Introdução aos fundamentos teóricos da linguística

Introdução aos fundamentos teóricos da linguística Cleuza Cecato

Resenhas -

Julia Manjko 04/03/2024

Primeiro livro que eu li na faculdade !!
Meu primeiro contato real com a linguística e foi bem satisfatório.

Achei a escrita bem fácil e fluida, muito bom mesmo pra quem vai ler só por curiosidade.

Traz uma boa noção, mesmo q superficial, do q é a linguística.

Kaah Vicente 06/12/2023

Livro obrigatório da disciplina. Trata do assunto de forma bem resumida, a escrita é clara e objetiva, consegui aprender mais com ele do que com o professor.

Letícia 11/11/2023

Lido para a cadeira de Fundamentos Teóricos da Linguística. É um resumo com vários conceitos introdutórios e explicações sobre como começou os estudos da linguística

Babih Bolseiro 06/11/2023

Muito introdutório...
É um livro bem introdutório para quem está conhecendo a linguística agora. Duas das coisas que eu mais gostei foi a existência de explicação acerca das alternativas na parte final do livro, onde consta gabarito das atividades, bem como os materiais complementares indicados. Quanto ao conteúdo em si, muita coisa me pareceu muito abstrata, o que complica um pouco o entendimento. No entanto, pode ser bem coisa da matéria em si também.

Hugo Sales 14/07/2023

Introdutório
O bom de livros introdutórios é que eles ajudam a delinear melhor quais partes a gente quer realmente se aprofundar mais.

Este livro não vai esclarecer todas as suas dúvidas, mas trará conhecimento e, principalmente, muitas questões que serão utilizadas conforme os estudos avançarem.

Para curiosos do mundo da linguística pode até ser interessante sem ser maçante.

Mey 26/04/2023

Conteúdo introdutório
Este livro foi leitura obrigatória da faculdade, e por ser muito didático e de fácil leitura, eu realmente gostei de ler. No entanto, achei alguns tópicos simplificados demais e os exercícios desnecessários. Ponto positivo para as indicações de livros e filmes culturais.

Manu1201 23/04/2023

23 de Abril de 2023
Cumpre com a premissa, no mais, nada a reclamar.

Tópicos bem dividos e estruturados, exercícios de prática e revisão ao final de cada capítulo. Todo o conteúdo foi descrito de forma sucinta e prática. Contamos também com referências de materiais complementares, ajudando, nós alunos, a obter uma compreensão melhor do tema.

Carolina Del Puppo 07/03/2023

Blz, leitura de faculdade
Para introdução do mundo da linguística, muito bom, mas eu esperava um pouco mais, mas tudo bem, depois vou ter que me aprofundar em casa tópico

francyescreve 18/02/2023

Uma ótima introdução à linguística
Peguei para ler porque é um livro obrigatório de uma das disciplinas que estou cursando na faculdade, mas não me decepcionei. O livro é uma ótima introdução ao campo da linguística, fácil de entender para quem tem pouco conhecimento sobre o assunto. Enfim... cumpre o que promete.

Telminha Amelini 24/03/2022

...
Quem gosta de aprender mais sobre nossa gramática esse livro é mto bom.
No final de cada capítulo, tem exercícios práticos, com as respostas no final do livro

Jenni.Castro 15/07/2021

Leitura obrigatória de minha disciplina. É uma introdução sobre o estudo da língua, linguagem e linguística. Bem explicativo e com exercícios para uma prática.

Daia 16/06/2021

É literalmente uma introdução
Creio que a professora Cleuza conseguiu transformar os fundamentos teóricos da linguística em uma forma super didática e tranquila de ler, acredito que todos que se interessem pela linguística consigam ler sem grandes problemas.

O livro conta com uma linha do tempo de diferentes teorias com suas explicações e no fim de cada capítulo há indicação de livros e filmes referente ao tema abordado no capítulo com comentários da professora e exercícios de fixação.

jordanacassiano 17/04/2021

Direto ao ponto
O livro é essencial para quem se interessa ou iniciou os estudos da linguística. Percorre através de linhas histórias e conceituais. Leitura rápida e instrucional.

Jon O'Brien 15/03/2021

Bom para iniciar os estudos, mas...
Este é um livro que, assim como o título sugere, é de caráter introdutório, visando apresentar a introdução aos fundamentos teóricos da linguística. A linguagem é fácil de ser compreendida, o que é essencial para um livro desse estilo, mas senti falta de algo nele.
Entendo que talvez seja pelo caráter introdutório do livro, mas achei as informações muito picotadas. Em alguns momentos, passava-se de um tema para o outro e não parecia haver nenhuma ligação entre eles. Eu me senti, por vezes, lendo um resumo, e não sei se isso é intencional do livro, mas não curti muito, não.
Apesar disso, o livro tem uma carinha mais universitária — o que é interessante, visto que o livro é leitura obrigatória do curso de bacharelado em Letras que faço —, com exercícios realmente interessantes e questões práticas e reflexivas. Além disso, traz referências comentadas sobre conteúdos bacanas para quem quer se aprofundar nos assuntos dispostos no livro. Curti, sim, com algumas ressalvas.

Paulo Silas 10/03/2021

Como o título evidencia, o livro é um estudo introdutório sobre os fundamentos da linguística, tratando-se de uma abordagem que por ser bastante ampla em suas duzentas páginas corrobora com a característica de introdução que o define. Voltado para um primeiro com a matéria, o livro apresenta de forma concisa as principais questões que constituem a linguística enquanto ciência, expondo e explanando os conceitos teóricos basilares e necessários que possibilitam ao leitor, por meio desse contato prévio, situar-se minimamente no âmbito do tema analisado, ensejando na possibilidade de melhor compreensão nos estudos.

No primeiro capítulo, "O que é a linguística?", as concepções da linguagem são abordadas, tendo-se um breve aparato histórico sobre os estudos da língua e alguns apontamentos sobre a diferenciação entre sotaque, dialeto e idioleto, trazendo ainda as dicotomias existentes nos estudos linguísticos. No segundo capítulo, "Os sons, a gramática e a semântica", as diferentes concepções que podem ser atribuídas ao termo 'gramática' recebem a atenção da autora, explanando então questões como a fonética, a fonologia, sentença e enunciado. No terceiro capítulo, "Características da língua: mudança e variação", são apresentadas as variações linguísticas que acabam por promover revoluções sobre a maneira como se pensa e compreende a língua. No quarto capítulo, "Movimentos da linguística moderna e contemporânea", as principais teorias linguísticas são abordadas: estruturalismo, funcionalismo e gerativismo. No último capítulo, "Mente e linguagem", a relação entre essas duas questões são explanadas, tendo-se aí então questões como o papel do cérebro na linguagem e o processo de aquisição da linguagem. Tem-se assim um livro base que possibilita uma iniciação aos estudos linguísticos.

A obra é voltada para a formação acadêmica. Mesmo tendo o livro a característica introdutória, a autora aborda pontos importantes com rigor e precisão inerentes da ciência linguística, trabalhando com propriedade os temas tantos que apresenta. Para além do aspecto sintético do livro, a didática é outro fator presente que merece comentário: a sua própria estrutura, com divisões capitulares e seu plano estético, evidencia ser um livro bem didático voltado para o ensino e formação acadêmica, contando ainda com uma série de exercícios ao final de cada capítulo que fomentam a compreensão sobre o tema. Um bom livro introdutório, portanto, que serve como ponto de partida para os estudos em linguística.