Para todas as pessoas intensas

Para todas as pessoas intensas Iandê Albuquerque

Resenhas -

Helder 07/06/2019

Um livro sem esperança
Acho muito chato quando não gosto de um livro nacional, mas infelizmente foi o que aconteceu com esta leitura que me passou uma grande sensação de perda de tempo.
Outro motivo que me deixa triste é que acho muito interessante o lançamento destes livros que a Planeta vem fazendo, encontrando novos talentos na internet, seja facebook, twitter e neste caso Instagram e publicando estes novos talentos em livro.
Porém aqui acho que faltou um pouco de atenção ao editor.
Iandê Albuquerque tem uma pagina no Instagram onde publica pequenos textos com mensagens. Talvez ao ler aqueles textos de vez em quando no celular, tivessem me chamado atenção também, porém quando todos foram reunidos em um livro, que eu decido ler na sequencia, percebi que ali não tinha o mínimo estofo para virar uma publicação.
O livro é uma poesia de uma nota só.
São 200 paginas falando a mesma coisa. Um mantra recitado à exaustão.
Pelo titulo eu esperava encontrar textos de onde vazassem amor e tesão, mas o que encontrei foram textos com alta dose de medo, magoa e ressentimento.
Um manual de como colocar uma armadura para a vida não te machucar.
O primeiro texto é o único que foge ao resto, mas exatamente por isso, para mim passou a sensação de uma mentira, assim como o titulo do livro.
O autor começa o livro nos dizendo, assim como no titulo, que ele é uma pessoa intensa:

“ não sei ser pouco, não sei gostar um pouquinho e guardar o que sinto. Sou intenso, sinto muito, sinto grande. Sinto tanto que sempre acho que o problema está em mim por sentir demais, quando, na verdade, as pessoas que não estão prontas pra tamanha imensidão.”

Um ótimo começo, certo? Mas ao continuar a leitura, não precisa ser nenhum psicólogo para perceber que ser assim pode ser o sonho do autor, mas a realidade está há anos luz deste texto inicial, pois já no segundo texto ele nos fala que temos que nos acostumar com a dor do fim de uma relação, e ai começa a repetição sem fim e o manual de auto ajuda com seus mantras:

- Se a outra pessoa quer ir embora, deixe-a ir.
- Não esmole sentimentos, você é muito melhor do que isso.
- Ame a si mesmo e não precise que ninguém te ame, pois você é suficientemente foda.
- Ame quem te ama, não quem te sorri, pois quem te sorri não te ama, e quem ama sofre por ti!.

OK, não são estas as exatas palavras deste livro, mas infelizmente é o meu resumo das mensagens que "encontrei" no livro, e para mim elas não servem
De acordo com seus textos, o autor inicia ou passa um relacionamento esperando que ele vá terminar, pois outras vezes isso já aconteceu, e ele prefere estar preparado para o fim ao invés de tomar uma rasteira da vida.
Como alguém intenso pode começar algo contando que logo aquilo vá terminar?
A palavra mais distante deste livro é Esperança. Aliás, acho que não existe esta palavra em nenhuma de suas 200 paginas de repetição.
Fico triste por ele. Para mim, viver assim é “ ficar a toa na vida vendo a banda passar”. A antítese total de uma pessoa intensa.
Sendo assim, este livro para mim não fez o mínimo sentido, e talvez ainda tenha feito um desserviço ao autor, que já que foi até publicado deve achar que está no caminho correto, quando na minha opinião deveria procurar ajuda para descobrir que vestir uma armadura não melhora a vida de ninguém.
As vezes um Mea Culpa é necessário para saber porque os erros se repetem.
Fica a dica.

Elane Giovanelli 25/06/2019minha estante
Excelente resenha, pena que não li antes de comprar o livro...

Helder 26/06/2019minha estante
Imagino como se sinta. Difícil entender as notas deste livro aqui no skoob. Não podem ter lido o mesmo livro que eu.

Inaegodoi 13/07/2019minha estante
Excelente resenha! eu teria me decepcionado se comprasse :/

Thaís 17/08/2019minha estante
Concordo! Já li metade e não tenho vontade nenhuma de ler as próximas páginas, é um livro extremamente repetitivo, as mesmas frases de feito, não segue uma linha de raciocínio, corta os assuntos derrepente! Um texto sobre isso, outro sobre ansiedade e etc... detestei! Superficial, raso e no fundo... egoísta!

Helder 18/08/2019minha estante
THais, a palavra egoísta chegou a vir em minha mente enquanto lia este livro. O autor tem tanto medo de viver que parece pensar só nele. Uma boa colocação.

Mari 03/09/2019minha estante
Repensei em ler o livro pela resenha e decidir que não valia a pena mas achei seu ig e gostei das resenhas.
Acho que foi uma troca bem vinda. >-

Nunih 26/01/2020minha estante
Nossa você conseguiu traduzir tudo que estou sentindo ao terminar de ler esse livro

Helder 27/01/2020minha estante
Uma pena que outras pessoas não vejam assim, pois o livro continua com nota 4 por aqui.

Waldilene.Souza 30/03/2020minha estante
Que resenha maravilhosa.

Helder 30/03/2020minha estante
Waldilene o livro continua com nota 4 e este mês está saindo um novo. Pelo jeito muita gente discorda da minha resenha.

Belloni 03/05/2020minha estante
Exatamente! Ele joga toda a culpa do que não dá certo na vida dele e dos leitores no outro e tenta criar uma falsa ilusão narcisística em que o leitor crê-se apaixonante e intenso. É muito cultuado por pessoas de baixa auto-estima.

Li - Line - Aline 03/05/2020minha estante
Disse tudo!

Sâm 19/05/2020minha estante
até que enfim encontrei alguém falando exatamente o que eu penso dos livros do meu conterrâneo. São apenas repetições, li os dois livros seguidamente e fiquei cansada, muito enfadonho. O que me incomodou bastante foi sempre nos textos "a maldição do outro" a outra pessoa sendo coloda sempre como a perversa sem escrúpulos, coração, do mal e não ter praticamente nada de auto crítica isso me deixou confusa e preocupada.
Já cheguei a ler profissionais da área de psicologia comentando no instagram dele sobre algumas postagens extremamente perigosas, o alertando, infelizmente ele não deu ouvidos e apenas retrucou o que é lastimável.
Enfim, parei por aqui. Provavelmente não o lerei mais, só que mesmo assim desejo sucesso nos próximos livros e boa leitura pra quem gosta.

Helder 19/05/2020minha estante
Concordo com vc. Sam! Eu parei por este aqui e nem o Instagram me interessa. Falta realmente uma auto crítica. Difícil acreditar que o mundo inteiro é ruim e só vc é tão perfeito.

Aline 29/07/2020minha estante
Exatamente o que pensei ao ler e com certeza não lerei o próximo. Perda de tempo.

Li - Line - Aline 29/07/2020minha estante
Gente, põe pra troca que tem gente que quer ler mesmo com a resenha dizendo q ele é ruim rs o meu já troquei por um bom.

Helder 29/07/2020minha estante
Eu tb já troquei.

Kay :) 18/08/2020minha estante
Vou começar a ler esse livro agora! Estava há muito tempo ansiosa para ler ele e essa resenha me desanimou um pouquinho. Agora vou ler só de teimosia kkkkk e tirar minhas próprias conclusões. Já volto para dizer o que eu achei. Aliás, sua resenha ficou maravilhosa.

Helder 19/08/2020minha estante
Kay, sempre importante cada um ter sua opinião. Mas pra mim este livro foi uma perda de tempo.

Amanda 22/01/2021minha estante
É exatamente esse o sentimento! Triste ter de dizer que é um livro monótono e exaustivo... Excelente resenha!

veloriaa 10/05/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! Estou na página 21 ainda mas já me sinto esgotada. Nota-se claramente que o autor é uma pessoa machucada que preferiu se fechar na ?concha? do que virar a página e ser feliz.

Helder 10/05/2021minha estante
Veloriaa, sinto lhe dizer, mas bem vinda ao clube!

Juliana.Nobre 07/06/2021minha estante
Não tô conseguindo ler, alguém me ajuda ?

Luciano498 05/07/2021minha estante
Cara exato. Maravilhosa sua resenha. Não sou de largar um livro pela metade. E esse me deu muita vontade de fazer isso. Mas fui até o fim. É monótono. Extremamente monótono.

Nanda 23/08/2021minha estante
Tive a msm sensação lendo esse livro, triste ! Kkk

Andy 03/09/2021minha estante
Melhor resenha possível e imaginável. Eu me senti completamente representada.

Helder 03/09/2021minha estante
Nanda, Luca e Andy, obrigado pelo comentário, e pena que tivemos que perder nosso tempo

gerlannyfelix 21/11/2021minha estante
eu me arrastei muito nessa leitura porque tive a mesma sensação que você. o engraçado era que o livro te pedia para se soltar do que não te fazia bem e eu insistindo demais nessa leitura cansativa.

gerlannyfelix 21/11/2021minha estante

Debora.Henrique 22/01/2022minha estante
Hoje comecei a leitura de uma amostra, porque justamente tive uma indicação até pelo título e primeiras páginas que seria algo pra mim! Mas já não estava satisfeita, vim aqui procurar por resenhas pra decidir se valia a pena investir tempo e dinheiro nessa leitura! Obrigada por facilitar a decisão!

Helder 22/01/2022minha estante
Débora, segue ele no Instagram. É mais barato. E menos irritante.

Val 31/01/2022minha estante
Pq eu só vi essa resenha depois de ler?!
Achei realmente q o livro trataria a pessoa intensa em relacionamentos cotidianos, mas infelizmente só fala em relacionamentos amorosos. No fim eu entendi como um livro de auto ajuda para relacionamentos tóxicos.

anacecilean 27/04/2022minha estante
Senti a mesma coisa...

Renata.Realli 26/05/2022minha estante
Nossa! Sua resenha poupou meu tempo..

Helder 26/05/2022minha estante
Fico feliz Renata. E pelo que soube a Planeta segue insistindo em publicar livros deste rapaz. Está saindo um novo por estes dias.

Renata.Realli 26/05/2022minha estante
Nossa! Pelo visto não estão preocupados com qualidade :(

gii 20/08/2022minha estante
falou TUDO

Lara 17/12/2022minha estante
Concordo muito contigo!!!

Sabrina Duarte 01/01/2023minha estante
Não atrai o meu interesse, mas vi que é o livro que minha irmã está lendo. Tudo o que ela não precisava, agora, era de um livro com esse título enganoso. Desserviço total! Obrigada pelo aviso!!

Helder 01/01/2023minha estante
Vixi, Sabrina, não tinha pensado nisso, mas lendo seu texto vejo que certos livros deveriam vir com bula, com indicações e principalmente contra indicações.

Fernanda 14/01/2023minha estante
Perfeita resenha, um livro cansativo, onde as coisas ditas poderiam estar em 20 páginas ao invés de 200. Se ao menos fossem escritas de maneiras bonitas e bem elaboradas, mas a verdade é que não tinha nada demais nas palavras.

Keillyane 20/01/2023minha estante
Gente esses livros depende muito de como você se sente no momento ou o que você precisa ler,as vezes foi ruim pra vc,mas pra outra pessoa pode ter sido boa,por que depende mt de cm vc se sente lendo e como você intende as palavras

Gaete da Silva 05/02/2023minha estante
Senti isso também e eu acabei de começar

Livs 08/02/2023minha estante
Q isso o livro eh perfeito

She ⨠27/02/2023minha estante
Melhor livro que já li

Ianarah 17/03/2023minha estante
Concordo com tudo

Helder 17/03/2023minha estante
Ianarah, Concorda que é o melhor ou o pior livro da sua vida??

Ana Jessica Serrates 15/04/2023minha estante
Eu tô passada,porque gostei muito do livro kkkkk.
Acredito que realmente depende do momento em que esteja vivendo, única explicação plausível.

Tamiris.etiene 11/05/2023minha estante
Ola helder, acho q sua resenha ficou otima sim, mas quero deixar bem claro q esse livro é para pessoas intensas, oq elas sentem, oq elas pensam. se vc n é uma, pq comprar o livro e ler? eu to lendo esse livro e estou amando, sou uma pessoa intensa, ent sei oq quer dizer cd frase, sei oq é se sentir culpada sempre e n ter autoestima, em nenhum momento ele falou q tu tem ser um egoista ou narcicista, ele fala sobre amor proprio, uma coisa q muitas pessoas intensas n tem. acho q tds q não são intensos, nem precisam ler esse livro. ja q o tema diz td ne, e estar tesão? acho q vc n sabe oq é ser intenso. pesquise antes de falar q o livro é ruim.

João 14/06/2023minha estante
sim, nossa, achei muito repetitivooo

Helder 15/06/2023minha estante
Tamiris, só agora vi seu comentario, mas depois de tanto tempo e pela quantidade de comentários aqui acho que não fui o único que não encontrei esta "intensidade" neste livro. Pelo que me lembro as unicas intensidades que encontrei aqui foram o medo intenso de começar uma relação, esperando me frustrar no futuro e a intensidade em se culpar o outro pelas minhas próprias frustrações. Algo que mesmo depois de tantos anos de leitura continuo não concordando. Mas respeito que vc esteja gostando. O que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho, né?

vit 18/01/2023

No começo eu estava amando cada parte, apesar dos capítulos consideravelmente grandes. O que não influenciou muito na minha leitura, o prejudicial na verdade foi o fato de ter muitas coisas ?repetitivas?. Em um capítulo dizia sobre um determinado assunto e em algum capítulo após, volta a mesma coisa, mesmo que com palavras diferentes. Isso se torna meio cansativo e arrastado, o que não me agradou muito?

A escrita, em contrapartida, é simplesmente esplêndida, disso não tenho o que reclamar. Só acho que o livro ficaria perfeito se tirasse metade das páginas pq foi desnecessário algumas repetições, como falei. O tamanho também estão meio ?exagerado? apenas para poemas, mas isso não seria um problema se o livro não fosse tão grande, já que como falei, a escrita do autor é ótima.

Isaac 28/06/2021

Amor próprio nunca é demais?!
Nas primeiras páginas eu pensei ?nossa, bom demais. 5 estrelas?. Tava gostando muito, pois eu entendia que aquelas palavras cabiam em qualquer relação envolvendo pessoas, mas a medida que as páginas corriam, foi ficando mais difícil esse entendimento, já que tava muito explícito que aquelas palavras tratavam de relacionamentos amorosos. Além do mais, por uma boa metade do livro, achei o assunto muito repetitivo. Era um amor próprio que eu tava quase confundindo com narcisismo.

Leila 12/06/2022

Para todas as pessoas intensas ou como aceitar o fim.
Se comprarmos o livro, sem ler a sinopse ou a orelha do livro, indo apenas pelo título, você meio que não encontrará algo sobre pessoas intensas. Você encontrará textos sobre aceitar o fim de relações, do sumiço do outro, por você ter sido intenso...
Toda hora ele fica repetindo "o outro foi embora por você ter sido intenso" mas tira a culpa de você, coloca no outro...

Textos bons, mas o título não condiz com o tema...

Mia 26/08/2021

Uma dose de verdades para curar a ferida
Lembro que li esse livro numa época que eu tava precisando muito, me senti acolhida e me vi demais no que o autor escreve. Com certeza foi um livro importantíssimo para o meu processo de amadurecimento e se eu pudesse daria um desse para todos os meus amigos intensos

Milena Coimbra 29/03/2021

Que livro!
Esperei 7 dias para o livro chegar e devorei em menos de 3h. Iandê me deixou completamente apaixonada por sua escrita.

"Eu preciso parar com essa mania de achar que qualquer coisa significa muita coisa. As vezes não quer dizer porra nenhuma."

Fabiana 03/11/2023

Excelente
Tão excelente que me tira as palavras, posso dizer que 95% desse livro me descreveu.
Leiam, releiam e sintam...
É maravilhoso, fluido, empático e simplesmente verídico.

Mispinkmary 03/07/2023

A sensação que esse livro traz é tão gratificante, uma leitura tão intensa e emocionante, cada coisa que se dar para tirar como aprendizado ou simplesmente colocar palavras no seu sentimento que não sabe como expressar.

zatti 28/08/2022

Para eu.
A primeira coisa que percebemos nesse livro é que ele foi escrito para pessoas intensas demais, e isso é evidenciado em cada crônica e poema do autor. Conhecemos as pessoas: ansiosas demais, amáveis demais, perdidas demais, sozinhas demais, alegres demais, fieis demais, amigas demais e acima de tudo intensas demais!
Essa leitura soou como um refúgio para acalentar a minha alma, e pude perceber que a intensidade não é um erro, mas um dom e um hábito. É inútil coloca-la de lado, quando esta faz parte do nosso "eu", e mais ainda, o bem e o mal que ela nos faz.
"Você é uma pessoa incrível, você é capaz de vencer os seus conflitos internos. Você é bem mario do que suas inseguranças, você é capaz de enfrentar e vencer as batalhas."
?Iandê constrói uma obra diferenciada, porque ela fala com os vários tipos de pessoas intensas e que esperam por conselhos sobre se o que estão fazendo é errado, mas não é. Com uma linguagem sincera, o autor enfatiza que "você não precisa se arrepender por ter sido você".
Encontramos abrigo em uma obra que significa as nossas vidas, tanto quanto a água hidrata nosso corpo. As páginas nos surpreendem por mesclar ilustrações e mensagens de apoio e de incentivo em continuar sendo quem somos, mesmo que ninguém retribua aos nossos gestos "intensos" demais. Portanto, se você é uma pessoa intensa demais, essa leitura é para você entender que não precisa deixar de ser quem é por ninguém menos que você.

lililu 30/05/2023

Bem repetitivo
A escrita fluída e muito fácil, porém eu achei bem repetitivo, parece que eu já tinha lido aquele poema.
É um livro com conselhos incríveis, realmente um tapa na cara de quem precisa, talvez seja só uma opinião minha, mas eu achei um pouco cara de autoajuda, não gosto muito, mas é algo pessoal ?

Jamilly.Flores 04/10/2023

Pessoas intensas e apaixonantes
Muito gostosinho de ler, apesar de achar interessante no começo não me identifiquei muito porque o autor foca mais em relacionamentos ( o que as vezes tornou a leitura menos fluida, já que sempre parecia bater na mesma tecla sem diversificar nem mesmo dentro do próprio assunto), mas aos poucos comecei a "linkar" com outros setores da minha vida. A forma como ele fala sobre pessoas intensas, ansiedade, perdas, despedidas...; é bem acolhedora mostrando que ser intenso é uma dádiva de poucos que se entregam demais - muitas vezes recebem de menos - mas mesmo assim não perdem a intensidade, permanecendo apaixonantes em sua maneira de ser.

amêndoa 02/11/2021

Razoável.
Não gosto de falar mal de livro, ainda mais quando é de autores nacionais, mas este daqui sem condições.
Foi uma luta terminar esse livro, eu lia um pouco depois abandonava, e isso cansava ainda mais a leitura.
Este é aqueles livros que não chega a ser memorável, que nada, literalmente nada vai mudar sua vida após ter lido, nem um pouco profundo por ser textos e frases e poemas(?) enfim, super repetitivo, literalmente SUPER repetitivo, parecia que eu estava lendo a mesma coisa a cada página, por isso demorei uma eternidade pra terminar, eu lia lia lia e parecia que não saia do lugar, nada renovador nem tocante, apenas frases jogadas fora, parece até que pegaram uma página de frases do instagram e botaram no livro, a escrita é bem amadora.

Agnaldo 17/07/2022

Vai doer, mas esse amor nunca poderia ser seu
A gente fica tão preso a situações com medo de dar um passo adiante por saber que aquele amor idealizado vai acabar ou sumir, quando na verdade isso não existe mais e estamos sofrendo por ele, o livro é incrível em dar um tapa atrás do outro em nossa cara pra gente acordar e ver que nosso amor próprio é o único que merece destaque, e que só quando tivermos completo e encontrarmos alguém também completo é que teremos um amor maduro e com alguém intenso. Não precisamos negar todos amores, mas sim filtrar eles e entender que mesmo os que podem não ficar são amores que tiveram algo a nós ensinar, eu precisava muito dessa leitura nesse momento e foi muito bom pra mim.

Eyshilinha 10/06/2020

Para todas
Um livro de relatos, histórias e ensinamentos! Vale a pena!!!

Maria 01/12/2021

TOME DOSES GENEROSAS DE SI. TODOS OS DIAS.
quando você vai amadurecendo
você vai percebendo que cada vez mais
você precisa colocar um pouco mais de você na sua vida.
precisa estar mais consigo mesmo,
precisa conversar mais sobre os seus medos,
precisa ouvir mais, e as vezes, ficar mais em silêncio
pra aprender a escutar o que vem de dentro.