O crime da Galeria de Cristal

O crime da Galeria de Cristal Boris Fausto

Resenhas - O crime da Galeria de Cristal

Rittes 29/09/2020

Nada mudou...
Gostei bem menos deste do que de "O crime do Restaurante Chinês", do mesmo autor, mas é um livro curioso, na medida em que vemos que pouca coisa mudou do início do século XX pra cá, principalmente nos crimes passionais e na criminalização da cobertura da imprensa. No mínimo, uma bela aula de história... mas poderia ser menos didático na parte processual.

Simone de Cássia 21/05/2021

Que trabalho jornalístico bem feito!! Incrível a capacidade do autor em retratar as situações dando ao leitor a sensação de estar naqueles tempos idos... Muito interessante também o que passa pra gente em termos da abordagem jurídica da época, como tudo era simplório, como o julgamento era amadorístico . Mas algumas coisas não mudam (a visão tendenciosa, a proteção do dinheiro, o preconceito...) aliás, parecem até que foram "aperfeiçoadas", infelizmente. Excelente livro!
Riva 21/05/2021minha estante
Eu também me senti passeando ao lado deles.
Coloque amador nisso!

Vanessa.Bonfa 03/05/2020

Bom.
É um livro bom, interessante. Rico em detalhes quando se refere à São Paulo do início do século XX. Minucioso nas análises dos crimes os quais descreve no livro, mas em alguns momentos a narrativa fica um pouco confusa.
Analisa três crimes que envolvem três mulheres, ora vítima, ora autora do crime e uma coadjuvante. Foquei mais na relação de julgamento da mulher na sociedade de um século atrás. A honra, a paixão, a inocência e os crimes relacionados a essas personagens faz dessas histórias importantes centros de referência para o estudo de nossa sociedade.

Lucas 09/05/2022

Avô dos podcasts de crine
Esse livro poderia ser o avô dos podcasts sobre crimes. Há um apuro jornalístico profundo que traz não só a história dos crimes como também a refeição da São Paulo do início do século 20.

Bárbara 12/08/2022

Interessante
História e true crime. O livro reconstrói muito bem a época dos crimes retratados e evidencia a mentalidade da sociedade daquela época em relação aos crimes que ganhavam as páginas dos jornais.

@livrodores 10/06/2019

O Crime da Galeria de Cristal
Como é bom sair da zona de conforto e poder adentrar em uma trama real que chega a ser capaz de nos transportar profundamente para tudo que está acontecendo entre as páginas, é exatamente o que acontece com esses relatos reais em que o autor Boris Fausto reuniu nesse livro jornalístico literário.
Somos logo ambientados em uma São Paulo no início do século XX que encontrava-se em grande modernização e estranheza com a chegada de imigrantes, há também a sede de notícias e posicionamento político da imprensa que era a maior fonte de informação e divulgação de acontecimentos!
Assassinatos terríveis acontecem em alguns anos e são capazes de chocar toda a população que acabam sendo divididos entres as opiniões dos maiores jornais de época!
O autor conseguiu ser preciso nos relatos, nos fez adentrar no ambiente nocivo e discriminatório daquela época e que chega a assustar ao ver resquícios dele na nossa atualidade, foi muito revelador também ver o quanto a força feminina começa a dar sinais de crescimento!
Apaixonada que sou por esses acontecimentos sangrentos não pude deixar de me encantar ao descobrir com profundidade de algo assim que aconteceu aqui em nosso país, em um momento de grandes mudanças para a população!

Thainá - @osonharliterario 14/01/2020

Os crimes, as mulheres e a mídia
Sempre através de pesquisas extensas e com uma escrita que beira, às vezes, o bom humor, Boris Fausto faz com que o livro, O Crime da Galeria de Cristal, mesmo abordando temas criminais tão devastadores, se torne uma leitura agradável e informativa, sem ser em momento algum cansativa.

Nesse livro conheceremos a história de três crimes que aconteceram entre os anos de 1908 e 1928, no Brasil. Não há ligações diretas entre os três crimes, mas é possível observar certas características semelhantes, mesmo que pequenas, entre os casos, como por exemplo o fato de todos os envolvidos serem imigrantes. Para isso o autor disponibilizará um texto repleto de informações dos julgamentos no tribunal e também passagens jornalísticas, mostrando assim de que lado a sociedade se impôs em cada crime.

Além disso, a obra também vem recheada de fotos reais, para que assim o nosso entendimento das situações seja ainda mais visual. O anexo contido ao final do livro traz informações adicionais que complementarão nossas visões sobre os casos, fazendo assim com que finalizemos a leitura com total entendimento e até mesmo com uma opinião própria.

Que leitura surpreendente! Eu não conhecia os casos descritos nesse livro, então foi bastante interessante conhecê-los com detalhes, ainda mais porque os três têm envolvimentos – de diferentes maneiras – de mulheres e o autor expõe como cada situação tem sua singularidade.

Como o livro tem muitas fotos e uma diagramação confortável, a leitura flui bastante e nos instiga a querer saber mais sobre cada caso. Nessa resenha eu comentei apenas o básico sobre os crimes, sem me aprofundar nos detalhes ou em partes do julgamento, deixando essas partes exclusivamente para a sua interação com o próprio livro. Então não se preocupem, pois em nada isso afetará na sua experiência de leitura.

Eu não tive muito contato com leituras de não-ficção em 2019, mas gostei de finalizar o ano passado lendo exatamente esse exemplar. Eu o recebi da Companhia das Letras no início de 2019, mas adiei a leitura por medo de não gostar. O quão foi minha surpresa quando senti exatamente o oposto durante a leitura, sendo fisgada para dentro dos casos e depois pesquisando ainda mais sobre cada um.

Recomendo bastante para quem gosta do gênero e para quem gosta de estudar sobre crimes, principalmente para se ter um conhecimento mais vasto dos ocorridos no Brasil. O livro também se faz bastante necessário para formandos em Direito, já que envolve e mostra bastante o lado jurídico dos julgamentos.

Resenha completa, com texto sobre cada um dos crimes, no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/01/14/resenha-o-crime-da-galeria-de-cristal-boris-fausto/

Jussara Marcossi 02/04/2023

Decepcionante
O livro é chato, repetitivo, sem sal. Basicamente cópia dos jornais do início do século XX. Não recomendo.

Sheila 01/04/2022

Uma aula da história de SP
Interessante ver como a imprensa abordava casos de grande impacto de forma, muitas vezes, bem parcial.

Achei curioso que muitos nomes presentes nos julgamentos, sejam advogados, promotores, etc hoje nomeiam ruas e avenidas de SP. Vide Washington Luiz (posteriormente presidente do Brasil) e Luís Aires. Fato irrelevante, mas legal saber mais sobre esses personagens.

Deb 12/05/2022

Boris Fausto é um bom pesquisador.
Ele pesquisa muito bem, isso fica claro nesse livro e em outros textos que já tive contato por conta da faculdade.
É um ótimo escritor e historiador.
Acredito que esse livro se trate de um livro de história pública. (Mas esse debate não cabe no momento)

Ao ler o livro percebi que é um livro acadêmicos, mas consegue facilmente sair da academia e ir para as pessoas leigas. Não fica tão transparente o método historiográfico. Mas não é um abandono da ciência histórica, é justamente essa ponte entre a história enquanto ciência e uma pessoa leiga.

Sobre os crimes narrados é uma viagem ao passado e uma reflexão do presente, será se mudamos a ponto de não mais existir esses tipos de crimes, ou ainda continuamos da forma que sempre fomos?

Recomendo a leitura.

Bruna 04/04/2023

Do mesmo autor de O Crime do Restaurante Chinês, esse livro é o relato de três outros crimes que aconteceram em São Paulo. Dessa vez o livro é mais dinâmico e muito mais fluido de ler. O autor não foca só no crimes, ele também detalha como eles afetaram a sociedade de São Paulo da época. O que é bem interessante pois o livro ele não tem abordagem criminal, mas conta o que aconteceu, e vai além, falando dos julgamentos, de como a mídia reagiu e relatou os crimes. É interessante ver como cada época é atingida de maneiras diferentes por crimes hediondos e como tratava os réus. O livro pertence mais ao gênero histórico, relatando sobre uma época do que sobre crimes. Algo importante de falar para que ninguém vá com sede ao pote e não encontre o que estava esperando.

Gabriela 06/12/2023

Gostei!

Os detalhes dos crimes são chocantes, até mesmo pra época.
Nos remete a uma simples pergunta: realmente, existe crime perfeito ou um crime mal investigado?
Nota 4/5

Bi Bueno 22/12/2023

O Crime da Galeria de Cristal
?Em que medida a matéria jornalística seria uma fonte histórica confiável?! Ou, dito de outro modo, qual o grau de aproximação entre o fato em si é a narrativa de jornal?!?

Gladston Mamede 28/12/2023

Um texto claro, limpo, gostoso de ler. Uma pesquisa bem feita, resultando numa leitura agradável e muito proveitosa. Excelente e indispensável para estudantes de Direito. Claro, não só eles.