A paciente silenciosa

A paciente silenciosa Alex Michaelides

Resenhas - A Paciente Silenciosa

barbarag 05/02/2022

MARAVILGOO
MEU DEUS QUE PLOT TWIST É ESSE, COM CERTEZA É O MAIOR DE TODOS, AMEI TUDOO, FIQUEI CHOCADA SÉRIO LEIAM
Dhewyd 05/02/2022minha estante
Esse livro é muito bom... comprei o segundo do autor, mas ainda não li... as musas

Mirelle48 05/02/2022minha estante
MANOOO ESSE PLOT É INIMAGINÁVEL

arthbooks 05/02/2022minha estante
MT BOM

Julie 05/02/2022minha estante
amg sabe a idade recomendada pro livro?

Josy 05/02/2022minha estante
Maravilhoso né?? A sensação de ser feita de trouxa e ficar totalmente surpresa com o plot

Mirelle48 05/02/2022minha estante
Amg, não sei, talvez 16+

Julie 05/02/2022minha estante
ótimo obgd

drago 04/02/2022

Que livro brilhante.
gatilhos no livro: suicídio e tentativas de suicídio, sangue, morte, assassinato, drogas, estigmatização de doenças mentais e pais abusivos.

“A Paciente Silenciosa” é um livro que conta a história de Alicia Benson, uma mulher que aparentava ter uma vida normal, até que um dia assassinou seu marido com 5 tiros no rosto. Após o ocorrido, Alicia foi internada em um hospital psiquiátrico judiciário, mas uma coisa diferenciava ela das outras pacientes, ela nunca mais disse uma palavra depois da morte do marido. No decorrer do livro, acompanhamos Theo Faber, um terapeuta que está determinado a trabalhar com Alicia e quem sabe, descobrir mais coisas sobre esse caso misterioso.

Eu não costumo ler livros desse gênero, mas confesso que eu adoro demais. Esse livro é um bom exemplo do tipo de coisa que eu espero quando vou ler um livro de suspense psicológico.

A começar pela narrativa. A escrita é super envolvente e o fato de ela ser narrada em primeira pessoa é muito interessante, pois te envolve com os sentimentos e pensamentos do protagonista. Gosto bastante de como esse tipo de narrativa sempre me envolve mais com a história.

Além da narrativa, eu achei muito bom os trechos do diário de Alicia que foram colocados durante o livro, acho que é um elemento que faz o leitor entrar em conflito quanto a imagem dela. Ir analisando as coisas ditas por ela, os acontecimentos e ir se atentando às datas do diário, trouxeram suspense e aflição.

Os personagens são todos muito interessantes e todas as mentiras e perguntas envolvidas nos diálogos e pensamentos de Theo nos fazem suspeitar e duvidar de todos. Achei todas as conversas, interações e relações muito bem colocadas e trabalhadas. Me fizeram criar muitas perguntas e teorias quanto ao passado de cada uma daquelas personagens.

O desenrolar da história não deixou a desejar. Não foi uma história arrastada e todo o entusiasmo do protagonista e tudo que movia ele deixou as coisas bem frenéticas e instigantes. Acho que todos os acontecimentos foram incrementados de forma plausível e conveniente.

Foi um livro que eu não li rápido, mas quando eu lia, eu lia mais de 100 páginas sem nem notar o tempo passando. Com certeza é um livro bem interessante.

O final não explodiu minha cabeça como me disseram que ia acontecer, mas não acho que seja uma falha do livro em si. Acho que ficou um pouco fácil de deduzir o mistério no final, e foi uma coisa gradual, o que levou a revelação não ser tão chocante, mas ainda assim foi um final genial e inovador.

É um daqueles livros que faz você querer reler pra ver se consegue captar mais pistas ou entender coisas que antes pareciam confusas.

Foi uma leitura bem prazerosa e que eu com certeza recomendo, especialmente para as pessoas que gostam de mistério e suspense psicológico, só fiquem alertas aos gatilhos. Esse livro trata de coisas pesadas e é bem envolvido com o assunto de doenças mentais e psicologia.
juh 04/02/2022minha estante
agr fiquei c mais vontade ainda de ler?

Bea 04/02/2022minha estante
esse livro eh perfeito

Kathe00 04/02/2022minha estante
Esse livro é totalmente assim ??

bookversog 28/12/2021

Estarrecedor
Li em 24 horas e estou morrendo de ódio por ter demorado tanto tempo para começar a ler.
A história muito bem escrita, te prende desde a primeira palavra.
Eu estava quase surtando com as teorias e pensando "pq essa mulher n fala?".
O final é estarrecedor, chocante e me fez de trouxa. Que saudade eu sentia de ler um livro que me deixasse desse jeito.
Maisa 28/12/2021minha estante
Agora fiquei com vontade de ler!

Daniela.Vanessa 28/12/2021minha estante
Também li esse livro e amei, e confesso que me fez de trouxa também. ?

Evelyn 05/01/2023

A paciente silenciosa
Leitura fluida que prende em cada palavra, desenvolvimento da história foi impecável, a leitura não se torna arrastada em nenhum momento, o plot twist foi surreal.
leticia711 05/01/2023minha estante
sou apaixonada, meu favorito desse gênero ?

Annanda 20/01/2021

Me faltam palavras para descrever esse livro!
Incrível!
Esse livro me deixou com OS NERVOS À FLOR DA PELE! ?

Cada detalhe, a desenvoltura dos personagens, a escrita fluida, os cenários, tudo isso conseguiu despertar a minha curiosidade a cada página.

Alicia e Theo, personagens com características surpreendentes, achei incrível o trabalho que o autor desenvolveu para com os dois.

E por fim, confesso que me senti idiota com o final. Passado e presente se encontrando, personagens com ligações fortíssimas, tudo isso me deixou com uma leve sensação de que, eu deveria ter prestado mais atenção aos detalhes. Um ótimo livro para aguçar nossos sentidos de manter cautela aos detalhes das entrelinhas.

Leiam, e apreciem essa leitura maravilhosa!
Jil 21/01/2021minha estante
Surpreendente né

Valerio.Assolari 21/01/2021minha estante
Adicionei o livro na minha lista de leitura por conta da sua resenha. Abraços!

Annanda 21/01/2021minha estante
Demais, Jil!

Annanda 21/01/2021minha estante
Ah, que bacana! Leia sim! Abraço ?

Markarroni 19/06/2020

Uma ótima surpresa
Pode ser estranho, mas eu não planejei ler esse livro. Obviamente, vi muita gente falar sobre ele, resenhar, comentar, indicar, etc, mas não me sentia totalmente instigado. Até que o eBook entrou em promoção na Amazon e eu resolvi dar uma chance. E mesmo com baixas expectativas, foi uma ótima decisão. Toda a jornada para descobrir os porquês, e todas as pequenas descobertas feitas ao longo do caminho vão deixando rastros quase que imperceptíveis.

O autor, que é grego, teceu essa história baseada em uma tragédia grega, o que deixou as metáforas artísticas absolutamente deleitáveis. É um livro rápido, com capítulos curtos e você se sente tentado a sempre ler mais um capítulo. Durante o caminho você vai vendo diferentes paisagens e a cada esquina, mais perguntas vão surgindo.

É provável que quem já leu muitos livros de mistério, irá deduzir as coisas precocemente, mas para mim, não teve nada previsível. Eu até tentei criar teorias, mas a cada capítulo elas eram invalidadas com as novas informações e deixavam de fazer sentido. Então simplesmente levantei os remos e deixei a narrativa ventar nas minhas velas.

Não dei 5 estrelas por 3 motivos: (1) mesmo com as reviravoltas sendo muito boas, não tiveram um impacto muito grande em mim; (2) não senti uma conexão forte com nenhum dos personagens. Foi como se, com a protagonista, eu também estivesse anestesiado e sob efeito de drogas tranquilizadoras; (3) a técnica que o autor usou para o plot twist funcionou um pouco, ainda que eu não aprecie muito esse estilo.

Mesmo o plot twist não tendo sido a coisa mais inesperada do mundo, ele foi bem feito e foi uma finalização precisa. Este é um dos melhores livros que li esse ano. É cheio de intrigas, personagens complexos e dinâmicas interessantes. É uma obra que deve servir de exemplo para outros autores conseguirem construir thrillers psicológicos tão bem fundamentados como esse, ou até melhores.

site: https://www.instagram.com/marksreading
Gabriel 19/06/2020minha estante
Eu gostei desse livro!

Markarroni 20/06/2020minha estante
Ai, que bom! Ele é muito bem desenvolvido.

victor 01/02/2022

?se eu me justificar, a minha própria boca me condenará?
plot twists incríveis sempre me ganham de alguma forma e me fazem amar o livro por completo se são bem feitos, mas eu já amei esse livro desde o início. vi comentários de pessoas que acharam o livro meio entediante no início, mas eu simplesmente me apaixonei com a forma que tratavam o estado mental da alicia e toda essa questão psiquiátrica, tudo que havia acontecido para chegar até aquele ponto.

a sensação que você tem enquanto vai lendo é que você está conhecendo os personagens cada vez mais e você tem uma ideia do que vai acontecer no fim. a melhor parte é que você está errado. eu estive, pelo menos. a história toma um caminho completamente diferente e a reviravolta acontece de forma que explode na nossa cara, sem deixar aquela sensação de esperava mais.

o livro me surpreendeu do início ao fim e quando tudo foi explicado, eu parei e fiquei rindo sozinho por estar anestesiado depois daquela experiência, indico mil vezes.
vivi 01/02/2022minha estante
doida pra ler esse

Ju Morais 01/02/2022minha estante
Esse livro é demais!

parzival 16/03/2021

ok, o que foi esse livro? eu criei mil teorias e errei todas? a cada capítulo que passava eu ficava mais curiosa e talvez um pouco nervosa, quando o plot foi revelado eu fiquei? recomendo muito.
Cristina 16/03/2021minha estante
Esse livro???

CInt_lo 16/03/2021minha estante
Foi totalmente assim p mim, fui feita de palhaça e surtei quando começou a chegar aquele final !!!!!

Sarah 16/03/2021minha estante
cara sim!!!!! MTO BOM!

CInt_lo 16/03/2021minha estante
Acho que você ia gostar de ler Verety

Emygomezw 06/04/2024

Ainda estou digerindo esse livro, plot atrás de plot e o pior é que eu não esperava por esse final, fui lenta eu sei
Luisaariel 06/04/2024minha estante
Não foi lenta, acho q quase ninguém espera. Esse livro é bom dmssssss

Karini 06/04/2024minha estante
Eu esperava tudo, mesmo o que aconteceu kkk. Acredito que a grande jogada do autor foi não explicar que as histórias aconteciam em diferentes linhas do tempo.

Natysan 06/04/2024minha estante
Kkkkkkkkk eu tmb nem imaginei

Renata1004 06/04/2024minha estante
Pior foi que eu desconfiei desde os primeiros capítulos, quando Theo falou : fui ser psiquiatra pq minha cabeça estava fudida ?
Foi algo desse tipo que ele falou , como sou leitora de muitos suspense desconfiei na hora dele kkkkkkkk

raphadelicia 06/04/2024minha estante
Fiquei da mesma maneira! Não esperava. ?

isabela1681 27/12/2021

perfeito?
um dos melhores livros que eu ja li em 2021, vey o plot desse livro??eu pensava que era outras coisas mas sro? amei
beatriz.miguita 27/12/2021minha estante
eu estou na metade!!! to tao confusaKKKKKKKKKKKKK

Evlinha 27/12/2021minha estante
Mano ele é simplismente maravilhoso

Evlinha 27/12/2021minha estante
Vei, eu shippava ela e o theo sksjdbdhdj
Me julguem

Viviane.Lopes.Costa 19/01/2024

Deus ex Machina
Deus ex machina - Definição: quando muitas peças na Grécia Antiga terminavam com uma divindade surgindo (metaforicamente) no palco e resolvendo impasses da trama encenada.
Hoje em dia, aplicamos este conceito para o surgimento de ?personagens, artefatos ou eventos inesperados, artificiais ou improváveis, introduzidos repentinamente na trama com o mesmo objetivo: resolver uma situação intransponível ou simplificar o enredo.? (Wikipedia)

E é exatamente isso que podemos observar neste livro? depois de várias pontas soltas e informações aparentemente sem importância ?largadas? ao longo da narrativa, eis que surge o culpado menos improvável da história! E não! Não é uma sacada genial do autor, é apenas fruto da incompetência dele em desenvolver uma trama consistente que prenda o leitor. Sei que provavelmente serei apedrejada por isso, mas é o que temos pra hoje pessoal!

Instagram: @bibliotecadepemberley
anasccp! 19/01/2024minha estante
que resenha perfeita

Rogéria Martins 19/01/2024minha estante
Gostei da sua resenha sincera! Parando pra pensar pelo ângulo que você mencionou, faz MUITO sentido.

CAssila.Almeida 19/01/2024minha estante
mas eh inegável que o plot twist eh de cair o queixo, por mais que tenha uns furos de roteiro e uma leitura não tão fluida

Angel_Gray 19/01/2024minha estante
Resumidamente, é um c0rno que foi se vingar e no final deu merda.

Viviane.Lopes.Costa 19/01/2024minha estante
Na verdade não? ele se enrolou tanto na trama q no final ou seria muito óbvio ou algo bem absurdo! Ele optou pelo absurdo!

Reylinha 19/01/2024minha estante
Aí cara, q dor, eu amei esse livro ?

Viviane.Lopes.Costa 19/01/2024minha estante
Desculpe! Eu não! ?

J. Silva 04/04/2022

"mortos não falam"
A primeira coisa que me chamou a atenção foi o fato de uma pintora se recusar a falar. Algo muito, muito controverso. Isso por si só despertou meu interesse pelo livro.

Depois com um texto bem construido e envolvente, foi fácil se embrenhar pela trama bem elaborada. E, depois de terminado o livro posso usar a famosa expressão: o melhor plot twist.

Por fim, destaco duas situações: (a) o final ao meu ver fica em aberto, pois não consigo julgar com certeza qual era o real intento do personagem central e, (b) a capa do livro é fantástica, porque a imagem com a boca destacada deixa claro um sentimento de contenção, isto é, de alguém que não pode ou não deseja se comunicar.
Gabi 05/04/2022minha estante
Essa capa sempre me assustou

Yasmin 05/04/2022minha estante
Amei demais esse livro

JurúMontalvao 05/04/2022minha estante

Amanda2970 26/03/2024minha estante
Eu lendo e tipo: meu D E U S, até começar a ligar as coisas ?

Canaan 06/07/2021

Olhos arregalados para esse livro!
Quando o silêncio de uma personagem beneficia todos os outros personagens.
O silêncio de Alicia é muito cômodo e conveniente, menos pra nós, humildes leitores que queremos decifrar os mistérios e criamos 1001 teorias. Esse livro realmente me prendeu. Eu devorei. Queria logo chegar ao fim. E claro que me surprendi. Fiquei o tempo todo intrigada com o personagem principal, o Theo , porque eu o achava um trouxa. Mas enfim, eu dei uma boa nota por ter me prendido à história do início ao fim e fiquei desconfiada de todos os personagens o tempo inteiro. Todo mundo é maluco aqui.
Ps: Algumas coisas ficaram sem respostas.
Tipo, a saída repentina do doutor diretor.
A reação de Alicia com a outra paciente Elif, não combinava e nem tinha porquê.

Vinicius de Moraes 09/04/2024

Um livro importante
A paciente silenciosa vai nos contar a história de Alicia, aspirante a pintura que tem uma vida perfeita com seu marido que é um fotógrafo renomado quando um acontecimento trágico faz com que ela deixe de falar por anos. Daí entramos na história do terapeuta Theo que ao ficar obcecado com o caso decide entender e ajudar Alícia sobre esse problema.

De fato um livro bom. Atende ao suspense proposto, é meio lento no começo mas depois engata tranquilo, fora que você se apega aos personagens. Plot twist já um pouco esperado do meio para o fim. Se eu pudesse dar uma palavra para descrever esse livro eu diria que é insanidade. É um tema essencial. Devemos estar sempre de olhos abertos para as pessoas que estão ao nosso redor.
Duda.bae 09/04/2024minha estante
Eu gostei muito desse livro, achei o plot twist bem trabalhado apesar de já esperado, me surpreendeu um pouco, e o suspense é bom também. E realmente, insanidade descreve bem essa história! Ótima resenha, Vinicius. ?

Vinicius de Moraes 09/04/2024minha estante
O plot é bem previsível né Dudinha ? ?

Duda.bae 09/04/2024minha estante
Sim, mas ainda sim, a experiência é boa pelo menos ?

Raquel 13/04/2024minha estante
Esse livro é mto bom, amei!

Vinicius de Moraes 13/04/2024minha estante
Eu amei também Raquel ?

letmartins 03/01/2024

?don?t blame me, love made me crazy.?
A escrita é muito boa, porém achei mal desenvolvido em algumas partes, especialmente o final.
Não achei o plot tudo isso que falam até porque descobri o que tinha acontecido na metade do livro. Além disso, esse livro é meio perturbador.
Eduarda 03/01/2024minha estante
Eu preciso ler esse livro de novo pra entender o que passou na minha cabeça quando li pela primeira vez, eu achei o plot genial mas nem lembro dele?!

Kauany Torres 03/01/2024minha estante
Quando li achei o Plot surpreendente, mas o final realmente foi bem ruim... decepcionou um pouco.

Bia 03/01/2024minha estante
Como assim 4 estrelas e só falou mal? KKKKKKK

isabolivers 03/01/2024minha estante
eu gostei muito do livro, mas também descobri o plot na metade dele