Os prós e os contras de nunca esquecer

Os prós e os contras de nunca esquecer Val Emmich

Resenhas -

Leo Neves 08/05/2021

Que livro maravilhoso, uma história sensível e muito emocionante. Estou completamente apaixonado pela Joan, me fez refletir e me fez dar muitas risadas.
Eu enrolei tanto pra ler esse livro, porque quando me passaram a história fiquei com um pouco de medo de ser algo muito pesado e também não tinha gostado muito da capa. E incrível como os livros conversam com a gente e a leitura surge no momento certo, tava precisando disso. ?

Ana Vizentim 11/02/2023

Vale a leitura!
Um livro bem gostosinho de ler e que traz um diálogo importante sobre o luto mas de uma maneira bem leve.
Gostei das referências musicais e fiquei impressionado com a existência da HSAM (memória autobiográfica altamente superior). Fui até pesquisar um pouco mais sobre o assunto.
Me apaixonei por Joan!!!

millena77 21/03/2023

é o que eu faço. eu me lembro.
Quer um livro bom, fluido, com um bom enredo, personagem cativante e emocionante? leia esse!!!
comprei esse livro na livraria simplesmente pq tava barato e a capa era interessante, comprei sem saber de nada do livro, inclusive achei q fosse ser uma biografia sobre o jonh lennon ou algo assim, mas não foi uffa. juro mt bom!!! recomendo super. joan vc é tão incrível, irei me lembrar sempre de você, minha mini querida. como ela tem 10 anos? tão sabia, inteligente, ri em mts momentos com ela.
recomendo tb pra sair de ressaca literária, não imaginei mas esse livro foi 5 estrelas!!

(21/marco)

lanazs 25/09/2023

Vou guardar todos na minha caixinha.
Uma garotinha que ama música, John Lennon e recordar suas lembranças. Uma memória infalível e um medo grande de ser esquecida... Ela se chama Joan, Joan Lennon.
Um rapaz, cujo seu amor o deixou, partindo tão cedo. Gavin amava o Sidney. Após a sua perda, decide-se viajar para Jersey City para esquecer o seu amor fantasma. Mas o que ele não esperava é que esquecer dói muito mais do que lembrar, e para isso Joan o lembra das últimas vezes que ela viu o seu grande amor. E mal sabia ele o segredo que estava por vir.

?? Um livro muito lindo, muito muito leviano. Aqueceu meu coração e é fato, que nunca vou esquecer a sensação que ele me deu.

"?? ??????? ?? ???????? ?? ?????? ??????. ??? ??? ?? ???????? ?????? ???????."
Sonosotros 01/10/2023minha estante
Eitcha, 5 estrelas

lanazs 05/10/2023minha estante
5 estrelas e uma puta ressaca de brinde

Bru do @LivrosdaBru 12/05/2020

Livro para aquecer o coração
Esse é uma daquelas leituras não clichês que embora aborte assuntos delicados ainda faz que o leitor se apegue aos personagens e que queira saber o desfecho.

Nesse livro nos deparamos com a morte, a dificuldade de aceita-la, a homossexualidade e a insegurança indo em encontro com a infantilidade (no bom sentido da palavra), com a esperança e a inocência de uma criança.

Joan e Galvin são apostos em todos os sentidos e mesmo assim, constroem uma amizade fortr o suficiente para ajudar ambos a passarem por eventos tortuosos.

Diogo Matos 25/03/2021

Lembranças
O livro nos mostra diversas maneiras de encarar as lembranças, e seus efeitos sobre cada indivíduo.

É uma história bonita e apesar de abordar o luto como um de seus principais temas, é bem otimista em sua conclusão.

Indicado para quem quer algo leve para ler em um sábado chuvoso.

Bruna.Delgado 06/10/2023

#RESENHA32 - OS PRÓS E OS CONTRAS DE NUNCA ESQUECER
Esse é um livro para todos que já tiveram o medo de ser esquecidos mas que também já quiseram muito esquecer.

Esse livro é sobre amizade, música, Beatles, sobre nunca esquecer, sobre querer esquecer tudo, sobre como os amigos são importantes no processo de luto e como novas amizades podem surgir no meio disso tudo.

Joan Lennon é uma menina de 10 anos que possui memória absoluta. E o seu maior medo é ser esquecida. Gavin é um amigo de faculdade dos pais de Joan, que acaba de perder o namorado, Sydney, e está vivendo o luto. E tudo que ele quer é esquecer os últimos acontecimentos da vida dele.

Quando Gavin vai passar uma temporada com a família de Joan, temos uma amizade surgindo entre esses dois que são movidos pela música e usam isso como objetivo de ajudar no que eles precisam no momento.

Quando Joan vê uma oportunidade de criar algo para nunca ser esquecida, um concurso de música para o futuro grande compositor, ela pede ajuda para Gavin. Porém ele ainda está no processo de luto e faz um acordo com Joan, ele ajudaria ela se ela contasse fatos sobre Sydney para ele (para que ele sempre tivesse novas memórias sobre o namorado).

O livro é incrível, mas já digo que entendo que pode não ser fácil se conectar com ele mas quando acontece você quer grifar o livro todo.

ADRIANA 10/09/2021

Joan é a coisa mais linda
Apesar de encantada com a história, parece q ainda faltou algo pra merecer 5 estrelas. Não consegui saber o q é.
Tds os personagens são ótimos, diálogos inteligentes. Mas o modo como o Gavin lidou com o luto me pareceu meio falso e superficial algumas vezes.
Eu realmente esperava um pouco mais da história, mas não estou decepcionada.

Gustavo.Fioravante 08/10/2022

Simples, fofo e emocionante
Eu amei a leitura do início ao fim, gostei muito de como os personagens foram se desenvolvendo e principalmente a história de cada um. Todos os personagens tem características próprias e nenhum passa despercebido, a reflexão da história como um todo é emocionante e eu tive princípios de choro em alguns bons momentos...
Se você gosta tanto de música quanto eu, vai amar essa leitura como eu amei.
Amanda | @meupedeleitura 10/10/2022minha estante
De tanto que você elogiou, certeza que é um livro incrível ?

Neto.Menezes 09/01/2021

Esquecer nem sempre é o melhor caminho...
Os Prós e Contras de Nunca Esquecer é daqueles livros que você demora bastante de esquecer, se é que vai... Com uma narrativa ágil e alternando entre a visão de Joan, uma menina de 10 com memória autobiográfica e Gavin, que enfrenta o luto pela perda repentina do namorado. Joan então faz um trato para Gavin auxiliar ela na composição de uma música para um concurso enquanto ela lhe conta todas as lembranças que tem de Syd.
A relação deles é o ponto alto do texto, onde o autor retratar muito bem os questionamentos e angústias da criança, sem usar de artifícios que envelheça Joan.
A história é tocante, bonita e com potencial de arrancar risadas e lágrimas do leitor.
Por isso: 5 estrelas!

maria :) 01/02/2021

A amizade entre o Gavin e a Joan é muito fofa e a evolução que vai acontecendo entre ela é tudo! Só queria abraçar o Gavin em certos momentos, o autor consegue abordar vários assuntos, o que é muito bom. Ele aborda a dificuldade que os casais do mesmo gênero têm para ter filhos, o luto, a HSAM da Joan e muito mais. As citações de The Beatles (músicas e membros do grupo), são uma das melhores partes, o amor que a Joan têm pela música e o medo de ser esquecida, eles produzindo a música, a Joan contando memórias! Um dos meus favoritos já! Recomendaria muito para os meus amigos e família.

zunflower 29/04/2021

Não sou boa com títulos de resenhas, lê aí <3
Eu nasci em 2002, meu pai sempre me ensinou a ser muito conectada com música (não na forma artística de produzi-la, mas sempre apreciamos!), ele morreu em 2014 e deixou a mim, minha irmã mais nova e minha mãe, então vocês já podem perceber como me identifiquei com esse livro e as histórias de seus personagens.
A Joan, com 10 aninhos de idade, me fez refletir sobre lembranças e memórias de formas que eu nunca havia pensado. Costumo dizer com uma amiga que eu tenho ?a hard time letting things go?, porque também odeio esquecer e odeio finais, então me identifiquei DEMAIS com a jornada da Joan em entender que tudo é efêmero e que lembranças não são maldições.
Além disso, o processo de luto do Gavin foi muito bonito de ler. Não faço ideia de como é perder alguém amado romanticamente, mas conheço bem o luto e me identifiquei em vários pensamentos dele também.
Resumindo tudo, esse livro ficará marcado para sempre comigo. Obrigada, Val Emmich.

lia.schrann 15/04/2024

Lindo, triste e reconfortante
Foi uma leitura super tranquila, só demorei mais tempo porque não li nos finais de semana.
A Joan é uma fofa. Senti a dor do Gavin em todas as vezes que eles falavam sobre o Sydney, e isso doeu kakss.
Amei os personagens, é uma história leve, bonita e que retrata um tema pouco comentado, HSAM, de uma maneira bem bacana ao meu ver.

Aline.Silva 17/07/2022

Como o próprio enredo: um livro para nunca esquecer
Emocionante, lindo, lição de vida. Amei cada pedacinho com essa dupla que com certeza conquista o coração de qualquer pessoa que vá ler.

Letícia @sereia_literaria 11/06/2019

Sem palavras! Virou favorito.
Joan Lennon tem dez anos e uma mente peculiar. Nem mesmo os médicos sabem dizer como a garota consegue se lembrar de tudo que já viveu com datas, horários e informações específicas.

Apaixonada por música e fã dos Beatles, Joan se assusta com a ideia de ser esquecida. Ela almeja ser lembrada como seu grande ídolo John Lennon, e decide partipar de um concurso de músicas para que isso aconteça. Mas como pode saber o que é memorável para os outros, sendo que tudo é memorável para ela?

Com o intuito de escrever a melhor música, a menina contará com a ajuda de Gavin, um ator, cantor e amigo da família que está passando alguns dias na sua casa para se recuperar do luto que enfrenta após perder seu grande amor. Ambos compartilham desejos e sentimentos diferentes, mas em meio à Joan com seu dom de recordar e o desejo que Gavin tem de esquecer seu passado para curar sua dor, surge a mais improvável e linda amizade.

"Eu queria que houvesse uma maneira de saber que estamos vendo alguém pela última vez. Assim poderíamos prestar ainda mais atenção na pessoa quando isso estivesse acontecendo."

Com os capítulos alternados entre Joan e Gavin, acompanharemos uma jornada tão emocionante e sensível, que logo nas primeiras páginas me fez derramar lágrimas. É impossível não sentir a dor de Gavin e a insegurança da pequena Joan. Mas não só eles marcam essa história, os personagens secundários seguem sendo incrivelmente bem desenvolvidos e ajudam a fazer do livro, uma jornada viciante e comovente.

Com frases que soam como tapas na cara e um final para desidratar, "Os prós e contras de nunca esquecer" entrou para a lista dos meus favoritos da vida.

Lembranças nunca são tão boas quanto o momento de verdade, assim como uma versão de uma música quase nunca é tão boa quanto a original."