O Rinoceronte de ouro

O Rinoceronte de ouro François-Xavier Fauvelle

Resenhas - O Rinoceronte de ouro

Vitor 21/05/2024

História da África através das conexões
Já havia sido apresentado à essa obra na disciplina de História Medieval que cursei e, achando-a interessante, decidi usa-la durante meu estágio-docência, que terá como tema a África subsaariana do período medieval.

O livro é sobre isso, aborda principalmente as sociedades abaixo do deserto do Saara, que dispõem de escassíssimas fontes escritas, característica que obriga o historiador, nesse caso Fauvelle, a utilizar da criatividade na hora de selecionar fontes alternativas, para especular sobre a história "silenciosa" desses indivíduos, outrora prósperos, mas que cuja história ficou silenciada.

O livro em si aborda muitas localidades, desde algumas cidades famosas do Magreb, passando por sítios arqueológicos no Saara, Sahel, Chifre da África e indo até Moçambique, tratando sobre os mais diversos assuntos, através de artefatos em sua maioria fruto de escavações, mas também algumas poucas fontes escritas, confeccionadas principalmente por mercadores islâmicos.

É uma evidência ao intenso fluxo de pessoas que existia naquele contexto histórico, acabando com o pressuposto de uma Idade Média, ou mesmo de uma África, "estagnada", "parada no tempo", etc. Há na obra numerosos indícios de viajantes que cruzam oceanos e o deserto para comercializar seus produtos, protagonizando trocas culturais, comerciais e étnicas.

No entanto, caso alguém queira extrair 100% do livro, é necessário ter bastante interesse no assunto, o que não é o meu caso, apesar de tê-lo achado bastante interessante. A edição da Edusp é muito linda, repleta de imagens que retratam algumas das fontes utilizadas pelo autor.

O livro todo é escrito através de pequenos capítulos, mais de 30, todos relativamente curtos, que utilizam de uma fonte para narrar uma história de alguma localidade, quase que no âmbito da especulação. Os capítulos abordam desde o século VII até o XV, findando, em ordem cronológica, com o périplo africano de Vasco da Gama.

Utilizarei algumas das fontes e das histórias contadas por Fauvelle nas minhas aulas para minha turma de fundamental, é um bom livro, vale a pena ler!