O último templário

Resenhas - O Último Templário

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rub.88 17/01/2022

Veritas vos liberabit
Um segredo a muito tempo guardado quando revelado não impressiona a mais ninguém. A história recente tem mostrado que mesmo fatos comprovados com evidencias frescas e facilmente identificáveis não tem merecido o credito necessário para virar verdade. A duvida agora paira em qualquer acontecimento ou assunto. Ha lados na realidade. Versões, vieses e interpretações parciais. Se acredita no que for mais confortável. Prudente. E desacreditar uma ideia é mais fácil do que substituí-la ou encara-la.

No livro O Ultimo Templário de Raymond Khoury começa de forma espalhafatosa. Um assalto a cavalo, a um museu em noite de estreia de uma exposição de itens raros do vaticano. Quatros cavaleiros paramentados como a mística ordem do templo invadem o Metropolitan em Nova Iorque e levam os tesouros da cristandade romana. Um dos cavaleiros ignora tudo que é de ouro e de prata e pega um aparelho curioso, uma gerigonça que decodificadora cartas. Depois da confusão onde tem cabeça decepada e tiroteio, a fuga bem sucedido dos cavaleiros pelo Central Park.
Em campo entra a investigação do FBI que pensa em roubo e em terrorismo. Umas das convidadas da noite de exibição percebeu que um dos cavaleiros pegou com muita reverencia o tal do decodificador. Essa jovem mulher é arqueóloga com carreira estagnada. Ela acaba pesquisando mais sobre o objeto e a ligação que ela faz com os Templários é no mínimo ligeira. E fala dessa teoria para o responsável do FBI que é o bonitão complexado da estória.
Como um roubo assim tão sutil e feito por profissionais de qualidade, foi se conseguido rapidamente provas e se chegando aos perpetradores do delito. Mas alguém está chegando antes e limpando a casa de testemunhas. Eliminando cada um do três fajutos cavaleiros. O que sobrou é o líder que por uma genialidade incrível é um professor especialista em, adivinha, história templário. Foi aí que eu vi que entrei numa furada.

Camila 09/10/2009

O Último Templário
Esse livro é envolvente do começo ao fim. Uma super aventura que envolve uma arqueóloga e um agente do FBI. A história começa quando assaltantes vestidos de Templários roubam tesouros do Vaticano que estão expostos no museu Metropolitan em NY. Tess e Sean se envolvem com as investigações e descobrem vários segredos sobre os verdadeiros Templários, segredos estes que podem abalar os princípios do cristianismo. Achei uma maneira muito original de abordar um tema já um pouco manjado! É um livro muito legal para quem gosta desse gênero ficção/história.

Bimah 10/02/2023

A premissa é interessante e a discussão que o livro provoca é realmente boa, porém como narrativa tem muitos momentos maçantes e o final parece que nunca chega, além da inquietante sensação de que tô lendo um Código Da Vinci 2, mas tirando esses problemas de enredo, ainda é uma leitura interessante

Thara 10/12/2009

Uma Explosão de Paixão (Meus Tópicos À Ptah)
É o que observamos na intemperança da vida e fúria do Templário (Bill Vance). De Angelis [O monsenhor, e, insira aqui um simpático spoiler] cuida da maior parte do suspense em grande fatia do enredo. Empatiza-se logo com Tess, a graciosa arqueóloga que não deixou de simbolizar toda uma valentia exemplar. O agente Reilly oferece uma postura louvável pro lado cristão do ringue. O monsenhor é quem traz a nossa amiga de efeito literário, a alquimia, que por mais manjada que possa parecer configurou uma jogada e tanto no fator desinformação. Além da história, é de se enfatizar a inovação em relação ao comprimento dos capítulos. Direto em muitas profundidades, corrente em muitos detalhes, me cativou e cheguei a torcer pro Reilly voltar do coma, etc. Valeria mais umas duzentas páginas só o retrato dessa New York que na sua diversidade (Portanto sua beleza) sabe ser requintada em crueldades. Excusem as hipérboles, no entanto mil vezes melhor que O Código da Vinci, pra comparar em temática de noir do mesmo calibre. Dramáticas passagens ilustram o século XIII e XIV no seu leque de peripécias templárias. A saliência de riquezas elucidativas é nítida nos diálogos, porém penso que consideráveis quesitos foram negligenciados nos mesmos. Nesse ponto reside a ferida do romance, conversação que nem sempre soa convincente/verossímel/natural. Tomo por mensagem o ditado grego dan hriazete euharisto, kathikon muo.

Ptah 10/12/2009minha estante
Ahhhhh, obrigada!!! Agora quero ler... quando a crise passar :)

bjao

MizukaYoshino 23/01/2021

Achei que a história do livro foi bem pensada, teve sempre um propósito definido.
Também achei que as idas e vindas de épocas diferentes ocorreu de maneira bem natural. Eu gostei e recomendaria, mas não achei algo tão marcante também.
Meu único ponto para reclamação é sobre a escrita exagerada quando o autor descrevia certos momentos. Deu para perceber que teve realmente um estudo por trás de cada coisa, mas não acho que seria necessário descrever tão minimamente várias situações como o mesmo o fez.

DI @poesiadoslivros 12/09/2020

Teoria da conspiração
Em pleno século XXI e homens vestidos de templários invadem uma exposição em NY e desaparecem com um objeto, mas antes de ir embora eles deixam uma marca neste evento. O detalhe é que os templários deixaram de existir há mais de 700 anos. Após esse evento uma arqueóloga e um agente do FBI têm seus destinos unidos e ambos terão que lutar para descobrir o que foi roubado e o porquê, e ainda o porquê de terem feito o que fizeram. Teorias da conspiração dizem que esse objeto possui um grande segredo que se revelado pode acabar com o legado da igreja católica e abalar os pilares fundamentais do Cristianismo. Quando comecei a ler este livro confesso que fiquei com um pouco de raiva, porque o autor parece estar imitando o estilo do Dan Brown, quem conhece suas obras provavelmente terá a mesma impressão. Mesmo assim eu gostei do livro, eu adoro livros desse tipo que contam fatos históricos e que faz o leitor fazer uma viagem por todos esses lugares. É um romance envolvente, com uma teoria da conspiração, é uma história investigativa e de suspense.

Marcelo 21/12/2010

O final é melhor do que o do "Código"
Numa primeira leitura, parece um "genérico" de "O Código Da Vinci". Há os mesmos elementos: um artefato antigo de criptografia, assassinatos em torno dele, setores do Vaticano temendo alguma coisa, uma bela mulher curiosa... Mas, o desfecho, senhores, é muito, muito melhor!
Mih Alves 06/02/2015minha estante
Ainda faltam umas 70 páginas para eu chegar ao desfecho, mas só o fato de saber que o final é melhor que o Código é um alívio, pois quando li o Código o final foi, pra mim, uma decepção completa.

Bill 23/04/2010

Dan Brown genérico
Não conheço outros livros deste autor, mas, pra mim, parece um Dan Brown genérico. Este livro foi escrito "na rabeira" do Código Da Vinci, tentando se beneficiar com o sucesso deste, pois usou uma temática parecida, que é basicamente "sacanear" o cristianismo, provocar polêmica e ficar rico com isso.
Rener 25/10/2010minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Dan Brown genérico

sagonTHX 01/05/2011minha estante
Bill, tu não sabe o que diz, cara. Pelo visto vc só leu O Código da Vince, né. Por iso tá viciado em taxar todos os outros como "genérico de Dan Brown". Sim, tem muito lixo por aí seguindo na rabeira dele, mas, tb tem muita coisa boa, e até melhor que esse oportunista do Dan Brown. Eu já li todos os assim chamados "genéricos do Dan Borwn", e osso garantir que O Ultimo Templário consegue ser melhor que muitos que estão aí fazendo a gente gastar o nosso dinheiro. Se vc não gostou do livro, é só dizer "não gostei, protno", mas se não consegue dizer melhor que isso, então não fala m... tá! fazendo comparações que não vem ao caso.

Marcelo1145 22/04/2022

Sempre envolto dos grandes mistérios dos templários
Uma história fascinante. Verdade que a ambição sempre nos leva a queda, mas qual o melhor caminho? A verdade ou aquilo que mantém a paz e o controle, dando forças a todos? Difícil de se pensar... E vc, qual caminho seguiria?!!!

Brunna 20/09/2022

Marcante
O começo do livro não prediz o que está por vir na história, você até acha que o livro não vai valer a pena, mas em um determinado momento a historia cria asas e te prende, e o final faz jus ao roteiro com uma revelação marcante que faz o fechamento da história.

Señorita Coruja 20/02/2021

O livro é bom, a história vem desenvolvida, o que mais me irritou foram as atitudes infantis de Tess e se achar heroína e colocando a carreira na frente de tudo e todos. Além disso fiquei com penas desse pessoal pq correram correram atrás de algo pra não acontecer absolutamente NADA! Fiquei o livro todo esperando a tal "revolução" e ela não veio.
Mas fora isso, a história é interessante, tem o estilo Dan Brown e vale a pena. Porém se vc tiver uma cabeça meio "pequena" pode se deixar levar pelas palavras e pensamentos distorcidos de um personagem desgostoso com a igreja.

Rafael 30/08/2012

Foi bom até chegar ao final. Aí estragou.
O livro mantém um bom mistério no enredo e consegue prender o leitor pela curiosidade. Porém o final ficou previsível. O autor foi dando dicas de para onde conduzia a trama e o final me decepcionou justamente por ser exatamente o que eu pensei que seria, mas principalmente por ser o que eu não queria que fosse. Nem por isso deixa de ser uma leitura interessante. Talvez o final agrade a alguns leitores mais românticos e puristas. Mas eu esperava algo mais chocante, inesperado e, digamos, herético. Khoury pareceu temeroso em se indispor com religiosos fanáticos e fez um final água com açúcar.
Cammy 16/01/2013minha estante
Nossa foi justamente ISSO oq eu achei do livro! o livro todo é MUITO legal, mas o final é muito broxante... eu terminei e pensei... mas td isso, p/ isso?! ^^" rsrs
foi triste, mas como vc disse, é uma leitura interessante de fato e realmente pode agradar a alguns.

Renato 20/11/2009

O Último Templário
No seu livro de estréia, Raymond Khoury consegue surpreender o leitor com uma narrativa ágil, mesclada por momentos mais calmos e com um enredo cinematográfico (talvez porque ele seja roteirista de cinema).

Este é mais um daqueles livros que aproveitaram o alvoroço criado por O Código Da Vinci para embarcar na lenda dos templários, mas sem gerar polêmica. Talvez o autor tenha preferido focalizar sua trama na aventura, nas cenas de violência e nas reviravoltas inesperadas, deixando o tema "graal" para segundo plano. E acertou na escolha.

Apesar disso, o escritor peca ao cometer certas extravagâncias um tanto improváveis, a começar pelo início da história, quando quatro homens montados a cavalo invadem uma exposição de antiguidades do Vaticano no Museu Metropolitan em Nova York, roubando os artigos expostos e destruindo praticamente todo o museu. Numa outra parte, foi possível construir com detalhes um equipamento medieval somente a partir de sua imagem gerada por raio-x.

Outro ponto fraco é a forma como o livro foi escrito. Talvez seja por ter sido o primeiro, ou pela falta de uma tradução mais apurada, o fato é que às vezes parece que algumas frases são cortadas ao meio, não tendo uma conclusão; ou ainda, lemos um parágrafo inteiro e pouco entendemos dele, pois foi escrito de forma tal a ponto de deixar as idéias meio embaralhadas.

Mas voltamos às partes boas. O autor consegue intercalar capítulos que se passam nos tempos atuais com outros passados na idade média, produzindo conexões entre eles muito bem feitas e sincronizadas. E há ainda um dilema: será melhor tornar pública uma história que pode abalar e destruir a fé de milhões de pessoas em todo o mundo? Com a resposta a essa pergunta, Raymond Khoury encerra sua história de forma brilhante, nos deixando com vontade de continuar lendo (pelo menos comigo foi assim).

Enfim, entre pontos fortes e fracos, os fortes com certeza sobressaem, tendo sido esse um belo romance de estréia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5