Popol Vuh

Popol Vuh Adrián Recinos...

Resenhas -

Adriana Scarpin 22/10/2022

Tolkien e Martin é o 🤬 #$%!& , aqui é america latina, 🤬 #$%!& !!!
Fazer superproduções de seriados sobre supremacia caucasiana todo mundo quer, né, agora dar a mesma ênfase à mitologia guatemalteca do novo mundo ninguém quer.
Essa edição da Ubu é a maravilhosisade em pessoa, comecei a lê-la para acompanhar a leitura de Homens de Milho, mas chegou num ponto que comecei a confundir as mitologias, mesmo a linguagem de ambos serem tão diferentes, então parei um pouco com o livro do Asturias e me dediquei ao Popol Vuh.
Essa é uma edição para se estudar para além de apenas ler, há uma suculenta introdução e notas ainda mais saborosas, deixando a maioria das páginas com ambos, plus a tradução competente da Josely Vianna que sempre nos traz essas maravilhosidades dos povos originários.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/05/2022

O termo Popol Vuh, comumente traduzido do idioma quiché como "livro da comunidade", é um registro documental da cultura maia, produzido no século XVI, e que tem como tema a concepção de criação do mundo deste povo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592886981

bardo 16/12/2021

Talvez o maior elogio que se pode dar a essa edição é o conseguir juntar duas propostas aparentemente antagônicas num texto consistente e abrangente. Josely Vianna Baptista nos entrega um texto acessível e ao mesmo tempo extremamente rico, fartamente documentado com notas para quem quiser entender com mais profundidade suas escolhas tradutórias e mesmo algumas particularidades do texto original. Temos também uma extensa parte introdutória apresentando o texto e o contextualizando mas talvez seja mais interessante ler o texto mítico primeiro e depois ler essa parte já tendo uma maior noção do que se trata. Um livro indispensável para se conhecer a cosmogonia dos Maias e demais povos da região.

Felipe Philipp 12/02/2021

Impossível dar uma nota para Popol Vuh. Estamos falando de um documento histórico dos maias, um dos únicos que sobreviveu aos Conquistadores. A mitologia invocada pelos maias é super interessante, se você é um dos fãs de mitologia e se sente super distante de culturas ameríndias, eu super recomendo. Os mapas dão uma ótima referência para sabermos onde nos situar no território maia, o livro é cheio de notas de rodapé para nos auxiliar em momentos de dificuldades, então não acho que ter um conhecimento prévio sobre os maias seja necessário. Porém, é um livro de história, tenha isso em mente ao comprar.

Vitor I. 13/09/2020

Melhor Mito de criação!!
O Popol Vuh, nada mas é do que o mito de origem da terra e da humanidade segundo o povo Quiché, o livro é um conjunto de lendas que servem para explicar alguns fenômenos da natureza. É notória a criatividade do povo para explicar a caótica realidade.
A editora Ubu fez um ótimo trabalho com a tradução, com as notas introdutórias e as notas de fim de livro que ajudam a entender melhor o contexto onde está inserido o livro. A edição, vale mencionar, é bem bonita, tem fitilho para marcar página e projeto gráfico impecável.

caio.lobo. 11/05/2020

Com uma linguagem que demonstra certa inocência (sob o ponto de vista moderno) e tradução excelente, esse livro do antigo povo maia traz seu mito de criação do mundo, a tentativa e fracassos dos deuses em criar os primeiros seres humanos, o surgimento das tribos e reinos até a chegada dos espanhóis que dizimaram seu povo. O ponto alto é o jogo de bola sagrado dos gêmeos semi-divinos no Xibalbá, o reino dos mortos, e as artimanhas e sabotagens que os senhores da morte usam para tentar aniquilar os jovens.

Um livro importante para quem quer conhecer a cultura pré-colombiana e seus vários povos (que muitas vezes confudimos como uma coisa só maias, astecas e até mesmo incas). Apesar da quantidade de notas ser desgastante , mas são importantes para quem for se aprofundar nesse estudo, o livro é de nível médio de dificuldade.