David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas -

Luisa Jordana 25/03/2020

Sensacional!
Quando fechei este livro, algumas horas atrás, já foi com lágrimas nos olhos e saudades no peito. Alguns livros nos trazem a sensação de ter cumprido uma deliciosa jornada, assim como alguns personagens parecem se tornar bons amigos, nos encantando gradativamente e se fazendo parte do dia-a-dia do leitor. Esses foram os sentimentos que me preencheram no decorrer desta leitura, que se tornou a favorita entre todas as que realizei até hoje.

David é um personagem muito especial. Apesar de ter tido uma infância penosa e de ter sofrido o desprezo por parte daqueles que deveriam lhe ter dado amor, cresceu repleto de bondade, carisma e gentileza impressionantes. Desta maneira, David atrai diversas pessoas para o seu caminho, na forma de personagens coadjuvantes (nem tão coadjuvantes assim) dos mais maravilhosos que já vi. Não irei nomear tais personagens, pois cada um deles traz uma ótima surpresa à medida que vão surgindo na vida de David. Acredito que, a despeito da incrível jornada do protagonista, a grande joia desta obra-prima são seus personagens, que ficarão em meu coração por tempo indeterminado.

Com certeza, um dia realizarei uma releitura, pois esta é uma história que merece ser recontada, com personagens que merecem ser rememorados, mesmo que toda a experiência tenha sido, em sua essência, inesquecível!
Kelita.Angelo 26/03/2020minha estante
Espero comprar este livro esse ano e lê-lo também!!

Luisa Jordana 26/03/2020minha estante
Você não vai se arrepender, é maravilhoso!

Clara 12/04/2020minha estante
Sua resenha me deu muita vontade de ler, Luisa!

Luisa Jordana 13/04/2020minha estante
Que bom Clara! :))

Ivy 06/06/2021minha estante
@luisa,vou ler só porque amo livros que me deixa com saudades dos personagem ?... obrigada pela dica!

Marcio 20/03/2020

Sublime
Do nascimento a velhice, a história fabulosa do menino Copperfield descrita de forma suave e encantadora!

Lilian 26/06/2020

Tem um lugar no meu coração
David Copperfield é o tipo de livro que depois que você o fecha, precisa ficar uns minutos abraçado a ele para poder se despedir dos personagens. Porque ao chegar no final, você não está preparado para isso!

Eu tenho um problema com calhamaços, porque sou meio agoniada e preciso terminar logo a leitura. Haha. Então, algumas vezes ela se tornou um pouquinho cansativa, somente por isso ele não foi favoritado. Mas, quando eu fizer a releitura (sim, é uma questão de "quando" e não de "se") tenho certeza que ela será muito mais proveitosa e a chances dessa meia estrelinha ser preenchida são grandes.
Wyndissa 26/06/2020minha estante
Estou ansiosa para ler tbm, agora vou adiantar essa leitura sem sombra de dúvidas!!!

Lilian 26/06/2020minha estante
Você não vai se arrepender! O próprio Dickens fala que é o filho favorito dele. E não é a toa!

Flávia 29/09/2020

Pra quem gosta de novela
David Copperfield é um romance de formação que conta as principais passagens da vida do personagem, desde o seu nascimento até por volta de 40 anos.
Me chamaram a atenção algumas características muito marcantes, como o fato de parecer muito com as novelas como conhecemos atualmente. David Copperfield era publicado em folhetins, capítulo a capítulo periodicamente e apresenta diversos núcleos na narrativa, que trazem para o romance uma quantidade imensa de personagens. Muitos deles, infelizmente, acabaram recebendo características superficiais e sem muita profundidade. Consequentemente, por terem participações pequenas, podem facilmente ser esquecidos.
Alguns personagens, por outro lado, tem várias dimensões e são muito marcantes, por terem papeis relevantes, não só na trajetória de David, mas em várias outras, se mostrando verdadeiros heróis.
Sobre esse heróis, percebe-se influências fortes do romantismo. Muitos personagens são endeusados, além do fato de existir uma sensibilidade (até exagerada) em todas as relações. As mulheres, embora tenham um papel social bem limitado, também são retratadas de forma sublime. São em sua maioria pessoas sensatas e sábias, que devem ser amadas incondicionalmente. A minoria que não segue os padrões ou trilha algum outro caminho, é tratada com sentimentos de pena e com a certeza de que merece ter o direito de se arrepender e retornar para o caminho esperado.
É um romance, na minha opinião, de leitura mais lenta, por ter uma escrita bastante poetica e figurada. Além disso, esperei, durante as quase 900 páginas por acontecimentos mais intensos e, embora várias passagens sejam emocionantes, principalmente na infância difícil de David, eu imaginei que teríamos mais momentos assim no decorrer do livro. No meu caso, a sensação de ver novelas televisivas é a mesma... não é nem de longe meu entretenimento favorito. Além disso, por ter lido Jane Eyre recentemente, fiz várias comparações e criei muitas expectativas que não foram atendidas.
No geral, fiquei muito feliz quando finalizei essa leitura, principalmente pelas tão comentadas semelhanças com a biografia de Dickens e por essa ter sido sua criação predileta. Com certeza, alguns personagens ficarão muito bem guardados em minha memória.

Amanda Bruna 31/12/2021

Como Dickens é incrível
Que escrita maravilhosa, um livro grandioso. Tinha lido apenas um Conto de Natal do Dickens, e foi uma grata surpresa ler esse livro. Eu me pergunto porque demorei tanto para começar...

Claudia 28/08/2020

Sensacional!
Encarei o calhamaço sem pestanejar depois de ler Um conto de natal do autor. E foi uma experiência sensacional. Dickens foi um escritor que realmente não fazia distinção, escrevia para todos. Em David Copperfield, uma história que a princípio foi escrita como memórias e publicada em fascículos, faz com que a gente tenha muita empatia pelo protagonista é impressionante. Segura o leitor em cada passagem de capítulo. Acompanhamos todo o desenvolvimento de um garoto desde seu nascimento, com uma bondade sem precedentes, uma capacidade de cativar as pessoas que o rodeiam e ainda assim, tem sua jornada de sofrimento e amadurecimento a duras penas. É um novelão, com muitos personagens que já sinto saudade. Ficou um vazio até. Um enredo brilhante! Um livro que entrou para a lista dos queridinhos. Se façam este favor, leiam David Copperfield!.

Rebeca 06/10/2020

Um livro fascinante
Calhamaços, geralmente, nos assustam um pouco (eu fiquei UM ano com esse box na estante, criando coragem para essa leitura), mas esse livro te surpreende desde a primeira página! Quando nos deparamos com a vida do David ainda na sua infância, com todos os seus temores, suas alegrias, seus amores e seus traumas, a gente se afeiçoa ao personagem de maneira única. O Charles Dickens tem uma escrita ímpar que te faz chorar, emocionar, sofrer, vibrar, enfim.. você tem um misto de sensações a cada capítulo lido. Eu não consigo concretizar em palavras o que esse livro significou pra mim, eu só espero que você dê uma chance para ele assim como eu decidi dar... E que ele te surpreenda assim como me surpreendeu. Boa leitura!

Malu 11/11/2020

David Copperfield
Um lindo romance de construção, citado em várias obras, enfim, um clássico da literatura mundial. É o típico novelão de época, da faixa das 18:00... apesar das muitas críticas que li e ouvi, de que a leitura é arrastada em alguns momentos, que o David é um expectador da própria história, que ele é passivo, entre outras coisas, eu gostei muito. Tanto que virou um favorito.
Essa tradução não é das melhores, existe troca de nomes, linguagem rebuscada, mas não chega a atrapalhar a leitura.
É uma trajetória de uma vida sofrida, mas que encontrou um final feliz. É, também, autobiográfica. Recomendo buscar a história de Charles Dickens quando terminar de ler.. Vc vai reconhecer vários personagens da história na vida do autor.
Fica a indicação... Leia com olhos amorosos... David merece...

Sapere Aude 20/04/2020

Neste romance de formação, em muito inspirado na vida de seu autor, acompanhamos o amadurecimento e a tumultuosa jornada de David, um menino nascido à meia-noite de uma sexta-feira ? o que, segundo a superstição, o condenaria a ser infeliz. Em uma narrativa repleta de tensão, encontramos não apenas personagens memoráveis, mas também um retrato contundente da realidade social da época.

Ludmila 05/09/2020

Achei muito prolixo e vários acontecimentos bem convenientes. Não consegui gostar do David... Mas a escrita do autor é incrível!

Mylla 27/08/2020

Uma novela que faz você querer sempre partir para o próximo capítulo e não parar. Um clássico que pode ser lido sem medo de ser feliz. O tamanho pode assustar, mas é tão incrível que nem se vê o tempo passar!

Sol 10/11/2020

Clássico calhamaço
Achei que a leitura seria mais difícil, mas não encontrei grandes dificuldades. Como trata-se de grande parte da vida de David Copperfield, tem muitos personagens, e as vezes fica fácil se perder.

Aline 28/09/2020

Bom... Mas nem tanto
Não encontrei a vibe deste livro, muita gente ama e não vi o motivo... Só nos 80% ele começou a ficar interessante mas é muito previsível, muito... É bom, mas não pretendo reler....

Tamires.Xavier 20/05/2020

Inesquecível
Falar de David Copperfild é falar de superação.
Nesse romance de formação acompanhamos desde o nascimento até a fase adulta de David, um menino que nasceu marcado pra sofrer, pois na época de seu nascimento existia a superstição que quem nascia numa sexta feira a meia noite seria pra sempre infeliz e perseguido por fantasmas.
Podemos dizer que nada na vida desse menino foi fácil já que antes de seu nascimento ele perderá o pai. Sua mãe era muito jovem quando ele nasceu e sendo viúva e sozinha resolveu assim se casar novamente e é a partir daí que a vida de David começa a sofrer grandes mudanças e vários desgostos, a única sorte que tinha era contar com o amor maior de sua ama Pegot que o acompanhava junto de sua mãe desde o seu nascimento.
Nesse história temos vários personagens marcantes com histórias incríveis de superação, de sofrimento, de amor e uma luta incessante que buscava sempre a vitória em alguma área da vida.

Rafael Vinícios 16/04/2024

Resenha de David Coperfield
Leitura lenta e de narrativa que achei demorada, principalmente porque demorei a me engatar na história e ser capaz de terminar de ler. Foi só a partir da metade do livro que me prendi mais e que comecei a ter um interesse maior pelo que aconteceria.

Achei o roteiro de certa forma previsível e pude facilmente imaginar para onde a história caminharia e até mesmo consegui adivinhar qual seria o final. Não acredito que isso seja um defeito ou que represente uma característica de um livro ruim. Não, pelo contrário acredito que esses detalhes tornam a leitura até interessante.

Meu maior problema com esse clássico foi por considerar a leitura lenta e maçante, na qual nada se desenvolvia de forma rápida. Imagine ler algo o qual você já imagina o que vai acontecer e estar lendo o narrador discorrer por páginas e mais páginas sobre a nobreza de sentimentos de um ente querido? Meio cansativo.

Apesar disso considero que valeu a pena a leitura e recomendo. Risos.