A Viúva de Safira

A Viúva de Safira Dinah Jefferies

Resenhas - A Viúva de Safira

fernandaugusta 15/03/2024

A viúva de safira - @sabe.aquele.livro
Louisa Reeve é a feliz esposa de Elliot, e os dois tem uma vida próspera no Ceilão. Apesar de estarem casados há 12 anos, o casal ainda não teve filhos, e as perdas gestacionais e o nascimento de uma menina natimorta trouxeram muito sofrimento a Louisa. Em recuperação, ela se dedica aos cuidados com a casa e ao desenho. Já Elliot trabalha junto ao pai de Louisa no ramo de lapidação de pedras preciosas e no comércio de especiarias, o que o deixa vários dias longe de casa.

Elliot tem uma personalidade charmosa e expansiva. Já teve problemas com jogo e bebida, superados com o apoio de Louisa. O bom momento é coroado com a aquisição de um prédio na cidade de Galle, para a instalação de um empório e com a compra de uma cota em uma plantação de canela, investimento que exige bastante atenção de Elliot. Até que em na noite do aniversário de casamento deles, Louisa é surpreendida com a trágica notícia da morte de Elliot em um acidente. E nos dias que se sucedem, ainda afogada em tristeza pela perda, Louisa começa a descobrir uma série de fatos que revelam que Elliot não era o marido perfeito que ela julgava ter...

Gosto muito da escrita de Dinah Jefferies, mas este livro infelizmente não me cativou. Elliot e Louisa são um casal que não desperta empatia, e a morte dele e a revelação de suas múltiplas traições à confiança da esposa não geram surpresa alguma. É esperado que Louisa, após sofrer horrores, comece a se reerguer, e de fato, o amadurecimento dela, além da descoberta sobre os mistérios de Elliot são os chamarizes principais da trama.

Só que de todas as atitudes que Louisa poderia ter tomado, a autora vai pela mais improvável, que A MEU VER (que fique claro) a transformou em uma das protagonistas mais sonsas que já vi. Na vida real, acho difícil alguma mulher tomar o conjunto de decisões que ela tomou depois de tanta humilhação, a não ser que a pessoa queira ser canonizada.

Seu recomeço romântico infelizmente também tem a química de um grão de areia, apesar de Leo ser um personagem interessante. A história tem um caminho óbvio, sem sobressaltos, e apesar do drama e da apelação ao emocional pela crise de Louisa, não consegui me encantar pelo enredo, diferentemente do que ocorreu em "O Perfume da Folha de Chá", que é um primor de narrativa.

Um bom respiro, aliás, são as aparições de Gwen, protagonista do citado livro, como amiga de Louisa, e os vislumbres de sua vida após os eventos d'O Perfume.

Enfim, um leitura que considerei bem mediana, pelo tanto que esperava em relação ao sucesso anterior da autora nesta mesma ambientação. Uma pena.

Paula Zawatski | @paulazawatski 15/08/2023

Perdas, traições e jornada de recomeço
Viúva de Safira é a segunda história escrita por Dinah Jefferies que leio. Neste romance, como em O Perfume da Folha de Chá (uma das minhas melhores leituras do ano passado), temos a história ambientada do Ceilão (hoje, Sri Lanka) no início do século passado. Um detalhe que gosto muito da escrita da Dinah são as descrições do país asiático, pouco de cultura, do povo, das paisagens e até dos cheiros.

Neste livro conhecemos a jornada de dor, sofrimento e recomeço de Louisa, uma mulher apaixonada pelo marido, Elliot, e tem nele e em seu amor a sustentação para seguir em frente quando seu sonho de ser mãe não consegue ser concretizado; ela vive um luto muito sofrido por ter tido abortos e principalmente na criança natimorta que teve.

No dia do aniversário de casamento dos dois, terá uma festa, Louisa se arruma, recebe os convidados na casa, porém Elliot foi no início do dia velejar com seu amigo; durante a festa ela recebe a notícia da trágica morte do marido. A partir daí ela começa a descobrir mentiras, segredos e traições que lhe fazem questionar os últimos anos, o amor do marido e o casamento; e ela também começa a reunir detalhes e fatos que destroçam ainda mais ela.

Com uma narrativa extremamente envolvente, a história é muito mais do que perdas, traições e recomeço, é uma verdadeira jornada de reconhecimento, amadurecimento e cura de uma mulher que se vê perdida, sem chão e se questionando muito.

Temos uma carga dramática familiar muito grande. Temos a sogra odiosa e um pai amoroso. Temos a descoberta de uma grande traição, ao mesmo tempo que vemos florescer um carinho e um cuidado muito bonitos. Vemos essa mulher engolir o orgulho e a dor, ajuntar seus pedaços para pensar além dela.

Em meio há tanto sofrimento e nesse recomeço vemos ela redescobrindo o amor, um amor calmo e bonito com Leo, um homem que também tem segredos e medos, mas que está disposto a ir por pequenos passos conquistando a confiança dela.

Temos de bônus a participação especial do casal do livro O Perfume da Folha de Chá, e vemos a linda amizade de Louisa e Gwen.

Amei a forma com que a autora construiu a história, a ambientação e as reflexões e discussões que ela traz com os personagens e suas perspectivas. A narrativa é impactante e forte.

Confesso que gostei muitíssimo mais do primeiro livro que li da autora, mas recomendo muito esse, a trama é envolvente, as reviravoltas são muito bem feitas e ao todo é um excelente romance histórico.

Gladis Klein 07/06/2023

A viúva de safira
Poderiamos dizer que Elouise e Elliot vivem um casamento feliz, tirando o fato de ela já ter sofrido três abortos. O sonho de aumentar a família tem se tornado uma frustração.
Com a morte prematura de Elliot, Louise se vê diante de fatos até então não sabidos.
Elliot decididamente não era o que transparecia ser, além de ter deixado dívidas, também deixou um órfão, fruto de uma relação extra conjugal.
A medida que supera a traição abre as portas para uma nova vida, afinal, não pode se culpar pelos erros de Elliot.

Michelle 17/04/2023

A Viúva de Safira
Ceilão, 1935.
Louisa Reeve, filha de um bem-sucedido comerciante de pedras preciosas britânico. Seu marido Elliot, um homem de negócios charmoso e em busca de emoção, parecem ser o casal que tem tudo. Exceto o que eles mais desejam: um filho. Enquanto Louisa luta contra abortos espontâneos, Elliot está cada vez mais ausente, passando grande parte do tempo em uma plantação de canela próxima, com vista para o oceano Índico. Após sua morte repentina, Louisa fica sozinha para resolver o mistério que ele deixou para trás. Ao revisitar a plantação em Cinnamon Hills, ela se vê inesperadamente atraída pelo proprietário Leo, um homem rude ao ar livre com um passado duvidoso. A plantação lança um feitiço, mas nem tudo é o que parece. E quando a chocante traição de Elliot é revelada, Louisa tem apenas Leo a quem recorrer...

Andressa 28/10/2022

Razoável
Um romance histórico que tinha todos os elementos para se tornar grandioso, porém na minha opinião peca no excesso de drama e invenções e no final fica parecendo uma novela de Manoel Carlos ? Minha opinião possível é bem tendenciosa uma vez que tenho tido cada vez menos paciência para ler esse estilo de livro. A Luiza é uma mulher forte, bem construída e com camadas como a maioria das personagens da autora. Elliot um cara mimado, chato e egoista que não me conquistou nem por 1 segundo, por isso pouco me surpreendi com tudo de ruim que a esposa descobre dele depois. Acho que enrola muito no drama e no mistério para depois ter um fim muito simplório, ela perdoar tudo em tão pouco tempo, cuidar da outra mulher dele e tentar salvá-la, adotar o filho, muito madre thereza. Para quem gosta de uma novela açucarada com bastante drama talvez seja um bom entretenimento, para mim foi razoável. 2,5 ?

Mila.Mesquita 07/07/2022

Exaustivo
Repetitivo, maçante e tem cenas que são impossíveis de acontecer até em livros.

Não leiam. Perda de.tempo.
Só conclui a leitura pq fazia parte do clube do livro que estou participando.

Diocely 02/05/2022

Autora já me cativou em O Perfume da Folha de Chá, neste ela me tornou fã
A viuva de Safira trás 2 personagens do Perfume da Folha de Chá o que torna interessante a descoberta de seus destinos, mas, o importante aqui é destacar como esta mulher descreve mulheres donas de seus próprios destinos, desafiando as regras da época.
Vale a pena cada minuto de leitura.

Vivi.Montarde 13/04/2022

Achei o enredo cansativo, esperava mais da história. O início do livro é bom e conseguiu me envolver. Mas da metade pro fim foi ficando bem arrastado, nada de diferente acontecia. Faltou mais drama, mais intensidade, um algo a mais.

Quem tem o outro livro dela, O perfume da folha de chá, é melhor lê-lo antes, já que os personagens daquele livro aparecem nesse e há alguns spoilers também do outro livro.
Mas não é uma continuação, então se quiser ir direto nesse e não ler o outro dá pra ler tranquilo. Mas se quiser ler os dois, fica a recomendação de ler aquele primeiro.
Charlene.Roncolatt 14/04/2022minha estante
Não sei pq essa adora sempre tive a impressão exatamente essa, de ser cansativo!

Vivi.Montarde 14/04/2022minha estante
O início até que é bom, é promissor. Mas depois o negócio desanda... nada acontece de interessante?

Charlene.Roncolatt 14/04/2022minha estante
Putz e sou obrigada a ler né? ??

Janinha 15/04/2022minha estante
Kkkkk vai ter que ler Cha! E não vai poder trocar no sebo....??

Charlene.Roncolatt 15/04/2022minha estante
Se fosse trocar ainda deviam me dar 5 livros na troca, por ter várias anotações kkkkk só que não! Kkk

Vivi.Montarde 15/04/2022minha estante
O livro é seu, vai ter que ler a história e nossos rabiscos kkkkkk

Vivi.Montarde 15/04/2022minha estante
Aqui, vamos soltar mais livros viajantes? Boa parte já leu esse livro ou o outro. Achei mais legal do que leitura conjunta.

Charlene.Roncolatt 15/04/2022minha estante
Por mim pode ser! ? tbm gostei bastante!

Charlene.Roncolatt 15/04/2022minha estante
Verdade vou querer ler simmm os rabisco, é o q me anima na real kkkkk

Janinha 15/04/2022minha estante
Bora soltar mais viajantes. Os rabiscos são bons demais!

Geeh 11/04/2022

Sei não
A leitura é boa, é o segundo que eu leio dessa autora e a forma dela escrever me cativa bastante, o livro tem aquele quê de aguçar o nosso quero mais .
Mas tratando-se do enredo não acredito que alguém tenha o sangue de barata de criar o filho de uma traição ...Achei meio fantasioso. Mas a leitura é gostosinha.

Biblioteca Álvaro Guerra 24/11/2021

"Enquanto enfrenta a pior crise de sua vida, Louisa conhece Leo, o enigmático dono da plantação de canela que Elliot tanto gostava de visitar. Na companhia desse homem, ela sente um inusitada sensação de paz e familiaridade. Mas estará mesmo em Leo a resposta que ela tanto precisa para seguir sua vida em paz? "

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788584391356