As Aventuras do Sr. Pickwick

As Aventuras do Sr. Pickwick Charles Dickens

Resenhas - As Aventuras do Sr. Pickwick

Marília 20/01/2024

Gostei da sucessão de idas e vindas dos amigos do Sr Pickwick. São histórias bem interessantes nas quais passeiam personagens que vão nos sendo apresentados.

Marília 13/01/2024

Algumas das aventuras do Sr pickwick são bem engraçadas e interessantes. Traçam um belo retrato daquela sociedade.

Cris 03/12/2023

Ainda bem que esse não foi o primeiro livro que li de Charles Dickens. Não que seja ruim (acho que deve ser impossível ter alguma coisa ruim de CD) mas é lento, não tem um enredo que prende. Os personagens são umas gracinhas, você acaba se afeiçoando e querendo encontrar com todos, viver os mesmos momentos que eles viveram. Mas é só, nada extraordinário. Em todo caso a escrita de Dickens salva o que falta no enredo. Vou sentir muita falta do Sam, quem tem um amigo como ele não precisa de mais nada nessa vida.

vicniro 08/10/2023

Segundo volume mais lento, mas ótimo como um todo
Em comparação com o primeiro volume, esse tem um ritmo bem mais lento por conta do fechamento dos vários arcos abertos no primeiro. Aqui vamos ver o desfecho do processo contra o Sr. Pickwick e diversos casais sendo formados.

Apesar das várias situações convenientes apresentadas nesse volume, eu me diverti bastante, mas não tanto quanto no primeiro. Não sei se eu que estava esperando o mesmo ritmo do anterior ou se realmente algumas partes se prolongaram mais que o necessário.

O final foi do jeitinho que eu gosto, tudo deu certo com diversos casais felizes. Então apesar de todos os pontos negativos, eu gostei bastante do livro como um todo, mas o primeiro volume ainda é meu favorito.

vicniro 03/10/2023

Envolvente do começo ao fim
Que livro sensacional! O livro é ótimo do começo ao fim, não tem uma partezinha chata. As vezes eu esquecia quem era quem, mas como já estava prevendo que isso poderia acontecer, fui fazendo notas ao longo da leitura que ajudaram demais.

Ao longo da história principal, que é mega divertida, vamos tendo contato com outras histórias que vão sendo contadas por outros personagens, e isso foi bem legal e fez todo sentido com a ideia de que eles estavam ?coletando? aventuras e coisas do tipo. O Sr. Pickwick e o Sr. Weller são ótimos e fiquei morrendo de raiva do Sr. Jingle (aliás, eles foram atrás dele tentando pará-lo, mas obviamente depois ele continuar fazendo a mesma coisa). A única coisa que eu espero pro segundo volume é que se aprofunde um pouco mais nos outros pickwickanos porque achei que eles ficaram um pouco de lado.

P.S. Eu AMO os títulos dos capítulos dos livros do Dickens! São muito divertidos e eu fico tentando adivinhar o que vai acontecer.

Laysa 13/05/2023

Um livro despretensioso
Primeira obra de Dickens que eu leio, As Aventuras do Senhor Pickwick me surpreendeu por ser genuinamente engraçado! Isso é, pra quem gosta do humor inglês, o livro é prato cheio. Dei boas risadas, especialmente com Sam Weller, o criado do sr. Pickwick kkkkk. É um livro mais longo, mas vale muito a pena a leitura!

Elifas 05/04/2023

Primeira experiência com Dickens
Não há dúvidas que o livro é bem escrito, nota-se pela criação de numerosas personagens, cada uma muito bem descrita, porém, tive dificuldades com o livro quanto ao cotidiano inglês do início do século XIX, por isso, senti falta de um glossário, notas do tradutor explicando contextos sociais típicos daquela sociedade naquele período. Outra coisa que senti falta, sobretudo, quanto a descrição das vestimentas, foi de imagens, iria calhar que as ilustrações da época dos folhetins fossem resgatadas numa nova edição. Não tive dificuldade com a forma culta e elitizada dos discursos, mas com contextos regionais, esse foi meu maior desafio e confesso que me desanimou nesses longos três meses lendo esse livro. Outra coisa peculiar, mas não foi um problema, é o típico humor inglês, não faz meu feitio, não me apetece, mas entendi. Sinto que poderia ter aproveitado melhor se esses elementos fossem inseridos, mas é uma questão pessoal, se eu tivesse me debruçado com mais disciplina teria suprido isso que, em meu caso, foi uma falta.
Espero ter contato com outras obras de Dickens e quem sabe possa aproveitar melhor o degustar da obra. Mas recomendo.

Paula 08/11/2022

Este foi meu primeiro contato com a obra de Charles Dickens, e não decepcionou. Uma história leve e com personagens adoráveis.

"É sina da maioria dos homens que andam pelo mundo, mesmo dos que apenas atingem a primavera da vida, adquirirem um certo número de amigos sinceros e perdê-los depois, segundo a ordem natural das coisas. É sina de todos os cronistas ou autores o criarem amigos de fantasia e perdê-los, segundo o curso da arte".

Biblioteca Álvaro Guerra 30/06/2022

As aventuras do Sr. Pickwick apresenta, em ritmo picaresco, as peripécias das personagens chaplinianas de um certo Clube Pickwick, cujo objetivo é investigar a vida na capital inglesa - resultando numa sátira ao cientificismo do século XIX. Ao mesmo tempo, o primeiro romance de Charles Dickens é um retrato comovente e humorístico da sociedade de seu tempo, com aquela objetividade que só a ficção pode conquistar.

Diego 13/07/2021

Dickens é ótimo
Neste romance em folhetim, de cuja técnica o autor é mestre, acompanhamos as aventuras e desventuras de um pequeno grupo de amigos (os integrantes do ?Clube Pickwik?) em suas andanças com objetivo de ?estudo científico? da sociedade inglesa.
A sátira às pretensões científicas à verdade envolve a obra e é incrivelmente atual.
Em boa parte do livro, quase até seu final, lembra um pouco as desventuras de Dom Quixote.
É uma crítica bastante sútil e muito agradável de ler, como as obras do autor que li até hoje.
Recomento fortemente!
Diego 13/07/2021minha estante
Corrigindo: Clube Pickwick.

Hugo 28/03/2021

Não é a toa que Charles Dickens é reconhecido como um dos maiores escritores ingleses, sua narrativa apesar de um pouco enjoativa prende o leitor do inicio ao fim.

Rebeca Dccv 10/07/2020

Caro Sr. Pickwick...
Embora eu tenha demorado para ler este livro foi muito prazerosa a leitura. A forma como são narradas as aventuras do caríssimo senhor Pickwick, em que cada capítulo narra uma aventura diferente e mesmo assim da uma continuidade a história geral me impressionou. Embora o jeito como as mulheres são retratadas me inquiete a leitura no geral é fabulosa. E o final trouxe um encerramento que em alguns livros não possuem, dando um fim a cada personagem e deixando um sentimento gostoso e um pouco melancólico que bons livros trazem quando acabam.
Ass: Rebeca

Murilo 04/05/2020

As aventuras de Pickwick
Embarque juntamente com o honrado Sr. Pickwick nas suas viagens pela Inglaterra. Livro muito bom. Boas risadas os esperam.

Laura de Castro 05/02/2020

Vontade de colocar o Sr. Pickwick num potinho
Demorei muito mais que o meu normal para ler esse livro de 740 páginas. E o motivo para tanto na verdade se equilibra em dois: A preferência por fazer uma leitura tranquila da obra, tendo em vista a qualidade da escrita deste que é meu autor favorito; mas também por que, honestamente, algumas das homonimas "aventuras" são, como as demais resenhas atestam, um pouco repetitivas e morosas. Isto me fez tirar uma estrela da avaliação.
Tendo isto dito, é impressionante o brilhantismo de Dickens em seu primeiro livro. O Senhor Pickwick é a síntese do que significa a bondade em um ser humano. O interesse genuíno desse personagem pelas agruras e problemas de seus amigos (ou apenas conhecidos) é tocante demais.
E se o Senhor Pickwick é a síntese da bondade, Samuel Weller é a síntesr da lealdade. A relação desses dois é a coisa mais linda de acompanhar na história.
Não recomendo este livro para quem nunca leu nada de Dickens. Essa é uma obra para aqueles que já são experienciados em sua escrita e entendem que aqui o autor ainda não está em sua maturidade. Mas é um livro muito bem escrito, com personagens sobre os quais o leitor se importa genuinamente.

Edna 23/02/2019

Um elo forte "a amizade"
As Aventuras do Sr. Pickwick Vol. II
#CharlesDikens

O que pode acontecer quando amigos fundam um Clube e saem em viagens, observando o comportamento humano e em busca de conhecimento estudos !? Muita confusão.

Vamos sentir a falta da maturidade conhecida de outras obras, a Literatura gótica e meio soturna que é o forte de sua maturidade, além das críticas sociais em caráter mais elevado do que aqui.

Nessa segunda parte vamos continuar a viagem e conhecer melhor um dos personagens mais incríveis, muito cômico e em algumas partes tocantes como nesse trecho que Sam seu fiel escudeiro se recusa a casar-se, para permanecer fiel ao Sr. Pickwick a quem já serve e muito se afeiçoou.

Mas já deixo claro porque você deve ler Dickens, mesmo no início de carreira, ainda assim fechou todas as pontas, com desfechos incríveis, com casamento de Sam finalmente e muitos outros finais que vai te trazer a sensação maravilhosa de ter conhecido a primeira Obra de Dickens.

"Entre eles existem uma recíproca e segura afeição que só a morte poderá quebrar.

Mas se você ainda não leu Dickens:
"__Quem teria ânimo de combater semelhante resolução? Não o Sr. Pickwick, que sentia nesse momento mais ternura e orgulho pela afeição desinteressada de seus humildes amigos, do que teriam despertado 10.000 protestos dos homens mais eminentes da terra." Pag. 291

Ainda assim fechou todas as pontas, com desfechos incríveis, com casamento de Sam e outros amigos que se deram muito bem.

Mas se você ainda não leu Dickens:

#bagagemindica para iniciar:?

#Grandesesperanças e/ou #DavidCopperfield

para se apaixonar assim como eu por esse Maravilhoso Escritor.

@bagagem.literaria