Star Wars: Thrawn - Treason

Star Wars: Thrawn - Treason Timothy Zahn

Resenhas - Thrawn: Treason

julia 12/06/2020

Resenha: Thrawn: Treason
Treason foi super divertido! O enredo foi bem intenso e maravilhosamente executado e eu adorei como todo foi resolvido. Alguns pontos do enredo já me eram conhecidos e outros foram deixados em aberto já que a história continua em Rebels, mas ainda sim foi um livro cativante com ´uma escrita ótima e um ritmo aceledaro. Teve bastante tensão também, mas o que chamou minha atenção foi a maquinação de todo mundo por trás das cenas. Eu também amei a volta do Eli's return e a introdução de mais personagens Chiss, principalmente porque nós descobrimos mais sobre eles e a missão do Eli.

Eu tenho que dizer que o Thrawn não apareceu tanto quanto no primeiro livro, parece? Muitas perspectivas diferentes foram incluídas, então desenvolver todas elas acabou significando menos Thrawn. Ainda sim, uma ótima leitura!

Andrezinn 03/08/2023

Thrawn: Traição
O projeto de Thrawn, o TIE Defender, se encontra em risco. Orson Krennic tem sido bastante persuasivo para desviar o financiamento de outros projetos imperiais para o seu próprio projeto, o Estrelinha. Assim, às pressas, Thrawn é levado a abandonar seu posto em Lothal e defender o seu projeto. Se embrenhando mais a fundo na política imperial, da qual Thrawn não consegue compreender, ele acaba descobrindo uma conspiração contra o projeto Estrelinha que possibilitou que os inimigos da Ascendência Chiss, os Grysk, se infiltrassem em território Imperial. Os mesmos Grysk que Ar'alani e sua frota Chiss, acompanhados de Eli Vanto, estavam caçando. Com dois projetos imperiais em sua mão, Thrawn terá que escolher a que inimigo enfrentar, e consequentemente, qual projeto preservar. Lutar em prol do Império de Palpatine, ou da Ascendência Chiss. Uma decisão que poderá pôr em risco sua lealdade que vem sendo questionada há bastante tempo.

Ou, pelo menos, era o que o livro propunha. Com tanta ênfase numa possível traição de Thrawn, o livro antecipava um dilema que nunca vem à tona. Na verdade, a suposta traição que ele faria, e que estaria relacionada com a dupla lealdade de Thrawn, a qual o leitor já está familiarizado, nunca acontece. Mitth'raw'nuruodo em momento nenhum do livro tem uma escolha difícil para fazer que coloca sua lealdade em risco e que poderia ser considerado traição, como a sinopse apresenta. Entretanto, há sim uma traição orquestrada por outro personagem, mas que não traz muito impacto como seria uma traição de Thrawn.

E não foi só o marketing falso que afetou o desempenho do livro. Para os mais familiarizados com o seriado "Rebels", eles sabem que o futuro do personagem já estava definido com o final da série, então, Timothy Zahn estava restringido sobre as coisas que poderia colocar em seu livro. E grande parte do enredo do livro, infelizmente sofre com essa limitação. Os leitores já sabem o que acontece com o projeto estrelinha e o que acontece com Thrawn em Lothal, e o saber antecipado das coisas acaba prejudicando a leitura, pois temos a certeza que algo não vai acontecer com eles durante a leitura. Querendo ou não, isso influenciou e muito no livro. Os Grysk, os inimigos mortais dos Chiss, não parecem tão assustadores porque já sabemos que eles não fazem outra aparição deste livro em diante, seguindo a linha cronológica do cânone. Mas será que com essas limitações o livro é bom, a história vinga?

Sim, Zahn consegue deixar o livro interessante e atrativo. Ele consegue elaborar um enredo super intrigante, de apenas um curto diálogo do seriado "Rebels". Cheio de manobras e maquinações políticas, jogos de poder, briga de interesses e muitas cenas de ação, o livro consegue ser diferente dos outros, nos fisgando por não ser o mesmo de sempre. Ele tem um ritmo bem rápido, com pouquíssimas cenas arrastadas. Com certeza o livro é digno de ostentar o termo Space Opera. O livro consegue criar um bom desfecho para a trilogia, que não parece tão uma trilogia, já que os livros podem ser lidos como antologias sem nenhum problema.

Algo de grande destaque no livro, foram os personagens como Eli, Faro, Ar'alani e alguns novos. São eles que mais brilham no livro. De nenhuma maneira Thrawn é ofuscado, mas foi prazeroso ver os desvios que o livro dava para se aprofundar mais no ponto de vista desses personagens em suas próprias missões. Thrawn é o mesmo, ele não muda; ou se muda, não o deixa transparecer, mas ele continua sendo um personagem bem cativante. Só que nesse livro em especial, me parece que os outros personagens foram mais interessantes e especiais para a história do que ele mesmo. Não que ele seja dispensável, pelo contrário, sem ele muitas coisas dariam errado e nem seriam descobertas, mas o livro deu a impressão de que ele estava mais por trás dos panos, deixando que as outras pessoas seguissem seus caminhos e intuições, não deixando de as aconselhar. E ver essa confiança de Thrawn nos outros personagens e a certeza de que eles conseguiriam lidar com os problemas, e que, caso desse errado, ele estava lá para ajudar a resolver, foi um dos pontos positivos do livro. É incrível como Zahn consegue contar tantas histórias diferentes que envolvem Thrawn e o universo de Star Wars.

Foi prazeroso aprender mais sobre os Chiss, os Grysk e sobre as políticas imperiais. E principalmente, foi excelente rever alguns personagens queridos e desfrutar mais de conversas e encontros entre eles. Timothy Zahn mostra mais uma vez porque é um escritor tão amado entre os fãs de Star Wars. Sua capacidade de escrever personagens muito bem e criar cenários e ações bem cinematográficas, junto com a habilidade de mesclar mistérios e ações no enredo merecem ser citadas. Mas infelizmente, "Thrawn Treason" sofre pelas suas limitações com respeito ao cânone e deixa Zahn restrito em certos pontos. O livro consegue ser um bom romance sim, trazendo uma história envolvente sobre Thrawn e seus inimigos e amigos, mas sinto em dizer que poderia ser mais. O marketing dele falha, trazendo informações falsas sobre o roteiro, e as ligações do livro a Rogue One e Rebels foram boas, apesar delas, direta e indiretamente, serem muito responsáveis pelo desempenho do livro e da direção que ele seguiu. Mas apesar disso, é uma boa leitura, que te envolve daquele jeito que só Star Wars e sua galáxia tão, tão distante conseguem fazer bem.

"O fato dele ter chegado ao topo era uma prova de suas habilidades estratégicas e táticas. Mas ele tinha uma falha enorme, gritante e fatal. Claramente, não tinha absolutamente nenhuma competência no domínio da política."

"A política, ele tinha ouvido alguém dizer uma vez, acabaria por ser a morte do Império. Política entre homens como Krennic e Tarkin; política indo até a o próprio Palpatine. Brigas internas, disputas de posição, traição com um sorriso, o tempo todo ignorando as ameaças reais. Ameaças de fora... e de dentro."

"- Então, no final das contas, você fez isso por lealdade ao Império, - disse Thrawn.
- É assim que você vê isso? Não. O que fez foi traição, pura e simples.
-Traição, sim, - disse Thrawn. - Mas dificilmente simples."

"- Algum dia, Mitth'raw'nuruodo, pensará demais e planejará demais, e tudo vai desabar ao seu redor. Quando isso acontecer, espero que alguém esteja lá para ajudá-lo a se levantar."

"- A sua lealdade está em questão, Grão Almirante Mitth'raw'nuruodo.
- A minha lealdade permanece firme, Vossa Majestade, - disse Thrawn. - Não há conflito entre o meu serviço ao Império e a minha recente cooperação com os Chiss.
- Você fez a mesma declaração e alegou ao Lorde Vader, - observou o Imperador. - Eu me pergunto se essa desculpa está se esgotando."

anna 29/10/2022

o thrawn deu o DIÁRIO dele pro eli no primeiro livro, quando eles estavam se separando. diário este que continha passagens como "friendship is so exceedingly rare. but i had formulated my own." e "for if one is remembered by a friend, one is never truly gone." e, ainda assim, dois livros depois, o eli fica todo "será que o thrawn gosta de mim? será que nós somos amigos?"

*blows a kiss to the sky* para eli vanto. ele é extremamente Real.

enfim. ótimo livro. muitos conflitos que demandaram um pouco demais da minha atenção para conseguir entender direito o que estava acontecendo mas ótimo livro. e o final...... [Palavrões] .