O Mundo de Lore - Criaturas Estranhas

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

c a r o l 19/12/2022

Quase uma creepypasta
"O Mundo de Lore - Criaturas Estranhas" é uma leitura divertida e envolvente, que te deixa bem inteirado sobre as criaturas sobrenaturais.

Aaron Mahnke explica o surgimento das mais diversas criaturas, suas lendas e mitos. Durante a leitura autor está sempre trazendo soluções racionais para os acontecimentos sobrenaturais, mas, devo confessar, que acabei acreditando em alguns desses acontecimentos.

Determinados casos são tão sinistros que até me deram um medinho, outros são engraçados e bem fantasiosos. Entre os 4 capítulos o meu favorito foi sobre os Duendes e o que menos gostei foi o dos Espíritos, porque foi um enxurrada de relatos que nem era tão bons.

gislainefrg 24/02/2020

Muito bom!
Achei o livro bastante curioso, interessante descobrir a origem das crenças.
Algumas histórias foram muito rasas, mas no geral me agradou muito.
Não posso deixar de mencionar: é uma pena uma edição maravilhosa dessas ter tantos erros que passaram pela revisão.

Joao366 31/05/2022

O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas
Esse livro traz diversas "lendas" de diversos períodos da humanidade, criaturas como vampiros, duendes, zumbis, lobisomens, pássaros gigantes, serpentes marinhas, bonecos amaldiçoados, fantasmas e etc são mostradas aqui, achei muito interessante, as vezes um pouco lento e repetitivo, mas muito bom!
As histórias contadas nesse livro supostamente são reais, mas algumas são realmente difíceis de acreditar kkk
O livro tem uma linguagem muito fácil e fluída de se ler, acho que por ter "saído" de um podcast...

Ps. Marquei algumas histórias que eu mais gostei, eu super leria essas de novo...
Ps². Vou procurar o podcast pra ouvir e vou assistir a série também!

Blume 14/05/2021

O mundo de Lore
Amei esse livro! Demorei um pouco para ler, porque achei a leitura arrastada (isso é minha opinião ??). Mas cada história foi ótima de ler. Confesso que fiquei com um pouco de medo com algumas histórias kkkk.
Recomendo muito a leitura, não vão se arrepender.

Lucs 17/09/2023

Fraco
Na tentativa de começar a gostar de contos peguei esse livro achando que se tratava disso. Mas são histórias populares tiradas de um podcast. No início estava interessante, a narrativa estava mais factual, apontando as crendices de época e o que seria na verdade tal acontecimento. Mas em pouco tempo tenta enfiar o benefício da dúvida em coisas impossíveis como quem quer nos incitar a acreditar em zumbis ou goblins.
As histórias, curtas demais pra me prender ou me importar, se tornaram enfadonhas.
Para mim, brasileiro, a cereja do bolo do desgosto foi ver o autor citar irmãos Wright, os parvos que catapultaram um pseudo-avião ao invés de citar o real inventor, Santos Dumont.

Dhiego Morais 12/07/2020

Criaturas Estranhas
Um dos mais curiosos lançamentos do primeiro semestre de 2019, Criaturas Estranhas, de Aaron Mahnke propõe investigar a história sombria dos mais variados mitos de nossa cultura globalizada. Talvez você já tenha se perguntado em algum momento como as histórias de vampiros e mortos-vivos surgiram e se transformaram nesse fenômeno absoluto? Isso e muito mais, caro leitor, você encontrará no Mundo de Lore.
Primeiro, poadcast. Depois, livro e série. O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas é a prova de como as artes podem ser versáteis e influenciar outras. Em exibição no serviço de streaming Amazon Prime, Lore conta basicamente com o mesmo conteúdo que o livro. Se por um lado a série é um espetáculo considerável, o livro é tão interessante quanto. E isso é no mínimo surpreendente!
Enquadrado como um livro de não ficção, O Mundo de Lore se apresenta como uma grande investigação pelos confins do tempo, em busca de trazer à tona fatos que se conectem com uma série de mitos e assuntos sobrenaturais que permeiam nosso cotidiano e nossa cultura. Aaron Mahnke não se propõe, todavia, de desmistificar e ridicularizar o sobrenatural e o místico, mas sim reconectar os fios da realidade, dos fatos, daquilo que é comprovado e que realmente aconteceu no passado. São essas ocorrências que podem dar luz às coisas curiosas e estranhas, ainda sem muita explicação, que proporcionaram o surgimento de termos culturais diversos para vampiros, mortos-vivos, duplos, duendes, etc.
Decidi ler Criaturas Estranhas muito repentinamente (como se eu já não estivesse lendo dois ou três livros antes rs), sem muito propósito ou expectativa, mas devo dizer que após concluir a leitura tive certeza de que essa foi uma das melhores do ano! É surpreendente como a escrita de Mahnke é deliciosa, sabendo muito bem como colocar as informações e curiosidades relevantes na hora certa, sem tornar o texto muito enxuto ou sobrecarregado de mais. A cada capítulo – enquanto lia nas viagens de ônibus –, me pegava em uma verdadeira cruzada pela história, visitando séculos remotos, estruturas sociais e culturais ultrapassadas e pessoas que certamente se encontraram com o oculto e o assustador. As páginas voaram, literalmente, e na medida em que me aproximava do fim, já não queria que aquilo se encerrasse.
O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas se organiza nos seguintes capítulos: Quando os mortos retornam; Nossos pequenos problemas; De volta à natureza selvagem; Nosso outro eu e Portas para o desconhecido. São cerca de 250 páginas de muito conteúdo bacana e que certamente aguçarão a curiosidade dos leitores (mesmo os mais controlados rs). Além disso, a edição da Darkside Books contam com várias ilustrações, boa revisão e uma fonte bibliográfica de encher os olhos de desejo e orgulho.
Mesmo sendo um livro de não-ficção, Aaron Mahnke não nega o sobrenatural em seus textos, afinal, mesmo com tantos relatos e documentos preservados, por quais motivos aquelas pessoas agiriam de formas tão curiosas, de maneiras similares e entre culturas tão distintas? E quanto aos buracos nas histórias? Aqueles pontos que não se explicam e que não encaixam direito nos relatos? O mundo é antigo e vasto demais para sermos prepotentes e acreditarmos sermos os donos de toda a verdade, não é mesmo?
E caso você, bom amigo, tenha se perguntado: esse livro dá medo? Pode ficar em paz, pois ele dá. Só um pouquinho. Só se você ler de madrugada. E só se você tiver uma imaginação fértil. Foi o que me disseram...
O Mundo de Lore é a prova de que diversas mídias podem ser bem adaptadas para a versão em livro, rendendo algo tão agradável quanto o original. O que Aaron Mahnke faz com as palavras é divinamente sobrenatural. É como se puxássemos uma cadeira e o escutássemos compartilhar os detalhes sombrios e fascinantes sobre monstros assustadores.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/resenha-criaturas-estranhas-o-mundo-de-lore-1-de-aaron-mahnke/

Guilherme 09/03/2020

O velha curiosidade sobre o sobrenatural
O Mundo de Lore - Criaturas Estranhas, livro de Aaron Mahnke, traz do podcast lore - nunca cheguei a ouvi-lo - a inspiração de diversas "Creepypasta" contadas em seus episódios.
O livro se destaca em sua organização. As histórias são separadas, curtas e objetivas, trazem todo o clima de horror necessário para o livro. A linguagem é extremamente acessível, e a forma como as histórias são contadas - mostrando notas históricas - faz o leitor aguçar uma curiosidade imensa sobre cada assunto - eu mesmo, me vi no Google buscando mais informações diversas vezes -.
Por ser um apanhado de "contos" o livro não é uma história linear, é mais para um documentário abordando diversos temas sobrenaturais.
O livro é excelente, a tradução ficou impecável, trabalho primoroso da Darkside Books com a edição física. Vale a pena cada segundo de leitura.
Thalía 09/03/2020minha estante
o que mais me agrada em suas resenhas é a objetividade, excelente resumo!

Emilio.Curcelli 10/07/2020

O mundo de Lore surgiu de um podcast e já virou série (disponível na Amazon Prime). Aclamado por ser o primeiro podcasts a virar série e livro ele vai te conquistar:

O livro conta detalhes das origens de histórias, como vampiro e lobisomem, que você ouvia desde a infância além de te apresentar novas.
Uma boa fonte de conhecimento a quem gosta do assunto.
Sem contar o acabamento do livro e as ilustrações,é um exemplar belíssimo.
Aguardo ansiosamente o livro dois e três pela esitora. (Os volumes já estão disponíveis em ebook, inglês, pelo site de Lore)

Tinúviel 24/01/2021

Cheguei a esse livro por conta da série. Se você gosta de folclore e casos sobrenaturais, o livro é um prato cheio.

Juliana Raasch 25/03/2024

Interessante
Já havia tido uma primeira experiência com o podcast (mas por estar em inglês, não avancei mto), em seguida parti pra série e achei bem interessante, por ela aprofundar no ?de onde veio?.

O livro era algo que eu já tinha desistido por conta dos altos preços da editora. Então quando consegui comprar, já quis ler ele logo e ele me surpreendeu mto.
Conseguiu dar mais embasamento ainda nas lendas e histórias que existem por aí, isso tudo sem entrar na repetição e chatice de dados históricos.

Único ponto que me fez torcer o nariz foi o último capítulo, sobre fantasmas e casas mal assombradas?. Achei tudo mto irreal e forçado. Mais por nunca ter visto um Gasparzinho por aí do que qualquer outra coisa!

Fabiula.Reif 24/02/2020

Recomendo
Para quem gosta de histórias,lendas e origem das mesmas.
É um livro interessante, porém não leria novamente.

Kel 24/03/2021

Poderia ter sido melhor
Comecei a ler esse livro com uma alta expectativa e a decepção bateu. Ele não é de tudo ruim, mas as histórias são rasas, algumas questionáveis, algumas mais parecem sonhos/pesadelos não tem muito fundamento e vão do nada ao lugar nenhum. As histórias dos lobisomens são os capítulos mais sem graça, de verdade. Algumas são realmente incrédulas até mesmo para o nível de lendas e fábulas, meio bobocas, até. Destaque para o capítulo dos duendes, o que achei mais interessante, bem fundado, bem disposto no folclore, na região que surgiu, respeitado e muitas vezes citado ao longo das gerações.
Enfim esperava mais aprofundamento, também não gostei muito do jeito ao autor contar as histórias, seu senso de humor é bom mas parece que ele não gosta muito de desenrolar um bom papo sobre um assunto já tem pressa em partir para outro.
A Darkside como sempre entrega um trabalho editorial de muito bom gosto, capa dura, fitinha vermelha, belíssimo, mas para mim, como fã de história de terror e lendas sombrias achei que o livro deixou a desejar, uma pena.

day 28/04/2023

Muito interessante
H. P . Lovecraft,o pai do gênero do terror ,publicou um texto em 1927 com o título ?O horror sobrenatural na literatura ?,e começa com essa frase profundamente simples : ? A mais antiga e poderosa emoção da humanidade é o medo , e o mais antigo e poderoso tipo de medo é o medo do desconhecido.?
Achei o livro sensacional! Explica muito sobre algumas lendas como Drácula , e mortos vivos , entre outras .
Muito legal a gente conhecer a história por trás da lenda .
Super indico o livro , tem algumas histórias que até me deu medo , mais amei .

EduardoCDias 23/05/2020

Histórias de terror, algumas interessantes, outras sem sentido. Não sei se a tradução foi mal-feita, mas certos trechos não fazem sentido ou parecem faltar informações. Mas é uma boa diversão.

1 | 2 | 3 | 4