

1 | 2 | 3 | 4