Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem

Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem Angelo Luiz Cortelazzo...

Resenhas - Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem

Jonas 22/05/2021

Bom livro para o ano da sua publicação
“O que lemos, como lemos e por que lemos são fatores de mudanças do modo como pensamos, mudanças essas que prosseguem atualmente num ritmo mais rápido” (WOLF, 2019). E a cada livro finalizo tenho a oportunidade de ampliar a minha percepção sobre o conteúdo, à forma e a técnica literária concebido pelo autor. E assim, me reservo o direito de tecer as minhas impressões sobre a obra.
Inicialmente o livro me motivou bastante sobre a ênfase dada sobre as normas, regras, leis, decretos e resoluções da educação brasileira e que faz uma ligação do passado com a contemporaneidade trilhando pelos marcos fundamentais e legais para os dias atuais. Nos capítulos que se seguem os autores vão discorrendo de vários arcabouços muito bem já fundamentados na vasta literatura sobre educação, trazendo vários olhares significativos. Mas a despeito da excelente fundamentação fiquei um pouco decepcionado com alguns capítulos que foram excessivamente maçantes e cansativos. E para mim, em particular, não agregou.
Para não ser mal interpretado destaco alguns pontos interessantes: Aspectos relacionados com avaliação, citações de grandes pesquisadores norte-americanos, figuras sínteses de pensamentos, o capítulo 6 (pág. 91) sobre metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem (MAPA), capítulo 8 tecendo o caminho e importância do marketing.
Acredito que o livro com essa temática lançado em 2018 cumpre muito bem seu papel. O custo benefício está dentro do padrão. Boa leitura!