Amigo Imaginário

Amigo Imaginário Stephen Chbosky

Resenhas - Imaginary Friend

Gabriella.Pomini 31/12/2020

Meu Deus que livro perfeito, uma leitura totalmente imersiva, recomendo demais.

Tati 08/05/2021

O Stephen Chboski foi incrível e muito criativo no desenvolvimento deste livro,não conseguia parar de ler,a história faz com que você queira saber mais e mais.O livro é narrado de diferentes ponto de vista,os personagens foram construídos de uma forma magnífica,cada um com seus problemas particulares, e a cada capítulo surgia novas teorias na cabeça,e faz a gente questionar o que esta por trás de cada personagem e como eles estão relacionados,tem aqueles para amar e odiar.O final,que final heinnn ,chocada ,fiquei surpresa com as reviravoltas e todo o desenrolar.Gostei bastante !! Dê uma chance a essa história ?
Thais 08/05/2021minha estante
Também gostei dele, teve algumas passagens arrepiantes e uma reviravolta que eu não esperava haha. Acho que dei 3 ?? e meia, se não fosse por algumas enrolações no final, eu teria dado mais.

Tati 08/05/2021minha estante
Sim Rsrs ... é que o autor descreve bem kk achei esse livro muito parecido com a escrita de It a coisa ... mas fora isso gosteii bastante dessa leitura.

Fernando Lafaiete 04/05/2020

Imaginary Friend: "Podemos engolir nosso medo ou deixar que nosso medo nos engula."
******************************NÃO contém spoiler******************************

Os direitos de publicação no Brasil já foram comprados pela editora Record

Resenha postada originalmente em https://www.mundodasresenhas.com.br
**************************************************************************************

No meio de uma estranha noite, uma criança corre pela rua na intenção de escapar de um mal que a persegue. Sons espreitam pelos cantos e uma voz a alerta para que permaneça na rua, pois na rua "eles" não podem pegá-la. Embrenhando por um estranho e assustador bosque, esta criança some. O que aconteceu e o que a perseguia? Anos depois uma mãe desesperada foge de um relacionamento abusivo e procura um lugar seguro para ficar com o filho pequeno. Se mudando definitivamente para a cidade de Mill Grove na Pensilvânia, acredita que agora tudo será diferente; até que seu filho Christopher some e reaparece ouvindo a estranha voz de um homem que passa a orientá-lo e a defendê-lo contra um mal que espreita a cidade e todos que ele conhece. Um amigo imaginário que só Christopher escuta. Um amigo imaginário que o leva ao extremo da imaginação e a uma jornada perigosa que envolverá uma missão quase suicida.

Com uma escrita leve, enigmática e divertida, Stephen Chbosky (autor também de "As Vantagens de Ser Invisível") nos imerge em um mundo estranho, repleto de referências literárias e bíblicas que vão se desenvolvendo em questões de fé e medo, enquanto vamos desvendando os mistérios "assustadores" de uma cidade que serve de palco para a luta milenar entre o bem e o mal. Lembrando em diversos momentos obras como "IT, A Coisa", o conto "O Corpo" (ambos de Stephen King), "O Homem de Giz" de C. J. Tudor e "Stranger Things", "Imaginary Friend" se consagra como um livro divertido e nostálgico, que apresenta personagens carismáticos, situações pra lá de absurdas e desdobramentos interessantes de acompanhar. Vendido e divulgado como um terror para se ler com a luz acesa, a obra de Chbosky pode decepcionar os fãs do gênero. De terror ele se transforma em uma aventura com elementos sobrenaturais que mais divertem do que assustam. Protagonizado por uma criança, "Imaginary Friend" possui diálogos e situações bastante infantis, soluções que brotam do nada na clara intenção de livrar os personagens das perigosas situações em que se encontram, e desfechos ou escolhas de desenvolvimento que podem desagradar (ou não) aos religiosas mais fervorosos.

Apesar de suas imperfeições, o romance de Stephen Chbosky muito me agradou. A leitura foi leve, muito mais imersiva do que esperava e cheia de escolhas estranhas que me agradaram. Como fã das obras as quais a leitura me remeteu, ler "Imaginary Friend" foi como assistir um episódio de "Stranger Things" ou como ler uma obra escrita por alguém claramente fã de Stephen King. Me apeguei aos personagens, senti vontade de entrar para o grupo de amigos de Christopher, adorei as aventuras apresentadas, amei a vilã e gostei demais das revelações finais, mesmo que as mesmas sejam até que muito óbvias. As questões religiosas são bem inseridas e no final, o autor deixa uma mensagem bacana, boa para se refletir e para nos transformar, se você for uma pessoa aberta a repensar sobre nossos comportamentos julgatórios e pré-concebidos sobre outrem.

Relacionamento familiar, a importância das amizades e da espiritualidade em nossas vidas, amor ao próximo, e a suma importância em saber perdoar, fizeram pra mim "Imaginary Friend" uma leitura especial. Um livro que me incomodou por não se aprofundar em algumas questões importantes, mas que também me acalentou e me deu esperança de que apesar das dificuldades, Ele preza e olha todos os dias por nós. Não encare o terror de Stephen Chbosky como um terrorzão que te fará ter pesadelos. O encare como uma obra para se divertir, seja em uma tarde ensolarada ou em uma noite estrelada ou até mesmo chuvosa. Um livro para terminar a  leitura com um sorriso no rosto, olhar para o céu e agradecer todos os dias por estarmos vivos.

"Onde há fé, há amor; onde há amor, há paz; onde há paz, há Deus; e onde há Deus, nada falta."
ROBERTO468 04/05/2020minha estante
Estou muito interessado na leitura do livro.

Fernando Lafaiete 04/05/2020minha estante
Espero muito que ele seja logo lançado e que você se divirta tanta quanto eu Junior. :)

Rodrigo 01/08/2020minha estante
Não sabia que os direitos já haviam sido comprados pela Record. Sabe se faz muito tempo? Mal posso esperar!!! Ótima resenha :)

Fernando Lafaiete 05/11/2020minha estante
Então Rodrigo, na verdade o livro era para ter sido lançado em agosto. Infelizmente por conta da Pandemia, o lançamento foi adiado para ano que vem. Ansioso pelo lançamento por aqui... acredito que irá dividir MUITAS opiniões.

Fernando Lafaiete 06/11/2020minha estante
Errata: Rodrigo, acabo de ver que na verdade Amigo Imaginário acaba de ser lançado pelo editora Record. ;)

Cherry Moon 28/04/2021

@cherrymoonreads
📖 O livro acompanha a trajetória de Christopher e sua mãe Kate Reese, que determinada a buscar uma vida melhor para os dois, abandona o relacionamento abusivo e escapa no meio da noite. Os dois começam a morar em Mill Grove, uma cidade distante de tudo e de todos, com apenas uma estrada de acesso.
📖 Na sinopse do livro a única informação que nos é dada é que após essa mudança Christopher desaparece por seis longos meses para depois aparecer no meio da noite dentro de um bosque nos limites da cidade completamente ileso.
📖 Do meu ponto de vista, o autor conseguiu intercalar a narrativa entre o real e o imaginário, criando uma história com muito suspense e emoções com situações muito reais. A história realmente prende e, mesmo sendo um calhamaço, é possível ser feita uma leitura rápida pois em nenhum momento a história fica parada ou cansativa, além de não ter pontas soltas. O autor também conseguiu colocar várias referências de grandes obras, Coraline e It.
📖 O final realmente foi inesperado, principalmente por fugir das teorias mais clichês, mas talvez esse seja um ponto que alguns leitores podem acabar não gostando. O que eu senti durante a leitura é que você precisa realmente se entregar para a história e para a visão de Christopher com o novo mundo que ele está vivendo após sumir na floresta. Além disso pude perceber algumas críticas filosóficas sobre determinados assuntos que pode não agradar a todos.
📖 Os personagens secundários são muito bem construídos e corroboram para toda a ambientação fabulesca e dark que o autor criou.
📖 Apesar de ser contado a partir de uma criança de 7 anos, acredito que esse livro está longe de ser um infanto juvenil pois ele aborda temas extremamente pesados, principalmente envolvendo relacionamento abusivo, depressão, entre outros.
📖 É uma história que cativa pelos personagens e instiga pelos acontecimentos recorrentes. Para a primeira vez do autor no gênero, acredito que ele tenha se saído muito bem, pois já estou com saudades dos persongens.

site: instagram.com/cherrymoonreads

Letícia 11/07/2021

Várias partes foram desnecessárias, parece que o autor só colocou pra ficar enchendo linguiça. Tirando a enrolação ele é bom

Shai | Leitora Lunática 19/01/2021

Eu pensei muito sobre a nota para esse livro porque não queria ser injusta, já que no geral ele é muito bom. O que eu preciso explicar aqui é: se ele é tão bom, porque ele não é incrível, 5 estrelas, favoritado?
O livro já começa numa crescente de tirar o fôlego. Os acontecimentos do início da história foram bem assustadores para essa resenhista medrosa, então no quesito "thriller" achei muito legal esse início. E aqui já encontrei também a primeira questão complicada. Vejam, eu tenho duas crianças de 8 anos em casa, então não tinha como ignorar a construção do Christopher como criança de 7 anos de idade com pensamentos, habilidades e diálogos de adulto - isso logo no início da história, sem qualquer "explicação sobrenatural".
Resolvi relevar esse fato e passei a imaginar o menino com uns 12 anos, para seguir bem com a leitura.
O livro é bem construído quase na totalidade, são vários núcleos e personagens que precisamos acompanhar ao mesmo tempo, cada um com seus problemas, que acabam se conectando.
Na segunda metade do livro senti que o suspense não me assustava mais, o cansaço já começou a pegar e veio a sensação de que o livro já estava com páginas demais. Talvez a construção super detalhada tenha deixado o final um pouco corrido, com muita coisa para amarrar e um plot que eu, sinceramente, já esperava.
Enfim, uma pena que tenha desanimado um pouco no final, mas eu ainda recomendo a leitura, porque não são muitos livros que dão essa sensação de "tem alguém me olhando".
Rodrigues 25/01/2021minha estante
Tenho exatamente a mesma opinião. Fiquei até pensando que eu fiz a resenha rs...

Jaqueline818 03/04/2024

Me prendeu muito no começo mas achei que desandou um pouco e fica confuso
Mas é uma ótima leitura fala de coisas da nossa infância
Acho que todos já tiveram um amigo imaginário na vida.

Gustavo Bernardo 12/06/2021

Uma mistura de Dark + Stranger Things e Caroline.
Livro revelação do ano pra mim. Não gosto do genero (Horror fiction) e geralmente passo longe de qualquer tipo de conteudo que contenha terror e coisas similiares, porem nesse livro não tive problemas. É algo bem leve que dá até pra ignorar o fato que é um Horror fiction e sim somente um Suspese (eu preferi encarar assim kk). É um livro pra se ler com calma, tem uma otima historia, otimos personagens e até plot twist (e que twist).

O livro de fato é longo (para alguns mais do que deveria) porem não é uma leitura pesada. Os capitulos são curtinhos e ao longo de todo o livro as informações vão sendo jogadas ao poucos dando um ritmo gostoso de leitura. Não muito lento e nem muito parado. Porem eu sinceramente não gostei das partes finais ( VI e VII) extederam demais apos o plot twist... acho que não precisava de tanta enrolação, dava pra ter comprimido as duas partes finais em uma só e alguns fatos revelados no final deveriam ter antecipado um pouco. Mas o restante não tem o que dizer! É um baita de um livro. Recomendo com toda certeza.
Kess 12/06/2021minha estante
Com uma pitada de It e a hora do pesadelo.

Elane.Medeiross 09/12/2021

Excelente Roteiro
Amigo imaginário daria um ótimo filme de suspense / terror, mas em formato de livro não gostei tanto. Busquei ler a obra devido ter gostado de as vantagens, e esperav algo semelhante, porém não tem nada a ver e inclusive é até difícil acreditar que ambas as obras foram escritas pela mesma pessoa.

Mara.Mares 29/04/2021

Amigo Imaginário
A escrita é muito boa e ideia do autor também foi muito legal;
Porém ele pecou em alguns momentos. Agumas coisas ficaram repetitivas demais, tornando o livro, não cansativo, mas desnecessário ter quase 900 páginas.
Algumas coisas foram fantasiosas demais, mas, fingimos que está tudo bem e vida que segue. O maior erro foi ter enchido tanta linguiça.
O que não é motivo para ser classificado como um livro ruim, levando em conta todo o resto,mas poderia receber mais meia estrela.
Enfim, minha busca por um livro que me encha de medo continua.

Camila.Carniel 08/09/2021

Comecei a leitura imaginando que seria um daqueles livros de terror que me deixaria em pânico, completamente aterrorizada e, felizmente, para mim, esse não foi o caso. O livro está muito mais próximo de ser um "Coraline" para adultos com um toque de mistério e investigação do que um terror propriamente dito.

Fiquei imersa na leitura tentando descobrir o que estava acontecendo. Os personagens- principalmente o Christopher que é um protagonista fofissimo - são cativantes e a escrita do autor é muito fluída, independente das 800 páginas.

Minha única crítica é em relação ao final, achei forçado e na urgência de conectar todas as pequenas tramas senti que algumas pontas ficaram soltas...

De qualquer forma senti que o final não estragou minha experiência com o livro no geral, eu gostei bastante e mal vejo a hora de ler outro do autor.
Larissa4230 08/09/2021minha estante
nossa, depois dessa resenha *fantástica* vou ter que ler esse livro tbm, não vai ter jeito

Camila.Carniel 08/09/2021minha estante
Vc vai gostar!!!!

Aly 23/11/2021

Perfeito
Eu to completamente apaixonada por esse livro, eu amei a escrita, achei muuuuito fluida, ele é simplesmente incrível, um dos melhores que li esse ano, achei bem fantasioso e por mais que eu não goste, intercalou extremamente bem com a realidade!! Só leiam!!

toricarvl 19/08/2021

Perfeito... 4.8
Para um primeiro livro de terror esse foi perfeito. Eu nunca li IT, mas me falaram que tem uma vibe parecida. Achei incrível.

Pontos negativos: foi um pouco repetitivo às vezes (?) às vezes a leitura não fluía tão bem assim. O autor no meio do livro repente muito o "deus é um assassino" chato demais isso. E poderia ter umas 50 páginas a menos, mas tudo bem eu passo pano a favor do autor hahahaha. Achei o final de Mary muito "?".

Pontos positivos: achei os personagens bem construídos, nada muito fora do normal ? a não ser a Mary, não consigo entender esse final dela, não dá. No começo os personagens fazem coisas muito irritantes, mas com o avanço na história você entende o porquê dele ter feito #¿$?%!¡ com fulano e ciclano.
Dá para pensar bastante sobre esse livro com as reflexões que ele traz.

Erika 03/05/2021

*AMIGO* IMAGINARIO
Nas primeiras 200 páginas a estória flui que é uma maravilha vai desenrolando e eu li rapidinho só que depois disso vira um vai pra lá vem pra cá, e não vai pra lugar nenhum, vai ficando massante, cansativo, bem no final do livro que tudo desenrola mas eu já tava tão cansada da estória que nem me surpreendeu. Eu entendi a mensagem que o autor quis passar e achei bem bonita, só que podia tirar bemnumas 400 páginas que não ia fazer diferença nenhuma. É isso fui com a expectativa bem alta e me decepcionei.