David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas -

Tamires.Xavier 20/05/2020

Inesquecível
Falar de David Copperfild é falar de superação.
Nesse romance de formação acompanhamos desde o nascimento até a fase adulta de David, um menino que nasceu marcado pra sofrer, pois na época de seu nascimento existia a superstição que quem nascia numa sexta feira a meia noite seria pra sempre infeliz e perseguido por fantasmas.
Podemos dizer que nada na vida desse menino foi fácil já que antes de seu nascimento ele perderá o pai. Sua mãe era muito jovem quando ele nasceu e sendo viúva e sozinha resolveu assim se casar novamente e é a partir daí que a vida de David começa a sofrer grandes mudanças e vários desgostos, a única sorte que tinha era contar com o amor maior de sua ama Pegot que o acompanhava junto de sua mãe desde o seu nascimento.
Nesse história temos vários personagens marcantes com histórias incríveis de superação, de sofrimento, de amor e uma luta incessante que buscava sempre a vitória em alguma área da vida.

Sapere Aude 20/04/2020

Neste romance de formação, em muito inspirado na vida de seu autor, acompanhamos o amadurecimento e a tumultuosa jornada de David, um menino nascido à meia-noite de uma sexta-feira ? o que, segundo a superstição, o condenaria a ser infeliz. Em uma narrativa repleta de tensão, encontramos não apenas personagens memoráveis, mas também um retrato contundente da realidade social da época.

Luisa Jordana 25/03/2020

Sensacional!
Quando fechei este livro, algumas horas atrás, já foi com lágrimas nos olhos e saudades no peito. Alguns livros nos trazem a sensação de ter cumprido uma deliciosa jornada, assim como alguns personagens parecem se tornar bons amigos, nos encantando gradativamente e se fazendo parte do dia-a-dia do leitor. Esses foram os sentimentos que me preencheram no decorrer desta leitura, que se tornou a favorita entre todas as que realizei até hoje.

David é um personagem muito especial. Apesar de ter tido uma infância penosa e de ter sofrido o desprezo por parte daqueles que deveriam lhe ter dado amor, cresceu repleto de bondade, carisma e gentileza impressionantes. Desta maneira, David atrai diversas pessoas para o seu caminho, na forma de personagens coadjuvantes (nem tão coadjuvantes assim) dos mais maravilhosos que já vi. Não irei nomear tais personagens, pois cada um deles traz uma ótima surpresa à medida que vão surgindo na vida de David. Acredito que, a despeito da incrível jornada do protagonista, a grande joia desta obra-prima são seus personagens, que ficarão em meu coração por tempo indeterminado.

Com certeza, um dia realizarei uma releitura, pois esta é uma história que merece ser recontada, com personagens que merecem ser rememorados, mesmo que toda a experiência tenha sido, em sua essência, inesquecível!
Kelita.Angelo 26/03/2020minha estante
Espero comprar este livro esse ano e lê-lo também!!

Luisa Jordana 26/03/2020minha estante
Você não vai se arrepender, é maravilhoso!

Clara 12/04/2020minha estante
Sua resenha me deu muita vontade de ler, Luisa!

Luisa Jordana 13/04/2020minha estante
Que bom Clara! :))

Ivy 06/06/2021minha estante
@luisa,vou ler só porque amo livros que me deixa com saudades dos personagem ?... obrigada pela dica!

Marcio 20/03/2020

Sublime
Do nascimento a velhice, a história fabulosa do menino Copperfield descrita de forma suave e encantadora!

Edna 22/04/2019

O filho predileto
Essas, com suas perplexidades e incoerências, eram as areias movediças da minha mente."

David Copperfield "Esta narrativa é o registro de minhas Memórias" pag.1156

É um romance de formação, desde o seu nascimento naquela sexta-feira à meia noite em Blundestone, Reino Unido, ouviu-se o choro simultaneamente com as badaladas do relógio, chegou órfão seu pai os tinha deixado à seis meses.

David vai narrando todos os detalhes com muito sofrimento mas com uma enorme profundidade e despertando no leitor a sensação de viver a história com ele.

"Quero dizer apenas que, tudo o que tentei na vida, tentei com todo o coração.."

Ele vai crescendo fisicamente e tirando de cada etapa, de cada sofrimento, a força e o Leitor viverá trechos de sua vida tão intensos que muitas dessas páginas você não conseguirá fazer pausa até que se estabeleça uma trégua.

"sse tempo todo, eu estava tão consciente....irremediavelmente abandonado. ..se ñ fosse pelos velhos livros....É eu era fiéis a eles, como eles a mim"

Sua Babá, Peggoty é seu porto seguro, sua amiga desde os primeiros anos felizes até surgir padrasto Sr Murdstone o carrasco, junto vom Jane a megera irmã, responsáveis pelas primeiras e turbulentas provações.

O Colégio interno que era mais uma instituição correcional para onde fora enviado pelo Padrasto.

A fábrica para trabalhos pesados, enviado logo após perder a mãe Clara.

A fuga, o trajeto e o socorro encontrado na intrigante personagem da Tia Betsey Trotwood que vai juntamente com Sr Dick, o Doutor, Micawber e a família, personagens tao cativantes que terá um papel importante durante todo o livro.

O reencontro com amigos do colégio; Traddles e seu amor pelo amigo e em tudo o que fazia , Sterfhort o arrogante, Emilly e O Sr Peggot, Martha, Ham, e o terrível Hepp sempre tem vilões na vida real tb.

Agnes e o seu pai Wickfield, Dora, uma trajetória incrível que te cativa e te faz voltar à história para uma releitura e com certeza várias vezes visitará os trechos maravilhosos.

Um aprendizado repleto de sofrimento mas muita determinação
Um livro para toda vida! Cheio do que Dickens Ama - Críticas sociais

#DavidCopperfield #CharlesDikens