A Paciente Silenciosa Alex Michaelides

Resenhas - A Paciente Silenciosa

@Marlonbsan 31/03/2020

A Paciente Silenciosa
Alicia é uma pintora, enquanto seu marido, Gabriel, trabalha como fotógrafo de modelos. Certo dia ela atira nele e desde então permanece calada sem contar o que aconteceu e suas motivações. Ela é internada em um hospital psiquiátrico e depois de 6 anos, Theo, um psicoterapeuta forense, interessado no caso peculiar de Alicia, se candidata a vaga de emprego para tentar ajudar a entender o que acontece com ela.

O livro é narrado em primeira pessoa tanto por Theo, contando os fatos que aconteceram, quanto por Alicia, em seu diário. A escrita é muito fluída, e mesmo algumas informações que não parecem ser tão relevantes, acabam sendo bastante interessantes, e o melhor, elas se tornam relevantes com o decorrer da história quando tudo é interligado.

A história em si é bastante interessante, mostra a dinâmica de uma investigação mais voltada ao lado psiquiátrico das pessoas, há uma curiosidade latente em relação ao caso em si, e a motivação de Alicia em permanecer calada. Passamos a leitura nos perguntando se podemos confiar em tudo o que lemos, muito pela forma que é escrito e as informações que nos é passado, deixando dúvidas pairarem no ar e mostrando atitudes suspeitas de vários personagens.

Há algumas pontas soltas que não foram desenvolvidas mais a fundo, mas talvez tenha sido proposital apenas para tirar o foco, elemento que é comum em livros assim. Outro ponto é a questão da omissão, algo que me incomoda muito, porém, nesse foi uma grata surpresa, ela existe, ainda mais quando é nesse formato de escrita, mas o que amenizou foi: há elementos nas entrelinhas que indicam o que está sendo omitido, o problema é que não temos as informações necessárias para percebe-las. Voltei em alguns trechos e lá estava, só não sabia quando li a primeira vez o que elas significavam.

Esse é um tipo de livro que seria interessante ler duas vezes, a primeira contando com os elementos surpresas e uma segunda, analisando o que nos é contado com a visão de quem já sabe o que procurar.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan
Bruna | @bmartinssss 31/03/2020minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro.

@Marlonbsan 31/03/2020minha estante
Pois leia, que vale a pena :D

Lucia.Ferreira 19/05/2020minha estante
Esse livro é um encontro. Aquele encontro pelo qual vc anseia, e qdo ele acontece, é ainda melhor do que aquilo que vc imaginou.

Andrea 27/06/2020minha estante
Amei esse livro! Ainda chocada com o final!

Lucia.Cabral 09/08/2020minha estante
Pelamor..alg me diz se é uma história q contém diálogos ou apenas narrada??

@Marlonbsan 09/08/2020minha estante
Tem diálogos sim

Roberta.Silva 21/08/2020minha estante
Melhor livro da vida...amo!

@Marlonbsan 22/08/2020minha estante
Sim, é muito bom ?

Jujuba 23/08/2020minha estante
Amei o livro.

Denise Ximenes 06/09/2020minha estante
Excelente!

lica 15/10/2020minha estante
Acabei de ler. Chocada!!!

Jorge 27/10/2020

" Se eu me justificar, a minha boca me condenará "
O que falar desse livro ?
Muito, muito bom, daquele que nos hipnotiza, que fica difícil de parar de ler, onde nas pausas fiquei pensando na história kk
E a história ? A história é muito interessante, envolvente e com os seus toques de mistério. Não vou falar mais do que isso para não dá spoiler.
E o final ? O final fica com aquele ar de aberto, porém alguns minutos após o fim da leitura conclui que não precisava de mais nada, pois o que poderia ser acrescentado não iria mudar em nada a história.
Enfim recomendo e digo mais, não perca tempo vai valer a pena.
Renata 27/10/2020minha estante
O plot twist desse livro me deixou de boca aberta. Um dos meus suspenses favoritos

Thais 27/10/2020minha estante
Realmente, muito bom! Aquele suspense que nos deixa hipnotizado.

Andrezza.a 27/10/2020minha estante
Maravilhoso do começo ao fim

Tamires 27/10/2020minha estante
O Plot me surpreendeu demais!

Jorge 27/10/2020minha estante
Sim, ele é fantástico, já entrou na minha lista dos melhores do ano.

Jac.co 27/10/2020minha estante
Quando eu terminei de ler esse livro, tive que dar uma pausa pra digerir, me surpreendeu mt!

Juliana.Sousa 28/10/2020minha estante
Eu gostei demais! Espero que tenha filme, já estou pensando no elenco hahaha.

Beatriz 06/04/2019

Wow!
Eu amei muito esse thriller que se baseia na psicologia pra criar seus personagens, motivar suas ações e construir suas historias.
O enredo do livro é um psicoterapeuta que deixa-se seduzir pelo crime de Alicia, uma bela pintora talentosa que no dia mais quente do ano de Londres mete cinco tiros de espingarda na cara do amado marido. Depois do crime, Alicia tenta se matar, e o mais louco de tudo, ela para de falar.
Seis anos depois os caminhos de Theo e Alicia se cruzam, ela permanece muda trancada em um hospital psiquiátrico, ele agora seu terapeuta começa a cavucar essa historia esquecida por todos. O que realmente aconteceu? Porque alicia fez o que fez? Porque ela não fala?
O livro tem muitas referencias da psicologia, tanto citando estudiosos quanto analisando todos os personagens. Eu amei a forma como foi escrito, sempre direto ao tema se aprofundando no enredo sem deixar se distrair por historias inúteis. O que me fez grudar no livro igual carrapato e mesmo com uma dor de cabeça horrível só largar quando terminar.
Recomendo, um livro mt bom.
Teco 12/08/2020minha estante
amo esse livro

Geisa Kauana 17/08/2020

Esse livro é o significado de decepção.
Eu estava querendo ler esse livro ha muito tempo, e uma vez cheguei até a tirá-lo da minha lista depois de ler algumas resenhas negativas.
Recentemente tive curiosidade e acabei comprando.
Muito que bem....
Comecei a leitura e achei um pouco enrolada logo no começo, mas por se tratar de um thriller achei que era normal e melhoraria no decorrer da estória.
Me enganei.
Achei que o livro seria sobre a Alicia (a própria paciente silenciosa), mas grande parte do livro foi sobre o seu terapeuta. Tendo alguns poucos capítulos sobre ela apenas.
E então continuou enrolado, arrastado, chato e pensei em abandonar muitas vezes. Até deixei o livro de lado por uns dias, mas continuei porque todos falavam que o final era surpreendente...

O plot twist foi bom, porém mal desenvolvido.
A estória foi resumida nos capítulos finais, o resto foi enrolação.

Quando terminou, achei que meu livro tinha vindo faltando páginas.
O livro termina com um final em aberto e não é possível saber o que acontece com nenhum dos personagens.

Fiquei me perguntando se as pessoas que leram e amaram o livro são leitores assíduos do gênero... Porque me parece quase impossível que alguém com bagagem literária vá se surpreender com tudo que nos é entregue nesse livro.

Enfim... li o livro inteiro com total indiferença em relação aos personagens que em minha opinião não foram muito bem construídos, não são carismáticos e nem interessantes.
Então não, eu não indico esse livro. Principalmente se você já leu muitos desse gênero.

Leitor Nerd 19/06/2020

Uma ótima surpresa
Pode ser estranho, mas eu não planejei ler esse livro. Obviamente, vi muita gente falar sobre ele, resenhar, comentar, indicar, etc, mas não me sentia totalmente instigado. Até que o eBook entrou em promoção na Amazon e eu resolvi dar uma chance. E mesmo com baixas expectativas, foi uma ótima decisão. Toda a jornada para descobrir os porquês, e todas as pequenas descobertas feitas ao longo do caminho vão deixando rastros quase que imperceptíveis.

O autor, que é grego, teceu essa história baseada em uma tragédia grega, o que deixou as metáforas artísticas absolutamente deleitáveis. É um livro rápido, com capítulos curtos e você se sente tentado a sempre ler mais um capítulo. Durante o caminho você vai vendo diferentes paisagens e a cada esquina, mais perguntas vão surgindo.

É provável que quem já leu muitos livros de mistério, irá deduzir as coisas precocemente, mas para mim, não teve nada previsível. Eu até tentei criar teorias, mas a cada capítulo elas eram invalidadas com as novas informações e deixavam de fazer sentido. Então simplesmente levantei os remos e deixei a narrativa ventar nas minhas velas.

Não dei 5 estrelas por 3 motivos: (1) mesmo com as reviravoltas sendo muito boas, não tiveram um impacto muito grande em mim; (2) não senti uma conexão forte com nenhum dos personagens. Foi como se, com a protagonista, eu também estivesse anestesiado e sob efeito de drogas tranquilizadoras; (3) a técnica que o autor usou para o plot twist funcionou um pouco, ainda que eu não aprecie muito esse estilo.

Mesmo o plot twist não tendo sido a coisa mais inesperada do mundo, ele foi bem feito e foi uma finalização precisa. Este é um dos melhores livros que li esse ano. É cheio de intrigas, personagens complexos e dinâmicas interessantes. É uma obra que deve servir de exemplo para outros autores conseguirem construir thrillers psicológicos tão bem fundamentados como esse, ou até melhores.

site: https://www.instagram.com/marksreading
Gabriel 19/06/2020minha estante
Eu gostei desse livro!

Leitor Nerd 20/06/2020minha estante
Ai, que bom! Ele é muito bem desenvolvido.

Nado 09/08/2020

Instigante
Leitura envolvente, fluída e que traz aquela reviravolta que todo leitor de suspense aprecia. Não tem 5 estrelas porque faltou uma melhor amarração em poucos detalhes.
Recomendo a leitura.

Lara.Bia 05/04/2020

Esse é um livro muito bom para quem quer uma história rápida e uma reviravolta gigante no final

Nath 15/08/2020

Essa reviravolta me chocou muito
Eu estou simplesmente chocada com esse livro. Eu realmente não esperava por esse final. Uma trama muito bem elaborada, história intrigante daquelas que você não consegue parar de ler até terminar o livro.
Livro maravilhoso com final surpreendente.
Um dos melhores livros que já li!
Phanny 16/08/2020minha estante
Um dos maiores plot twist que já li, muito bom !!!

Bryan.Caratti 12/10/2020

Nem senti o tempo passar.
O livro conta a história do Theo. Um psicoterapeuta fascinado pelo caso de Alicia, a paciente silenciosa. Alicia está no hospital psiquiátrico Grove por ter assassinado o seu marido Gabriel. Desde que foi internada não emitiu uma só palavra. Theo se candidata para uma vaga e é chamado. Começa a trabalhar com Alicia.
Fugindo um pouco da trama principal, o livro começa a abordar a vida pessoal do nosso protagonista. Normalmente essas partes ficam muito chatas pois costuma fugir do arco principal, mas nesse caso isso não acontece. Provavelmente pelo fato de Theo suspeitar que sua mulher está traindo com outro homem. Acho que é isso que faz prender nossa atenção. Pelo menos prendeu a minha. E o livro segue intercalando entre a história principal e sua vida pessoal. No final tudo faz sentido. Eis a grande reviravolta!
A leitura é super fluída. Terminei em 2 dias. Os personagens são interessantes. A história é viciante e a reviravolta é muito boa. Não tem nada nesse livro que tenha me incomodado. Acho que merece 5 estrelas! Tomara que façam logo um filme rs
Débora 12/10/2020minha estante
Adorei a resenha, Bryan!

Bryan.Caratti 12/10/2020minha estante
Obrigado, Débora! :')

Caah 12/10/2020minha estante
Eu só tenho uma ressalva: o final foi mto abrupto, queria mais detalhes. Mas mesmo assim dei 5 estrelas e favoritado ?

Bryan.Caratti 12/10/2020minha estante
Eu também! Achei que o autor iria falar mais sobre o destino do protagonista, mas ele deixou subentendido. Mesmo assim não encontrei nada no livro que tenha me incomodado. Dei 5 estrelas também! Haha

Aelita Lear 03/05/2020

Sensacional
Esse livro é tudo o que falam mesmo, sensacional! Mesmo eu tendo descoberto o segredinho dele quase no começo, achei demais a criatividade do autor. A forma com que o livro é escrita é muito inteligente. O final também é sensacional, amo amo amo finais como esses, meio aberto, mas com norte para ficar pensando e pensando...

Hendy @madrugueilendo 06/06/2020

um thriller eletrizante que (quase) me deixou maluca
A Paciente Silenciosa é um thriller psicológico, e apesar de eu não consumir muito gênero, fiquei ansiosa demais pra ler o livro pois é super elogiado por muita gente, e achei uma boa hora de começar a ler mais thrillers.

Uma sinopse BEM resumida do livro pra quem ainda não conhece,e sem dar muitos detalhes para não estragar as surpresas durante a leitura seria simplesmente: O livro conta a história de Alicia. Alicia foi acusada de matar o marido por tiros, e desde então, a 6 anos, não fala.
Ela se encontra desde então numa clínica psiquiátrica, e o mistério se embasa todo no porque ela matou o marido (se realmente o matou), e porque não fala desde então.

Eu comecei o livro ontem de manhã , e acabei agorinha, sem conseguir largar o livro de jeito nenhum!
Esse é com certeza um livro perfeito pra quem está numa ressaca literária, ou quem procura uma leitura mais rápida, pois não tem como largar o livro depois de ter começado.

Esse é o primeiro livro do autor Alex Michaelides, e fui surpreendida demais por tamanho talento. Com certeza vou querer ler todos os livros que o autor lançar.

O que mais me surpreendeu no livro, foi com certeza toda as questões psicológicas que o envolve.
Como eu disse, ele se passa grande parte numa clínica psiquiátrica, e dá pra perceber o estudo do autor dentro da psicologia para escrever o livro.
Com certeza pra quem curte psicologia como eu vai gostar mais ainda do livro. Gostei muito de todos os debates dentro da história e como ele foi tão inteligente ao abordar a saúde mental.

Recentemente vi um vídeo da Bel Rodrigues falando sobre o livro, e acho que muito do que ela disse no video reflete minha opinião sobre a história. Eu acabei tendo teorias sobre o final, e não me surpreendi tanto quando o grande plot foi realmente revelado, mas acabamos muitas vezes dando muita atenção ao plot em si, e se vamos nos surpreender ou não, mas a questão é que, o livro como um todo, me deixou extasiada, e sem conseguir parar de ler!
Por isso, apesar de ter adivinhado o plot, não tiro o mérito do autor de forma alguma, pois o livro inteiro foi surpreendente, e como um livro de thriller, cumpriu muito seu papel!

Então, com isso, acabei dando 4,5 estrelas pois realmente gostei muito MESMO do livro! Tirei meia estrela pois queria que o final (a ultima página, pra ser mais exata KKK), fosse mais detalhada mas ainda sim gostei de como o autor fez toda a narrativa, e recomendo DEMAIS o livro pra quem curte o gênero, ou ainda está começando a ler como eu!
Pâm 06/06/2020minha estante
Eu amei esse livro! O final me deixou de boca aberta ?

Hendy @madrugueilendo 06/06/2020minha estante
Eu já tinha feito uma teoria sobre o final, e acabei acertando, mas só pq eu tava maluca demaisss e se eu não tivesse lendo eu estaria pensando no livro com certeza kkkkkkk, mas ameei o livro!!

Amanda 06/06/2020minha estante
Eu também assisto os vídeos da Bel (amo) e acabei adivinhando o plot também kkkk. Mas mesmo assim, adorei o livro.

nathan 06/06/2020minha estante
aaff quero ler

Hendy @madrugueilendo 06/06/2020minha estante
A Bel é perfeitaaaaa, amo os vídeos dela. O final queria não ter adivinhado pra ficar mais surpresa, mas eu não conseguia parar de pensar no livro ai acabei adivinhando kkkkkkkkk

Leiaaa, é sensacional

Jeh Xavier @dramatica.literaria 31/08/2020

"É estranho como a gente se adapta rapidamente ao pavoroso mundo de um hospital psiquiátrico. Ficamos cada vez mais à vontade com a loucura, e não apenas a loucura dos outros, mas a nossa própria."

Alicia Berenson era uma pintora em ascensão, ela tinha 33 anos quando assassinou o marido, depois do episódio Alicia nunca mais falou e foi condenada a ficar em um hospital psiquiátrico.

Theo Faber é um psicoteraputa que tem um grande fascínio pelo casa de Alicia, ele acredita ser capaz de ajudá-la e acaba conseguindo entrar para equipe de funcionários do hospital.

"É tanto sofrimento para todo lado, e a gente se limita a fechar os olhos. A verdade é que todo mundo tem medo. Um verdadeiro pavor uns dos outros."

Agora ele irá trabalhar no caso de Alicia e terá a oportunidade que queria para desvendar esse mistério que a cerca. Porque Alicia não fala? O que houve naquele dia em que seu marido foi assassinado? Será ela realmente culpada do crime?

Vamos acompanhar Theo no tratamento de Alicia e investigando esse caso que tanto o intriga, paralelo a isso temos trechos do diário de Alicia e vamos descobrindo mais sobre sua vida e relações pessoais.

Um thriller que me prendeu do início ao fim, gostei como a história é construída. As explicações psicológicas, como traumas da infância pode prejudicar a psique humana é algo muito interessante e bem abordado no livro. O final me surpreendeu um pouco, o modo como as coisas aconteceram foi surpreendente.

Obrigada @blogliterarte pela indicação maravilhosa. A leitura foi realizada pelo projeto Kula literário organizado pela @leitoresestranhezas.
bia 31/08/2020minha estante
Que resenha mais gostosa de se ler!

Jeh Xavier @dramatica.literaria 31/08/2020minha estante
Obrigado ??

Nasa 28/10/2020

Resenha :A Paciente Silenciosa
Autor: Alex Michaelides

?Tenho um fraco por casos perdidos, livros, filmes e séries com pacientes que tem bloqueio. E esse livro me chamou a atenção. Vi a indicação do livro no canal da Bel Rodrigues e coloquei na pilha de leituras.
???Mas não me segurei e li o livro em dois dias. Ele não tem um ritmo rápido. Eu precisava saber o que havia acontecido, que matou Gabriel??? O marido da Alicia Berenson uma pintora famosa que supostamente matou o marido e nada mais falou. Ela praticamente engoliu a língua. Essa era a pergunta que não quer calar. Mas ao longo da leitura nos envolvemos com o Theo Faber um psicoterapeuta que tem esperado a muito tempo por uma chance de trabalhar com Alicia, fazer ela falar.
?Ao longo do livro nos envolvemos com a vida do Theo Faber e de Alicia e seguimos por suas vidas sentindo seus medos e problemas.
?O livro é muito bom a tensão é controlada, o escritor nos cozinhou o tempo todo. Bem, nós sabíamos que ele estava mostrando o que estava cozinhando. Mas quando somos postos diante do prato. Metaforicamente falando a coisa toda se tornou indigesta. A revelação é muito perturbadora. É esteve óbvia. Sherlock Holmes teria dito: você não viu os sinais.
?Eu mandei um palavrão quando fui surpreendida. Mas a revelação final me assustou mas também me deu aquela sensação de peito lavado.
?É nas últimas linhas o autor foi perfeito, justo. Eu bati palmas e disse: magnífico!
?O livro vale a pena. É uma história de vingança e amor, silêncio loucura .
Minha nota? Cinco beijos mordidos!?????
#lendo #instabooks #pintora #silencio #escritor #poemas #livroseleituras #conhecimento #leia #vida #love #libros #livrosnovos #amorporlivros #literatura #leitor #reading #lerfazbem #amazon #leituradodia #s #ebook #kindle #leitorescompulsivos #sebo #livrosqueamo #trechosdelivros

@thaisacsiqueira 24/02/2020

LIVRO IN-CRÍ-VEL
Que leitura sensacional!! Engoli esse livro em 1 dia. Não conseguia parar de ler.
E o final: espetacular.

Certamente um dos meus favoritos.
Renata 24/02/2020minha estante
Um dos meus favoritos de suspense!

@thaisacsiqueira 24/02/2020minha estante
Difícil não amar né?!

Fabio 26/02/2020minha estante
Desse jeito terá de pular alguns lugares à frente na fila

@thaisacsiqueira 26/02/2020minha estante
Hahahahaha vale a pena viu!!

Renata.Medeiros 16/03/2020minha estante
Devorei!! Um dos melhores q ja li

Cris 25/03/2020minha estante
Estou sentindo o mesmo....não consigo parar

Gi 26/03/2020minha estante
meu deus, vou começar a ler hoje e já tô ansiosa com esses elogios

Cris 27/03/2020minha estante
Adorei tb pude perceber que o final.....

Vitória Cantergi 21/07/2020

Que livro foi esse? Fiquei pasma com o final!!! Um dos únicos livros de suspense que realmente me pegou de surpresa. Gostei muita da narrativa, pois ela realmente te prende do começo ao fim. Ainda estou em choque com o final do livro. Amei de mais. Um dos melhores suspenses que li até agora.
Michela 22/07/2020minha estante
Oi Vitória! Tive a mesma reação e quando lembro do livro, vem a mesma sensação de novo!
Maravilhoso!

Vitória Cantergi 23/07/2020minha estante
Oi, sim, ainda não consegui superar esse livro. É incrível mesmo!!!

Michela 24/07/2020minha estante
??

Lucas 27/07/2020minha estante
Ola Vitoria, primeiro gostaria de agradecer, pois sua resenha foi uma das que me fez ler o livro :D, porem..... ela estragou a minha surpresa de ter uma surpresa kkkkkkkkkkkk.

Sei que muitos não concordam, e acho que vc possa ser uma dessas pessoas, mas me dizer que terei uma surpresa é meio que um spoiler.

Voltando mais para o livro, eu gostaria de ter lido um pouco mais sobre Alicia na parte final do livro, porem talvez por isso mesmo que nos faz ficar pensando tanto no final e depois de sair costurando todos os pontos soltos do livro. Gostaria de ver uma adaptação no cinema.

Obrigado pela "indicação", no final vc esta com créditos positivos
kkkkkkkkkkk

Vitória Cantergi 28/07/2020minha estante
Olá Lucas, desculpe, não sabia que estava dando spoiler ao fazer a resenha, tentei não fazer isso quando comecei a escrevê-la. Vou tentar não fazer mais isso nas minhas próximas resenhas. Sobre o livro, sim, também gostaria de saber mais sobre a Alice e uma adaptação seria incrível se tivesse.

Damiris 24/10/2020minha estante
A mim também surpreendeu...

Vitória Cantergi 24/10/2020minha estante
Ah, que bom!!!