Catarina de Médici

Catarina de Médici Leonie Frieda

Resenhas - Catarina De Medici

Cica 25/03/2024

Uma biografia completa, conseguimos ver além do lado político, não somente a rainha, mas vemos também, a esposa, e principalmente a mãe. E todas a sua força e coragem, de lidar sozinha com tantos poderes e perigos.

Carolina909 11/12/2023

Boa biografia, que conta a história completa de como uma das mulheres mais fortes e históricas lutou para manter a dinastia no poder até o fim, em tempos que a palavra de uma mulher quase não tinha valor

Sabrina Tamelini 06/11/2023

A rainha da França
Adoro biografias histórias e adorei essa da Catarina di Medici. Acho que ao ler biografias históricas, a gente pode compreender melhor o acontecimento ou a vida de uma pessoa, na tentativa de julgar menos com os olhos de hoje.
Catarina, a última herdeira da família Medici, se casa com o príncipe Henrique, segundo filho do rei Francisco I. Ele passa a ser Delfim e depois rei após a morte do seu irmão, Francisco III.
Catarina, teve que lidar com a amante do Rei. A qual ela manda embora da corte, após o falecimento do Rei Henrique II.
Após a morte do rei, Catarina se torna rainha regente, enquanto seus filhos ainda estão menores, mas ao longo do livro, vimos que mesmo após eles se tornarem Reis, ela nunca deixou de ser a Rainha da França, nunca deixou de comandar.
Foi tida como autora do massacre da noite de São Bartolomeu, mas o livro nos mostra que não foi realmente assim.
Lidou em todo seu governo com as ideias protestantes que se espalhavam pela França, através de Calvino.
Foi também uma mulher de ditou a moda da época e impôs alguns hábitos que até hoje se tem.

Luiz.Goulart 22/05/2023

A Rainha Serpente
Ao saber da série The Serpent Queen, retratando a rainha francesa Catarina de Médici, uma personagem histórica por quem sou fanático, assinei o canal Starzplay com esse único objetivo.

Após terminar a primeira temporada, não poderia esperar a segunda e comprei o livro da autora Leonie Frieda e devorei as mais de 500 páginas em uma semana. A história de Catarina de Médici não cabe num único livro de tão rica, cheia de tramas e personagens. Ela passou para a História como uma rainha serpente e de fato sua vida foi repleta de dores, tramas e massacres. No livro, acompanhamos desde seu nascimento na Itália, filha da poderosa família de banqueiros: os Médici, órfã dos pais, sobrinha de dois papas e herdeira de uma fortuna.

Casada por um acordo político com futuro rei da França Henrique II, era eternamente humilhada pela amante oficial do marido. Viúva e regente do filho mais velho Francisco II, que reinou pouco tempo, ela colocou mais dois filhos no trono (Carlos IX e Henrique III) e ao casar sua filha, a lendária rainha Margot com o futuro rei Henrique IV, tornou-a também rainha. Um livro repleto de fontes documentais e informações preciosas inclusive com uma descrição dramática do infame massacre da noite de São Bartolomeu que matou um número incalculável de protestantes, dependendo da fonte pesquisada, esse número de mortes vão de 5 mil a 30 mil.

Rogerio Orp 07/03/2023

Catarina surpreende, figura emblemática na história da Europa e mundial, rainha e regente de seu filho, os detalhes são impressionantes e demonstram uma pesquisa extensa e detalhada sobre muitos aspectos da corte francesa e da época. Excelente para quem gosta de biografias e História.

Alee M. 21/02/2023

Uma visão mais humana sobre a Rainha Serpente
Conheci a história de Catarina de Medici em uma viagem que fiz a França, quando visitei o chateau de Chenauceau. A história da rainha que era frequentemente incomodada pela amante do rei me chamou a atenção e anos depois encontrei essa biografia numa livraria. Cismei de comprar o livro mesmo sendo resistente a biografias históricas, e para minha surpresa eu adorei. Catarina era praticamente uma criança quando começou a ser usada como peça política, e talvez por isso tenha aprendido a jogar o jogo para manter sua casa no poder.

Catarina foi a rainha esposa de Henrique II, a quem amava profundamente e sofria por ser sempre ofuscada pela imagem da amante preferida, Diana de Poiters, 19 anos mais velha que seu marido e sempre dona das decisões do rei.
Ao longo da história acompanhamos a história da personagem que vem a ser mãe de três Reis e que, mesmo sendo uma mulher, luta de todas as formas para manter sua linhagem no poder.. tantas pessoas querendo tomar seu poder que por momentos me lembrou de Game of Thrones.

A autora conta diversas curiosidades sobre a famosa Rainha Serpente trazendo a ela uma imagem mais humana, alguém que amava seus filhos acima de tudo e que teve muitos erros justamente por tentar defendê-los. Outro ponto interessante é que ao longo da história vemos as evoluções e mudanças da personagem, que começa como uma criança indefesa até uma mulher capaz de atos cruéis contra seus inimigos.

Ao contrário do que eu esperava de uma biografia histórica, a narrativa é fluida e tranquila.. Fluiu melhor que muitos livros de ficção e fantasia que é meu estilo de "leitura confortável". Se vc tem interesse em história eu recomendo fortemente esse livro rico em pesquisas e detalhes, eu mesma me empolguei e já quero ler outros do estilo.

Marília 13/10/2022

É interessante acompanhar como os interesses das pessoas vão mudando de acordo com o passar do tempo.

A leitura só é um pouco difícil por causa dos nomes repetidos, mas aí é uma questão de história

isa 31/05/2022

A Rainha Médici
"Como esposa, mãe, avó, regente e rainha da França, foi uma mulher de ação, de apetites e de excitação, ao mesmo tempo um grande príncipe e uma grande mulher."

Apesar de ser uma leitura meio cansativa (os capítulos tem + de 40 páginas), eu consegui fazer bom proveito do livro.
Eu amei os detalhes (várias referências e explicações ao contexto histórico não só na França mas no continente em si) do livro, foi uma história muito bem contada
Mostrou os altos e baixos da Catarina, apesar de ter sido uma grande rainha não era uma pessoa incrível, e de sua família e
seus filhos, e eu gostei muito disso
Foi uma grande experiência :)

@ALeituradeHoje 22/12/2021

Catarina de Medici
Sempre um prazer indescritível ler sobre fatos históricos, ainda mais tratando-se uma rainha que talvez tenha entrado para a lista ruim de monarcas por ser mulher e ter tentado sobreviver.
Adorei!

Tatiana221 01/12/2021

Perfeito, conta toda a vida de Catarina desde deu nascimento até sua morte, como viveu uma rainha muitas vezes dita sórdida

Bea 07/06/2020

Eu amei conhecer mais a história da Catarina, ela era uma mulher forte que fazia de tudo para proteger a familia. Não sei se me cabe o papel de colocá-la como mocinha ou vilã, leia você mesmo e descubra.
A autora tem uma escrita fluída e fácil de ser entendida, indico demais o livro!

Anna 08/03/2020

A história de uma grande mulher

Afranio.Cunha 25/12/2019

Catarina de Medici
Um livro escrito em um ritmo de romance policial com vilões, mocinhos e fatos históricos. O grande mocinho da história é a unidade do Reino da França no séc XVI, que deve ser mantida a todo custo e a encarregada dessa missão é Catarina deixo a você leitor julgar se ela é vilã ou mocinha.